DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 09:58
Como não consigo fazer melhor, serve o presente como nota de lançamento desta nova versão do 'Old Radium' da Isotope em colaboração com a Espiral do Tempo.

Espiral do Tempo escreveu:Sabiam que o famoso Five O’Clock Tea (ou Chá das Cinco…) tão associado aos costumes britânicos teve uma decisiva contribuição portuguesa? E que a extensa avenida de Picadilly que vai desembocar a Picadilly Circus anteriormente tinha o nome de Portugal Avenue? Há muitas outras referências lusas no quotidiano britânico que estão mais ou menos escondidas e que revelam uma ligação histórica que… celebra este ano 650 anos. É verdade: Portugal e o Reino Unido estabeleceram em 1373 aquela que se tornaria na mais antiga aliança diplomática vigente entre dois países. Um recorde mundial! Para vincar tão longeva parceria, nada melhor do que celebrar o tempo com um relógio comemorativo da histórica aliança, criado pela marca mais adequada para o efeito.

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Isotope-Portugal-UK650_04
foto: EdT

IPR escreveu:Para comemorar a histórica aliança entre Portugal e o Reino Unido, que comemora este ano o 650º aniversário, a Isotope juntou-se à iniciativa Portugal-UK 650 e à revista Espiral do Tempo para criar uma  edição especial limitada a 65 exemplares.

Dois exemplares serão entregues aos patronos da Iniciativa: ao Rei Carlos III do Reino Unido, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, e ao Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa. Parte das receitas serão entregues à organização ANDI - New Dialogue Organization, uma organização de caridade sem fins lucrativos que está activa em Portugal e no Reino Unido.

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Isotope-Portugal-UK650_07-1024x683
foto: EdT

Dados técnicos:
Old Radium Portugal-UK 650
Referência | 103481

Movimento | Corda automática. Calibre Landeron 24, 40h de reserva de corda, 25 rubis, 28.800 alt/h.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa ø 40mm | Bronze escovado, coroa de rosca. Vidro de safira com tratamento antirreflexo; fundo em titânio jateado, com vidro de safira pintado exclusivamente com os brasões de Inglaterra e Portugal. Estanque até 100 metros.
Bracelete | Calfe preto italiano com sistema de troca fácil. Fivela de bronze escovado. Correias em calfe castanho italiano e camurça podem ser adquiridas separadamente.
Preço | 1.000 £

Mais fotos e info:
https://espiraldotempo.com/portugal-uk-650-um-relogio-para-a-historia/
https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/isotope-old-radium-portugal-uk-650
https://isotopewatches.com/
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 11:39
Iniciativa de louvar, relógio visualmente engraçado....e depois para homenagear um momento histórico e único no mundo, pela longevidade, usam como movimento um clone. Os portugueses são mesmo originais.....! Enfim.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 12:00
Analisando apenas o relógio em si, acho que a escolha do material da caixa foi arriscada, pessoalmente eu não compraria um relógio em bronze, é muito giro quando é novo mas o bronze oxida muito e se em alguns casos esse envelhecimento até lhe dá um carácter cool, noutros fica muito rasca e feio.
Mas no global é um relógio bem conseguido, talvez com uma cor demasiado forte no lume e índices, mas é um pormenor.
Ah, e ficava melhor sem data.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 12:05
VS escreveu:Iniciativa de louvar, relógio visualmente engraçado....e depois para homenagear um momento histórico e único no mundo, pela longevidade, usam como movimento um clone. Os portugueses são mesmo originais.....!  Enfim.

@VS arrisco a dizer que isso é uma afirmação meio injusta (para a marca e nós portugueses) e talvez pouco conhecedora do assunto.

clone? de um eta2824, sim. tal como um sellita sw200 ou um stp1-11...

São mecanismos que foram construidos (após termino da proteção legal) como resposta ao monopolio da ETA e da sua decisao de nao fornecer mecanismos e peças a entidades fora do grupo Swatch.

Alem do mais, pelo que percebi, a Landeron permite assim, que pequenas e micro marcas consigam ter mecanismos 'swiss made' em quantidades menores que as medias/grandes empresas, e a preços/condições comportáveis.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 12:21
@m84, um clone será sempre um clone, ainda por cima de um genérico. Um jacaré estampado num polo nunca fará dele um polo lacoste. Não há injustiça nenhuma no meu comentário, tecnicamente pode ser superior a um 2824-2 de base, mas isso nao faz dele um produto distintivo, quanto muito faz baixar os custos de produção (no fim do dia é semore o dinheiro que fala). Com as novas políticas de venda a terceiros, por parte da ETA, os tipos não conseguiram meter um 2824-2 original? Provavelmente....mas isso não faz do lagarto um crocodilo, é o que é.



m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 12:40
VS escreveu:@m84, um clone será sempre um clone, ainda por cima de um genérico. Um jacaré estampado  num polo nunca fará dele um polo lacoste. Não há injustiça nenhuma no meu comentário, tecnicamente pode ser superior a um 2824-2 de base, mas isso nao faz dele um produto distintivo, quanto muito faz baixar os custos de produção (no fim do dia é semore o dinheiro que fala). Com as novas políticas de venda a terceiros, por parte da ETA, os tipos não conseguiram meter um 2824-2 original? Provavelmente....mas isso não faz do lagarto um crocodilo, é o que é.

mas ninguem diz que tinha que ser um crocolido e não um lagarto, certo? Por vezes as escolhas não são assim tão lineares ou preto/branco, e o meu comentário da injustiça é mais relativo ao tom do mesmo, que infelizmente é muito comum entre nós portugueses em relação a nós próprios...

Nao sei se conseguiam ou não usar um ETA, mas suponhamos que sim. Isso iria provavelmente fazer aumentar o preço do relógio, o que depois poderia impactar a sua 'vendabilidade' e por aí fora.
Noutro lado da coisa, dizes-me que poderiam então optar por um (mais 'original') Seiko/Miyota. Sim, podiam – e por acaso julgo que já o fizeram noutros modelos no passado – mas depois provavelmente iria haver comentários sobre ser um seiko/miyota e não um swiss-made etc etc.. Laughing  

Não digo que isto é o que aconteceria, ou que sejam justificações para as decisões tomadas. Sao apenas rápidas observações.

Há muitos factores a ter em conta e que têm que entrar na equação para chegar a um resultado final, que pode ou não ter sucesso.

Isto de fazer relógios que agradem a todos não é facil! Wink

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 13:14
Claro que há n variáveis em causa, ainda para mais num negócio de nicho como este. Se há que ter "compreensão" e tolerância para negócios deste gênero, num país sem qualquer tradição relojoeira? Claro que sim.... mas ... Se em vez de 1000 libras levassem 200 não haveria qq comentário da minha parte. Mil paus por um clone? Ah e tal são só 65 há que rentabilizar os custos de promoção e design... E o que é que isso altera a percepção e substância do produto? Faz com que o clone seja um clone único? Que em vez de latão nas platinas passe a ser ouro? Uma coisa é relojoaria, outra são estas edições "comemorativas" com inteligência de clone para meter uns cobres ao bolso. A empresa é tuga, precisamos prestar-lhe vassalagem e idolatria a cada coisa que lancem? Eh, pá, pela amor da santa.... Se querem dinheiro e reconhecimento, as ambas? Que lancem produtos não clonados que tem ambas...assim só tem o dinheiro das vendas, que o reconhecimento custa o tempo de uma vida.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 14:06
Sinceramente não vejo qual o problema no movimento escolhido, se é cópia do Eta, melhor, tem provas dadas da sua qualidade.
O preço, e atendendo ao pacote que o relógio oferece não me parece nada descabido, acho bastante justo até, quando se vêem por aí marcas chinesas a vender relógios, esses sim, réplicas de marcas conceituadas a pedir em alguns casos quase o mesmo, isso sim é que dá para pensar...

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 14:28
Antes um péssimo movimento da Seiko que um clone de excelência!. Um relógio com um movimento clonado de um genérico a serem oferecidos ao Rei Carlos e ao Imperador Marcelo???!!!! Está bem abelha! Se achais absolutamente normal, fantástico. Quero-vos ler em futuros posts sobre relógios a ver se continuais com essa tolerância tão eclética e inclusiva.!

ESTAMOS A FALAR DE UM CLONE! Ah, pois, mas é embalado por portugueses...e vai entrar num palácio real (claro, claro, se entrar deve ser pela cozinha, pela mão de alguma sopeira portuguesa, que o monarca orelhudo tem llá espaço para sucata de imitação). O Ser vendido por portugueses está a avariar-vos a bússola do discernimento. Caros, é um clone! Uma chinesice feita na Suiça! Não é pirataria, é legal, mas é um CLONE, a propriedade intelectual do fabricante é: ZERO!

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 16:51
Portanto @VS o teu problema é com o facto deste movimento ser uma cópia do ETA e não se tem qualidade ou não, é isso?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 17:57
@Duca749, obviamente! A qualidade não está posta em causa, pode e deve ser melhor que o ETA 2824-2 original, isto já é movimento da era da computação. A questão é que não passa de um clone! É exactamente a mesma conversa do gajo que há dias dizia maravilhas do Daytona da Pagani.... Um mecânico, no ano de 2023, ser bom, não chega! É "poucochinho" para um relógio...
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 18:37
Ah, ok, apesar de nesse aspecto concordar que um mecanismo que é cópia de outro nunca terá a sua própria identidade, consigo compreender que neste caso e para o patamar que a Isotope se quer colocar foi a melhor solução.
No entanto, também acho que se tivessem optado pelo ETA, mesmo correndo o risco de terem que aumentar um pouco o preço, o conjunto ficava com mais pedigree, mesmo tendo um simples 2824.

m84 e VS gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 22:53
Eish que grande salganhada que vai por aqui...! Acho que esta discussão é tema para outro tópico, a fim de não contaminar mais este.
No entanto, correndo o risco de me contrariar, gostaria de oferecer apenas mais uns comentários.

VS escreveu:Claro que há n variáveis em causa, ainda para mais num negócio de nicho como este. Se há que ter "compreensão"  e tolerância para negócios deste gênero, num país sem qualquer tradição relojoeira? Claro que sim.... mas ... Se em vez de 1000 libras levassem 200 não haveria qq comentário da minha parte. Mil paus por um clone?

Portanto voltamos à questão que coloquei acima sobre escollha de movimento impacta preço e por consequente a sua vendabilidade etc.
Se bem que, como sabes, o preço de um relógio não depende somente do movimento nele contido.
E se compararmos com a versão 'normal 'do mesmo modelo que custa apenas um pouco menos, o mecanismo aparenta até ser o mesmo.

VS escreveu: A empresa é tuga, precisamos prestar-lhe vassalagem e idolatria a cada coisa que lancem? Eh, pá, pela amor da santa.... Se querem dinheiro e reconhecimento, as ambas? Que lancem produtos não clonados que tem ambas...assim só tem o dinheiro das vendas, que o reconhecimento custa o tempo de uma vida.

Lol, claro que não é por serem tugas que precisamos de "prestar-lhe vassalagem e idolatria a cada coisa que lancem". Mas temos que reconhecer que somos duros connosco próprios — para o bem, num eventual jeito de exigir o melhor que se consegue, como para o mal, num eventual jeito de deitar logo a baixo por questões que ignoram certas dificuldades ou se foquem em coisas menos importantes no esquema geral da coisa.

Eu por acaso até conheço o dono da marca, mas não estou dentro do seu processo de criação nem de decisões/escolhas para os seus modelos, nem finjo estar. O que digo é apenas a minha opinião da coisa.
Ah, e também não tenho nenhum relógio da marca, caso estejam curiosos, embora já tenha tido alguns no pulso Wink

VS escreveu:Antes um péssimo movimento da Seiko que um clone de excelência!. Um relógio com um movimento clonado de um genérico a serem oferecidos ao Rei Carlos e ao Imperador Marcelo???!!!! Está bem abelha! Se achais absolutamente normal, fantástico. Quero-vos ler em futuros posts sobre relógios a ver se continuais com essa tolerância tão eclética e inclusiva.!

ESTAMOS A FALAR DE UM CLONE! Ah, pois, mas é embalado por portugueses...[...] O Ser vendido por portugueses está a avariar-vos a bússola do discernimento. Caros, é um clone! Uma chinesice feita na Suiça! Não é pirataria, é legal, mas é um CLONE, a propriedade intelectual do fabricante é: ZERO!

Portanto, ao fim ao cabo, o teu ponto e a tua verdadeira razão de 'irritação' é simples e unicamente a questão da escolha de um movimento que é um suposto 'clone' dum outro, com supostamente zero propriedade intelectual, mesmo que perfeitamente legal e adequado ao proposito em questão.

Ora bem, eu até consigo entender onde vais buscar essa opinião, embora ache um tanto exagerada e redutora no contexto que falamos aqui. Aliás, não é a primeira vez que exprimes, e bem, essa tua opinão tão vincada sobre o tema. Wink

A originalidade é sem dúvida tremendamente importante em qualquer arena, mas acho que estás a prender-te demasiado no conceito de 'originalidade' em si, quando em bom rigor isso é um tema que sempre foi muito discutido e discutivel ao longo da historia relojoeira.
O proprio 2824 tem as suas origens (para não dizer que foi clonado) noutro movimento da Eterna. Ok, podes dizer que a Eterna era a ETA, e a ETA era Eterna etc.. Mas talvez até se consiga argumentar de maneira semelhante, acho.

Obviamente não falo de clones no sentido réplicas falsas, e acredito que tu também não, embora os teus comentários acima (principalmente os que sublinhei) fazem-me questionar um pouco o teu discernimento entre os temas... Mas adiante.

VS escreveu:... A questão é que não passa de um clone! É exactamente a mesma conversa do gajo que há dias dizia maravilhas do Daytona da Pagani.... Um mecânico, no ano de 2023, ser bom, não chega! É "poucochinho" para um relógio...

Voltando ao que disse acima, não acho que seja "exatamente a mesma conversa", aliás, acho mesmo que não tem nada a ver (se estivermos a falar de clones).

Mas isto é para outro tópico. Thumbs Up


Última edição por m84 em Ter 11 Jul 2023, 23:06, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ter 11 Jul 2023, 23:24
estás com argumentos muito latos que permitem que seja considerado como relógio qualquer coisa que dê horas. Um relógio mecânico só existe com um movimento e uma forma de mostrar as horas (dígitos ou ponteiros), todas as outras peças, mesmo que somadas, (mostradores,vidros, braceletes, design, indices, etc etc..) por si só não servem para nada, ... Um relógio é um movimento com adornos à volta, daí a importância do mecanismo, sem um mecanismo decente é um adereço, como são os g-shocks que compro, uso-os pelo prazer de ver os pequenos monstros enfiados no pulso - como valor histórico para a relojoaria, só no aspecto comercial, q foram um sucesso do catano, mais nada. Daí infiro a importância dos movimentos na relojoaria, a beleza, a estética, o conforto, e blá blá, são subprodutos que existem para embalar e tornar atraente o produto. Movimentos em primeiro, depois o resto que prenda a peça ao pulso e a torne agradável à vista.

Pergunta a um relojoeiro, sabendo qual o movimento que vem neste relógio, se comprava (como investimento), um relógio com este landeron ou um ETA que custasse o dobro.

Sim, o assunto "marca", e valor imaterial que afectam a escolha de determinada peça (e que leva a pagar muito mais), já merecia um tópico à parte. É o subtexto do que tenho escrito neste tópico, a importância da imaterialidade associada ao "carimbo" ETA ou outra que tenha nome na praça. Landeron? Isso é bom nome para adredões ou detergente para a máquina, não para equipar relógios com propriedade intelectual caducada.

m84 gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Qua 12 Jul 2023, 09:47
VS escreveu:[...] Um relógio mecânico só existe com um movimento e uma forma de mostrar as horas (dígitos ou ponteiros), todas as outras peças, mesmo que somadas, (mostradores,vidros, braceletes, design, indices, etc etc..) por si só não servem para nada, ... Um relógio é um movimento com adornos à volta, daí a importância do mecanismo, sem um mecanismo decente é um adereço, como são os g-shocks que compro, uso-os pelo prazer de ver os pequenos monstros enfiados no pulso - como valor histórico para a relojoaria, só no aspecto comercial, q foram um sucesso do catano, mais nada. Daí infiro a importância dos movimentos na relojoaria, a beleza, a estética, o conforto, e blá blá, são subprodutos que existem para embalar e tornar atraente o produto. Movimentos em primeiro, depois o resto que prenda a peça ao pulso e a torne agradável à vista.

Concordo com o que dizes na generalidade, só não partilho da tua posição 'extrema' do assunto.

Aliás, confesso que a discussão dos mecanismos para mim sempre foi mais secundária que outra coisa quando falamos de relógios de pulso 'normais' (ie. nao alta relojoaria/independentes etc). O relógio em si, no seu todo, sua historia etc é o que me cativa, não apenas o mecanismo sózinho. Sim, o mecanismo faz parte e pode entrar na equação, mas não é o fator determinante na maior parte dos casos. Mas isto sou eu  Thumbs Up


VS escreveu:Pergunta a um relojoeiro, sabendo qual o movimento que vem neste relógio, se comprava (como investimento), um relógio com este landeron ou um ETA que custasse o dobro.

Sim, o assunto "marca", e valor imaterial que afectam a escolha de determinada peça (e que leva a pagar muito mais), já merecia um tópico à parte. É o subtexto do que tenho escrito neste tópico, a importância da imaterialidade associada ao "carimbo" ETA ou outra que tenha nome na praça. Landeron? Isso é bom nome para adredões ou detergente para a máquina, não para equipar relógios com propriedade intelectual caducada.

Vou criar um tópico à parte para se discutir estas coisas que são interessantes, que este já se arrasta para alem do tema original  Thumbs Up

ps. Já agora, não sei qual a relação desta Landeron atual à Landeron antiga (arrisco a dizer que pouco ou nada terá além do nome), mas fica a nota de que a Landeron (OG) foi uma das grande produtoras de mecanismos, principalmente cronografos. Aliás, acho que até foi das empresas fundadoras da propria ESA/ETA na época.
E se perguntares a um relojoeiro sobre isso, também podes ter outra opinião. Wink

VS gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Qua 12 Jul 2023, 10:42
@m84 A empresa que fabrica estes movimentos é a DEPA, provavelmente deve ter comprado os direitos da marca.
Á Landeron antiga nunca foi dado o devido valor, na minha opinião, uma empresa que fornecia movimentos para marcas de topo na altura como a Breitling e Tag tinha que ter qualidade.
Foi também a primeira marca suíça a criar um movimento elétrico que a Blancpain chegou a usar.
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Qua 12 Jul 2023, 22:38
Acho bonito e bem conseguido. No geral, gosto, mas acho que preferia em 38 mm.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Sex 14 Jul 2023, 11:53
Pois eu adoro! Para mim, o movimento é só um dos componentes do relógio, este tem de valer pelo todo! E ainda que já não tenha a ver com a marca atual, eu tenho um Breitling Navitimer com um Landeron! Este Isotope em nada se reduz, quanto a mim, por ter um Landeron, seja esta marca o que for atualmente, sendo certo que não é uma chinesice qualquer!

Este relógio vale por tudo o resto, design, mostrador em ceramica, ponteiros, cores, equilíbrio, coroa, tudo! E o bronze é uma delícia (este já é o meu segundo Isotope em bronze), todo o conjunto está EXCELENTE! Até a bracelete e a fivela!  I love you

Fui o feliz segundo proprietário em Portugal deste que ainda está no pulso I love you :

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história 20230711

Duca749 gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Sex 14 Jul 2023, 12:27
@JPP, o relógio é bonito, parece ter bons acabamentos e garantidamente como máquina para dar as horas deve cumprir em todos os parâmetros que se exigem de um mecânico de 2023. Mas jpp, sejamos justos, isso é o clone de um genérico, sei que um relógio é uma composição de várias partes, mas o movimento é o coração, os rins, o fígado e as tripas do bicho...! A Landeron sempre foi uma marca de movimentos de 2a linha, equipava grande parte dos caunys cronógrafos, era a versão lowcost dos cronógrafos, os melhorzinhos iam com valjoux (e a valjoux é o que é...). Os relógios mecânicos perderam a função principal de servir para ver as horas, já são mais status e peso da marca que outra coisa qualquer, se andássemos preocupados com as horas tínhamos todos agarrado ao pulso um smartwatch que sincroniza com um servidor ntp pendurado algures no mundo, que por sua vez sincroniza com um relógio atómico.

Os gajos para não perderem o rótulo que vem no fundo do mostrador "made in swiss", tem de lhe meter um movimento suíço, caso contrário ia melhor servido com um NH35 (apesar de não ser comparável em qualidade a esse), mas pelo menos não era um clone! Para mim, aqui o problema é ser clone, mais nada. O mesmo problema se passa com a Tag Heur ou outra marca de referência ao meter sellitas dentro. A ETA deixou de fornecer movimentos a terceiros, agora as marcas andam a meter essas porcarias clonadas dentro - as que tem caparro desenvolvem o próprio movimento, as outras metem sellitas, landerons, e mais uma dezenas de marcas que clonaram o 2824-2.

Então o marketing disso? Dizem que vão oferecer um ao rei e outro ao Marcelo? Espero que não seja iniciativa institucional do estado do português, era da vergonha alheia oferecer algo a celebrar uma aliança entre 2 países soberanos com um carimbo na oferta a dizer "made in swiss". Estava ao nível de oferecer uma baixela da vista alegre com um carimbo no fundo a dizer "made in China". A este nível são oferecidos produtos/arte com tradição com reconhecido valor, mas genuinamente português! Tirem lá essa porcaria do Made in swiss se querem oferecer alguma coisa que represente o melhor que temos de Portugal.

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Sex 14 Jul 2023, 12:48
VS escreveu:@JPP, o relógio é bonito, parece ter bons acabamentos e garantidamente como máquina para dar as horas deve cumprir em todos os parâmetros que se exigem de um mecânico de 2023. Mas jpp, sejamos justos, isso é o clone de um genérico, sei que um relógio é uma composição de várias partes, mas o movimento é o coração, os rins, o fígado e as tripas do bicho...! A Landeron sempre foi uma marca de movimentos de 2a linha, equipava grande parte dos caunys cronógrafos, era a versão lowcost dos cronógrafos, os melhorzinhos iam com valjoux (e a valjoux é o que é...). Os relógios mecânicos perderam a função principal de servir para ver as horas, já são mais status e peso da marca que outra coisa qualquer, se andássemos preocupados com as horas tínhamos todos agarrado ao pulso um smartwatch que sincroniza com um servidor ntp pendurado algures no mundo, que por sua vez sincroniza com um relógio atómico.

Os gajos para não perderem o rótulo que vem no fundo do mostrador "made in swiss", tem de lhe meter um movimento suíço, caso contrário ia melhor servido com um NH35 (apesar de não ser comparável em qualidade a esse), mas pelo menos não era um clone! Para mim, aqui o problema é ser clone, mais nada. O mesmo problema se passa com a Tag Heur ou outra marca de referência ao meter sellitas dentro. A ETA deixou de fornecer movimentos a terceiros, agora as marcas andam a meter essas porcarias clonadas dentro - as que tem caparro desenvolvem o próprio movimento, as outras metem sellitas, landerons, e mais uma dezenas de marcas que clonaram o 2824-2.

Então o marketing disso? Dizem que vão oferecer um ao rei e outro ao Marcelo? Espero que não seja iniciativa institucional do estado do português, era da vergonha alheia oferecer algo a celebrar uma aliança entre 2 países soberanos com um carimbo na oferta a dizer "made in swiss". Estava ao nível de oferecer uma baixela da vista alegre com um carimbo no fundo a dizer "made in China". A este nível são oferecidos produtos/arte com tradição com reconhecido valor, mas genuinamente português! Tirem lá essa porcaria do Made in swiss se querem oferecer alguma coisa que represente o melhor que temos de Portugal.


@VS, tu és muito radical nesta matéria, não podes ser assim, que isso faz mal ao figado!  lol!

Cada um oferece o que pode, não foi o Estado Português a oferecer, foi um Português, residente em Inglaterra, a oferecer na ocasião - e muito a propósito -  uma peça da sua atividade profissional, alusiva e comemorativa da efeméride! E como não existem movimentos feitos em Portugal, ele oferece o que tem e o melhor que a sua arte consegue fazer - e faz muito bem, digo eu! E se essa peça teve de ter um movimento Suiço, qual o problema? É que não vejo mesmo!  Wink

Por outro lado, desculpa, mas não vejo a Breitling como uma marca qualquer e o meu Navitimer trabalha ... como se costuma dizer nos carros, "que nem um relógio"!  tongue Razz E tenho outros relógios com Landeron! 

Para mim, que sou um leigo, só é preciso que seja mecânico, que não atrase mais de 15 ou 20 segundos por dia e que não dê problemas! Que é que me interessa se a Landeron atual é considerada um clone? Nada!  Wink Só não quero é chinesisses, frankens e Monbays! E não pretendo aprofundar em nada esta lógica, não tenho tempo, nem necessidade de aprofundar, o que sei e os conceitos que tenho chegam-me bem! Nesta matéria, claro!  Wink

PS: Os relógios piores que eu tenho, são, sem qualquer dúvida, os Seiko! Tenho mais de 30 e são os que me dão mais problemas e que mantêm pior o tempo! E estou a falar, quer dos vintage, anos 70 e 80, quer dos atuais!
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Sex 14 Jul 2023, 12:56
@jpp, não digas mal da Seiko, não são as melhores espingardas para ir à guerra, mas são Seikos. Incontornáveis. E para mais, quem está cá para dizer mal dos relógios, sou eu. Deixa lá a má língua relojoeira comigo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Sex 14 Jul 2023, 19:50
VS escreveu:@jpp, não digas mal da Seiko, não são as melhores espingardas para ir à guerra, mas são Seikos. Incontornáveis. E para mais, quem está cá para dizer mal dos relógios, sou eu. Deixa lá a má língua relojoeira comigo

Lá nisso tens razão!  lol!

Não, não vás por aí, olha que eu gosto da Seiko e tenho a casa cheia de relógios de toda a forma e feitio e acredita que estou a falar verdade: os meus 20 e tal Caunys, ou os 20 e tal Timex, os todos os antigos dos anos 60 e antes, ou o grupo dos anos 70, ou os russos, ou ... enfim, tenho uma série de "grupos" de relógios, e os Seiko são realmente o grupo mais mal comportadinho!  Wink Very Happy

VS gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Sex 14 Jul 2023, 20:35
Os meus, também regra geral os suíços são os que melhor se portam, mas tenho alguns Seiko dos anos 70 que se equiparam, um aspecto que conta muito é quem lhes faz a revisão.😉

m84 e JPP gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

 Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história Empty Re: Isotope Old Radium Portugal-UK 650 - é muita história

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos