DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Novo UG e este é especial... Empty Novo UG e este é especial...

Qua 10 maio 2017, 11:46
Apresento-vos a minha última aquisição:

Um Universal Geneve comemorativo dos 50 anos dos Caminhos de Ferro de Benguela 1902-1952, ainda hoje a única ligação ferroviária do África Central ao Atlântico

A caixa é em ouro rosa com 35 mm e o movimento é o cal. 139 bumper.

Novo UG e este é especial... 20170510
Novo UG e este é especial... 20170511




Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Qua 10 maio 2017, 12:29
Bela máquina, parabéns.
O que acresce de diferente ao mecanismo a «tecnlogia» bumper?
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Qua 10 maio 2017, 15:02
Sansoni7 escreveu:Bela máquina, parabéns.
O que acresce de diferente ao mecanismo a «tecnlogia» bumper?

Nem mais, parabens! Belo exemplar, e sem duvida especial.  Thumbs Up
Já sabes um pouco mais da historia por de tras desse modelo? Por exemplo quem mandou fazer, quantos, para quem era destinado etc?

A cena do mecanismo bumper é interessante pois além de ser um dos primeiros tipos de mecanismo automático, ao invés do rotor girar livremente em toda a volta como habitual, nos bumper (martelo) o rotor está limitado em dois pontos com uma mola em cada ponto onde o rotor bate gerando assim a carga necessária. E no pulso sente-se ele a bater dum lado ao outro, o que é uma sensação diferente também Smile
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Qua 10 maio 2017, 15:42
"Já sabes um pouco mais da historia por de tras desse modelo? Por exemplo quem mandou fazer, quantos, para quem era destinado etc?"

Não, não sei nada sobre ele. Só sei que nunca vi outro igual e que, imagino, um relógio de ouro rosa, de uma marca de prestígio, automático, com mostrador personalizado, nos anos 50 e em África não fosse a coisa mais comum do mundo.

Agora gostava de saber mais mas não sei onde procurar (as respostas da actual UG são patéticas: "Tenho um relógio em ouro, ref. xxx, nº série yyyy. Podem dizer alguma coisa sobre ele"; "Obrigado pelo seu contacto. O seu relógio é um relógio em ouro, ref. xxx e nº série yyyy. São 120 francos suíços se quiser esta informação em papel timbrado para depois vender o relógio com certificado de autenticidade") e por isso agradecia imenso se algum membro me pudesse ajudar (que tenha estado em Angola, conheça alguém que tenha estado, etc...)
MFerreira
MFerreira
Mensagens : 120
Data de inscrição : 04/05/2017

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Qua 10 maio 2017, 23:46
Que belo achado, se não te importas que pergunte onde foi que encontras-te essa perola?
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Qui 11 maio 2017, 08:11
Obrigado m84 pela explicação....já sei «mais um bocadinho». Thumbs Up
______________
Engraçado que recentemente consegui um Certina dos anos 50 que creio, também deverá ter «uma história para contar».
Um destes dias mostro-o.
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Qui 11 maio 2017, 12:13
"Que belo achado, se não te importas que pergunte onde foi que encontras-te essa perola?"

Estava nas mãos de um coleccionador espanhol que, há uns dez anos, o encontrou, em Portugal, numa loja de compra e venda de ouro em segunda mão, salvando-o, portanto, de ser derretido (e quantos crimes desse tipo se fizeram pelo país fora...).

Soube que ele o tinha porque um amigo espanhol me disse, contactei-o há uns tempos (um ano e meio, talvez?) e disse-lhe que, quando o quisesse vender, me contactasse primeiro. Há, mais ou menos, duas semanas mandou-me um mail a dizer que tinha decidido vendê-lo. Acertamos o preço e, pronto, aqui está ele.

Este exemplo, e podia dar muitos outros, vai na linha do que eu aconselhei há uns tempos a quem está a começar ou quer começar nos relógios vintage: pesquisem os relógios que vos interessam, façam contactos no meio (coleccionadores, garimpeiros, dealers, etc), façam saber o que vos interessa e esperem, a paciência é difícil mas fundamental
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Seg 26 Mar 2018, 23:56
Um ligeiro à parte porque este ficou-me na cabeça, hoje na Estação Chronográfica:

Novo UG e este é especial... 1971%2Bcfb%2B217
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Qui 29 Mar 2018, 11:37
m84 escreveu:Um ligeiro à parte porque este ficou-me na cabeça, hoje na Estação Chronográfica:

Novo UG e este é especial... 1971%2Bcfb%2B217

Obrigado @m84. Muito interessante o facto da sede ser em Portugal e não em Angola, tenho procurado em África alguma pista sobre o relógio nomeadamente junto de historiadores sul africanos e até agora sem sucesso. Se calhar ando a procurar no sítio errado e o relógio nunca pôs os pés em África, pertenceria a alguém da empresa (o Presidente ou um alto quadro) que estava em Portugal
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Seg 02 Abr 2018, 14:06
altc escreveu:

Obrigado @m84. Muito interessante o facto da sede ser em Portugal e não em Angola, tenho procurado em África alguma pista sobre o relógio nomeadamente junto de historiadores sul africanos e até agora sem sucesso. Se calhar ando a procurar no sítio errado e o relógio nunca pôs os pés em África, pertenceria a alguém da empresa (o Presidente ou um alto quadro) que estava em Portugal

Também achei interessante isso, por isso decidi colocar aqui. Aparentemente este anúncio será de 71,  por isso não é assim tão distante a informação!

Abraço e vai nos mantendo informados Thumbs Up
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Sex 24 Ago 2018, 01:05
Não sei se estou a divagar neste tópico mas volta e meia relembro este relógio e a minha cabeça viaja...

Descobri, nos confins da internet uma publicação portuguesa chamada Gazeta dos Caminhos de Ferro e após algum tempo de volta das digitalizações do ano de 1952, lá encontrei algo de interessante. Espero que o que se vai seguir ajude a iluminar um pouco da história deste relógio, @altc.  Thumbs Up

Escritórios em 1952 (canto superior direito)

Novo UG e este é especial... N1556_0002_branca_t0

Querem saber exactamente como foi a celebração do 50 aniversário dos Caminhos de Ferro de Benguela, ao qual este relógio parece estar relacionado? Querem ler os discursos dos chefes de estado e direção de administração entre outros?

Novo UG e este é especial... N1556_0001_branca_t0
Novo UG e este é especial... N1556_0007_branca_t0
Novo UG e este é especial... N1556_0008_branca_t0
Novo UG e este é especial... N1556_0009_branca_t0
Novo UG e este é especial... N1556_0010_branca_t0
Novo UG e este é especial... N1556_0011_branca_t0

Só li na diagonal mas infelizmente não me pareceu haver nenhuma menção de oferta de um relógio de pulso! Razz


E já agora se quiserem saber como se estava a sair financeiramente a dita companhia no ano de 1952 podem verificar aqui:

Novo UG e este é especial... GazetaCFN1576_0001_branca_t0
Novo UG e este é especial... GazetaCFN1576_0006_branca_t0
Novo UG e este é especial... GazetaCFN1576_0007_branca_t0


Curiosamente, em 53, já tinham mudado de escritórios... (canto superior esquerdo)

Novo UG e este é especial... GazetaCFN1576_0019_branca_t0

Boa noite a todos,
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Sex 24 Ago 2018, 11:37
Páginas de História.....
Conteúdo patrocinado

Novo UG e este é especial... Empty Re: Novo UG e este é especial...

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos