DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
daily.diogocosta
daily.diogocosta
Mensagens : 96
Data de inscrição : 23/06/2016
Localização : Lisboa
http://www.daily-diogocosta.com

Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal" Empty Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal"

Sex 20 Out 2017, 19:55
Dando agora origem a um primeiro artigo totalmente em Português, porventura, o primeiro por mim escrito desta forma.

Especialmente escrito para todos os membros do mais importante fórum de relojoaria em Portugal, o DEZ/DEZ.

Tenho vindo a observar, na minha constante visão de marketing, que no decorrer deste ano têm havido fenomenais alterações à maneira como vemos a relojoaria em Portugal.
Não só de uma forma individualista mas como vemos a relojoaria de um ponto de vista de comunidade.

Temos uma cada vez mais interessada comunidade, que da proatividade retira os seus próprios sucessos, embora muitas vezes sucessos de teor discreto.
Vou dar como exemplo o esforço de uma grande pessoa à qual tenho o prazer de chamar amigo, o Lourenço Salgueiro, fundador do fórum dito acima.
O Lourenço sempre lutou pela existência de um espaço, um espaço de partilha, sem preconceitos e onde fosse possível a evolução e constante mutação do que é gostar de relojoaria em Portugal.

Quando digo que a comunidade trabalha de uma maneira proactiva e alcança os seus objectivos quero dizer que neste caso do fórum DEZ/DEZ todos os membros sentem uma emoção familiar e porventura ajudam-se, o fórum já criou um evento de reunião de membros, na qual participei e achei maravilhoso.
Também já é bastante evidente o awareness que os amantes da relojoaria têm acerca deste fórum, que muitas vezes é visto como um sítio ideal onde podemos encontrar os tão difíceis de identificar “entusiastas portugueses”.

Isto leva-nos ao próximo assunto que gostava de explorar, que é o da aceitação e mais fácil identificação dos entusiastas portugueses.

Não só devido ao fórum mas devido a iniciativas de criação de relações entre marcas, leitores e entusiastas, temos vindo a verificar que estamos cada vez mais, embora lentamente, a abrirmos-nos para o mundo.
Cada vez mais assumimos sem secresias que gostamos de relojoaria perante públicos que não conhecemos, e quem está dentro deste tema saberá do que falo.

Pessoalmente, sou da opinião de que os Portugueses estão abertos a novas formas de comunicar e de interagir, só estão à espera que os, de certa forma, “puxem”.
E só a parte de já estarem abertos para, já me deixa bastante contente!

Passando aos social media, tenho sentido que aos poucos também temos criado impacto a nível internacional. A Espiral do Tempo sendo uma revista excepcionalmente bem escrita, planejada e apresentada tem impulsionado a nossa cultura e língua numa panóplia de novas direções.
Como Portugueses que somos, muitas vezes é nos difícil ver o que nos torna tão diferentes do resto da comunidade europeia, em termos de paixão por relojoaria e maneiras de o demonstrar.
No caso da Espiral do Tempo, só tenho elogios a fazer, ouço falar muito bem, e o que mais me maravilha é o facto de que muitas vezes, entusiastas que não falam Português terem um apreço enorme por esta revista.
Mas isto deve-se à qualidade, organização e paixão com que a equipa da Espiral do Tempo realiza trimestralmente as suas edições.

No que toca a negócios e páginas individuais tenho vindo, também, a notar que cada vez somos mais!
Uma das páginas que não posso deixar de falar é a página de um grande amigo meu, a Watch Garage, que foi criada pelo André Sampaio.
Com o objectivo de vender e apresentar alguns dos melhores relógios vintage e NOS que vejo a nível internacional.
Este grande senhor, além de uma enorme paixão pela relojoaria, tem também, um método de seleção de relógios que cada vez que vejo o website dele fico com uma vontade enorme de reservar e comprar os modelos todos!
(Além de que quando tenho alguma dúvida sobre os vintage o André é a primeira pessoa a quem peço opinião.)
Em termos de awareness a Watch Garage tem de ser a página de relojoaria com mais gostos orgânicos portuguesa de que conheço.
Isto resulta numa percentagem excelente de seguidores reais e amigos.


De tudo o que disse acima há algo que vai ficando cada vez mais evidente.
Os Portugueses, se mostrarmos qualidade, mostram uma confiança enorme para com estas páginas também Portuguesas.
É como se que por amor à camisola respeitassem e confiassem no que é Português.

Posso deixar já claro que até metade de 2018 tenho múltiplos trunfos na manga que planeio para a comunidade Portuguesa em exclusivo.

Como costumo dizer, se estou onde estou foi também por quem me ajudou a chegar cá.

Podemos certamente esperar por um futuro brilhante a longo prazo em Portugal.


Os meus melhores cumprimentos a todos,
Diogo Costa
watchandco
watchandco
Mensagens : 127
Data de inscrição : 19/04/2015

Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal" Empty Re: Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal"

Sex 20 Out 2017, 20:18
Parabéns pelo texto! De facto há que agradecer ao Lourenco pelo espaço, imagino o trabalho que deu e dá.

Creio que estes espaços são maioritariamente usados por entusiastas amadores como eu. Não sei referências dos Rolex de cor e salteado mas aprecio a arte da relojoaria. Sei apreciar (cada vez mais) o antigo, o mecânico, o complexo, o raro e o que me apela.

Digo sempre isto, que nunca seremos muitos, mas seremos sim bons!

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal" Empty Re: Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal"

Sex 20 Out 2017, 22:14
Eu cheguei há pouco tempo, mas já aprendi muito e claro que vou continuar a aprender.
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal" Empty Re: Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal"

Ter 24 Out 2017, 20:16
É sem dúvida um espaço que fazia falta, mais que não seja porque não conheço pessoalmente ninguém que goste realmente de relojoaria, pelo menos ao ponto de ter conversas sobre o tema - e suponho que também seja o caso de muitos dos membros do fórum.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal" Empty Re: Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal"

Seg 30 Out 2017, 15:08
Olá Diogo,

Obrigado pela partilha deste teu texto, e pelas palavras simpáticas e de confiança! Smile

Digo sempre e sempre disse, isto é um esforço de todos nós que temos interesse neste mundo, e o fórum tenta apenas ser um ponto de encontro para partilha para quem queira.

Concordo contigo, acho que estamos cada vez mais abertos, embora tenha a noção que existem grandes players nacionais espalhados por aí que pouco ou nada ligarão a este tipo de iniciativa por diversas razões. Ou porque não 'percebem' a cena de forúns/redes sociais online, ou porque não tem tempo ou simplesmente porque não têm interesse e não querem!
Cada um é livre de explorar o seu interesse de como achar melhor.

Embora achar que no geral continuamos ainda um pouco fechados, também noto que há cada vez mais oportunidades de partilha deste interesse. E sem dúvida muitas dessas oportunidades vêm das novas tecnologias e redes sociais disponíveis hoje em dia. O contacto inter-pessoal ficou mais fácil nem que seja atraves de 'likes' virtuais.

Ou talvez sou só eu que agora estou a prestar mais atenção! Razz

O que é certo é que há espaço para se fazer ainda muita coisa pela comunidade no geral, mas também é preciso que haja ainda mais aceitação e reconhecimento por parte dos key players que dominam a cena.
Quero acreditar que com o tempo, lá chegaremos.

Abraço e obrigado,
Lourenço
daily.diogocosta
daily.diogocosta
Mensagens : 96
Data de inscrição : 23/06/2016
Localização : Lisboa
http://www.daily-diogocosta.com

Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal" Empty Re: Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal"

Seg 30 Out 2017, 16:59
Olá Lourenço,

A parte que toca aos key players ou major players dentro desta comunidade, na minha opinião resume-se a "clubes", como existe por todo o mundo.

Existem os puristas, os colecionadores, os profissionais da área, os entusiastas, cada um destes com diversas sub-tribos.

O que é evidente, como dizes, é a falta de interligação entre estas "tribos", (não irei dizer muito mais a palavra tribos, em inglês pareçe que dá outro sentido, em Português parece que estamos a falar de Indios ehehehe)

Existe uma partilha enorme de informação entre estes denominados profissionais, puristas e colecionadores.
Grupos fechados na maior parte.
Apenas se evidenciam raramente e em ambientes fechados, mas que existe uma enorme interação existe.

Falta aqui uma ligação entre a própria comunidade. Que ao fim ao cabo é um dos objectivos que sempre tive com a DAILY como sabes, unir estas tribos, começando por apresentação de cada uma.

Inovação, proatividade e paixão, é o que temos de continuar a transmitir e a trabalhar com.

Abraço,
Diogo
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal" Empty Re: Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal"

Seg 30 Out 2017, 17:06
[quote="daily.diogocosta"
o fórum já criou um evento de reunião de membros, na qual participei e achei maravilhoso.

Podemos certamente esperar por um futuro brilhante a longo prazo em Portugal.

Os meus melhores cumprimentos a todos,
Diogo Costa
[/quote]

Partilho da mesma opinião...
Também Agradecer ao Amigo Lourenço este espaço.

O meu enorme bem haja a Toodos


Última edição por Girão em Ter 31 Out 2017, 11:42, editado 2 vez(es)
daily.diogocosta
daily.diogocosta
Mensagens : 96
Data de inscrição : 23/06/2016
Localização : Lisboa
http://www.daily-diogocosta.com

Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal" Empty Re: Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal"

Seg 30 Out 2017, 17:11
Girão escreveu:[quote="daily.diogocosta"
o fórum já criou um evento de reunião de membros, na qual participei e achei maravilhoso.

Podemos certamente esperar por um futuro brilhante a longo prazo em Portugal.

Os meus melhores cumprimentos a todos,
Diogo Costa

Partilho da mesma opinião...
Também Agradecer ao Amigo Lourenço este espaço.

O meu enorme bem haja a Toodos
[/quote]

A repetir!

Desta vez num lugar mais sossegado, mas o Lourenço sabe que ando sempre a "magicar" este tipo de coisas. ehehehe

Podiamos voltar a fazer, desta vez o segundo, o que me dizem?
avatar
Convidado
Convidado

Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal" Empty Re: Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal"

Seg 12 Fev 2018, 23:32
Confesso que ando na voluntária e enriquecedora missão de ler todos ou quase todos os tópicos do Fórum DezDez.pt, que já considero mais do que um mero aglomerado de crónicas, compêndio sobre relógios na Lingua Portuguesa, mas e sim o mais completo, verdadeiro e descomplexado testemunho da relação intemporal dos Portugueses com a Relojoaria!

Subscrevo na integra as palavras do Diogo Costa e os seus votos!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal" Empty Re: Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal"

Ter 13 Fev 2018, 23:03
Antiqvarivm escreveu:Confesso que ando na voluntária e enriquecedora missão de ler todos ou quase todos os tópicos do Fórum DezDez.pt, que já considero mais do que um mero aglomerado de crónicas, compêndio sobre relógios na Lingua Portuguesa, mas e sim o mais completo, verdadeiro e descomplexado testemunho da relação intemporal dos Portugueses com a Relojoaria!

Subscrevo na integra as palavras do Diogo Costa e os seus votos!

Obrigado pelas mais que simpáticas palavras @Antiqvarivm! Pouco a pouco vamos lá! Thumbs Up
Conteúdo patrocinado

Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal" Empty Re: Uma análise "A evolução da comunidade entusiasta da relojoaria em Portugal"

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos