DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

+12
Duca749
Sampayo
Sansoni7
filipe cunha
Rlopow
the abyss
Pedro Pereira
RangelRocha
lucatorelli
Shiver
Girão
m84
16 participantes
Ir para baixo
Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Sáb 07 Abr 2018, 19:12
Thumbs Up
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Ter 10 Abr 2018, 19:13
Ainda hoje falei com um relojoeiro que "trabalha/repara" relogios para o museu...
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Qua 11 Abr 2018, 07:47
filipe cunha escreveu:Ainda hoje falei com um relojoeiro que "trabalha/repara" relogios para o museu...

Pergunta-lhe se não «desenrasca» um mostrador para um Cyma de bolso de 42.5 mm.
Se for necessário mais pormenores do relógio eu envio.
Obrigado
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Qua 11 Abr 2018, 13:12
Sansoni7 escreveu:
filipe cunha escreveu:Ainda hoje falei com um relojoeiro que "trabalha/repara" relogios para o museu...

Pergunta-lhe se não «desenrasca» um mostrador para um Cyma de bolso de 42.5 mm.
Se for necessário mais pormenores do relógio eu envio.
Obrigado

Boas
Enviei PM, talvez varias iguais Embarassed
Sampayo
Sampayo
Mensagens : 125
Data de inscrição : 16/06/2019
Localização : Estados Unidos do Porto

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Museu do relógio / Serpa

Dom 23 Jun 2019, 17:21
m84 escreveu:Comprei o relógio "PORTO" comemorativo dos 120 anos da construção  da Ponte Luis I, nr. 91/120. Constatei com alguma estupefacção que tem gravadas na tampa da ma
quina 2 imprecisoes, o que é revelador de algum desconhecimento (ou falta de cuidado) de quem é o responsável pela emissão destas séries limitadas comemorativas. Nem a ponte se chama D Luís nem foi construída pelo Gustave Eifel,  como consta. A PONTE é  Luis I e o construtor foi o Teophile Seyrig, discípulo de Eifel 



Olá a todos,

há uns fins de semanas atrás, aproveitei mais um dia que tive de folga para ir dar uma passeio pelo Alentejo, região que gosto muito. Quando estava a pensar para onde ir, lembrei-me que havia um pequeno museu, singular no seu contexto e caracter e que já há muito que queria visitar: o Museu do Relógio em Serpa. Smile

Isto vai ser uma ‘reportagem resumida', pois não só tenho imensas mais fotos, como não posso mostrar tudo senão ninguém vai lá! Very Happy

Peço desde já desculpa pela má qualidade fotográfica, mas a culpa é do fotografo, da maquina e do facto de já ser bastante escuro e estar tudo atrás de montras. 

Aqui deixo um pequeno texto sobre o museu e de seguida algumas fotos que achei mais interessantes com um ou outro comentário. Espero que gostem e que visitem o espaço que vale mesmo a pena! 

“Tudo começou em 1972 quando António Tavares d 'Almeida (1948-2012), o principal dinamizador deste espaço herdou dos seus avós três relógios de bolso avariados. A partir de então, este coleccionador procurou relógios por todo o país e mundo, com vista ao restauro e ao aumento do espólio.
 Em 1995 abre a sua colecção ao público e desde então perto de 400 relógios avariados foram doados ao Museu, que com a colaboração dos seus Mestres relojoeiros são recuperados e mostrados ao público. Em Dezembro de 2011 deu-se a expansão do espólio com a abertura do Pólo de Évora.
 
Desta forma apaixonada o seu filho Eugénio, actual director e conservador do Museu, continua a dedicar-se ao Museu, procurando dar vida não só aos seus relógios mas também a todos os relógios que ao Museu são doados.

No espólio do Museu constam mais de 2.300 peças todas mecânicas, datadas desde 1630 até aos dias de hoje, contando com exemplares de bolso, pulso, sala, entre outros. Uma das salas de exibição é dedicada ao relógio de origem nacional, onde temporariamente decorrem exposições temáticas.
 
Sedeado no Convento do Mosteirinho em SERPA (100 km a sul de Évora), uma construção manuelina do séc. XVI, o Museu ocupa dez salas com a famosa tijoleira alentejana em contraste com o branco das paredes e abóbadas caiadas. O Museu oferece ainda um pequeno jardim, um bar e uma biblioteca com mais de 600 livros temáticos.”

Mais em: http://www.museudorelogio.com/


Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0151 

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0155 
Relogio para cegos:
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0156

Alguém só se importava com a hora de saída do trabalho? Very Happy
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0157

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0160

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0162 
Montras e expositores…
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0164 
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0165 
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0177 
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0181 
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0182 
Os espaciais anos 70?  Razz
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0184 
Corredor/galeria principal
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0189

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0192

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0193
 
Muito interessante:
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0199 
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0200 
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0201 
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0203 
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0204

IWC 
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0205

Zenith
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0208 
Pesados relógios deixados para trás na época da invasão Francesa…
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0212 

Mais material ‘da pesada’ Wink
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0219

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0220 
Omega
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0226

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0227

Claro, um Speedmaster! Talvez um 145.012 com cal. 321 ou um 145.022 transitional já com cal. 861?
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0229 
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0230
 
Eberhard, Eterna…
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0238 
Mais salas...
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0241 Gostei deste!
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0243 
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0249

Tissot
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0251

Um Seiko 5717-8990, parecido com o meu!
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0253

Breitling
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0260 
...Com este belo Top-time!
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0261

E em especial para o Sr.Girão, uma exposição de sala de relojoeiro!
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0262

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 IMG_0263

Pelo que percebi, relojoeiros que trabalham para o museu em restauros etc não trabalham lá, e estão espalhados pelo país…

Enfim, tenho outras fotografias do pólo em Évora, mas isso fica para uma outra altura Wink

Obrigado,
Lourenço
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Qui 12 Dez 2019, 17:31
Ora aqui está um espaço a visitar quando for para esses lados!

Não vi foi nenhum "quartz" e se é museu acho que deveria contemplar também esse tipo, existem relógios quartz vintage bem engraçados, digitais e não só, já para não falar de outros mecanismos como os electrónicos, mecaquartz...

ji_heivs gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Qui 12 Dez 2019, 21:23
Não me lembro ao certo, mas acredito que haja. Atenção que isto foi uma mini foto-reportagem e a maior parte foi dos relógios que mais me cativaram. Tem muita outra coisa que não fotografei. Há que manter a curiosidade! Wink
Sampayo
Sampayo
Mensagens : 125
Data de inscrição : 16/06/2019
Localização : Estados Unidos do Porto

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Qui 12 Dez 2019, 22:23
O Museu do Relógio lançou uma edicao limitada em 2006 para comemorar os 120 anos da inauguração da Ponte Luis I. Na altura adquiri este exemplar - 91/120 - e lamento que os responsaveis pela edição tenham incurrido no erro de gravar na parte de trás do relógio "Ponte D.Luís de Gustave Eiffel". A ponte chama-se Luis I e foi construida por Teophille Seyrig que fou discípulo do G. Eiffel. É lamentável esta falta de cuidado!
Sampayo
Sampayo
Mensagens : 125
Data de inscrição : 16/06/2019
Localização : Estados Unidos do Porto

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Qui 12 Dez 2019, 22:24
Eis....
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Qui 12 Dez 2019, 23:53
@Sampayo, não saiu a foto! Wink
Sampayo
Sampayo
Mensagens : 125
Data de inscrição : 16/06/2019
Localização : Estados Unidos do Porto

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Sex 13 Dez 2019, 00:43
As vezes emperra...
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Sex 13 Dez 2019, 08:29
Giro esse teu relógio 😁
Sampayo
Sampayo
Mensagens : 125
Data de inscrição : 16/06/2019
Localização : Estados Unidos do Porto

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Sex 13 Dez 2019, 09:49
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 20191219
Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 20191220
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Sex 13 Dez 2019, 10:36
É giro! Já conhecia.

Estas mensagens neste tópico fizeram-me lembrar que tenho de fazer a revisão à minha Honda Pan European e ir nela passear até ao Museu de Serpa e perder-me lá durante umas belas horas. E depois ir comer um petisco ao famoso Lebrinha!  Very Happy
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Sex 13 Dez 2019, 10:39
Sampayo escreveu:O Museu do Relógio lançou uma edicao limitada em 2006 para comemorar os 120 anos da inauguração da Ponte Luis I. Na altura adquiri este exemplar - 91/120 - e lamento que os responsaveis pela edição tenham incurrido no erro de gravar na parte de trás do relógio "Ponte D.Luís de Gustave Eiffel". A ponte chama-se Luis I e foi construida por Teophille Seyrig que fou discípulo do G. Eiffel. É lamentável esta falta de cuidado!

Sou filho da cidade, e lamento essa imprecisão, que demonstra alguma falta de estudo de quem programou a edição do relógio.

Em 2006 já existia Google Very Happy

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcSSBq1wteUVQZ7R5NLcOoGXDzh8LhE4EkhFiCO8oX557ZUs8AYAZw&s
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Sex 13 Dez 2019, 11:42
Também sou da zona e a ponte para nós é tratada por ponte D. Luis raras são as pessoas que se referem a ela pelo nome correto, agora colocar isso num relógio e com o autor errado aí é imperdoável! Parece coisa de cópia chinesa.
Sampayo
Sampayo
Mensagens : 125
Data de inscrição : 16/06/2019
Localização : Estados Unidos do Porto

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Sex 13 Dez 2019, 11:44
Também é muito frequente chamarem Ponte D. Maria em vez de "Maria Pia", esta sim construida pelo Eiffel
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Sex 13 Dez 2019, 12:18
Pois é!
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Qui 21 maio 2020, 22:28
Mais um post desenterrado por mim. Razz

Só para informar que hoje (21-V) na RTP 3, por volta das 20h 50min. deu uma pequena reportagem sobre o Museu do Relógio.

Já esta no RTP play...

https://www.rtp.pt/play/p6971/e473004/em-busca-do-museu-desconhecido
Dans
Dans
Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/04/2020

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Sex 22 maio 2020, 01:40
Excelente post, muito agradecido @m84 
E obrigado pela partilha da reportagem também @SquareWatch
Acho que nestes meses de confinamento em que sigo este fórum aprendi mais do que já sabia sobre relogios, e o nada que isso é!
Será visita obrigatória quando para esses lados estiver!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Qua 27 maio 2020, 10:55
SquareWatch escreveu:Mais um post desenterrado por mim. Razz

Só para informar que hoje (21-V) na RTP 3, por volta das 20h 50min. deu uma pequena reportagem sobre o Museu do Relógio.

Já esta no RTP play...

https://www.rtp.pt/play/p6971/e473004/em-busca-do-museu-desconhecido

Obrigado pela partilha @SquareWatch! Soube bem ver esta reportagem!  Thumbs Up

Descobri que tenho um Salazar na família  Razz (não sabia que se chamava assim, pensava que era "Olho de boi"). O meu avô foi presidente da câmara lá em cima no norte e depois administrador do concelho e, por uma destas funções, desconheço qual delas, tinha escritório em casa, com um relógio desses, claro, redondo, preto, da Reguladora. Agora é do meu irmão, mas continua na casa que foi dos meus avôs, pais e a casa da minha infância no norte, em férias. Para além de outros mais antigos que também lá estão, ingleses.
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Qua 27 maio 2020, 13:11
JPP escreveu:
SquareWatch escreveu:Mais um post desenterrado por mim. Razz

Só para informar que hoje (21-V) na RTP 3, por volta das 20h 50min. deu uma pequena reportagem sobre o Museu do Relógio.

Já esta no RTP play...

https://www.rtp.pt/play/p6971/e473004/em-busca-do-museu-desconhecido

Obrigado pela partilha @SquareWatch! Soube bem ver esta reportagem!  Thumbs Up

Descobri que tenho um Salazar na família  Razz (não sabia que se chamava assim, pensava que era "Olho de boi"). O meu avô foi presidente da câmara lá em cima no norte e depois administrador do concelho e, por uma destas funções, desconheço qual delas, tinha escritório em casa, com um relógio desses, claro, redondo, preto, da Reguladora. Agora é do meu irmão, mas continua na casa que foi dos meus avôs, pais e a casa da minha infância no norte, em férias. Para além de outros mais antigos que também lá estão, ingleses.

Eu também fiquei... "Salazar!?".

A etiqueta que o meu tem na traseira diz Porto. Se calhar punham etiquetas diferentes consoante a região do país para onde eram vendidos. Ou rebaptizaram o relógio depois do fim da WW2 como homenagem, dado o meu ser de 1944.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Qua 27 maio 2020, 14:42
O meu (salvo seja, ficou para o meu irmão, mas a qualquer momento lho roubo) deve ser dos anos 50, penso, o meu avô exerceu os cargos que referi nessa década, mas pode ser que o relógio seja anterior. Tenho de o ver melhor quando lá for acima!  Wink
Conteúdo patrocinado

Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem - Página 2 Empty Re: Visita ao Museu do Relógio - Fotorreportagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos