DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qua 04 Abr 2018, 00:32
Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Img_7511


... uma espécie de diário de bordo hehehehe mas neste preciso momento motivado por uma questão que me surpreendeu pela negativa neste relógio Sad

Trata-se da indicação do dia da semana/mês, e a forma como a informação é mostrada/actualizada com o passar das horas.

De forma resumida, o que acontece é que por volta da meia-noite, 2 ou 3 minutos antes inicia o processo e muda o dia do mês, como é normal. Mas não muda imediatamente o dia da semana, algo que só se começa a notar por volta da 00:15 quando o dia da semana começa a subir... para depois finalmente mudar para o dia da semana seguinte mas no outro idioma (data bilingue que no meu caso é Inglês + Arábico) por volta da 1 da manhã.

Na verdade o que acontece é que há ali um período de cerca de 15 minutos em que o dia do mês e o dia da semana não batem certo, é para todos os efeitos informação errada. Depois tem 45 minutos de transição do dia da semana, para um idioma diferente.

Para tornar a situação mais caricata, esse dia da semana no idioma secundário permanece visível durante praticamente 2 horas (total ou parcialmente visível), só volta ao Inglês às 03:00.

Pelo que pesquisei, é o comportamento normal do relógio... mas fui muito surpreendido por isto, mesmo sabendo de antemão que a data seria bilingue, pensava que a transição dos dias da semana seria muito mais rápida (na verdade esperava que mudasse ao mesmo tempo que o dia do mês, num espaço de 5 ou 10 minutos no máximo, e para o idioma correcto).

Tirando isso, que na verdade foi a única questão que me desapontou, acho o relógio lindíssimo, o mostrador ao vivo é impressionante no detalhe e qualidade geral, para um relógio desta faixa de preços. Também me parece muito preciso Wink
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qua 04 Abr 2018, 07:53
Acabaste por justificar esse «problema»......«...detalhe e qualidade geral, para um relógio desta faixa de preços».
Desfruta-o e esquece essas «pintelhices». Very Happy Very Happy
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qua 04 Abr 2018, 12:10
Boa "mini-review" - também tenho um (também versão MIJ) e nunca reparei na questão do mostrador do dia/data, mas sinceramente não me incomoda.

Gosto do relógio porque é pontual, bonito e resistente, é um homenagem económica mas digna ao Rolex Submariner e vai sempre bem com qualquer estilo desportivo. Infelizmente tem é o mostrador ligeiramente desalinhado com o anel interno, mas nunca pensei em mandar corrigir isso... afinal, é um Seiko de mergulho, faz parte! lol

Fica, claro, bastante aquém dos meus SKX em termos de acabamentos, cromado e design, mas por 100 e tal euros, não me posso queixar. Smile
mascherani
mascherani
Mensagens : 49
Data de inscrição : 03/03/2018

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qua 04 Abr 2018, 13:19
é um relógio muito fiável e preciso. o meu, usado regularmente, anda abaixo dos 2seg/dia.

agora, como tenho um Steinhart Ocean One Black para usar com bracelete de aço, tirei a do meu Sea Urchin e assumi-o definitivamente como uma opção mais informal.
ando de NATO em pele envelhecida. fica muito cool, IMO. deu-lhe uma nova vida. o verdadeiro "workhorse".

sim, tem essa particularidade de demorar algum tempo a actualizar a data/dia, mas às horas que é, incomoda-me muito pouco, ou mesmo nada.

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Img_2015
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qua 04 Abr 2018, 14:41
Claro, não permitirei que este pormenor da data me estrague o gozo que o relógio me dá, estou a adorar Smile Foi só mesmo porque não estava à espera e apanhou-me de surpresa hehehehe Wink

Já agora, sobre alinhamentos, o bezel (como se diz em Português?) está mais ou menos bem alinhado com as marcações interiores, diria que precisaria de um micro-ajuste muito ligeiro para o lado esquerdo para ficar 100% alinhado olhando para o mostrador completamente de frente para a cara/olhos, mas interesantemente quando olhamos no ângulo mais habitual, levantando um pouco o pulso e com o relógio posicionado mais para o lado esquerdo relativamente à cabeça, o ângulo de visão que se aplica faz com que fique tudo alinhado naturalmente.... ilusões de óptica Very Happy

Este alinhamento e sua verificação faz-se, penso eu, rodando à esquerda para o clique respectivo e depois encostando o bezel para a direita no sentido em que não roda, para garantir que está no sítio exacto onde o clique ocorre...
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qua 04 Abr 2018, 15:18
No meu caso o desalinhamento é entre o próprio mostrador e o anel interior (dos minutos, o "chapter ring"), que está alinhado corretamente com o bisel. E sim, no meu também só se nota o desalinhamento se estivermos mesmo a olhar a direito de perto/com atenção. Hei-de fazer uma macro para veres.

É um problema muito comum nos relógios de mergulho mais baratos da Seiko, mesmo nas versões MIJ. Os meus três SKX também têm todos um desalinhamento muito ligeiro, quase imperceptível, mas o Sea Urchin é o único em que o problema é mais notório. Mas já vi bem pior pela internet...

Edit: creio que nesta foto dá para notar o desalinhamento entre o marcador das 12H do mostrador e as 12H do anel interior. Nas 18H está perfeito.

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... 2018_02_24_13_45_50
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qua 04 Abr 2018, 15:46
Sim dá para notar esse pequeno desalinhamento na foto, no meu esse problema não se manifesta, em geral está muito bem produzido e bem acabado/afinado, mesmo o desalinhar do bezel exterior que referi é uma coisa ligeiríssima que na verdade, se não tivesse lido "nas internets desta vida" dezenas de pessoas a falarem no assunto, provavelmente nunca teria reparado pois é mesmo mínimo Wink

Também já vi essas braceletes no eBay... por enquanto mandei vir uma Sailcloth da Brady's Straps (preta com linhas em "steel" ou seja cinza) que nas imagens que tenho visto fica giro com o Sea Urchin.

SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qua 04 Abr 2018, 15:49
Outra coisa que me surpreendeu pela positiva (e por este preço) foi a qualidade da bracelete original, especialmente o silêncio de utilização (com o relógio bem ajustado no pulso), apesar de ter "end-links" que não são sólidos mas sim aqueles adaptadores de "chapa", a verdade é que nunca os ouvi, absolutamente nada (enfim, se der umas pancadas com os dedos à procura do ruído oiço qualquer coisa ténue) , e gosto disso Smile
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qua 04 Abr 2018, 15:56
A bracelete não é má e usei-a durante uns tempos, mas é um pouco pesada quando se usa durante algumas horas. Já fui maior adepto de braceletes de aço...

Esta verde que está na foto é uma strap de silicone barata (tenho verde e preta, custaram menos de 2 euros cada uma, já com portes da China) e são muito boas para este relógio porque são muito confortáveis, leves e fáceis de lavar. E ainda têm o bónus de ter o "gatilho" de encaixe, que as torna muito rápidas de pôr e tirar. Como uso o Sea Urchin para ir à praia, piscina, lavar o carro, brincar com a minha filha no parque, etc., são uma grande vantagem. Também alterno com Natos de pele e nylon.

De resto, estes modelos de mergulho da Seiko ficam bem com quase qualquer pulseira, embora, na minha opinião, ao nível estético as Natos fiquem melhor no Sea Urchin, porque tem muito espaço entre as asas e as Natos preenchem-no todo. Mas isso são preferências Smile


Última edição por nmfl em Qui 05 Abr 2018, 20:43, editado 1 vez(es)
Emanuel
Emanuel
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/04/2018
Idade : 41

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qua 04 Abr 2018, 21:24
Olá, desculpem a ignorância, o que significa "perlon"?
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qui 05 Abr 2018, 00:09
Emanuel escreveu:Olá, desculpem a ignorância, o que significa "perlon"?


Boas, penso que já responderam a esta mesma questão noutro tópico Smile

Bem-vindo! Também sou "novo" por aqui, estou a gostar muito! Wink
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qui 05 Abr 2018, 00:10
Uma questão meio paranóica hehehhe

Estes alinhamentos de bezel/chapter/dial... é algo que se possa mandar afinar? Ou seja, tem arranjo/correcção? Seria demasiado complexo ou dispendioso?

nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qui 05 Abr 2018, 20:38
Creio que sim, pelo que li não será um procedimento complicado para um relojoeiro, mas custos tem, claro, que dependerão muito do relojoeiro. Quando recebi o meu Sea Urchin ainda pensei em pedir a reparação através da garantia, mas teria de enviar o relógio para Lisboa (encomendei-o de Inglaterra) e acabei por não o fazer, um pouco por preguiça e porque, enfim, é um relógio barato que iria servir de "beater" e o problema não me incomoda. Se fosse num dos meus outros Seiko, sem dúvida que teria de mandar reparar.

Já agora, hoje andei a fazer mais experiências com pulseiras no Sea Urchin, desta vez com Natos, um tipo de pulseira que dantes não me dizia nada, mas que aprendi a apreciar pelas vantagens que tem. Ficam algumas fotos com uma "Bond" que tinha por aqui. É um bocado "cliché" mas creio que fica bem e vai bem com qualquer cor de roupa que se vista. Certamente uma boa opção para a época quente.

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... 20180405_192635

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... 20180405_192448
watchandco
watchandco
Mensagens : 127
Data de inscrição : 19/04/2015

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qui 05 Abr 2018, 21:44
Relógio e combinação com a NATO “Bond” muito boa! A única coisa que não gosto é do mostrador com o “5sports”. De resto um relógio muito bonito, barato e com qualidade.
avatar
Convidado
Convidado

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qui 05 Abr 2018, 22:08
Ia para dizer exactamente o mesmo que o @watchandco, por isso faço das suas as minhas palavras! Não acrescento, nem retiro nada...

Está para lá de BOM assim @nmfl...

Como sugestão/alternativa @SeaUrchin, uma Perlon/Zulu de 2 peças inteiramente em cinza. Smile
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qui 05 Abr 2018, 23:02
Eu vou contra a maré e gosto do 5 "Sports" no mostrador, acho que tem muito a ver com o conceito do relógio e ajuda bastante a diferenciar (e distanciar) do Rolex Submariner, tem uma identidade mais vincada assim. Percebo que esteticamente fica mais "clean" sem isso, mas pelos motivos indicados, para o meu gosto, está mesmo bom assim Wink

Isso das Nato Straps... nunca experimentei nenhuma... mais, acho que nunca vi nenhuma ao vivo hehehehe, fico curioso para experimentar como se sente no pulso. Em termos de aspecto, e apenas julgando pelo que vou vendo em fotos na net, estou grande fã das Sailcloth e penso que fica muito bem no Sea Urchin... logo vou ver quando chegar a minha.

Também estou curioso se a Brady Strap que mandei vir vai dar para usar com um deployment clasp "single fold", que são os únicos que gosto de usar, pois permitem esconder a bracelete por baixo e não se vê o "rabo de gato" à mostra hehehehe mas estou um pouco céptico por causa da espessura que parece ser mais do que o clasp aguenta...

Essa Nato Bond com o Sea Urchin está muito bom mesmo! Thumbs Up


SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Qui 05 Abr 2018, 23:17
Uma das coisas que não gosto nas Nato é aquele volume de lado por causa da Strap dobrada... mas este video deu-me alguma esperança de que possa experimentar uma Nato Strap em breve sem ter esse efeito estético que não me agrada:

nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Sex 06 Abr 2018, 07:44
Obrigado! Smile E bom vídeo! Há realmente várias maneiras de usar uma Nato. Quanto ao volume e conforto, o que descobri é que as Nato de nylon, se forem bem apertadas (de forma a adaptar-se bem ao relógio e ao utiizador), são as pulseiras mais confortáveis e mais seguras que há, embora pessoalmente apenas goste de vê-las em relógios mais utilitários, como "diver's" e militares/aviação.

Depois mostra o resultado Thumbs Up

Edit: também não me incomoda por aí além o "5 Sports" - se mudasse algo neste relógio seria os ponteiros, que não adoro, e punha-lhe uma coroa aparafusada, que faz falta num relógio de tema de mergulho. Mas por 100 e tal euros não se pode pedir tudo...
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Ter 10 Abr 2018, 11:44
Obrigado pelo review e o resto dos inputs!
É um modelo muito interessante e a ter em conta pelo preço, aproveita-o! Thumbs Up
André Afonso
André Afonso
Mensagens : 171
Data de inscrição : 06/10/2017

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Ter 10 Abr 2018, 14:50
Eu sou fã das NATO, são super confortáveis mas claro que em relógios mais clássicos não fica bem, ainda não experimentei as perlon, pelo que vejo nos relógios do Antiqvarim ficam muito bem nos clássicos, julgo que em termos de conforto deve ser muito parecido as NATO, tendo a vantagem de ser menos volumosas.

Quanto ao símbolo do super homem (5) também não sou grande fã, mas ainda assim não deixa de ser um relógio muito bonito com um calibre muito robusto.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Ter 10 Abr 2018, 14:52
O «defeito» que coloco ás Nato é, muitas das vezes, a fivela não ficar centrada no pulso.
avatar
Convidado
Convidado

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Ter 10 Abr 2018, 16:51
André Afonso escreveu:Eu sou fã das NATO, são super confortáveis mas claro que em relógios mais clássicos não fica bem, ainda não experimentei as perlon, pelo que vejo nos relógios do Antiqvarim ficam muito bem nos clássicos, julgo que em termos de conforto deve ser muito parecido as NATO, tendo a vantagem de ser menos volumosas.

Quanto ao símbolo do super homem (5) também não sou grande fã, mas ainda assim não deixa de ser um relógio muito bonito com um calibre muito robusto.


Tem de experimentar, por uns dias, andar de Perlon no pulso. So umas horas ou 1/2 dias a experiência pode ser incompleta...

A vantagem, a meu ver, em detrimento das NATO (que também gosto e muito) é serem mais confortáveis e menos volumosas, mais resistentes e duradoiras, esteticamente transmitirem um aspecto mais vintage (quando no caso é o que se pretende...) e exclusivo, por fim... são mais económicas. Cool
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Ter 10 Abr 2018, 16:56
Nesta altura ando a calcular um ligeiro atraso do relógio, talvez uns 15 segundos por dia... o que não é mau, mas podia ser melhor Razz
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Ter 10 Abr 2018, 17:08
Eu gosto muito de Natos (sou um recém-convertido) porque são realmente confortáveis  (pelo menos as de nylon, as de pele nem tanto), fáceis de ajustar no aperto no pulso (que, com o calor, incha ligeiramente) e fáceis de trocar sempre que queremos usar um relógio específico com uma roupa específica, coisa que, com pulseiras, não me dou ao trabalho (com braceletes de aço então nem se fala). Tenho de experimentar melhor as perlon.

Quanto à pontualidade, o meu Urchin (tal como os meus SKX) tem grandes variações dependendo se é usado ou não, e não sendo, em que posição fica parado. O Watchcheck já meu deu leituras entre -50 segundos por dia e -2 segundos por dia. Não é um movimento do que se possa esperar muito em termos de pontualidade, mas pode ser facilmente regulado para se adaptar ao uso que cada um lhe dá. O meu SKX009, por exemplo, está no ponto, apenas perde entre 2 e 8 segundos por dia. Mas não é algo que me preocupe muito nestes relógios, que são essencialmente utilitários.
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Ter 10 Abr 2018, 17:38
Não encontrei esse Watchcheck para o iPhone mas instalei algo que deve ser semelhante: Toolwatch

Obrigado pela dica Very Happy
Conteúdo patrocinado

Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"... Empty Re: Experiência com o Seiko SNZF17 "Sea Urchin"...

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos