DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Emanuel
Emanuel
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/04/2018
Idade : 41

Uma questão de "jewels"? Empty Uma questão de "jewels"?

Sáb 16 Jun 2018, 19:33
Olá a todos!
Desde há algum tempo que tenho uma dúvida, que tem a ver com as "jewels" dos nossos companheiros de pulso.
Sei que também há relógios que em vez de "jewels" trazem a palavra "rubis".
Afinal o que são? Para que servem? Mais, significa melhor?
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Uma questão de "jewels"? Empty Re: Uma questão de "jewels"?

Seg 18 Jun 2018, 09:26
Vou escrever o que sei...
São uma e a mesma coisa, não são rubis/pedra preciosa e «servem para fixar o mecanismo do relógio.
Poder-se-ia pensar que, quantos mais. melhor, mas poderá não ser bem assim.
Se escrevi alguma «bacorada»...perdoem-me. Sad


Última edição por Sansoni7 em Seg 18 Jun 2018, 10:44, editado 1 vez(es)
AlexPT
AlexPT
Mensagens : 83
Data de inscrição : 10/01/2016

Uma questão de "jewels"? Empty Re: Uma questão de "jewels"?

Seg 18 Jun 2018, 10:40
Olá Emanuel!

Vou falar do pouco que sei.
Relógios que eram montados em Portugal normalmente trazem a inscrição "Rubis" em vez da habitual anotação"Jewels" no mostrador. Existiam várias "Marcas" nos anos 60/70 em Portugal, muitas delas usavam a palavra "Rubis". Porquê que os relógios normalmente têm esta informação no mostrador? Segundo sei, isto está relacionado com antigas leis, que nos dias de hoje,já não estarão em vigor, mais concretamente, leis que se aplicavam à importação dos relógios e portanto, esta informação teria que estar bem clara e descrita no produto. Obviamente, que um relógio de 17 rúbis teria uma taxa de importação inferior a um relógio com 21.
Atualmente os rubis são sintéticos e não são propriamente pedras preciosas Razz Obviamente já foram utilizados rubis naturais (diamantes e safiras também), mas com a evolução da indústria também surge a necessidade de redução de custos, etc, etc (esta história toda a gente conhece).Embora também já tenha lido que atualmente já existem rubis artificiais superiores aos naturais , pois sofrem menos desgaste.

Para que servem?
Do pouco que sei sobre o assunto e de forma resumida, são utilizados para diminuir o desgaste que existe com a fricção dos pivots das rodas, aumentando assim a qualidade e maior duração do material. Esta fricção também está associada à precisão dos mesmos. Até porque a fricção provoca calor e este material, também evita que essa variável seja significativa. Existe um livro (que por acaso tenho em casa) e que explica em detalhe todas as características e os motivos da utilização destas pedras. Depois poderei publicar aqui.

Certamente que no google terás uma explicação mais detalhada sobre o assunto.

Espero ter ajudado.
Abraço

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Uma questão de "jewels"? Empty Re: Uma questão de "jewels"?

Seg 18 Jun 2018, 10:56
Se não estou em erro, resumidamente , como diz o  @Sansoni7, são a mesma coisa e servem principalmente para reduzir desgaste causado pela fricção em certas partes dos relógios.
Mais não significa necessariamente melhor, e depende um pouco de cada mecanismo. Ou seja, um mecanismo com mais peças ou zonas onde possa haver fricção (eg. automático), beneficiará de mais rubis para garantir mais longevidade.
Julgo que como antigamente era mais caro e dificil de produzir e montar os rubis, a sua quantidade deveria significar um relógio de qualidade superior, mas à medida que isso foi tornado mais fácil e barato, já não é bem assim.

De resto, tudo o que @AlexPT disse também é correcto. Em especial a questão da taxação (que não me lembrava). Sei de modelos que tiveram que ser alterados de raiz aquando a sua entrada em diferentes mercados por essa mesma razão, então existem variantes com mais ou menos rubis.
Alfonsoseiko
Alfonsoseiko
Mensagens : 293
Data de inscrição : 06/06/2018
Idade : 47
Localização : Vila Nova de Gaia

Uma questão de "jewels"? Empty Re: Uma questão de "jewels"?

Qua 20 Jun 2018, 22:32
AlexPT escreveu:Olá Emanuel!

Vou falar do pouco que sei.
Relógios que eram montados em Portugal normalmente trazem a inscrição "Rubis" em vez da habitual anotação"Jewels" no mostrador. Existiam várias "Marcas" nos anos 60/70 em Portugal, muitas delas usavam a palavra "Rubis". Porquê que os relógios normalmente têm esta informação no mostrador? Segundo sei, isto está relacionado com antigas leis, que nos dias de hoje,já não estarão em vigor, mais concretamente, leis que se aplicavam à importação dos relógios e portanto, esta informação teria que estar bem clara e descrita no produto. Obviamente, que um relógio de 17 rúbis teria uma taxa de importação inferior a um relógio com 21.
Atualmente os rubis são sintéticos e não são propriamente pedras preciosas Razz Obviamente já foram utilizados rubis naturais (diamantes e safiras também), mas com a evolução da indústria também surge a necessidade de redução de custos, etc, etc (esta história toda a gente conhece).Embora também já tenha lido que atualmente já existem rubis artificiais superiores aos naturais , pois sofrem menos desgaste.
Para que servem?
Do pouco que sei sobre o assunto e de forma resumida, são utilizados para diminuir o desgaste que existe com a fricção dos pivots das rodas, aumentando assim a qualidade e maior duração do material. Esta fricção também está associada à precisão dos mesmos. Até porque a fricção provoca calor e este material, também evita que essa variável seja significativa. Existe um livro (que por acaso tenho em casa) e que explica em detalhe todas as características e os motivos da utilização destas pedras. Depois poderei publicar aqui.

Certamente que no google terás uma explicação mais detalhada sobre o assunto.

Espero ter ajudado.
Abraço


Perfeito Emanuel. Eu tambem tinha oivido a explicaçao do desgaste que mencionas ao final mais era incapaz de explicar tão bem Smile
Alfonsoseiko
Alfonsoseiko
Mensagens : 293
Data de inscrição : 06/06/2018
Idade : 47
Localização : Vila Nova de Gaia

Uma questão de "jewels"? Empty Re: Uma questão de "jewels"?

Qua 20 Jun 2018, 22:36
Jajaja confundi com o nome da pessoa que faz a expicação. Ainda sou novo neste Fórum e falta mais practica Smile boas noites a todos
Conteúdo patrocinado

Uma questão de "jewels"? Empty Re: Uma questão de "jewels"?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos