DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seagull 1963

+9
Sansoni7
SquareWatch
Tempus fugit
Duca749
JPP
SeaUrchin
m84
Girão
nmfl
13 participantes
Ir para baixo
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

seagull - Seagull 1963 Empty Seagull 1963

Qua 25 Jul 2018, 22:23
Como prometido, aqui fica a minha "mini-review”, na verdade apenas algumas impressões iniciais sobre a mais recente adição à minha coleção de relógios - o Seagull 1963, a reedição do primeiro relógio produzido na República Popular da China, em 1963, para os pilotos da força aérea do seu Exército Popular de Libertação.

Esta reedição do cronógrafo é fabricada atualmente na mesma fábrica - a famosa fábrica de Tianjin - e tem o movimento original, o ST19, baseado no suíço Venus 175 (a Seagull terá comprado, na altura, a maquinaria à empresa suíça). Não se trata de uma réplica exata do modelo original mas sim de uma reedição comemorativa/homenagem que a Seagull iniciou há alguns anos atrás. O relógio tem, portanto, alguma diferenças estéticas relativamente às diversas versões do modelo original, embora o movimento seja quase exatamente o mesmo, tendo sido aplicadas algumas alterações nesta nova versão, que passou de 19 a 21 jóias.

Algumas especificações do cronógrafo mecânico de aviação Seagull 1963:

Calibre: Seagull ST19 de 21 jóias, de corda, sem "hacking", com cerca de 40 horas de reserva de marcha;
Caixa em aço e cristal acrílico (há também a versão com safira)
Diâmetro da caixa: 38mm (há também a versão de 42mm)
Altura da caixa: 14mm
Largura da pulseira/espaço entre asas: 18mm
Sem “lume” e sem indicação de estanquidade (li 3 atmosferas algures, mas não consegui confirmar)

Vamos às fotografias e às minhas primeiras impressões - creio que é um daqueles modelos que suscita curiosidade especial entre muitos adeptos da relojoaria e o tópico poderá servir para uma discussão continuada sobre o modelo (e há um colega aqui no fórum que tem um igual, seria interessante conhecer também a sua opinião).

A caixa de apresentação é simples e prática - muito semelhante à dos Casio mais baratos mas maior. Até gosto da lata, embora a almofada de suporte seja de “espuma” de plástico, pelo que a substituí por uma almofada de algodão.

seagull - Seagull 1963 2018_07_13_12_45_59

Como seria de esperar num modelo destes, nada apela a sentimentos de luxo mas sim ao lado prático e funcional da ferramenta relógio. Os plásticos de proteção incluídos são também meio toscos, embora funcionem bem para o efeito. Já a pulseira Nato, ao contrário do que li e ouvi em várias “reviews”, é bastante razoável - parece resistente q.b., os cromados são bons e a cor é bonita. O único problema é que não acho que ligue muito bem com o relógio, que me parece pedir pulseira em pele.

seagull - Seagull 1963 2018_07_13_12_47_38

Fiz algumas experiências com Natos e pulseiras em pele de várias cores…

seagull - Seagull 1963 2018_07_13_12_58_05

...e optei por uma pulseira castanha “envelhecida” da cheapnatostraps.com que, na minha opinião, fica perfeita com o tom creme do mostrador e a estética "retro" do relógio. Os castanhos claros e vivos também lhe ficam bem.

seagull - Seagull 1963 2018_07_13_13_03_48

Gosto muito do mostrador - tem algo de intrinsecamente “chinês” (no bom sentido) graças às cores vivas e à simplicidade e funcionalidade do desenho. O azul dos ponteiros (e das peças do movimento) é pintado e não resultado de processo térmico, claro. As inscrições significam “21 jóias” em cima e, em baixo, “China - Fábrica de Tianjin”.

seagull - Seagull 1963 2018_07_13_13_05_11

Optei pelo versão com cristal acrílico e tampa traseira sólida porque estas opções mantêm mais a fidelidade ao modelo original, obviamente, do que o modelo com vidro em safira e/ou tampa traseira transparente. Parece-me que não é o tipo de relógio que peça vidro em safira ou “display back” (por mais bonito que seja o movimento, que é). Além disso, gosto muito da tampa sólida em aço gravado. É perfeita para o relógio que é.

seagull - Seagull 1963 2018_07_13_12_49_48

A qualidade aparente é muito boa - não sendo um relógio muito trabalhado nem com requintes de “luxo”, os acabamentos são impecáveis e, olhando com atenção, não lhe consegui encontrar qualquer imperfeição estética ou funcional (algo que não é raro nos relógios chineses de “marcas brancas” e produção em massa).

Infelizmente, o movimento não tem função de "hacking"/paragem ao puxar a coroa. Já a ação dos botões de controlo do cronógrafo é mesmo muito boa - é suave q.b., a sensação é bastante "mecânica", robusta e precisa, e nada no funcionamento do cronógrafo parece "barato". Quando se dá corda ao relógio, a sensação é também de solidez.

Farei em breve testes de pontualidade do relógio e do cronógrafo.

seagull - Seagull 1963 2018_07_13_13_03_04

No pulso, o relógio é razoavelmente alto, provavelmente devido ao tamanho do movimento, mas nada que destoe do estilo geral do relógio. Preferia que as asas fossem menos compridas, porque, tal como acontece com o Hamilton Khaki Mechanical, acabam por ser bastante protuberantes para um relógio de 38mm de diâmetro e fazem com que mais se assemelhe a um 40mm no pulso.

seagull - Seagull 1963 2018_07_13_13_07_25

Resumindo: o que temos aqui é uma peça que, na minha opinião, consegue alcançar o objetivo a que se propõe - recriar/homenagear um relógio “vintage” simples, prático e que marcou uma era num determinado contexto histórico. Neste sentido, parece-me que consegue manter o espírito da época do relógio original. É um relógio que dá gosto usar porque tem uma herança histórica importante e é fiel à ideia original, ao contrário de outras recriações do género.

Se pudesse alterar algo, seria só mesmo a introdução da função de "hacking" (algo que, imagino, não seria fácil num movimento destes) e a redução do comprimento das asas. Também é o tipo de relógio que talvez não convenha esperar muitos anos até fazer uma lubrificação e limpeza do movimento, dada a complexidade do mesmo e, enfim, o provavelmente reduzido controlo de qualidade da Seagull. Não li ainda relatos de problemas com este movimento específico, mas já li sobre problemas de lubrificação noutros movimentos da marca.

seagull - Seagull 1963 2018_07_13_13_04_52

Muito foi dito sobre este relógio pela Internet fora - há quem o adore e quem o odeie. Mas o que ele precisa agora é de alguns anos em cima para poder “dar provas” e podermos ver se, afinal, sempre é um relógio “a sério” e de pleno direito (neste caso, provavelmente irá valorizar e consolidar um estatuto de clássico) ou apenas uma “chinesice” que deu que falar ali na década de 2010. Daqui a uns anos estarei cá para contar, espero Smile

relogiospt gosta desta mensagem

avatar
Convidado
Convidado

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Qua 25 Jul 2018, 22:41
Excelente peça para um tópico!

Um relógio que se vem afirmando per si e não pelo 'marketing'.
Tem a sua própria 'história' para contar… Tem os seus argumentos e não tão modestos quanto aparentam a alguns olhares
Para mim tem o mais importante, é bonito e relativamente discreto… Gosto.

Parabéns, uma vez mais, pela compra @nmfl. Smile
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Qua 25 Jul 2018, 23:36
Caríssimo @nmfl

Deixe que Lhe tire o chapéu e ainda acrescento uma vénia ... Que excelente post Shocked
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Qui 26 Jul 2018, 10:20
Obrigado a ambos! Very Happy Foi bom escrever isto porque acabei por fazer um resumo daquilo que aprendi e dos motivos das escolhas que fiz com este modelo específico, estas coisas acabam por ser o mais interessante na relojoaria - longe vão os tempos em que os comprava por serem "bonitinhos" ou de uma marca "da moda" Smile

relogiospt gosta desta mensagem

avatar
Convidado
Convidado

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Qui 26 Jul 2018, 12:51
nmfl escreveu:Obrigado a ambos! Very Happy  …"bonitinhos" ou de uma marca "da moda" Smile


Obrigado eu @nmfl.

Este relógio é "bonito" q.b. e talvez ainda venha a ser moda. Smile
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Qui 26 Jul 2018, 13:05
Antiqvarivm escreveu:


Obrigado eu @nmfl.

Este relógio é "bonito" q.b. e talvez ainda venha a ser moda. Smile

lol!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 27 Jul 2018, 00:48
Olá @nmfl muito obrigado pelo excelente review e fotos (qualidade a qual já nos tens habituado!) e parabéns pela nova compra, é claro! Thumbs Up Thumbs Up
Gostei muito de ler estas tua observações iniciais e confesso que apesar de não ser nenhum desconhecido ao modelo, nunca perdi muito tempo a ler por aí fora. Por isso, esta review vem mesmo a calhar!
Pelas fotos, gosto do relógio e acho que a tua decisão de optar pela tampa solida fez todo sentido. Acho que o relógio tem um certo charme e está muito bem conseguido no geral. Claro que há pequenos detalhes que podiam se dispensados (cor dos ponteiros pintada em vez de térmico por ex), mas no pacote global, pelo preço e para o que pretende ser, acho que acerta em cheio. Um dia gostaria de ver um ao vivo para confirmar as minhas opiniões. Wink

Abraço e vai dando novidades sobre o relógio!

PS. essa escolha de pulseira final ficou mesmo muito bem! Thumbs Up
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 27 Jul 2018, 10:18
Obrigado @m84!  Very Happy Suponho que o processo térmico de aplicação do azul fosse considerado demasiado "burguês", ou mesmo desconhecido, na China Maoista Very Happy  Provavelmente ainda é, nos nossos dias. Sinceramente não me incomoda, como incomodaria num relógio "flieger", por exemplo.

Ficam mais algumas observações, agora já com mais horas de pulso:

- o relógio é ultra-discreto no pulso: uma vez que o mostrador é muito simples e discreto e o relógio não tem bisel, é quase como ter o meu Cauny Prima no pulso, ou seja, é um relógio que não dá nas vistas, mas que ganha mais e mais carácter quando o contemplamos com atenção;

- não fiz ainda testes exatos, mas o movimento parece bem regulado e pontual, estando a perder poucos segundos num dia.
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 15:13
É mesmo bonito este Seagull... e por isso acabei de mandar vir um assim "às cegas" na plataforma Wish (vem da china ou hong kong)... nunca comprei nada na Wish, vamos ver se chega Very Happy
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 15:22
Também nunca usei essa plataforma, mas já me disseram que até funciona bem. Quanto ao relógio, depois diz-nos o que achas quando chegar  Smile
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 15:32
Boa aquisição @SeaUrchin, é uma beleza esse relógio! 

A Wish funciona e nem demora assim tanto tempo, a última coisa que comprei foram uns 17 ou 18 dias.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 16:56
Existe também uma versão panda, muito gira apesar de já sair um bocado da fidelidade ao original...ah e tem os ponteiros mais escuros que eu prefiro.

seagull - Seagull 1963 5ea04810
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 17:42
Eu queria era mesmo essa Cheapnatostrap de pele envelhecida hehehehhe fica lindo, tem mesmo um look perfeito!

Mas no site deles parece que já não existe, pelo menos não encontro... Sad
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 18:09
É impressão minha ou a wish vende réplicas sem qualquer pudor!? Pesquisem por seiko e vejam os preços...
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 18:11
um exemplo

https://www.wish.com/search/seiko/product/5d60d26a493ea272b09e4725?source=search&position=1&share=web
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 18:23
Aos montes... Omega e Rolex com fartura!
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 18:28
Mas a verdadeira questão é: será o Seagull 1963 que mandei vir uma réplica Chinesa de um relógio ChinêsWhat a Face Laughing
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 18:30
Pois!
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 18:44
Será que fazem na mesma fábrica?  lol!
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 18:57
😂
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 20:43
Vocês têm a noção que 99% dos Seagull 1963 nunca viu a fábrica da Seagull, certo?

Existem dezenas de threads no WatchUSeek sobre as várias versões do 1963 fabricadas pela HKed, pela Sugess, por ex-funcionários da Seagull que ainda mantêm contactos, you name it...

A Seagull fez algumas edições limitadas e numeradas, facilmente identificáveis pela tampa traseira, e tudo o resto são versões feitas por uma série de pequenos fabricantes com níveis de qualidade maior ou menor.

Nunca se esqueçam em relação à China. Não se compram marcas, compram-se vendedores. Um vendedor de confiança vale mais do que a marca no mostrador.

relogiospt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sex 03 Jul 2020, 23:30
Shocked Shocked Quanto ao Seagull dá para entender, réplicas chinesas de relógios chineses ... agora quanto aos Seiko e outros ... No
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sáb 04 Jul 2020, 00:01
Parabéns pela compra @nmfl e pelo excelente tópico.

Já li tanta coisa sobre este relógio, mas acho que ainda ninguém tinha feito uma foto tão boa dele no pulso visto desse ângulo. Não tinha a noção de que as asas fossem tão protuberantes Neutral.

Não sei se é verdade ou não.
Mas já li que os originais ou pelo menos, os que são mais parecidos com a reedição original, têm sempre 2 linhas de texto, os ponteiros do cronógrafo têm de ser diferentes sendo que o dos minutos tem de ser mais simples que o dos segundos. Tem de ter 21 pedras (Zuan) e a estrela tem de ter o centro vermelho.

seagull - Seagull 1963 Untitl16

Embora o original mesmo original de 1963 só tinha 19 Zuan e os ponteiros do cronógrafo tinham o formato inverso dos da reedição.


Última edição por SquareWatch em Sáb 04 Jul 2020, 00:10, editado 1 vez(es)
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sáb 04 Jul 2020, 00:08
JPP escreveu:Shocked Shocked Quanto ao Seagull dá para entender, réplicas chinesas de relógios chineses ... agora quanto aos Seiko e outros ... No

Isso é outra história. E aqui, curiosamente, aplica-se na perfeição o que eu já tinha dito sobre as marcas: "Não se compram marcas, compram-se vendedores."

É impressionante o que se consegue encontrar nesse submundo das falsificações. Nalguns casos é praticamente impossível distinguir uma falsificação do original. E isso só se consegue com especialização. Os falsários estão espalhados pela China sabendo-se muito pouco sobre a sua localização, mas sabe-se que determinadas fábricas são especializadas em falsificar determinadas marcas e modelos: a Noob para a Rolex, a ZF com a Tudor, a XF com a Hublot, a VS com os Panerai e muitas outras.

Tenho de ver se arranjo tempo para fazer um artigo sobre o tema.
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Sáb 04 Jul 2020, 00:10
Não te preocupes com as asas, são longas mas até no meu pulso estreito ficam bem, até porque curvam ligeiramente para baixo.

Quanto às versões, é como alguém disse - compra-se mais o vendedor do que a marca. Aliás, "marca" não é um conceito que diga muito aos chineses, para eles é só um carimbo decorativo e nada mais, até porque não têm propriedade intelectual (para eles, esse conceito é uma fantasia ocidental). 

O meu 1963 foi comprado à Watchunique (vendedor muito referenciado nos fóruns internacionais como fiável) por 209 € já com portes incluídos e posso confirmar que vale bem o valor, até vale mais. Aliás, só mesmo na China seria possível fabricar um relógio destes por um valor tão baixo e com uma qualidade tão boa.

relogiospt gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

seagull - Seagull 1963 Empty Re: Seagull 1963

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos