Compartilhe
Ir em baixo
nmfl
nmfl

Re: Nezumi Voiture VQ2.501

em Sab 26 Jan 2019, 15:48
Reputação da mensagem: 100% (4 votos)
Finalmente tenho algum "tempo de pulso" significativo do Nezumi para fazer uma pequena avaliação.

O Voiture não desiludiu - a máquina Seiko é precisa, mesmo no que diz respeito ao cronógrafo de ação mecânica, e é uma peça bonita e desportiva com uma presença sólida no pulso e um "pedigree" claramente automobilístico. Não é um relógio que vá impressionar um conhecedor de relojoaria, mas o objetivo não é esse, claro.

O mostrador está disponível em várias cores. A minha opção foi o panda invertido em amarelo mostarda, preto e branco, por ser tão diferente e desportivo. Gosto da disposição "clássica" dos elementos e do logótipo pequeno e do nome (às vezes, o próprio nome das microbrands é irritante e um "turn-off" para mim).

O facto de ter um contador de 60 minutos no cronógrafo (e não os 30 minutos mais comuns) foi um dos aspetos que me puxou para este modelo específico, porque, ao contrário de muita gente, uso efetivamente o cronógrafo para temporizar viagens e não só, e meia hora não é suficiente em alguns casos.

O taquímetro no bisel também encaixa bem e complementa bem o mostrador - provavelmente nunca o vou usar, mas acho que é uma função muito interessante em termos estéticos, sobretudo no bisel.

A pulseira de pele de origem é bonita, relativamente maleável, parece durável e é adequada ao relógio.

A fivela tem o logótipo da marca, tal como a coroa - o que é digno de nota num relógio desta gama de preço e contraria o caráter algo "genérico" de muitas micro-marcas.

Os 40mm da caixa, como referi antes, são perfeitos para este relógio específico (e para o meu pulso estreito). As asas são "ergonómicas" e não deixam o relógio alongar-se demasiado, por isso assenta bem num pulso pequeno. É também um relógio leve que mal se sente no pulso, especialmente para quem está habituado a relógios de mergulho pesadões...

Os botões do cronógrafo têm uma ação de "clique" ao jeito dos cronógrafos mecânicos, são agradáveis de usar e bonitos, e muito "retro". A reposição do ponteiro dos segundos do cronógrafo é imediata, também ao jeito dos cronógrafos mecânicos (um pormenor muito apreciado e que, juntamente com a ação suave do ponteiro, motiva a própria existência da tecnologia meca-quartzo).

A coroa é fácil de agarrar e tem uma ação rápida e precisa.

A caseback não fascina mas é bonita e com algum detalhe, e o polimento geral é bastante bom e sem falhas visíveis nem qualquer vértice mal acabado ou aguçado.

O único aspeto negativo que encontrei até agora no relógio é o facto de a leitura das horas não ser rápida, porque o contraste entre ponteiros e mostrador não é grande. Não é um problema grave, especialmente quando se trata de um cronógrafo, mas é relevante sobretudo num relógio associado ao desporto automóvel, o que, à partida, pede uma leitura rápida. Os outros esquemas cromáticos terão melhor contraste do que este, provavelmente.

Conclusão: o Voiture é um relógio bonito e divertido de usar. Em todo o relógio nota-se que tentaram fazer o melhor possível com um "orçamento" baixo que, não permitindo milagres, resultou numa peça de qualidade e que não envergonha em nenhum aspeto, seja no design "retro" de bom gosto, no funcionamento preciso ou na sólida qualidade de construção. Todo o design é bem conseguido, embora talvez um pouco conservador, provavelmente para não alienar potenciais compradores (como no caso da Straton, por exemplo, que tem designs mais excêntricos). De qualquer forma, esteticamente é muito mais apelativo do que as ofertas atuais da própria Seiko neste tipo de cronógrafo (meca-)quartzo, todas um pouco "sem sal" (ao contrário dos mecânicos vintage da marca nipónica, esses sim, muito apelativos).

A longo prazo, creio que será um relógio interessante de manter na coleção por ser diferente de todos os meus outros relógios e por ter o seu "quê" de exclusivo e pessoal.
JPP
JPP

em Dom 27 Jan 2019, 03:19
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Obrigado @nmfl, pela review, gostei bastante de ler e gostei bastante do relógio, é realmente diferente e bastante bonito! Em particular, achei a mistura de cores muito apelativa!
nmfl
nmfl

em Dom 27 Jan 2019, 20:54
Obrigado @JPP! É sempre giro fazer estas mini-reviews. Sim, o esquema cromático é diferente da norma, e remete para dias de sol e passeios de "quatro rodas" Cool
m84
m84

em Seg 28 Jan 2019, 08:57
Obrigado pelo update e review @nmfl! É sempre bom ouvir de quem tem conhecimento de causa Wink

Gostei particularmente das tuas observações sobre o mecanismo e ‘honestidade’ geral.
E um aparte, essa bracelete tipo rally fica muito bem! Veio com o relógio?

Enviado pelo Topic'it
nmfl
nmfl

em Seg 28 Jan 2019, 10:18
Sim, esta pulseira é a que vem com o relógio. É bastante boa e parece-me que o preto (perfurado) aqui é mesmo o ideal. O castanho ou outra cor suave iriam perder o contraste com o mostrador.
JPP
JPP

em Seg 28 Jan 2019, 10:32
Sem dúvida, essa pulseira fica a matar! Há pulseiras em que não se deve mexer, essa é uma delas Wink
nmfl
nmfl

em Seg 28 Jan 2019, 10:38
Sim, e olha que, para mim, não é fácil Laughing Já que sou o homem das experiências com pulseiras.
Antiqvarivm
Antiqvarivm

em Ter 29 Jan 2019, 12:03
@nmfl escreveu:Finalmente tenho algum "tempo de pulso" significativo do Nezumi para fazer uma pequena avaliação...

Gostei muito de ler o teu último post de review @nmfl.

Parece evidente que existe uma grande 'química' entre ti e este relógio Razz o que é sempre excelente quando acontece! Wink Smile
nmfl
nmfl

em Sex 01 Fev 2019, 10:38
Obrigado, @Antiqvarivm Very Happy  Química... não é a mesma que tenho com o Hamilton Khaki ou com o Seiko Turtle, mas sim, há química, especialmente para os passeios de carro. Para quem tem a paixão das quatro rodas, um bom cronógrafo desportivo é essencial Smile
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: