DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SmithS PRS-29 AM

+4
Markku
Duca749
Nunogoncalves
ElMuchacho
8 participantes
Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

SmithS PRS-29 AM Empty SmithS PRS-29 AM

Dom 01 Nov 2020, 19:00
Saudações! Very Happy


Está na altura de apresentar o meu novo relógio.

Desta vez a escolha recaiu no modelo PRS-29 AM (Air Ministry), produzido por Eddie Platts da Timefactors.

SmithS PRS-29 AM Smith211

SmithS PRS-29 AM Smith311

SmithS PRS-29 AM Smith111

Uma homenagem aos relógios vulgarmente conhecidos por modelo 6B/159 [1], que foram usados pelos pilotos e navegadores da Royal Air Force (RAF) durante a Segunda Grande Guerra.

[1] - referência usada pela RAF para identificar os relógios destinados ao uso de pilotos e navegadores.


ENQUADRAMENTO HISTÓRICO


De um modo muito sucinto vou tentar relatar a origem do modelo 6B/159.

Numa época anterior à invenção do GPS, ter um relógio preciso e de fácil leitura era um requisito essencial para determinar a posição de uma aeronave e consequentemente seguir um plano de voo. Ciente desse facto, desde 1934 a RAF vinha desenvolvendo esforços para equipar as suas forças com um relógio fiável e de fácil leitura.

Com o despoletar da Segunda Grande Guerra, esse processo de pesquisa sofreu um grande desenvolvimento, com as forças aéreas britânica e americana a unirem esforços, que culminariam no desenvolvimento do modelo americano A-11 com aro rotativo (A-11 Weems), baptizado pela RAF com o código 6B/159.


SmithS PRS-29 AM Zweems11
fonte


O fabrico deste modelo ficou a cargo de 5 empresas: Zenith, Omega, LeCoultre, Longines e Movado. Sendo que, os modelos destinados à RAF tinham de seguir os critérios estabelecidos na norma G.535.

Entre outras exigências, a norma G.535 especificava que:

  • o movimento deveria ter corda suficiente que permitisse o seu funcionamento durante, pelo menos, 36 horas;
  • os ponteiros deveriam ser em aço azulado termicamente e o ponteiro dos segundos deveria ser central;
  • o relógio devia ter um aro rotativo;
  • a caixa poderia ser em aço, cromada ou em latão endurecido;
  • o mostrador devia ser branco (como o esmalte) ou ligeiramente prateado e com numeração árabe.



Os primeiros 6B/159 entraram ao serviço no início de 1940, mas menos de 12 meses depois surgia já uma nova versão, sem aro rotativo. Esta alteração no design ficou essencialmente a dever-se a uma questão de redução de custos e aumento da rapidez de produção.

SmithS PRS-29 AM 1940-l10
Longines Cal 10.68N (original de 1940 - fonte)


SmithS PRS-29 AM Longin10
Reedição de 2019 (fonte)


Para além das marcas já referenciadas, também a Ebel, a Waltham e a Cyma se empenharam na produção deste novo modelo.

Em 1942 surgia um dos mais icónicos 6B/159, o Omega CK2292. Com a espiral da roda volante fabricada numa liga não metálica. Característica bastante útil para as tripulações dos bombardeiros, em especial os que estavam sujeitos aos fortes campos electromagnético gerados pelos aparelhos de radar e de comunicação sem fios.

SmithS PRS-29 AM 279f0710
fonte


SmithS PRS-29 AM 13164510
Omega Ck2292 (fonte)


SmithS PRS-29 AM Fa1ebf10
fonte


Os 6B/159 eram tão fiáveis em termos de precisão e de construção que muitos continuaram ao serviço até à década de 1960, sofrendo pequenas actualizações, como a transferência do mecanismo para caixas novas de 36 mm em aço inox e em alguns casos mostradores novos.


Infelizmente a empresa SMITHS nunca produziu o modelo 6B/159. Embora tenha desenvolvido um protótipo. Contudo contribuía para o esforço de guerra aliado, dedicando-se à produção de instrumentos de precisão e de relógios para as cabines de pilotagem.

SmithS PRS-29 AM Smiths10
Protótipo do modelo 6B/159 da SMITHS (fonte)



BREVE HISTÓRIA DA MARCA SMITHS


A história da marca SMITHS é um quanto obscura. Foi fundada me Londres, por Samuel Smith, no ano de 1851. Não tenho bem ideia do que produzia, mas com o passar dos anos transformou-se na S. Smith & Sons, ligada ao ramo de produção de acessórios para motores.

Em 1907 recebeu a sua primeira honra como fornecedor oficial da casa Real inglesa e foi alargando o seu ramo de actividade, dividindo-se em várias empresas (Smiths Motors Accessories Ltd, Smiths Aircraft Instruments Ltd, Smiths English Clocks Ltd e Smiths Industrial Instruments Ltd).

No início da Segunda Grande Guerra constrói uma fábrica em Cheltenham, onde são produzidos os instrumentos da mais alta qualidade e precisão da Inglaterra. No final da guerra o grupo SMITHS era constituído por mais de 20 empresas.

Com o passar dos anos o ramo da aviação foi ganhando cada vez mais força dentro do grupo, tornando-se a sua principal prioridade. Algures no final da década de 1970, a divisão de relógios (Clock and Watch Division) é encerrada e a partir de 1980 a SMITHS Industries move-se em definitivo e com sucesso para o ramo da aviónica.

O mais icónico relógio produzido pela SMITHS é definitivamente o Smiths de Luxe, o modelo que Sir Edmund Hillary usou quando se tornou no primeiro Homem a alcançar o topo do Everest [tenho um lugar vago na minha colecção para este, é pena ser tão raro e caro  Crying or Very sad ].

SmithS PRS-29 AM Smiths11
fonte


Os direitos de uso da marca SMITHS foram adquiridos em 1996 por Eddie Platts, dono da empresa Timefactors.



ESPECIFICAÇÕES DO PRS-29 AM


Nota introdutória:
Tirando as três primeiras fotos do post, que são minhas, todas as outras foram retiradas da internet. Acho que o relógio merece umas fotos melhores do que as que eu seria capaz de tirar.


SmithS PRS-29 AM Prs29a10
fonte

SmithS PRS-29 AM Prs29a11
fonte


Caixa

  • aço inox 316L com acabamento escovado;
  • diâmetro 36 mm;
  • distância lug to lug 46,8 mm
  • espessura medida até ao ponto mais alto do vidro 11,1 mm;
  • largura da correia 18 mm;
  • lug perfurado para uma fácil remoção das braceletes [umas das minhas características favoritas Very Happy]
  • protecção anti-magnética até 20000 A/m;
  • resistência à água 10ATM/ 100 metros / 330 pés;
  • tampa traseira de enroscar;
  • peso 51 gr.


Mostrador

  • semi-mate num branco tipo marfim com numerais pretos.


Ponteiros

  • azuis através de tratamento térmico.


Vidro

  • safira com camada anti-reflectora no lado interior.


Movimento

  • ETA 2801-2, 17 pedras, corda manual e hacking second.



SmithS PRS-29 AM Img_4610
fonte


SmithS PRS-29 AM Dsc09810
fonte


SmithS PRS-29 AM Dsc08110
fonte


SmithS PRS-29 AM Smiths12
fonte



RESUMINDO

Tem tudo para se tornar num clássico. Uma excelente alternativa para quem não tem bolsos suficientemente fundos para comprar uma verdadeira peça da época ou para a nova reedição da Longines, que custa 3x mais.

SmithS PRS-29 AM 10428410
fonte


Só mudava o tamanho da coroa, podia ser um pouco maior. Para além de dar um ar mais flieger ao relógio tornava o processo de dar corda muito mais fácil.

Não sei porquê, é necessária alguma força nos dedos para dar energia a este menino. Por acaso encontrei um post de alguém que tinha a mesma queixa relativamente a um mesmo movimento. Foi dito que poderá ser por o relógio ser novo (espero bem que seja o caso), mas já tive vários ETA novos e nunca tinha tido essa dificuldade scratch .



Obrigado pela paciência. Smile 



Fontes:
http://af0210strap.com
http://af0210strap.com
https://thespringbar.com
https://medium.com
http://www.scottishwatches.co.uk
https://www.smithswatches.com
https://www.outdoorjournal.com
https://www.timefactors.com


Última edição por SquareWatch em Dom 01 Nov 2020, 19:12, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia e gramática)

JCF e ElMuchacho gostam desta mensagem

ElMuchacho
ElMuchacho
Mensagens : 157
Data de inscrição : 11/12/2019
Localização : Porto

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Dom 01 Nov 2020, 19:23
Sempre com posts muito informativos! @SquareWatch Thumbs Up
Boa compra! já tinha reparado nele quando andei a namorar o smiths explorer

SquareWatch gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Seg 02 Nov 2020, 11:41
Muito obrigado pela partilha e pelo manancial de informação.

Acho o relógio lindo e, assim que o vi, ainda antes de ler o resto do post e ver as fotos, lembrei-me logo do Longines Heritage Military 1940... depois percebi porquê  Smile Obviamente têm a mesma génese.

Aproveito só a boleia para fazer uma menção honrosa ao Omega CK2129, o relógio do filme Dunkirk, que, julgo, estava no conjunto de relógios de luneta rotativa que mostraste. Bela peça e grande história. Não sou o maior fã de relógios vintage, mas se pudesse colocar as minhas manápulas neste, não hesitaria.


Parabéns pela aquisição e desfruta.

SquareWatch gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Seg 02 Nov 2020, 20:43
Nunogoncalves escreveu:Aproveito só a boleia para fazer uma menção honrosa ao Omega CK2129, o relógio do filme Dunkirk, que, julgo, estava no conjunto de relógios de luneta rotativa que mostraste. Bela peça e grande história. Não sou o maior fã de relógios vintage, mas se pudesse colocar as minhas manápulas neste, não hesitaria.

Para mim relógios com história põem-me louco geek.
O pior é que não sou o único a sofrer do mesmo mal. A procura é muita, a oferta é pouca e os preços são sempre a subir Rolling Eyes.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Seg 02 Nov 2020, 21:43
Belo relógio @SquareWatch Parabéns!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Seg 02 Nov 2020, 22:02
Mais um grande e excelente post @SquareWatch, obrigado e parabéns! Lê-se melhor que a maioria dos livros e artigos onde meto as unhas! Gostei muito! E parabéns pela ótima compra!

Em comum com a história que contaste, tenho manómetros Smiths no meu Mini de 1975 e tenho um relógio de pendulo de lareira da marca Enfield, talvez dos anos 50, que era uma das marcas da Smiths.

Só achei estranho isto: "O mais icónico relógio produzido pela SMITHS é definitivamente o Smiths de Luxe, o modelo que Sir Edmund Hillary usou quando se tornou no primeiro Homem a alcançar o topo do Everest". Então esse não foi o Rolex Explorer? Eu estava certo que o meu Explorer é o legítimo sucessor do usado pelo Sir Edmund Hillary ...  :confusion-scratchhe
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Seg 02 Nov 2020, 23:10
JPP escreveu:Mais um grande e excelente post @SquareWatch, obrigado e parabéns! Lê-se melhor que a maioria dos livros e artigos onde meto as unhas! Gostei muito! E parabéns pela ótima compra!

Em comum com a história que contaste, tenho manómetros Smiths no meu Mini de 1975 e tenho um relógio de pendulo de lareira da marca Enfield, talvez dos anos 50, que era uma das marcas da Smiths.

Só achei estranho isto: "O mais icónico relógio produzido pela SMITHS é definitivamente o Smiths de Luxe, o modelo que Sir Edmund Hillary usou quando se tornou no primeiro Homem a alcançar o topo do Everest". Então esse não foi o Rolex Explorer? Eu estava certo que o meu Explorer é o legítimo sucessor do usado pelo Sir Edmund Hillary ...  :confusion-scratchhe

Existe a teoria que na realidade foram os dois, sendo que Hillary usava na altura o rolex mas também levava com ele o smiths, o que era prática comum na altura, já que ambas as marcas ofereciam aos alpinistas exemplares dos seus relógios que por vezes acavabam por ficar com um de cada.
Em relação ao teu explorer, ele não é o descendente direto do que chegou ao cume, esse era um Oyster Perpetual, o Explorer foi criado depois.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Ter 03 Nov 2020, 01:19
Duca749 escreveu:
Existe a teoria que na realidade foram os dois, sendo que Hillary usava na altura o rolex mas também levava com ele o smiths, o que era prática comum na altura, já que ambas as marcas ofereciam aos alpinistas exemplares dos seus relógios que por vezes acavabam por ficar com um de cada.
Em relação ao teu explorer, ele não é o descendente direto do que chegou ao cume, esse era um Oyster Perpetual, o Explorer foi criado depois.

Sim, mas o Oyster Perpetual, uns meses mais tarde, nesse mesmo ano (1953?), levou com o nome de Oyster Perpetual Explorer, numa jogada de marketing da marca para aproveitar o feito, sendo hoje o modelo com maior longevidade de produção da Rolex, podendo de fato dizer-se que é o descendente direto. Digo eu, mas pronto, é subjetivo. Claro que a referência do OP Explorer não é a mesma do que chegou ao cume, mas ainda assim tem esse nome por a marca o ter referenciado a esse feito logo em seguida.

E não seria o parceiro do Sir Edmund Hillary, um tipo com um nome esquisito, Chinês ou Japonês, que estava com ele, que levava o Smiths?  :confusion-scratchhe
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Ter 03 Nov 2020, 08:36
Era Tenzing Norgay, um sherpa nepalês, li alguns textos em que também ele levaria um Rolex, aliás este assunto é um bocado dúbio, o que é certo é que a Rolex aproveitou bem esse facto para criar um relógio associado a esse feito e faturar, o explorer do qual o teu é descendente e para mim um dos mais atrativos da marca.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Ter 03 Nov 2020, 08:54
Duca749 escreveu:Era Tenzing Norgay, um sherpa nepalês, li alguns textos em que também ele levaria um Rolex, aliás este assunto é um bocado dúbio, o que é certo é que a Rolex aproveitou bem esse facto para criar um relógio associado a esse feito e faturar, o explorer do qual o teu é descendente e para mim um dos mais atrativos da marca.

Esse mesmo, nunca me lembro o nome! 

Para mim o Explorer, de todos os que tenho, é de facto "O" relógio, como costumo dizer! E não vou dizer que não gostava de ter vários dos outros modelos, claro que gostava de ter um Daytona, um Submariner (se bem que estou a apontar para o Tudor BB58 e acho que é um bom substituto), um GMT, um Skydewller ou um Milgauss, mas se só pudesse escolher um, seria mesmo o Explorer! Bom, e por enquanto foi efetivamente a minha escolha!  Wink
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Ter 03 Nov 2020, 14:36
Excelente recensão! @SquareWatch
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Qua 04 Nov 2020, 02:12
Markku escreveu:Excelente recensão! @SquareWatch

Obrigado!

"Recensão", desconhecia essa expressão. Tenho de adicionar ao meu léxico. Very Happy


Pelo que li na internet, na Expedição ao Everest de 1953 estiveram presentes cerca de 2 dúzias de relógios.


  • Os Smiths que foram adquiridos pela Royal Geographical Society para equipar a expedição.


SmithS PRS-29 AM Smiths13


  • Os Rolex. Que foram distribuídos por alguns membros da equipa e que funcionavam como relógios de testes, que depois teriam de ser devolvidos para serem analisados pela marca. Havia também quem os usasse porque tinha recebido um como prémio por feitos alcançados em expedições anteriores.



  • E muito provavelmente um Omega CK2287, usado pelo cientista de expedição, Griffith Pugh.


SmithS PRS-29 AM Image-10


Os relógios não foram distribuídos uniformemente pela equipa. Havia quem estivesse a usar apenas um relógio, enquanto outros usavam um em cada pulso ou mesmo um no pulso e outro no cinto. E foi este pormenor, associado ao excelente sentido de oportunidade e marketing da Rolex, que deram origem ao mito de que o primeiro relógio no cume da mais alta montanha tinha sido um Rolex.

Quando em Londres se ficou a saber (por coincidência na manhã do dia da coroação da Rainha Isabel II, 2 de Junho de 1953) que o cume tinha sido alcançado, a Rolex apressou-se a publicar no The Times um anúncio de felicitação na primeira página. Foram literalmente os primeiros a dar a notícia ao mundo, pois a noticia propriamente dita surgia apenas na 6.ª página do jornal.

SmithS PRS-29 AM Rolex-10

De propósito ou não o anúncio é muito ambíguo. Tem um grande símbolo da Rolex, mas ele está lá porquê? Porque foi um feito alcançado pelo Rolex ou esta lá apenas porque são eles que estão a pagar o anúncio?


Só no dia seguinte (3 de Junho) é que a Smiths publica um anúncio a afirmar que o primeiro relógio no cume tinha sido um relógio deles.

SmithS PRS-29 AM Smiths14

Depois disto a Rolex continuou a publicar anúncios ambíguos. Dava a entender que eles tinham estado no cume do Everest, mas nunca o afirmava categoricamente.

Até o próprio director administrativo da Rolex, em entrevista ao The BHI Horological Journal, em Outubro de 1953, tinha dúvidas quanto à presença de um Rolex no cume.

SmithS PRS-29 AM Rolex-11



A partir daqui foi tudo jogadas de marketing e de manipulação da mente do consumidor por parte da Rolex.

Não podiam dizer que tinham sido os primeiros porque isso seria uma mentira descarada. Então, em vez disso, pagavam ao Hillary e ao Tenzing Norgay para se tornarem embaixadores da marca e faziam anúncios deste género.

SmithS PRS-29 AM Sir210

Uma fotografia dos dois no cume do Everest, um texto não comprometedor e uma imagem de um Oyster Perpetual e puff começa-se a condicionar a mente das pessoas sem elas darem por isso geek .


Se tiverem dúvidas dêem uma leitora nestes post:
Smiths were the only watches worn on the summit of Everest in '53. The proof.
Rolex vs. Smiths: Which Watch Summited Everest in 1953? Putting a Controversy to Rest

Para mim o autor explica por A+B, sem sombra de dúvida, que o primeiro relógio no topo do Everest foi um SmithS.


E agora que a verdade foi revelada, um relógio que já era caro ainda mais caro vai ficar. Vão andar todos atrás de um.... raios!!! :angry-banghead: 

Lembrem-se que eu estou primeiro Laughing.

m84 gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Qua 04 Nov 2020, 08:08
Excelente tópico, obrigado.
Fez-me lembrar que, provavelmente haverá um Smiths cá por casa...e creio que seja um relógio para invisuais.
Vou certificar-me.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Qua 04 Nov 2020, 08:45
Boa, escavaste bem o assunto!  Very Happy Fica esclarecido, este post está muito rico!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Sex 06 Nov 2020, 00:06
Mais um excelente post, e claro, parabéns pelo relógio! Thumbs Up Acho que deve ser o primeiro Smiths de pulso por cá. cheers

Já estive mais dentro da Smiths mas há muito que não sigo a marca. Acho que disseste tudo sobre a marca e a ressalva sobre qual subiu realmente o Everest é mais um exemplo destas 'coisas' de história! Wink
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Sáb 07 Nov 2020, 15:46
Obrigado a todos. Very Happy

Quanto à história do Everest... independentemente do caso, revolta-me sempre ver um grande a aproveitar-se de um pequeno. Por isso nada me dá mais gosto que destapar carecas.  Twisted Evil

m84 e JPP gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

SmithS PRS-29 AM Empty Re: SmithS PRS-29 AM

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos