DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
lourenofre
lourenofre
Mensagens : 69
Data de inscrição : 27/03/2020

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Qua 05 maio 2021, 14:21
Boas pessoal, 
 
Recentemente deixei um Zenith a reparar no El Corte Inglês, que me informaram que tinha ido para a Assistência Técnica da marca em Portugal, porque tinha um problema na massa oscilante que parecia estar solta das esferas.
 
Após orçamento recebido, a rondar a casa dos 1000€, por uma revisão e reparação do movimento + caixa, decidi que o investimento e o tempo valiam a pena e adjudiquei, porque pensei que ia ficar como vono.
 
Quando recebi o relógio de volta (volvidos cerca de 4 meses, devido ao confinamento), perguntei se me iam dar algum tipo de comprovativo de reparação na marca, ao que me disseram que não, que o e-mail que tinha recebido do ECI era suficiente para justificar que o relógio tinha sido reparado na marca. 
 
Fui para casa e reparei que tinha um risco pequeno no vidro, estranho num relógio que fez revisão completa na marca. Como era  pequeno e não quis ficar outra vez semanas à espera de nova reparação, deixei passar. 
 
Uma semana depois de usar o relógio, noto que está a atrasar cerca de doze segundos por dia, e ainda que não seja um cronómetro, não deixa de ser um movimento Zenith Elite, que duvido que na marca tenha passado nos testes. mais uma vez assumi que como o relógio já tem cerca de 6/7 anos, eu é que estava a ser picuinhas... 
 
No entanto hoje volto a notar que o relógio faz um barulho com o rotor que transcende o som do normal do oscilar. 
Mais uma vez, achei que fosse eu a ser perfecionista, mas perante a possibilidade de um dia este barulhinho me vir a dar mais problema decidi pedir novamente ao El Corte Inglês o comprovativo da reparação na marca, até por questões de garantia dos trabalhos e peças. 
 
A resposta por mail que recebo é de que a reparação efetuada tem 12 meses de garantia, mas são omissos quanto a documentação vinda da AT da Zenith, o que me faz questionar se alguma vez a peça efetivamente lá esteve, atendendo ao defeitos que vos falei acima. 
 
Assim sendo, a minha pergunta para vocês é a seguinte, é normal um relógio que faz uma reparação tão extensa na marca não ter um relatório da reparação que seja facultado ao dono? nem sequer uma descrição dos trabalhos? 
 
Lembro-me de há tempos na Torres, quando coloquei um Tudor GMT a reparar a data me terem devolvido um papel com a descrição dos trabalhos feitos, ainda que tal descrição fosse a mais vaga que possam imaginar.
 

Não quero pôr em causa a seriedade do relojoeiro do El Corte Inglês, mas parece-me que posso ter sido endrominado aqui, por isso antes de insistir no assunto gostava de ter a vossa opinião. 
Tónio
Tónio
Mensagens : 59
Data de inscrição : 16/02/2021

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Qua 05 maio 2021, 21:18
Estranho no mínimo.
 Meu Seiko do valor da metade dessa reparação, só adianta 2 segundos por dia.
Isso é como mandar reparar o carro e não mostrarem na factura a peças que levou mais a mão de obra.
Mande um email á marca com o numero de serie do relógio e confirme. Era o que eu fazia, e aproveitava para mandar umas fotos do vidro riscado. A vida ensinou-me a não confiar em ninguém infelizmente.
No EL Corte Inglês  nao sei como funciona. Na Amazon se um relógio avariar, é da responsabilidade da mesma,se for artigo deles. Também não sei se o mandam para a marca, se tem reparadores deles, ou simplesmente trocam. É as desvantagens de comprar online. Ficam mais baratos mas a assistência pode ser complicado...
Meus últimos 2 relógios comprei na ourivesaria local. Um pouco mais caros, mas sei se tiver algum problema, pelo menos estão á porta de casa.
Boa sorte.
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Qua 05 maio 2021, 22:44
Boas,

Não querendo por em causa ninguém ou qualquer instituição, a situação não me parece nada transparente, infelizmente para mal dos seus pecados.

O representante em Portugal é a empresa J. Borges de Freitas, no Porto. Desconheço que tenham assistência técnica própria, mas assumindo que sim, talvez começasse por aí, questionando o representante (primeiramente de forma anónima) se possuem a dita assistência técnica dentro da empresa ou se é feita por outra empresa subcontratada, no caso eventual de necessidade de reparação de um dos seus relógios.

Qualquer empresa que pretenda ter uma posição correcta no mercado será transparente quanto a isso.

Posteriormente, e aí já de forma identificada, questionando se tiveram (no caso de terem assistência própria) o seu relógio para intervenção e em caso afirmativo, como pode reclamar da mesma.

No caso de empresa subcontratada para a assistência, questionar então esta da mesma forma.

Em função das respostas, decidirá o melhor rumo a tomar.
Tónio
Tónio
Mensagens : 59
Data de inscrição : 16/02/2021

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Qua 05 maio 2021, 23:18
Melhor ainda aí pelo JVeiga...
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Qui 06 maio 2021, 09:38
Viva @lourenofre, bem revindo!  Thumbs Up

Pois, já aí tens as melhores indicações, eu faria isso mesmo! 

Acrescentava somente o seguinte: tenho um irmão que tem poucos, mas bons relógios (uns 15, acho eu), todos comprados novos. E neste último ano  já fez duas reparações acima de 1000 euros cada, num Omega e num Breitling, ambos através da Boutique dos Relógios do CC das Amoreiras. E em ambos ele recebeu a fatura com tudo discriminado e, num saquinho, as peças substituídas, desde os balanços ao O ring e os relógios vieram-lhe para a mão como novos outra vez. Por isso, também me parece que essa tua situação do ECI é muito obscura e estranha, provavelmente terá sido o relojoeiro deles a "reparar" o relógio, o que é muito MUITO MAU!  :confusion-scratchhe Faz como disse o @JVeiga, e depois dá notícias aqui, fico bastante curioso!

Sansoni7 gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Qui 06 maio 2021, 19:07
Boas @lourenofre 

Bem já praticamente foi dito tudo aqui pelos colegas , e o que te posso reforçar è o que o @JPP diz eu tenho um Omega que coloquei na Boutique dos Relógios a fazer uma revisão e quando veio trazia o respetivo documento da revisão com o que tinha sido feito e como mudaram a corda a antiga veio junto aos papeis ,

Também te poso dizer que o meu pai costuma fazer as revisões de alguns dos que tem mesmo nas marcas deles e vem sempre com a folha da marca com o que foi feito e com os ressoltados dos testes de cronómetro .
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Qui 27 maio 2021, 09:38
Olá @lourenofre alguma novidade em relação a isto?
lourenofre
lourenofre
Mensagens : 69
Data de inscrição : 27/03/2020

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Qui 27 maio 2021, 10:17
Sim, há novidades. O resumo, para quem não quiser ler as linhas abaixo, é que sim o ECI enviou o relógio para a Zenith (as minhas suspeitas eram infundadas), encontrei ainda mais falhas da manutenção, e acabei por enviar novamente o relógio para a Zenith ao abrigo da garantia da reparação.
 
Agora os detalhes:
 
Depois de colocar aqui o tema, liguei para a JBF(representante da marca em Portugal) - Aqui já me serviu de ajuda o fórum, pois não fazia ideia de onde era a assistência técnica da marca em Portugal  Thumbs Up @JVeiga 
 
Fui atendido por uma senhora muito simpática, a quem perguntei se seria possível averiguar se o relógio alguma vez lá tinha estado, tendo para tal fornecido o nr. de série e o nr. de orçamento que me tinha sido dado pelo ECI. Disse que me ligava de volta com a confirmação. 
 
Esperei alguns dias que me ligassem de volta da JBF, mas nada. Como vivo ao lado do ECI, decidi ir ao relojoeiro falar cara-a-cara com o responsável. 
 
Pelo caminho reparei em mais um defeito no relógio, o dia 13 do disco da data estava riscado, coisa que não reparei pois quando recebi o relógio não me lembrei de verificar todos os dias da data (assumi que a Zenith o teria feito por mim - mas esta é uma para me lembrar no futuro). 
 
Chegando ao ECI perguntei se já tinham conseguido obter os documentos da Zenith (JBF) ao que me responderam que sim, e me perguntaram de volta se já tinha conseguido confirmar que o relógio de facto tinha ido á marca. - Parece que depois do meu telefone a JBF em vez de me voltar a contactar ligou diretamente para o ECI a relatar a minha chamada, o que entendo dado que devem ter uma relação profissional já de longa data, mas podiam ter-me ligado de volta como prometeram... 
 
Voltei a fazer as minhas reclamações presencialmente, que já vos contei no primeiro post, às quais juntei o tal risco no dia 13, e a resposta que recebi foi que o orçamento da reparação (1120€ recordo) era apenas para uma revisão geral do movimento + reparação de caixa, ou seja, que nem o disco da data, nem os riscos no vidro estavam contemplados. 
 
Disse-me que se não estava satisfeito poderia sempre retornar o relógio á marca com as minhas reclamações, e foi o que fiz. Agora aguardo resposta da Zenith (JBF), a ver que me dizem.
 
Depois de isto tudo cheguei a casa, e lembrei-me de um pequeno detalhe que pode deitar por terra toda a minha reclamação, mas não tenho bem a certeza: 
Enquanto estava a inspecionar o relógio ao pormenor na bancada do relojoeiro do ECI, reparei que na tampa traseira, mesmo por cima de um dos parafusos que segura a tampa à caixa, estava uma pequena gota do que parecia ser um lacre vermelho. Imediatamente achei que fosse sujo e passei a unha por cima para "limpar". Na altura não me pareceu nada mais do que isso, algum tipo de resíduo que tivesse ficado agarrado ao relógio, mas uns dias mais tarde lembrei-me que poderia ser uma espécie de "selo" do reparador, para garantir que mais ninguém tinha aberto a caixa. Sabem se isto é prática comum? É que se assim é acho que fui Urso...  :angry-banghead:
 
Já vos digo quando tiver novidades!

m84 gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Qui 27 maio 2021, 10:30
Obrigado pelo update, é sempre util ter mais informação que possa servir para ajudar outros que se deparem com situações semelhantes! Thumbs Up Vamos aguardar pelo resto das novidades!

Isso do que estava ou não contemplado no serviço é que é no minimo um pouco... obscuro. Independentemente do custo — e da nossa opinião pessoal sobre o que isso devia incluir/valer — deveriam ter sido mais transparentes no geral. Isto no momento de entrega inicial por ti — ao dizerem o que está ou não incluido ou perguntar o que tu querias feito —, como no momento de entrega final por eles. Daí que a documentação é crucial e deveria estar evidente.

Em relação ao lacre vermelho, não tenho experiência nisso, mas sei de alguns relógios (vintage) que vinham com algo parecido quando eram novos vindos da fabrica... No teu caso em particular não posso comentar. Se for caso disso, podes sempre argumentar que pensavas que era alguma sujidade, o que não é mentira. Infelizmente, de qualquer forma, 'já está', pelo que agora resta esperar...
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Qua 02 Jun 2021, 16:29
A questão do lacre é importante...

Há, de facto, lacragem por parte dos relojoeiros sérios quando efectuam as suas revisões, para poderem certificar-se mais tarde que a garantia de reparação/manutenção não foi desvirtuada por qualquer abertura posterior da tampa.

Este lacre, é por vezes tão imperceptível que parece uma pequena sujidade e, confundidos por tal ou por não se saber ou sequer lembrar-se disso, limpa-se e pimba... já foi.

No big deal, também já me aconteceu e nem foi há muito tempo com um Longines (que tinha o lacre a preto), e ao limpar, lá foi... mas como tenho confiança em quem me fez a revisão, nem liguei mais ao assunto.

Mas no caso de casas oficiais e relógios de outros montantes, é preciso estar atento para evitar problemas futuros.
Tónio
Tónio
Mensagens : 59
Data de inscrição : 16/02/2021

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Qui 03 Jun 2021, 10:56
Nos dias que correm, um gajo não pode confiar em ninguém. E  não é só neste caso em concreto, mas infelizmente em quase tudo. Reparações,mecânicos,compras, etc. Ao que chegamos.
lourenofre
lourenofre
Mensagens : 69
Data de inscrição : 27/03/2020

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Dom 04 Jul 2021, 22:06
Ora bem, parece que esta é daquelas histórias em que a coisa de facto acaba bem.
Depois de ter ido fazer a reclamação e de o ECI ter enviado o relógio de volta para a Zenith (JBF), lá recebi notícias de que a peça estava pronta.
Fui buscà-lo na passada sexta-feira e de facto TODOS os problemas que tinha levantado à primeira reparação foram corrigidos, sem que me tivessem cobrado um cêntimo a mais. Está literalmente como novo!
Moral da história, vale a pena ser picuinhas!

m84, Sansoni7 e JPP gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Ter 06 Jul 2021, 10:55
Obrigado pelo update @lourenofre, e ainda bem que correu tudo bem. Thumbs Up Disfruta-o!
lourenofre
lourenofre
Mensagens : 69
Data de inscrição : 27/03/2020

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Ter 06 Jul 2021, 11:20
Foto do resultado final: 

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Zenith12

m84, Sansoni7, Duca749, JPP e Tónio gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Ter 06 Jul 2021, 11:24
Muito bonito, e parece novo, parabens! Thumbs Up
Tónio
Tónio
Mensagens : 59
Data de inscrição : 16/02/2021

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Ter 06 Jul 2021, 11:46
Ainda bem que correu tudo bem. Até porque marcas conceituadas como essa, não devem querer a insatisfação do cliente.
Ainda por cima depois de teres pago o que pagaste.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Ter 06 Jul 2021, 22:23
Belo relógio, gosto bastante!
Conteúdo patrocinado

Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado? Empty Re: Reparação de Zenith Elite no ECI - Fui enganado?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos