DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fiz asneira. E agora?

+5
Nuno Graça
m84
cuica
Duca749
c0mpu73r
9 participantes
Ir para baixo
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Fiz asneira. E agora? Empty Fiz asneira. E agora?

Sex 18 Jun 2021, 18:44
Boa tarde a todos.

Bem, já há alguns anos que não sinto este aperto no estômago. Bem sei que o relógio já estava a pedir a sua primeira revisão à muito tempo, mas não era preciso tanto.

Estava eu todo contente a tirar fotos ao Zeno (ETA 2834) com a sua correia nova quando reparei nuns pequenos grãos de poeira no interior do vidro, provavelmente devido a uma ou outra aventura de o abrir e regular o ajuste do balanço. Como já tinha a experiência de limpar dos meus outros relógios, lá fui eu...

Ora, os espertos da Zeno fazem o relógio de uma forma que nunca vi, com o mostrador e ponteiros a serem colocados pela frente após a montagem do movimento.

As imagens são esclarecedoras do que aconteceu..

Antes de o enviar ao relojoeiro, alguma alma caridosa sabe como abrir a parte da frente desta caixa? Até tenho as ferramentas de colocar as mãos do relógio, não sei é chegar lá.

Obrigado!Fiz asneira. E agora? 20210613
Fiz asneira. E agora? 20210612
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Sex 18 Jun 2021, 20:48
Como assim colocam o mostrador pela frente? O mostrador normalmente vem fixo ao movimento.
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Sex 18 Jun 2021, 23:27
Duca749 escreveu:Como assim colocam o mostrador pela frente? O mostrador normalmente vem fixo ao movimento.

Pois, foi o que pensei. O mostrador está entre o vidro e aquele aro que se vê na imagem e roda livremente pelo mesmo. O aro não é de tirar e faz parte da caixa, pelo que sobra a possibilidade de a montagem ser feita pela frente antes de colocar o vidro.

Tenho sérias dúvidas, nunca vi algo assim.

Obrigado.
cuica
cuica
Mensagens : 242
Data de inscrição : 23/04/2015

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Sáb 19 Jun 2021, 01:12
Acontece mas poderás estar a danificar a caixa só para guardar a virgindade da dama.
O bisel não tem nenhuma espécie de ranhuras que o permitam retirar?
Se tiveres uma daquelas bombinhas para tirar o pó podes experimentar fechar a caixa e insuflar pelo buraco da tige, alguns vidros saem assim.
Os acrílicos muitas vezes são colados e alguns vidros supostamente são para partir quando se faz a revisão (mas é raro e não me parece o caso).
O vidro poderá sair com uma ferramenta que parece que tem umas garras ou com outra que faz sucção mas a melhor solução é juntar as peças e ir ao relojoeiro:

Fiz asneira. E agora? Claw10
Fiz asneira. E agora? Suctio10
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Sáb 19 Jun 2021, 22:35
Há muitos relógios com montagem pela frente. Ou seja, o mecanismo é colocado pelo vidro e depois fechado. No entanto, por norma esses costuma ter a caixa tipo monobloc. Mas acho que aqui algo não está bem... pela foto, o mostrador parece ter pés, ou seja, é preso ao mecanismo, por isso não faz sentido estar preso à caixa. Será que houve alguma deformação/empeno e o mostrador ficou preso assim? Mais, pelo facto dos ponteiros estarem assim, arrancaste o mecanismo 'à bruta'?
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Dom 20 Jun 2021, 15:24
Obrigado pelo feedback @m84. O mostrador roda livremente no interior da caixa do relógio. Quase jurava que tem um aro em redor que se retira para solta-lo. Não é o caso, a caixa é sólida e o mostrador repousa entre a caixa e o vidro.

A retirar o mecanismo, usei duas pinças de ambos os lados e fiz movimento na vertical (o que deve ter sido a minha sorte), com o objetivo de levantar o mecanismo como já o fiz noutros relógios dezenas de vezes. Senti obviamente alguma resistência, mas não reparei que eram as mãos contra o mostrador. Não me parece que tenha torcido o pinhão central (com a lupa parece bem e mexe-se com o movimento do mecanismo).

Vou levá-lo ao relojoeiro claro.. nunca vi uma caixa tão difícil ou diferente de abrir.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Dom 20 Jun 2021, 22:29
Depois dá novidades, estou curioso do resultado final e explicação! Wink

milhazes gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Seg 21 Jun 2021, 17:15
Boas @c0mpu73r pelo que sei todos os relógios que os movimentos saem pela frente a caixa é em monobloco como refere o amigo @m84 !!!!

Mas au ver bem as tuas fotos parece que o mostrador foi soldado á caixa , podes ver melhor com uma lupa se não foi esse o caso e se for isso é só voltares a descravar o mostrador da caixa com uma pequena lima retiras os pingos de solda e se for isso ele sai normalmente ... 

Boa sorte ....
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Seg 21 Jun 2021, 18:49
Bem, enquanto aguardo disponibilidade para passar no relojoeiro, deixo um vídeo ilustrativo:

https://www.youtube.com/shorts/1PMvJ5JrdrY?feature=share

@Nuno Graça, não me parece que tenha nada soldado, estou é a desconfiar que aquele aro junto ao vidro seja de rodar e abrir? Por trás é que não vejo nenhuma ranhura, nenhum entalhe por onde possa sair sem dobrar...

Vou postando as novidades, assim como o feedback dos relojoeiros regionais.
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Seg 21 Jun 2021, 19:04
Bem é mesmo estranho !! nunca tal tinha visto !!!!! scratch

O melhor mesmo é levar o menino a quem saiba tratar dele ,,,,

E depois diz o que se passou .....
cuica
cuica
Mensagens : 242
Data de inscrição : 23/04/2015

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Seg 21 Jun 2021, 20:42
Já experimentaste o truque do ar dentro da caixa?
Não rodes o mostrador dentro da caixa.
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Seg 21 Jun 2021, 23:21
Nuno Graça escreveu:Boas @c0mpu73r pelo que sei todos os relógios que os movimentos saem pela frente a caixa é em monobloco como refere o amigo @m84 !!!!

Boas a todos... andei um pouco atarefado ultimamente e não tem dado para passar por aqui. Mas hoje a coisa já abrandou e então cá vai disto...

@Nuno Graça, vais desculpar, mas é negativa essa percepção... nem todos os "front loaders" são "monobloc"... tenho alguns assim a comprovar.

@c0mpu73r, lamento imenso o sucedido ao teu Zeno, acontece aos melhores e a mim também já me aconteceu por distracção, com consequências mais desastrosas e, consequentemente, a ter mais trabalho depois para mim.


No teu caso, estranho que tenha saído tão facilmente o movimento, quer do alojamento dos pinos do mostrador quer as próprias mãos (ponteiros). Não sei se o alojamento desses pinos é somente de pressão ou através de parafuso, se for este último não estavam aparafusados ou presos, já que há uns que têm retenção de meia lua.

A ranhura que verificas, julgo que seja igual esta:

Fiz asneira. E agora? Untitl33

Ora bem, é precisamente por aqui que o relógio é aberto e por onde sai o movimento completo, já que a tampa traseira é para ajustes que não necessitam de extracção do movimento.

E não é de rodar... é aberta ou retirada com um canivete de relojoeiro exercendo pressão perpendicular do gume contra a ranhura. Atenção que tem de ser perfeitamente perpendicular e não a inclinar para um lado ou para o outro, tipo "popup", para não danificar a ranhura.

Se não tiveres à vontade para o fazer, então é mesmo relojoeiro com ele...  Very Happy

Sansoni7, filipe cunha, Tónio e c0mpu73r gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Ter 22 Jun 2021, 18:24
Boas @JVeiga obrigado pela correção ,,, eu os que tenho são todos Omega e nunca tinha visto nem lido sobre outros com outras particularidades ,, mas é mesmo assim sempre a aprender  Thumbs Up .....
Tónio
Tónio
Mensagens : 59
Data de inscrição : 16/02/2021

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Ter 22 Jun 2021, 19:16
Boas. Por acaso já tinha visto este tópico,mas como sou leigo, nada disse.
Até ver agora este vídeo    https://www.youtube.com/watch?v=qcctenJhD_Y    de um canal que sigo. Lembrei-me logo de ti. Mas vi agora que o JVeiga já respondeu e bem. O vídeo mostra o relojoeiro a partir o vidro ao tirar, precisamente por ser o mesmo sistema do teu, e no caso dele até é um Seiko vintage. É um prazer saber que pudemos contar aqui com a sabedoria dos nossos colegas.
  :drinkingcheers:

Fiz asneira. E agora? Screen11
Fiz asneira. E agora? Screen12
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Ter 22 Jun 2021, 21:33
Obrigado @JVeiga pela resposta! Todos os dias aprendemos uma coisa, hoje então foram duas ou três!

Não me vou aventurar, este Zeno está riscado, usado, mas foi o meu primeiro relógio "a sério". Irá ao relojoeiro Smile obrigado!
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Qui 31 Mar 2022, 16:42
Boas a todos.

Vou ressuscitar o tópico para dar as novidades em relação a este assunto. O Zeno foi ao relojoeiro, esteve quase 4 meses  Neutral mas finalmente veio montado (convém..), reparado e com a primeira revisão feita.

Fiz asneira. E agora? 20220318

A demora foi devido à tige que teve de ser substituída. De facto, quando dava corda para mantê-lo em funcionamento, achava o movimento algo duro/leve intermitente. Por segurança nunca dava mais de 20 voltas com medo de não "sentir" o fim da corda.

Agora a corda manual é sempre "dura". Até acho dura em demasia, mais que os relógios de corda normais.

Em termos de reparação, a conta ficou em 105€ para meu descanso, com tige, vedantes e garantia de reparação de 1 ano. Estava à espera de muito mais.

Não cheguei a confirmar se a forma correta de abrir esta caixa é pela lateral, mas o vidro de certeza que não foi partido.. conheço aqueles riscos todos  Laughing

Para os conterrâneos, foi na Relojoaria Pita, no Funchal.

Duca749, JVeiga e milhazes gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Qui 31 Mar 2022, 19:31
Bem giro! E ainda bem que ficou tudo bem e por um valor catita!  Thumbs Up

c0mpu73r gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Qui 31 Mar 2022, 20:58
esses relógios, aqueles em que o mostrador ou o movimento completo saem pela frente, geralmente o vidro sai com um apetrecho a que chamam "aranha" ou então com um x-ato tira-se o anel que está à volta do vidro. isto com vidros acrílicos.

c0mpu73r gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Qui 31 Mar 2022, 22:38
Ainda bem que tudo ficou resolvido @c0mpu73r, a relojoaria com esse nome deve ser jeitosa.  Laughing

JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Sex 01 Abr 2022, 12:04
VS escreveu:esses relógios, aqueles em que o mostrador ou o movimento completo saem pela frente, geralmente o vidro sai com um apetrecho a que chamam "aranha" ou então com um x-ato tira-se o anel que está à volta do vidro. isto com vidros acrílicos.

Imagino que tenha sido o caso Smile

@Duca749  Laughing Laughing Laughing
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Sex 01 Abr 2022, 15:41
VS escreveu:esses relógios, aqueles em que o mostrador ou o movimento completo saem pela frente, geralmente o vidro sai com um apetrecho a que chamam "aranha" ou então com um x-ato tira-se o anel que está à volta do vidro. isto com vidros acrílicos.

 @VS a aranha a que te referes é este apetrecho que bom jeito me faz, já mudei uns quantos vidros com o dito.

Mas no caso do Zeno, é mesmo através do aro, o vidro fica retido neste, não é preciso usar o apetrecho.

Fiz asneira. E agora? Img_2056

JPP e VS gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Seg 05 Dez 2022, 16:10
Como não há duas sem três, vou ressuscitar o tópico Smile

O @JVeiga tinha toda a razão: de facto existe um pequeno entalhe, muito pequeno, no aro do relógio em torno do vidro. Da primeira vez (e motivo da criação do tópico) muito provavelmente esse entalhe estava tapado pela coroa, que teria de ser retirada mais a tige antes de se abrir pela frente para retirar o movimento.

Após a reparação/manutenção o relojoeiro deve ter colocado o aro numa posição mais regular (às 9h) e agora perfeitamente visível sob um olhar atento.

Estúpido que sou - e já com várias histórias de me aventurar e a estragar tudo - claro que fui abrir com o motivo de "limpar pseudo-pó":

Fiz asneira. E agora? Img_0110

Et-voilá, um relógio com o mostrador à mostra. Obviamente que me vi à rasca para repor o aro com o vidro.

Solução: usei um tubo da fita-cola, tem tem aproximadamente o mesmo diâmetro, para exercer pressão pelo vidro/aro todo e uma regua de madeira para fazer peso. Estralou mas encaixou.

Raios... nunca aprendo.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Ter 06 Dez 2022, 09:00
como viste, isso de colocar vidro sem as ferramentas adequadas é receita para dar para o torto Neutral mas tambem não deve ser uma despesa por aí alem para o substituir em condições.

c0mpu73r gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Ter 06 Dez 2022, 15:10
O princípio que aplicaste era bom, não conseguiste foi aplicar uma força uniforme ao longo do aro. Isso acontece até com a maquineta de prensar, tenho uma e tb já me aconteceu o mesmo, o problema não é só a força simultânea e uniforme q tem de ser aplicada por cima, o relógio se não estiver bem assente qq ligeira inclinação faz estalar o vidro. Da proxima vez, se aplicares o mesmo método, vê se fixas bem o relógio.

c0mpu73r gosta desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Ter 06 Dez 2022, 16:00
Cometi uma gafe: quando digo "estralou" queria dizer "fez barulho". O vidro encaixou juntamente no aro sem partir nada, para meu alívio depois de quase uma hora a tentar perceber como iria desenrascar sem ir ao relojoeiro Smile

m84 e VS gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Fiz asneira. E agora? Empty Re: Fiz asneira. E agora?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos