DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+27
milhazes
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
31 participantes
Ir para baixo
Sansoni7
Sansoni7

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 23 Ago 2023, 07:51
Top. Thumbs Up
ji_heivs
ji_heivs

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Empty O senhor Ranfft, que desenvolveu um site com movimentos antigos, relógios vintage, e era um site muito usado para reparações, morreu ontem

Qui 24 Ago 2023, 10:04
Boas pessoal, não tenho vindo cá muito tempo, nem tempo tive para isso, mas tenho visto o que vocês metem e adoro!
Como está no título, o senhor que desenvolveu o site ranfft . de, onde todos podiam procurar os movimentos, detalhes todos (TODOS mesmo, que marca usava qual movimento, o que tem e não tem, as "novas variantes" que se desenvolveram a partir de um movimento, podia escrever um livro acerca disso) morreu há coisa de uns dias. Podem ver aqui: https://reddit.com/r/watchrepair/s/vhpXQEn5E2

Isto dava jeito especialmente para quem reparava relógios e interessados na história/horologia. O site ficou em baixo durante uns dias, mas houve uma pessoa que "trouxe" de volta o site (não está a 100%, mas é muito bom, e não é mau o site existir). Este é o github dele, conseguem ter acesso ao site facilmente: https://github.com/xchwarze/ranfft-db

Vim cá só para avisar
De resto, um bom dia e cuidado com este calor do caraças.

Sansoni7, JVeiga e VS gostam desta mensagem

VS
VS

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 24 Ago 2023, 10:23
@ji_heivs, grande perda! Esse sim, era um gajo com importância no mundo das velhas cebolas que tanto gostamos. Obrigado pela info.

ji_heivs gosta desta mensagem

JPP
JPP

Qui 24 Ago 2023, 11:23
ji_heivs escreveu:Boas pessoal, não tenho vindo cá muito tempo, nem tempo tive para isso, mas tenho visto o que vocês metem e adoro!
Como está no título, o senhor que desenvolveu o site ranfft . de, onde todos podiam procurar os movimentos, detalhes todos (TODOS mesmo, que marca usava qual movimento, o que tem e não tem, as "novas variantes" que se desenvolveram a partir de um movimento, podia escrever um livro acerca disso) morreu há coisa de uns dias. Podem ver aqui: https://reddit.com/r/watchrepair/s/vhpXQEn5E2

Isto dava jeito especialmente para quem reparava relógios e interessados na história/horologia. O site ficou em baixo durante uns dias, mas houve uma pessoa que "trouxe" de volta o site (não está a 100%, mas é muito bom, e não é mau o site existir). Este é o github dele, conseguem ter acesso ao site facilmente: https://github.com/xchwarze/ranfft-db

Vim cá só para avisar

ENA! Grande gaita! Essa é uma perda grande, sim senhor!  Crying or Very sad

@ji_heivs, mil obrigados pela informação. Realmente, ainda esta manhã tinha tentado aceder ao site e deu-me sempre erro, pensei que fosse problema do meu PC! Está explicado!
VS
VS

Sáb 02 Set 2023, 13:38
Hoje decidi abrir os cordões à bolsa e deixar meio rim na feira da ladra (paguei 3 vezes o preço q dei pelo outro eterna que já tinha)  Precisa de um vidro novo, o mostrador não está a melhor espingarda, no entanto o movimento está excelente em aspecto e funcionamento,  mas o que verdadeiramente me fez decidir a compra foi ter caixa de aço e a coroa ainda ter as 5 esferas em óptimas condições, geralmente estão muito gastas. Isto é um relógio de finais dos 50, que dura mais 100 anos e destes já não se fazem mais. Um dia q tenha papel compro um kontiki. A nível de movimentos Eterna é a cena!!

Na próxima semana vai à faca. Está a funcionar bem, mas relógio que entra cá em casa tem de ir, obrigatoriamente, ao bloco operatório.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2531Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2530Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2529

Sansoni7, bladerunner68, JPP e moshinho gostam desta mensagem

JPP
JPP

Sáb 02 Set 2023, 15:19
Gosto muito da marca! 
Tenho este bichinho, em quartzo e estado NOS, que adoro! Tem uma caixa deliciosa!

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2914Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2914

Sansoni7, milhazes e VS gostam desta mensagem

VS
VS

Seg 04 Set 2023, 22:29
Quando quero experimentar produtos de limpeza, fazer testes ou apenas "apertar parafusos", uso como cobaias os seiko 7009 que sobraram de quando comecei. Não me deixa de espantar, e agora ainda mais que no início, o sistema que permite ao automático dar corda de forma bidireccional, isto é, o o rotor pode oscilar para um lado ou para outro que a corda é sempre dada (grande parte dos movimentos da altura só carregavam a corda quando o rotor se movia apenas numa direcção). O impressionante é a simplicidade, o gajo que criou isto teve uma epifania qq depois de "comer" cogumelos. Uma das invenções mais bem sucedidas da Seiko. É incrível como isto funciona.

Para quem quiser saber como é que funciona o Magic lever:

https://calibercorner.com/seiko-magic-lever/

A cobaia de hoje Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2533

Sansoni7, bladerunner68, Duca749 e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP

Ter 05 Set 2023, 09:16
Sempre a aprender! Tu vais longe nisto Very Happy ! Obrigado pela partilha @VSThumbs Up

VS gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador

Ter 05 Set 2023, 09:43
VS escreveu:Quando quero experimentar produtos de limpeza, fazer testes ou apenas "apertar parafusos", uso como cobaias os seiko 7009 que sobraram de quando comecei. Não me deixa de espantar, e agora ainda mais que no início, o sistema que permite ao automático dar corda de forma bidireccional, isto é, o o rotor pode oscilar para um lado ou para outro que a corda é sempre dada (grande parte dos movimentos da altura só carregavam a corda quando o rotor se movia apenas numa direcção). O impressionante é a simplicidade, o gajo que criou isto teve uma epifania qq depois de "comer" cogumelos. Uma das invenções mais bem sucedidas da Seiko. É incrível como isto funciona.

Para quem quiser saber como é que funciona o Magic lever:

https://calibercorner.com/seiko-magic-lever/

É verdade, uma tecnologia muito importante que mesmo assim passa relativamente despercebida.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Efb31768d0ea30efbb1ec8410312b945f50d1ea5

Aqui mais informação da fonte:

- https://museum.seiko.co.jp/en/knowledge/trivia04/
- https://corporate.epson/en/technology/search-by-products/wearable/magic-lever.html

Sansoni7, JPP e VS gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador

Ter 05 Set 2023, 09:48
ji_heivs escreveu:Boas pessoal, não tenho vindo cá muito tempo, nem tempo tive para isso, mas tenho visto o que vocês metem e adoro!

Vim cá só para avisar

As internets são uma coisa engraçada...

De facto soube disto nessa altura, mas quando fui tentar confirmar — até porque para mim o site sempre esteve em funcionamento incluindo à data de hoje — vi relatos e datas muito diferentes: que ele tinha falecido já em março deste ano, outros em junho, e também em agosto Suspect

Resumindo, o site continua em funcionamento, e se ele morreu de facto, não se sabe é por quanto tempo pode continuar assim, daí ser bom haver quem já tenha feito backup do conteudo.

Já agora, o link do @ji_heivs é mais facilmente acessivel via o url: https://ranfft.org/

JPP gosta desta mensagem

VS
VS

Sex 08 Set 2023, 18:08
Uma das melhores peças que eu comprei para o estaminé onde me entretenho a destruir movimentos de relógios mecânicos : um smartwatch de mesa! Ter o Google assistant é uma categoria, um gajo está ocupado a partir peças e diz - ok, google toca música ambiente.... e a maquineta começa a bombar....
- Ok, Google toca o podcast prova oral.... e zás, começa o Alvim a dizer bosta...
- ok, Google quero ouvir os Rammstein....

E permite fazer mais uma série de porcarias q não tenho pachorra para explorar. Boa compra.

Pois é, o melhor companheiro para a destruição de mecânicos é uma smartwatch ligado à internet. Modernices!!!! Já agora, é um Lenovo Smartwatch

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2539

Sansoni7, bladerunner68 e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP

Ter 12 Set 2023, 07:49
Ideia gira!  Thumbs Up Gostava de explorar isso! Onde compraste @VS?
VS
VS

Sex 15 Set 2023, 17:13
Ferramentas para um relojoeiro amador (neste caso é para se  profissionalizar se comprar isto tudo). O hobby não fica nada barato, a ferramenta se for de qualidade profissional é uma pipa de massa, se adicionarmos os relógios que precisamos comprar para aprender... upa, upa, preparem-se para uns milhares de euros voarem da carteira. Ninguém aprende com 10 ou 20 relógios, são precisos bastantes mais, a coisa precisa de repetição e movimento diferentes, por isso...... Mas não há que desencorajar, uma ferramenta de cada vez, e um relógio de vez em quando...

JPP gosta desta mensagem

JVeiga
JVeiga

Sex 15 Set 2023, 20:17
VS escreveu:
- ok, Google quero ouvir os Rammstein....

@VS ora aqui já estamos a contar bem o tempo...

VS gosta desta mensagem

VS
VS

Sáb 16 Set 2023, 13:50
Passei na ladra, comprei este seiko imundo! Quanto mais imundos em melhor estado estão os movimentos e os mostrador. Quem deixa os relógios chegar a este nível de imundice não leva os relógios a relojoeiros (o que é óptimo!). Já tenho brincadeira para o resto do dia.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2548Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2547Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2549

bladerunner68, JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS

Sáb 16 Set 2023, 17:50
Ia para fazer a revisão ao bicho, dei conta que não tinha benzina, para não ter de sair de casa, ainda pensei "bem, vou lavá-lo com álcool da farmácia...", depois lembrei-me que o álcool isopropílico derrete o shellac da âncora e balanço...não vá este fazer o mesmo, lá tive de ir a um Leroy comprar o líquido milagroso. Porca miséria!

Só para lavar isto, peça a peça com duas lavagens, gastei quase uma hora, mais 15 minutos a polir o vidro, mais 15 minutos a desmanchá-lo, fora o tempo de ir comprar a benzina e ir à feira da ladra.... e ainda só está a meio! Se no fim vendesse isto pelo preço justo (tendo em conta a despesa e tempo perdido) o relógio tornava-se invendável. Deve ser esta uma das razões de já não haver relojeiros, neste tipo de relógios lowcost torna-se impraticável levar o valor justo do trabalho, nos de gama média / alta aí já deve para ganhar algum, mas mesmo assim....

Tal como previa, o mostrador está divinal, imaculado! Os ponteiros e o movimento tb! Quanto mais porcos por fora, melhores estão por dentro! (Se querem comprar bons relógios em feiras, sigam esta dica!) Até posso formular um princípio de compra, princípio de compra do VS : "o estado do interior de um relógio é proporcional à sujidade exterior : quanto mais sujo por fora, mais limpo está por dentro"

Dia feito, amanhã se montará.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2550Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2551

Sansoni7, filipe cunha, JPP e Domingues gostam desta mensagem

VS
VS

Dom 17 Set 2023, 10:10
Dia do "senhor" e aqui o artista do escafianço já montou o imundo relógio da feira da ladra. Mais um que ressuscitei, estava completamente morto (óleo e graxa ressequidos, peças coladas).Este seiko 7019-7200 é de Setembro de 1973, faz precisamente este mês 50 Anos!!!! A beleza dos mecânico é mesmo está, está pronto para mais 50!
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2553Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Img_2552

Sansoni7, bladerunner68, filipe cunha, JPP e moshinho gostam desta mensagem

Duca749
Duca749

Dom 17 Set 2023, 10:33
Bem giro, tem uma caixa interessante!

VS gosta desta mensagem

JPP
JPP

Dom 17 Set 2023, 11:46
Muito giro! E um mais um milagre do @VSThumbs Up

VS gosta desta mensagem

filipe cunha
filipe cunha

Dom 17 Set 2023, 12:16
Já abrias por cá um topico de vendas Thumbs Up, não?

VS gosta desta mensagem

VS
VS

Ter 19 Set 2023, 22:49
Para experimentar a nova loja/marketplace (ou lá o que seja) chinesa de nome TEMU, carreguei o carrinho com tralha relacionada com o escavacanço relojoeiro. Está é uma das peças que comprei, estou ansioso para experimentar isto, se não explodir na primeira utilização já é sorte .. um máquina de ultra-sons por 4,48€ 😂😂😂 o preço é só ridículo! E nem portes paguei (deve ser nas primeiras compras, nem reparei).
Se a geringonça funcionar eu informo, pq provavelmente tb quereis uma a este preço surreal.....

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 27 Screen81

JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

Duca749
Duca749

Ter 19 Set 2023, 23:01
Esse preço nem deve pagar o material.

VS e ji_heivs gostam desta mensagem

JPP
JPP

Qua 20 Set 2023, 09:38
Xiça! 4,48??? Shocked  Preço de uva mijona, realmente! Como raio conseguem fazer tais valores? Como diz o @Duca749, nem deve dar para o material! 

Eu tenho um, que nunca usei, custou-me uns 40 euros, penso! Tenho de o experimentar! 

Depois diz coisas desse @VS!

ji_heivs gosta desta mensagem

Duca749
Duca749

Qua 20 Set 2023, 10:17
Esse só deve fazer cócegas, o que eu tenho na altura custou 25€ se não me engano, e aquilo funciona até bem, mas não tira tudo milagrosamente, por vezes tenho que repetir e tem duas opções de potência, um como o meu lá na Temu anda á volta do que o JPP disse.

JPP gosta desta mensagem

VS
VS

Sex 29 Set 2023, 13:34
Chegou ontem a magnífica máquina de ultra-sons, a que custou 4 euros e qualquer coisa. Por incrível que pareça a coisa funciona, o senão : além de parecer um brinquedo e um comboio a carvão quando está a funcionar (abana por todo o lado), a tipa funciona a pilhas!!!! Basicamente preciso de é um par de pilhas cada vez que queira lavar alguma coisa.... ehehehhe, que estupidez! Mas fiquei contente, conseguem-se bons resultados, já ando a ver se compro uma decente visto a tecnologia estar aprovada! Não comprem coisa parecida a menos que seja de ligar à corrente!

JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos