DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Horolovar - Pêndulo Voador Empty Horolovar - Pêndulo Voador

Qui 27 Jan 2022, 13:14
Como mais vale tarde do que nunca, venho hoje apresentar a minha prenda de Natal de 2021 Very Happy.


Uma réplica de um "Pêndulo Voador da Jerome & Co.", também conhecido por "Ignatz Flying Pendulum Clock".

Horolovar - Pêndulo Voador V49IynS


Por mais que tenha procurado, pouco consegui apurar sobre a história do "Flying Pendulum" original ou desta réplica. A informação recolhida na internet é muito parca e os escassos artigos encontrados parecem não ser mais que a repetição uns dos outros.


Embora alguns apontem Leonardo da Vince (1452-1519) como o inventor deste conceito do "pêndulo voador", oficialmente a invenção e o registo da patente (de 1883) para um relógio são aribuídas a Adler Christian Clausen e J. C. Slafter de Minneapolis no Minnesota, Estados Unidos da América.

Horolovar - Pêndulo Voador Ont9gTl


Os primeiros exemplares foram construídos pela empresa americana New Haven Clock Co., sob o nome de Jerome & Co., tendo sido somente produzidos durante um ano (1884-1885).

Horolovar - Pêndulo Voador QV89r7j 
Um "Pêndulo Voador" original do final do século XIX


Horolovar - Pêndulo Voador N5rum6r
Não tinha botão para acertar os ponteiros


Os relógios eram vendidos sobretudo aos donos das relojoarias e das joalharias, que os exponham nas montras como chamarizes para os seus restantes produtos. Poucos exemplares foram vendidos ao público em geral (um possível indicador da falta de fiabilidade dos mesmos?), o que os torna bastante cobiçados entre os coleccionadores americanos.

Após o fracasso comercial da Jerome & Co., ainda houve uma tentativa francesa, igualmente sem sucesso, de relançar a ideia do "pêndulo voador". Um relógio notoriamente de qualidade inferior ao original, mas com uma história ainda mais obscura.

Horolovar - Pêndulo Voador AejSZ3b
A versão francesa do "pêndulo voador"
link



Em 1935 o Dr. Rowell (um conhecido coleccionador americano), que gostava de atribuir alcunhas aos relógios de acordo com as suas personalidades, baptizou-o de "Ignatz", nome de um rato personagem de uma conhecida e popular série cómica de tiras de banda desenhada da época, o "Krazy Kat". Alcunha que pegou e se mantém até aos dias de hoje.

Horolovar - Pêndulo Voador I0chnZE
O Ignatz tinha uma tendência para arremessar tijolos
ao pobre gato.





Durante cerca de 80 anos o "Pêndulo Voador" manteve-se afastado dos olhos do mundo, religiosamente guardado pelos coleccionadores e raramente surgindo no mercado. Até que na década de 1960 uma empresa americana, a Horolovar, decidiu comercializar uma reinterpretação (réplica) do "mitológico" relógio, para gáudio de coleccionadores de bolsos curtos.

Entre 1965 e 1975, a Horolovar efectou diversas encomendas a vários fabricantes da Alemanha Ocidental para a construção dos insólitos mecanismos, que eram depois enviados para a América onde os relógios eram montados na sede da empresa em Bronxville, Nova Iorque.

Horolovar - Pêndulo Voador 3sMezyk Horolovar - Pêndulo Voador U4rTThY
Mecanismos produzidos para a Horolovar.
Link


Embora a réplica seja esteticamente bonita, não se deixem enganar. No lugar de madeiras nobre ou exóticas e das aplicações em metal sólido, temos madeira barata a imitar mogno e uns pormenores em chapa dourada.

Se aparentemente o relógio original não era reconhecido pela sua fiabilidade, a sua reinterpretação moderna ainda consegue ser pior. Ao ponto de a própria Horolovar afirmar que quem for capaz de manter o relógio a funcionar com um desvio de apenas 10 min. por dia deveria ser nomeado para um prémio.

Horolovar - Pêndulo Voador WXq1SlK


Este tipo de mecanismo de escape é muito susceptível às perturbações externas, para além das evidentes falhas de concepção.

O relógio só tem corda para funcionar 30h e à medida que vai perdendo a corda a velocidade com que o pêndulo gira vai diminuindo, fazendo com que o fio não enrole na vara em todas as passagens, o que obviamente se traduz num adiantamento do relógio. A somar a isto tudo temos o problema da regulação do pêndulo. Mover a bola na vertical (nem que seja só uns milímetros) tem um grande impacto no desempenho do relógio.


Sem ter gasto muito tempo, nem preocupação com ele, o meu está a funcionar com um adiantamento de 3h num dia. Mas apesar disso desempenha na perfeição a sua principal função, a de ser um chamariz e desbloqueador de conversa. Tendo feito grande sucesso entre as visitas Laughing .

Horolovar - Pêndulo Voador 764OYyY

Horolovar - Pêndulo Voador D4QGuvu



Não consegui colocar o meu vídeo no fórum, por isso deixo ficar um link do Youtube.




Fiquem bem Thumbs Up .


Última edição por SquareWatch em Qui 27 Jan 2022, 19:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)

m84, Sansoni7, Duca749, Domingues, VS e BELMONDO gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Horolovar - Pêndulo Voador Empty Re: Horolovar - Pêndulo Voador

Qui 27 Jan 2022, 14:33
Obrigado pela partilha @SquareWatch! Desconhecia por completo esse tipo de escape!

Realmente o interesse parece ser pela curiosidade/efeito hipnotizante do mesmo, poderia ficar horas a olhar e perder as horas! Muito diferente do que estamos habituados.

Obrigado uma vez mais!

SquareWatch gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Horolovar - Pêndulo Voador Empty Re: Horolovar - Pêndulo Voador

Qui 27 Jan 2022, 15:22
Bem giro @SquareWatch! Estava a ler e fiquei convencido de que era um post do amigo @Voltij! Mas não, és tu!  Very Happy Wink Então andas também a abalançar-te nesse tipo de balanços (para além das tuas demais originalidades, claro!)! Excelente! E, claro, obrigado pela partilha!  Thumbs Up

SquareWatch gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Horolovar - Pêndulo Voador Empty Re: Horolovar - Pêndulo Voador

Qui 27 Jan 2022, 15:30
Fantástico!

Parabéns!

Eu também tenho um, mas de parede. Está neste momento no Museu do Relógio e é uma das atracções da exposição "Exquisita".

SquareWatch e c0mpu73r gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Horolovar - Pêndulo Voador Empty Re: Horolovar - Pêndulo Voador

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos