DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Leica L1 e L2 Empty Leica L1 e L2

Qui 24 Mar 2022, 14:33
Os membros do fórum já de certeza souberam/viram/tiveram contacto com o novo produto da marca germânica Leica.

Segui com curiosidade as apresentações, depois as reportagens de uma revista da especialidade de um evento Leica que se realizou no Porto.

Em termos simples, a Leica, antigo fabricante de máquinas fotográficas e ópticas com especialidade em pequeno formato (35mm), expandiu a sua linha de artigos de luxo para os relógios. Não cometi nenhuma gafe na frase anterior.

Leica L1 e L2 69usj610

Quezílias fotográficas à parte, aquela marca lançou recentemente dois modelos de relógio - L1 e L2 - com calibre de desenho próprio e produção em parceria com um fabricante de instrumentos de precisão também alemão.

Leica L1 e L2 Leica_10

O L1 e L2 partilham praticamente todas as especificações com o L2 a beneficiar de complicações extra. Ambos são máquinas de corda manual de 28800 bph, 60h de reserva, HMS, data, indicador de reserva, caixa de aço cirúrgico, bezel XPTO, 41mm de diâmetro e vidros de safira. O L2 acrescenta um indicador GMT de 12h com respetiva indicação dia/noite e coroa adicional de operação.


Leica L1 e L2 01_neu10

Leica L1 e L2 Fsd10

Os relógios apresentam detalhes curiosos para os entusiastas das máquinas que partilham o nome: botão vermelho, complicações com motivos fotográficos e um modo de operação próprio como é apanágio da marca.

Os preços: Começa em 9500€ para o L1 e 13500€ para o L2.

Opiniões? Esperava ver algum burburinho no fórum com estes modelos já que a apresentação em Portugal foi bem divulgada.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Leica L1 e L2 Empty Re: Leica L1 e L2

Qui 24 Mar 2022, 14:40
Para mim é novidade, independente de achar os relógios bonitos e desconhecer as qualidades do mecanismo, não compreendo o preço.
Comercialmente não percebo como é que a primeira incursão de uma marca que até agora nada tinha a ver com relógios coloca o preço num patamar onde marcas como a Rolex, IWC, Breitling... possuem modelos mais baratos, não percebo, alguém me explique.

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Leica L1 e L2 Empty Re: Leica L1 e L2

Qui 24 Mar 2022, 16:25
Epá... gosto!

Gosto da estética, gosto dos pormenores de originalidade, tipo o círculo vermelho na coroa a remeter para as máquinas fotográficas, gosto do nível de acabamento do movimento e gosto de facto de ser um movimento de corda manual. A corda manual tem um romantismo e uma tradicionalidade que se têm vindo a perder.

Quanto ao preço... compreendo-o.

Um preço desses é uma afirmação de posição. É a Leica a dizer "estamos aqui, somos bons, valemos isto, quem nos quiser tem que largar a nota". Prefiro assim do que a prática de andar sorrateiramente a aumentar os preços todos os anos e a mudar de segmento como quem não quer a coisa, tipo sapo na panela de água a ferver, sem entregar o valor proporcional a esses aumentos.

Agora... é uma posição radical e gera risco. Para mim, pessoalmente, está num nível acima do que a minha carteira permite. Mesmo que permitisse, por esses valores, de facto, muito mais depressa compraria as marcas enumeradas pelo @Duca749.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Leica L1 e L2 Empty Re: Leica L1 e L2

Qui 24 Mar 2022, 16:34
Mais do que afirmação de posição não estará a roçar uma afirmação de arrogância, do gênero nós somos bons nas lentes logo qualquer coisa que fazemos é melhor e trás mais prestígio do que as marcas de referência que tem dezenas de anos de experiência e legado inegável.

Vejo isso como se a Bosch fizesse um desportivo e o vende-se ao dobro de um Ferrari ou Lamborghini, é só estúpido!
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Leica L1 e L2 Empty Re: Leica L1 e L2

Qui 24 Mar 2022, 19:02
Duca749 escreveu:Mais do que afirmação de posição não estará a roçar uma afirmação de arrogância, do gênero nós somos bons nas lentes logo qualquer coisa que fazemos é melhor e trás mais prestígio do que as marcas de referência que tem dezenas de anos de experiência e legado inegável.

Vejo isso como se a Bosch fizesse um desportivo e o vende-se ao dobro de um Ferrari ou Lamborghini, é só estúpido!

Se resultar, não é estúpido Smile É como disse, é uma opção de risco.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Leica L1 e L2 Empty Re: Leica L1 e L2

Qui 24 Mar 2022, 22:05
O patamar dos 5 ou 6K seria muito mais lógico e bem compreendido!

Realmente, nos 9, está-se a atirar um bocado para fora de pé!

Mas eu, tal como disse o @Nunogoncalves, também não compraria, mesmo nos 5, ou até abaixo. Para dar esses valores por um relógio, só mesmo  por uma marca bem firmada, com história e muito mais! Mas isto sou eu, que sou pobre!  Rolling Eyes

Nunogoncalves gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Leica L1 e L2 Empty Re: Leica L1 e L2

Qui 31 Mar 2022, 12:31
Eu ainda nao consegui ver os relógios em mão, e também nao tenho particular interesse neles para mim. No entanto, esta questao do preço é sempre muito interessante de discutir e percbeer as varios opiniões. Smile

Vou só deixar aqui esta imagem para relembrar de que marca estamos a falar. Isto é só o corpo, falta a lente. Wink

Leica L1 e L2 Screenshot-2022-03-31-at-12-20-35

Claro que há maquinas da marca mais baratas, mas julgo que está será o flagship da marca, e portanto não podemos estar à espera que uma marca que é o suposto supra-sumo das maquinas fotograficas, produzir e vender um relógio banal e barato. (olá, MoonSwatch!) Isto é também um statement.

Mas também há que perceber que isto não é um Sellita qualquer, mas sim um mecanismo bastante sofisticado e bem acabado, e se calhar até feito de proposito para este relógio (não sei). Repararam na coroa que é um botão que ao premir permite parar os segundos? Portanto os custos de produção envolvidos também serão outros...

Podem ver mais info neste artigo da Espiral do Tempo que descreve mais detalhes:
https://espiraldotempo.com/para-aficionados-relogios-leica/

c0mpu73r gosta desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Leica L1 e L2 Empty Re: Leica L1 e L2

Qui 31 Mar 2022, 17:11
@m84 claro que o L1 e L2 têm de seguir aquela linha. E sim, têm detalhes absolutamente deliciosos para quem tem/quer uma leica na mão.

Quando vi a reportagem na Espiral do Tempo (daí ter dito que esperava mais ação no Fórum visto ter sido uma apresentação em Portugal e acompanhada pela Espiral) sobre os L1 e L2 pensei logo que os relógios seguem precisamente a mesma filosofia da marca: Tal como nos relógios, onde um quartzo de 100€ é muito "melhor" que um mecânico de 1000€, este último toca muito mais no coração (e na carteira).

Nas máquinas é precisamente a mesma coisa...
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Leica L1 e L2 Empty Re: Leica L1 e L2

Qui 31 Mar 2022, 19:24
Bom, quando escrevi o meu post em cima, ia dizer, de início, que os 9K me pareciam adequados à marca, afinal estamos a falar da Leica! E eu, como ex-coleccionador de máquinas fotográficas (já lá vão mais de 20 anos) tenho essa noção!

Mas depois olhei melhor para o preço! E achei que, mesmo para a Leica, mesmo podendo ser um movimento inhouse, para um primeiro lançamento é demais! Mas bom, se calhar sou eu que estou errado ...  Rolling Eyes
Conteúdo patrocinado

Leica L1 e L2 Empty Re: Leica L1 e L2

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos