DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
ansoa
ansoa
Mensagens : 20
Data de inscrição : 07/11/2020

Resultados do "timegrapher"  Empty Resultados do "timegrapher"

Sex 17 Mar 2023, 19:25
Olá a todos, 

Abro este tópico para procurar algumas opiniões no que toca ao serviço de relógios.

Eis a questão, recorro ao serviço de um relojoeiro que faz um trabalho fenomenal. Há, no entanto, um pequeno problema. O relojoeiro em questão não usa o "timegrapher" (perdão por não saber o termo correcto em Português).
Como sou um pouco exigente nesse sentido, por vezes tenho alguns "problemas" acerca disso. Quando se trata de um registo movível, eu, com o meu timegrapher em casa, coloco tudo direito depois do serviço.
Quando se trata de um registo fixo, já não tenho à vontade e aqui é que reside o problema. Problema porque, quase sempre, os registos fixos vêm do relojoeiro com erros elevados- o beat error. Ou seja, para o acertar, por eu ter "respeito" e não querer estar a estragar nada, tenho que levar o relógio de novo ao relojoeiro. Só que origina-se uma situação de tentativa erro e, no entretanto, vou gastanto gasolina e tempo.

A minha questão é: será que estou a ser demasiado exigente?

Uma outra coisa, o meu relojoeiro não é adepto de timegraphers. Diz que são máquinas bastante inconsistentes, que já as utilizou no passado e que não refletiam um cenário realisto. 

Muito obrigado a todos
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Resultados do "timegrapher"  Empty Re: Resultados do "timegrapher"

Sex 17 Mar 2023, 20:08
Os timegraphers são a única forma viável de acertar o beat error, quer o "stud" seja móvel ou fixo, qd é fixo tem mesmo de ser alguém experiente e com ferramenta para tirar o cabelo e alinhá-lo de forma a que a jóia de impulso fique centrada entre os "cornos" da âncora. Qualquer centésimo de milímetro para a esquerda ou direita já põe o beat error acima de zero, não sei como é possível ajustá-lo sem uma máquina como o timegrapher. Diria que é impossível (ou então fica resolvido com um caso de sorte - muito improvável)

Já na questão da precisão o timegrapher serve mais como guia do que máquina que permite regular de forma científica o relógio para zero segundos/dia. O relógio depois da manutenção pode ser regulado para que nas posições horizontais ande perto de zero, mas 1 ou 2 dias (andar com ele durante o dia e dormir com ele - os movimentos à noite são diferentes o que leva a que a precisão seja afectada) para depois ser regulado novamente. Na questão da regulação o timegrapher é uma ferramenta auxiliar importante mas não imprescindível.

Onde o timegrapher desempenha um papel fundamental é na avaliação dos erros posicionais, isto é, o relógio pode estar a zero segundos/dia nas horizontais e perder minutos (ou mais) nas verticais, isto indicia problemas de revisão ou mesmo mecânicos. Nisto o timegrapher é fundamental.

Outro aspecto em que o timegrapher é fundamental é na medição da amplitude, a olho nu nem sempre dá para avaliar o funcionamento do balanço, baixa amplitude significa problemas de hardware ou má revisão. A questão da amplitude é fundamental para avaliar o serviço do relojoeiro.

Meter um relógio a funcionar é fácil, metê-lo a funcionar como deve ser, explorando ao máximo as capacidades do hardware, isso já é mais difícil. Não percebo como alguém no séc XXI pode prestar bom serviço sem a ajuda de um timegrapher.

O relógio tem de vir afinado, é para isso q vai ao relojoeiro, mas como nunca houve grande exigência por parte do cliente (desde que dê horas, está bom...), criou-se esta cultura de que o cliente fica satisfeito desde que o ponteiro dos segundos se mexa.





Sansoni7, Nunogoncalves e Francisco Fonseca gostam desta mensagem

ansoa
ansoa
Mensagens : 20
Data de inscrição : 07/11/2020

Resultados do "timegrapher"  Empty Re: Resultados do "timegrapher"

Ter 21 Mar 2023, 02:15
Muito grato pela explicação. Sempre vi um pouco com aversão a questão do não uso do timegrapher mas como vi esse modus operandi em mais do que um relojoeiro achei por bem perguntar. 

Muito obrigado pelo tempo tomado!
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Resultados do "timegrapher"  Empty Re: Resultados do "timegrapher"

Qui 23 Mar 2023, 11:32
@ansoa, manda o relógio ao @VS que ele põe-te isso a funcionar na perfeição em três tempos  Very Happy

VS gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Resultados do "timegrapher"  Empty Re: Resultados do "timegrapher"

Sex 24 Mar 2023, 14:07
Estou em total acordo com o @VS e resume-se a isto:

VS escreveu:
Meter um relógio a funcionar é fácil, metê-lo a funcionar como deve ser, explorando ao máximo as capacidades do hardware, isso já é mais difícil. Não percebo como alguém no séc XXI pode prestar bom serviço sem a ajuda de um timegrapher.

O relógio tem de vir afinado, é para isso q vai ao relojoeiro, mas como nunca houve grande exigência por parte do cliente (desde que dê horas, está bom...), criou-se esta cultura de que o cliente fica satisfeito desde que o ponteiro dos segundos se mexa.

VS gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Resultados do "timegrapher"  Empty Re: Resultados do "timegrapher"

Ir para o topo
Tópicos semelhantes
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos