DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Sex 21 Abr 2023, 13:16
Às vezes encontro relógios com movimentos in-house de marcas que não fazia a mínima ideia existirem, ontem foi um desses casos, encontrei um movimento in-house de um fabricante alemão que nunca tinha ouvido falar. Mas como esse há imensos casos, para facilitar a coisa criei este tópico para se ir adicionando marcas que tenham criado movimentos in-house para os seus relógios de pulso. A maioria dos fabricantes já não existe ou foram integrados, mas não deixa de ser interessante saber quais foram. Não faço ideia se os turcos desenvolveram relógios com movimentos próprios ou os filandeses, ou os polacos....etc etc

Quando tiver tempo vou pesquisando e adicionando, se alguém souber russos, alemães, brasileiros....por aí, adicione. Quanto mais não seja isto serve para memória futura, haverá sempre alguém que irá achar isto útil (pode servir para começar colecções com critérios geográficos)

JAPÃO:

Seiko
Citizen
Orient
Ricoh


PORTUGAL:

Nada


.........

ESPANHA???
FRANÇA???
ALEMANHA???
?????
.....
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Sex 21 Abr 2023, 16:09
Boa ideia para um tópico @VS! Thumbs Up

No entanto, já se chegou à conclusão sobre o que é de facto in-house ou não? Razz
confesso que tenho um doc de lado para estruturar as minhas ideias sobre esse tema para colocar no tal tópico.

Fora isso, isto pode ser uma lista interessante e útil, mas tem que se estabelecer critérios concretos sobre o que qualifica e merece ser incluido nela.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Sex 21 Abr 2023, 16:37
@m84, da última vez que estivemos a discutir o in-house acabámos por ficar com a mesma sabedoria que tínhamos qdo começámos a discussão. A definição pode ser tão abrangente que em último caso até o ferro velho da Cauny poderia ser considerado in-house, já que tem modificações estéticas nos movimentos, mas não, não cabe tudo apesar do chapéu ser grande.

Neste contexto, considero in-house movimentos desenvolvidos exclusivamente para determinada marca, sendo a propriedade intelectual dessa mesma marca.

Exemplo 1 : a Hamilton é do grupo Swatch, usa movimentos ETA do grupo Swatch, no entanto não é in-house.

Exemplo 2: A Omega é do grupo Swatch, usa movimentos desenvolvidos no próprio grupo, é considerado in-house

Exemplo 3: A Orient na década de 70 era uma empresa independente da Seiko, usava ebauches e balanços da Seiko, no entanto tinham um desenho exclusivo e propriedade intelectual sobre os movimentos, é in-house.

Exemplo 4: a Lemania além de projectar e concretizar numa marca própria relógios com movimentos seus (in-house), tb fornecia ebauches para 'n' marcas, por exemplo Omega, isto não retira o rótulo in-house aos relógios da Omega, já que a Omega acrescentava valor ao desenhar sistema de escape e balanço (as partes críticas do sistema), além disso mantinham controlo intelectual sobre o produto modificado. Estás modificações não são assinaturas de marca nas pontes e platina, ou refinamento do acabamento das peças, ou outras de índole meramente decorativas. Isto para dizer que ebauches de terceiros não invalida o rótulo in-house.

Muitas mais variantes podem ser consideradas, mas estes 4 cenários abrangem a maioria dos casos.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Sex 21 Abr 2023, 17:22
VS escreveu:@m84, da última vez que estivemos a discutir o in-house acabámos por ficar com a mesma sabedoria que tínhamos qdo começámos a discussão. A definição pode ser tão abrangente que em último caso até o ferro velho da Cauny poderia ser considerado in-house, já que tem modificações estéticas nos movimentos, mas não, não cabe tudo apesar do chapéu ser grande.

Não te preocupes que assim que conseguir, vou lá baralhar mais as ideias ao pessoal  lol!

VS escreveu:Neste contexto, considero in-house movimentos desenvolvidos exclusivamente para determinada marca, sendo a propriedade intelectual dessa mesma marca.

Exemplo 1 : a Hamilton é do grupo Swatch, usa movimentos ETA do grupo Swatch, no entanto não é in-house.

Exemplo 2: A Omega é do grupo Swatch, usa movimentos desenvolvidos no próprio grupo, é considerado in-house

Exemplo 3: A Orient na década de 70 era uma empresa independente da Seiko, usava ebauches e balanços da Seiko, no entanto tinham um desenho exclusivo e propriedade intelectual sobre os movimentos, é in-house.

Exemplo 4: a Lemania além de projectar e concretizar numa marca própria relógios com movimentos seus (in-house), tb fornecia ebauches para 'n' marcas, por exemplo Omega, isto não retira o rótulo in-house aos relógios da Omega, já que a Omega acrescentava valor ao desenhar sistema de escape e balanço (as partes críticas do sistema), além disso mantinham controlo intelectual sobre o produto modificado. Estás modificações não são assinaturas de marca nas pontes e platina, ou refinamento do acabamento das peças, ou outras de índole meramente decorativas. Isto para dizer que ebauches de terceiros não invalida o rótulo in-house.

Muitas mais variantes podem ser consideradas, mas estes 4 cenários abrangem a maioria dos casos.

Acho que mesmo assim é preciso mais rigor nos criterios, nem que sejam temporais.

Ora vejamos:
Dás o exemplo da Orient como sendo in-house do Japão, porque nos anos 70 era independente, e da Hamilton como sendo do grupo Swatch e portanto não é in-house.
No entanto a Hamilton foi americana até pelo menos os anos 1950/1960 e tinha fábrica e calibres próprios.

E se quisermos mesmo complicar mais as coisas em termos temporais, o que fazemos dos fabricantes ingleses, frances, holandeses etc de 1700/1800 e troca o passo?   Twisted Evil


Já agora, qual foi essa descoberta alemã?


Última edição por m84 em Sex 21 Abr 2023, 17:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Sex 21 Abr 2023, 18:17
@m84, tens toda a razão na questão da Hamilton e noutras parecidas que foram resgatadas da lama e aproveitadas apenas pelo nome da marca. Há a questão temporal como variável que separa águas. Sim, pelos meus critérios a Hamilton deve ser considerada in-house levando em conta o passado americano. O Exemplo 1 seria para exemplificar marcas que usam movimentos  'in-house' mas que não são de uso exclusivo, são partilhadas com outras marcas. 
A questão do tempo é mesmo importante, é algo que pode ser adicionado à marca a título de nota.

Exemplo (ter sempre presente que só se consideram marcas que tẽm/tiveram modelos in-house, obviamente não em todas as gamas, caso contrário a Tudor, Brietling, Tag-Heur e por aí fora ficavam de fora ):

Suiça (apenas marcas in-house)

Hamilton, já teve, origem americana
Lanco, já não existe
Omega
SIcura, já não existe
Certina
Breitling
Tag-Heur
Tudor
Rolex
Longines
Helvetia, já não existe
....
....

em 1700/1800 ainda não se usavam relógios de pulso, por isso esse problema não existe (o título do tópico diz serem apenas relógios de pulso)

Qt ao alemão que vi num leilão, já não me lembro do calibre ou nome da marca, acho que foram comprados pela Junghans. Se encontrar o relógio eu meto a marca nos Alemães.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Sex 21 Abr 2023, 21:20
Não sabia que a Sicura teve moviments in-house, devem ser do início da marca, não?

Por vezes cruzo-me com alguns modelos interessantes da marca e se não me engano eles veem com movimentos EB, alguns Valjoux.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Sex 21 Abr 2023, 22:15
@Duca749, eu tb não sei se fabricou ou não, isso era um lista, a título de exemplo, que escrevi mas sem qq pesquisa, eram nomes que me iam lembrando. O único Sicura que tenho é uma boa m****, tem um EB dentro e nem ao pior inimigo recomendaria aquilo. 


Para escrever uma lista de marcas Suiças com movimentos in-house é quase tese de mestrado, é trabalho para 6 meses, não para 2 minutos.


De qualquer forma fizeste bem em corrigir,não vá alguém acreditar - nota - não sei se produziu, isso foica para outras pesquisas ou se alguém tiver iniciativa para tal.


E já agora, se conheceres alguma marca de país com/sem tradição relojoeira com desenvolvimento próprio de movimentos, "bota aí" que poupa trabalho à malta que se interessa pelo assunto.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Sex 21 Abr 2023, 23:27
VS escreveu:

em 1700/1800 ainda não se usavam relógios de pulso, por isso esse problema não existe (o título do tópico diz serem apenas relógios de pulso)

Peço desculpa pelo meu comentario (em jeito de provocação intelectual, confesso) nao reparei na referencia a relógios de pulso. Thumbs Up


Para a China, que tem uma historia minimamente interessante no que toca à relojoaria, e talvez um tanto semelhante à Russia e/ou Uniao Sovietica há este tópico com bastante informação para já:

https://dezdez.forumeiros.com/t934-ou-se-preferirem-relogios-chineses
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Sex 21 Abr 2023, 23:40
Para a alemanha, assim de repente temos pelo menos:

A. Lange & Söhne
Glashütte Original
Nomos
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Sáb 22 Abr 2023, 09:54
França: Yema

Suiça: Mathey-Tissot, Mido, Eterna

VS gosta desta mensagem

milhazes
milhazes
Mensagens : 141
Data de inscrição : 08/03/2021
Idade : 46

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Seg 24 Abr 2023, 15:18
Duca749 escreveu:França: Yema

Suiça: Mathey-Tissot, Mido, Eterna

podes acrescentar H.M.C.

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Seg 24 Abr 2023, 19:33
Estava à procura de movimentos in-house espanhóis, o Google presenteou-me logo com 2 na primeira página, e por estranho que pareça, ambos pós-2000! A informática revolucionou isto tudo, a modelagem 3D permite uma prototipagem impensável para os pioneiros da arte. Mais artistas virão, os mecânicos estão na berra, cheira-me que os smartwatches vão gerar uma contra-cultura.

ESPANHA (Marcas)
Raúl Pagès
Atelier de Chronométrie

Links onde obti a info

Raúl Pagès
https://www.hodinkee.com/articles/raul-pages-regulateur-a-detente-rp1-escapement-2022

Atelier de Chronométrie
https://timeandtidewatches.com/the-independedit-atelier-de-chronometrie-adc22/

m84 gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Ter 25 Abr 2023, 09:33
VS escreveu:Estava à procura de movimentos in-house espanhóis, o Google presenteou-me logo com 2 na primeira página, e por estranho que pareça, ambos pós-2000! A informática revolucionou isto tudo, a modelagem 3D permite uma prototipagem impensável para os pioneiros da arte. Mais artistas virão, os mecânicos estão na berra, cheira-me que os smartwatches vão gerar uma contra-cultura.

ESPANHA (Marcas)
Raúl Pagès
Atelier de Chronométrie

Links onde obti a info

Raúl Pagès
https://www.hodinkee.com/articles/raul-pages-regulateur-a-detente-rp1-escapement-2022

Atelier de Chronométrie
https://timeandtidewatches.com/the-independedit-atelier-de-chronometrie-adc22/



Perdeste uma conversa muito interessante com o fundador da AdC há uns anos! https://dezdez.forumeiros.com/t1582p25-world-time-instituto-portugues-de-relojoaria#36459

Mas o Raul Pages conta como Espanha ou Suiça?

Também para Espanha, nao tenho a certeza se a/o Pita conta para a lista ou não: https://pita.barcelona/

Entretanto, para ajudar na lista, sugiro uma vista de olhos nos relojoeiros que compõe a AHCI - Académie Horlogère des Créateurs Indépendants  Wink


Última edição por m84 em Ter 25 Abr 2023, 10:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : duplo post)

VS gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Ter 25 Abr 2023, 10:34
Bora lá, há tanta coisa por aí! E este tópico precisa de fotos e mais desenvolvimento!

:worthless:


Como tal, segue mais uma entrada.

Finlandia: Stepan Sarpaneva

https://studiosarpaneva.com/

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Sarpaneva_Lunations-18
foto: watchilove.com

Nuno Graça e VS gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Ter 25 Abr 2023, 10:41
E para a Russia, acho que se pode incluir o Konstantin Chaykin, não?

https://chaykin.ru/en/

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Konstantin-Chaykin-Joker-watch-1
foto: watchesbysjx.com

Se bem que o modelo acima (talvez dos mais conhecidos), julgo ser um modulo em cima dum ETA...

Nuno Graça e VS gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Ter 25 Abr 2023, 12:59
Bom dia a todos .....

Ora aqui está um belo tópico ,,,, que tem muito para falarmos ....


Aqui ficam algumas que me vieram logo á cabeça ....

BIFORA --- que foi a 1º marca Alemã constituída em 1900 ,,, fabricava tudo dentro de portas e chegou a ter 1,000 funcionários !!! infelizmente acabou na década de 70 como muitas    

aqui fica um link para poderem dar um olho 

https://www.timesticking.com/the-history-of-the-bifora-watch-company/#:~:text=In%201900%2C%20two%20German%20watchmakers,company's%20watches%20featured%20two%20covers.

https://www.youtube.com/watch?v=JpcXvovi-VA


Outra também pouco falada mas de grande qualidade e a 2º marca mais antiga da Suíça é ;
FAVRE-LEUBA GENEVE esta marca data de 1737 também  fabricava tudo dentro de portas ...  no seculo XX esteve associada á JAEGER-LECOULTRE ,,, os seus movimentos são limpos e de muita qualidade ...

aqui fica um link para poderem ler mais sobre a sua historia ..

https://www.rescapement.com/blog/favre-leuba-a-brief-introduction

Mais conhecidas temos a CYMA 1862  

E também a CERTINA que a sua historia começa em 1888 e que antes de ter o nome Certina era Grana !!! o nome Certina só aparece em 1939 e também faziam os seus próprios movimentos ....


Bem se me lembrar de mais alguma logo aqui ponho !,,,,

m84, Sansoni7 e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Seg 22 maio 2023, 16:23
EUA

J.N.SHAPIRO

(o primeiro movimento dos américas desde 1969! Está na moda desenvolver o próprio movimento - verdade seja dita, não falta muito para que o chatGPT consiga desenhar um movimento de raiz)

https://monochrome-watches.com/in-depth-analysis-j-n-shapiro-resurgence-first-usa-made-mechanical-watch-since-1969-specs-price/

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  J_n_sh10Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  J10

m84 gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país  Empty Re: Marcas de mecânicos (pulso) com movimentos in-house por país

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos