Relojoaria no youtube
- VS
Re: Relojoaria no youtube
Watchbox Reviews
https://www.youtube.com/@WatchBoxReviews?feature=shared
nmfl e JPP gostam desta mensagem
- nmfl
VS gosta desta mensagem
- VS
- JPP
nmfl escreveu:Esse Tsuyosa parece uma ótima relação qualidade/valor, mas parece um "mash-up" de Oyster Perpetual, Seiko 5 e PRX. Talvez a comparação mais interessante fosse com o Seiko 5, tendo em conta a gama de preços...?
@nmfl, eu acho que hoje em dia, a maioria dos novos lançamentos, desde a Casio à Rolex e Patek, passando por Seiko, Longines e outros que tais, não conseguem deixar de mostrar evidentes influências ou tentativas de colagem, mais ou menos descaradas, a relógios anteriores!
Este eu só consegui colá-lo aos PRX, mas numa gama de preços muito melhor e não acho que tenha grande coisa a ver com os Seiko 5, pelo menos aqueles em que eu estou a pensar!
nmfl gosta desta mensagem
- nmfl
O próprio PRX é uma homenagem ao Seastar Quartz da Tissot que é, por sua vez, uma homenagem/cópia do Rolex Oysterquartz dos danos 80/90. Aliás, foi por isso que comprei o PRX na versão quartzo, acho que faz todo o sentido uma máquina quartzo nesse modelo específico.
Quanto ao Seiko 5, referia-me à coroa do Citizen. É basicamente igual à do SNXS (além dos índices e ponteiros, mas esses já vêm do Oyster Perpetual).
No fundo, isto dos relógios é tudo uma "caldeirada"
JPP gosta desta mensagem
- JPP
- Duca749
JPP gosta desta mensagem
- Nunogoncalves
Há várias marcas a revirar o baú para reciclar/reimaginar modelos antigos e isso pode ser considerado um bocado de preguiça e falta de originalidade/inovação. No entanto, para mim, como adepto dos designs e, sobretudo, dos tamanhos clássicos, é uma tendência positiva
Adoro que, por exemplo, a Longines e a Tissot, como referiu o @nmfl, tenham pegado em modelos clássicos, dado um toque de frescura e lançado no mercado.
Não é por acaso que a minha penúltima compra foi um Tissot (PRX) e a última (que ainda está a caminho!) seja um Longines
No entanto, acho que ainda há muita inovação e muita originalidade no mundo da relojoaria. O "problema", a meu ver, é que estão nas duas pontas do espetro. Ou estão nas microbrands, cuja qualidade é sempre uma incógnita e cujo apelo de mercado é muito inferior, ou estão nas marcas de ultra-luxo (Richard Mille, H. Moser, etc.) cujos preços são inacessíveis para 99,99% dos entusiastas.
As marcas mais tradicionais, efetivamente, jogam cada vez mais pelo seguro. É tipo Hollywood, que só faz blockbusters da Marvel e reciclagens de filmes antigos...
Edit: Ainda assim, e para me contradizer a mim próprio, acho que mesmo no meio do espetro ainda conseguimos encontrar inovações significativas. Logo após escrever o post lembrei-me, por exemplo, da Frederique Constant e do movimento Monolithic e da Christopher Ward com o Belcanto.
- nmfl
É uma questão de ciclos, como dizes. Para quem não segue a relojoaria, os lançamentos recentes da Tissot até parecem inovadores, com os modelos PRX ou Gentleman.
JPP e Nunogoncalves gostam desta mensagem
- JPP
Nunogoncalves gosta desta mensagem
- nmfl
Além do gosto pelo "retro" e por coisas que durem, o único outro aspeto que vejo que possa justificar usar um relógio clássico é o facto de serem normalmente mais robustos do que os smartwatches, embora a Apple já tenha um modelo topo de gama que é supostamente muito resistente... Não faço ideia se é verdade... por 1000 e tal euros preferia comprar um Longines ou um Oris que me duravam uma vida e mais outra, ao passo que o Apple Watch deve durar 3 ou 4 anos e... é feio
- JPP
- nmfl
JPP gosta desta mensagem
- JPP
nmfl escreveu:Também não me dizem nada. Cheguei a ter um Samsung e troquei-o - curiosamente - pelo Citizen que te vendi, e foi uma boa troca. Provavelmente já nem funciona por esta altura, enquanto o teu Citizen vai funcionar durante muitos anos e é bem mais bonito...
Ora nem mais! Ainda ontem estive com ele na mão para usar,, mas acabei por optar por ir ao fundo do baú buscar o Tissot T-Race!
nmfl gosta desta mensagem
- VS
- VS
[size=32]Com o tempo percebemos as limitações do gajo, não é profissional e só anda nisto há poucos anos, mas para quem quer começar são vídeos mto bons, o gajo filme bem a coisa.[/size]
[size=32]Cá vai o último:[/size]
[size=32]
[/size]
JPP gosta desta mensagem
- VS
JPP, Nunogoncalves e ji_heivs gostam desta mensagem
- VS
JPP e ji_heivs gostam desta mensagem
- Nunogoncalves
VS escreveu:Relógios de titânio, caixa+bracelete, vidro de safira e um NH35 por aproximadamente 100€! É o grande Bodo chinês. (Estão à venda no AliExpress)
Gosto muito do conteúdo deste gajo. Ele consegue "debitar" alguns 3 ou 4 vídeos por semana, sempre de visualização fácil, nem que seja preciso andar a rever relógios do Aliexpress ou de microbrands meio sinistras.
Mas o tipo tem piada e a verdade é que, por instantes, penso sempre "é desta que vou comprar o relógio que este gajo mostrou". Mas, depois, o vídeo acaba, vem o anúncio do YouTube, e eu caio em mim e percebo que iria ser mais dinheiro deitado para uma caixa de onde o relógio sairia uma vez por mês.
JPP gosta desta mensagem
- Duca749
- JPP
- VS
JPP gosta desta mensagem
- VS
JPP gosta desta mensagem
- Nunogoncalves
Lembro-me que um destes vídeos de reações a coleções que mais me deixou com sentimentos misturados foi o do Nico a analisar a coleção do Erling Haaland. A coleção está cheia de relógios que eu adoro, mas, de facto, não tem uma pinga de imaginação ou escolhas fora da caixa. Parece uma coletânea de hype watches do Instagram.
Embora, pessoalmente, usasse quase todos os relógios do Haaland e praticamente nenhum do Faustão, não posso deixar de achar que a coleção do Faustão é "melhor", porque diz mais dele enquanto colecionador e é mais pessoal. Isto faz sentido?
VS gosta desta mensagem
- Duca749
Do Faustão, não usava nenhum, mas realmente ele é coerente na sua coleção, quanto mais caro e bizarro, melhor.
Nunogoncalves e VS gostam desta mensagem