DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

"Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond Empty "Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond

Sex 15 Mar 2024, 09:31
No ano passado a nova marca de relógios Lebond inaugurou-se lançando um relógio desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

EdT escreveu:Fundada pelo arquiteto Asier Mateo e sediada em Barcelona, a Lebond Watches tem como base a criação de relógios para entusiastas de relógios e de arquitetura, através da colaboração com arquitetos prestigiados que desenham relógios inspirados pela sua própria arquitetura. Transformar traçados arquitetónicos em instrumentos do tempo terá o seu quê de desafio, a começar pela escala a que tudo acontece. Ainda assim, deve ser um desafio aliciante até porque acaba por ser o ponto de partida para relógios que se tornam peças simbólicas e que falam a linguagem de quem os desenhou.

"Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond Lebond-Siza_4

EdT escreveu:[...]Coube a Siza Vieira desenhar o relógio inaugural deste novo projeto. Inspirado no formato quadrilátero da Piscina das Marés de Leça da Palmeira, da autoria do próprio arquiteto português, o novo Lebond Siza [...] revela-se um relógio inconfundível.

"Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond Lebond-Siza_9

Mais info: https://espiraldotempo.com/lebond-siza-arquitetura-portuguesa-no-pulso/


Este ano, foi a vez de Eduardo Souto de Moura:

EdT escreveu:Souto de Moura, quis trazer algo de novo a um objeto tão familiar como é um relógio de pulso. Optou assim por desenhar um relógio redondo (a tal vertente familiar) e nele incluir o mostrador e a coroa posicionados 30 graus no sentido horário. Estamos perante uma nova interpretação do relógio pensado para o campo de visão de um condutor, uma tipologia peculiar que tanto faz parte da história da relojoaria.

"Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond LebondSoutoMoura_16

EdT escreveu:A abordagem clean, caraterística das obras do arquiteto português, refletem-se num mostrador de linhas puras, disponível em bege mate ou em cinzento. Nele, dois ponteiros lineares pretos contrastam com a ampla base, sem gerar confusões. Cabe ao numeral 12 estilizado, em que o algarismo 1 é também um index bem marcado, servir de referência para a leitura do tempo. Depois, os outros indexes de diferentes tamanhos oferecem simetria e equilíbrio. Na mesma lógica, destaque para a janela da data, às 3h. Tudo claro e organizado, mesmo que à partida possa causar alguma confusão face ao sentido mais habitual utilizado nos relógios. Aliás, até há um lado reflexivo em tudo isto: a desconstrução do modo habitual de mostrar o tempo pode representar também uma nova forma de o vivenciar.

"Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond Lebond_SoutoMoura_4

Mais info: https://espiraldotempo.com/lebond-volume-ii-o-relogio-de-souto-moura/

https://www.lebondwatches.com/

Sansoni7 gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

"Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond Empty Re: "Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond

Sex 15 Mar 2024, 10:46
O do Siza, bem é Siza, 🤣 o do Souto Moura para mim está melhor mas ao contrário do que ele diz, não trouxe nada de novo, nem no facto de ter as 12h rodadas nem pelo mostrador clean.
No entanto fico com dúvidas se para a marca é um valor acrescentado este tipo de parceria.

m84 gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

"Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond Empty Re: "Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond

Sex 15 Mar 2024, 12:26
Duca749 escreveu:O do Siza, bem é Siza, 🤣 o do Souto Moura para mim está melhor mas ao contrário do que ele diz, não trouxe nada de novo, nem no facto de ter as 12h rodadas nem pelo mostrador clean.
No entanto fico com dúvidas se para a marca é um valor acrescentado este tipo de parceria
.

Sendo que a marca foi criada para entusiastas de relógios e arquitectura, e que colabora com "arquitectos de prestígio para conceber relógios especiais inspirados na sua arquitectura", há de certeza valor em ter dois Pritzker (ou mais) na coleção — isto para quem valoriza estes temas, é claro. Ou seja, este tipo de parceria é a razão de existencia da marca.

É um nicho, dentro dum nicho Wink
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

"Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond Empty Re: "Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond

Sex 15 Mar 2024, 12:40
Já tinha conhecimento destes modelos mas admito que nem me dei ao trabalho de pesquisar pela marca, mas se é como dizes fará sentido para alguém que valorize, não sou um deles 😅
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

"Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond Empty Re: "Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond

Sex 15 Mar 2024, 13:03
Duca749 escreveu:Já tinha conhecimento destes modelos mas admito que nem me dei ao trabalho de pesquisar pela marca, mas se é como dizes fará sentido para alguém que valorize, não sou um deles 😅

pois também não faz o meu genero, mas também nunca os vi ao vivo!
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

"Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond Empty Re: "Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond

Ter 19 Mar 2024, 15:28
Como todo o respeito aos arquitetos e à marca, não usava nenhum deles. O do Siza é simplesmente esquisito e grita algo como "estou aqui, olhem para mim!". Não faz o meu estilo.

O do Souto de Moura é exatamente o contrário e parece um relógio de dropshipping da China de tão pouco original que é. A inclinação do mostrador não é nova e não faz grande sentido e os ponteiros são demasiado pequenos para o mostrador. Parece que a fábrica ficou sem ponteiros de origem e resolveu colar lá os de um relógio de senhora para desenrascar.


Não, obrigado.
Conteúdo patrocinado

"Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond Empty Re: "Arquitetura portuguesa no pulso" - Lebond

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos