DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
daily.diogocosta
daily.diogocosta
Mensagens : 96
Data de inscrição : 23/06/2016
Localização : Lisboa
http://www.daily-diogocosta.com

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Sex 27 Out 2017, 09:01
Ontem, dia 26 de Outubro de 2017 história foi feita em Nova Iorque, depois de quase 6 meses de espera o iconico Rolex Daytona Paul Newman do próprio chegou ao leilão da Philipps na forma de um numero, o 8, o numero do lote.

Posso dizer que, para quem assistiu o leilão ao vivo, viveu também, a emoção presenciada no local.
Mas o relógio não foi tudo, um bom leiloeiro é também crucialmente importante.

Como já alguns podem conhecer, Aurel Bacs tem tido vários marcos em termos de records ao longo destes 2 últimos anos, isto tornou-o muito rapidamente um icon, na minha opinião uma classificação algo exagerada.

À chegada ao lote numero 8, era de nature incerta o que se esperava naquela sala.
Até ao ponto em que uma suposta "Tiffany" quando tinha como preço de licitação base um milhão de dólares licitou uns surpreendentes 10 milhões! Este foi o momento em que a história realmente começou a ser escrita, algo que ninguém esperava.
A comunidade falava de 20 milhões mas com um tom cômico, falava-se muito mais seriamente de quantias dos 2-5 milhões.
Aliás, muita gente pensava que depois de tantos meses de continua publicidade e artigos de alta pompa tivessem de certa forma dado uma excessiva importância a este artigo.

Não foi o caso.

Depois de um emocionante leilão no qual todos os fundos recebidos pelo Rolex Paul Newman iam para uma causa social era de esperar que o bater do martelo na mesa (que assinala o fechar do leilão) fosse algo de triste e emocionante ao mesmo tempo.

17,5 milhões de dólares, o preço total com comissões, pelo qual este icônico Rolex foi vendido.
O dia em que alcançamos vários records. O mais importante sendo o de Most expensive wristwatch ever sold!!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Sex 27 Out 2017, 09:41
Quem pode...pode!
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Sex 27 Out 2017, 10:05
Rolling Eyes
daily.diogocosta
daily.diogocosta
Mensagens : 96
Data de inscrição : 23/06/2016
Localização : Lisboa
http://www.daily-diogocosta.com

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Sex 27 Out 2017, 10:07
Girão escreveu:Rolling Eyes
Bom dia Sr. Girão,

Qual é a sua opinião neste tema?
Foi o excesso de importância um infeliz acontecimento?
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Sex 27 Out 2017, 11:10
Tenho a impressão que este regressou a casa...

A Rolex, sentada em cima dos seu biliões (4,5 mil milhões de vendas em 2016 não é brincadeira), não deixaria escapar o relógio mais famoso que já produziu e, talvez, o relógio de pulso mais famoso do mundo.

Vê-lo-emos no museu Rolex, e/ou em publicidade da marca, muito em breve. É o meu palpite.
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Sex 27 Out 2017, 11:52
Estou em crer que a tal "Tifany" especulou e de que maneira o leilão , caso contrário acho que não chegaria a tanto.
Creio que estava premeditado a limitar logo de início.
daily.diogocosta
daily.diogocosta
Mensagens : 96
Data de inscrição : 23/06/2016
Localização : Lisboa
http://www.daily-diogocosta.com

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Sex 27 Out 2017, 16:09
altc escreveu:Tenho a impressão que este regressou a casa...

A Rolex, sentada em cima dos seu biliões (4,5 mil milhões de vendas em 2016 não é brincadeira), não deixaria escapar o relógio mais famoso que já produziu e, talvez, o relógio de pulso mais famoso do mundo.

Veloêmos no museu Rolex, e/ou em publicidade da marca, muito em breve. É o meu palpite.

Sim, partilho da opinião.

Se observarmos as estatísticas da fundação de alta relojoaria, lançadas mensalmente, podemos ver que os mercados continuam voláteis, mas já se nota uma recuperação e uma ascensão dos mercados emergentes BRIC . A Rolex irá certamente manter a subida estável, mas esta marca merece um caso de estudo.

Creio que a parte que toca à fama deste modelo deve-se bastante a campanhas de awereness e publicitarias ao longo destes meses, o que me leva a pensar que muito provavelmente nem 40% das pessoas o iriam reconhecer como "o mais famoso" se não fosse a excessiva publicidade ao lote numero 8.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Sex 27 Out 2017, 17:32
Bem, gostaria de escrever mais sobre isto mas infelizmente não tenho tempo de momento por isso resta-me perguntar se foi neste momento que a bolha dos vintage rebentou??

Ps. @daily.diogocosta, Diogo, movi o tópico para um subfórum diferente, pois onde estava é para assuntos relacionados com o fórum. Não sei se nos vintage é o mais adequado ou se noutra secção...?

Obrigado
daily.diogocosta
daily.diogocosta
Mensagens : 96
Data de inscrição : 23/06/2016
Localização : Lisboa
http://www.daily-diogocosta.com

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Sáb 28 Out 2017, 20:12
m84 escreveu:Bem, gostaria de escrever mais sobre isto mas infelizmente não tenho tempo de momento por isso resta-me perguntar se  foi neste momento que a bolha dos vintage rebentou??

Ps. @daily.diogocosta, Diogo, movi o tópico para um subfórum diferente, pois onde estava é para assuntos relacionados com o fórum. Não sei se nos vintage é o mais adequado ou se noutra secção...?

Obrigado


Sim a mudança para este subfórum foi o indicado Lourenço, muito obrigado!

Eu acho que a bolha dos vintage já rebentou a um ano ou dois, e pelo que tenho descoberto quem notou este rebentar à dois anos foram os próprios vendedores de vintage.
Já não noto aquela procura intensa pelos vintage.

17 milhões ainda é algo que tenho de digerir, achas que foi demasiado para um Rolex com mecanismo baseado num Valjoux 72?
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Seg 30 Out 2017, 11:12
A questão da bolha nos vintage é um assunto polémico porque nem sequer a sua existência é consensual.

De qualquer forma, o Daytona Paul Newman é um "one of a kind", ou seja, é um relógio de tal maneira icónico que valerá sempre muito independentemente de bolhas ou das qualidades do relógio em si.

Só vejo um que, talvez, esteja na mesma liga: o Heuer Monaco do Steve McQueen (isto partindo do princípio que o Speedmaster do Buzz Aldrin já não existe e que o Breguet do Churchill nunca irá a leilão porque, quer um quer outro são capazes de pulverizar o record dos 17M).

Noutro patamar mas capazes de atingir valores bem, bem altos estarão: o Rolex GMT do Marlon Brando usado no Apocalipse Now e o Rolex GMT de Fidel Castro.

Quanto ao rebentar da bolha, não vejo que tenha rebentado, antes pelo contrário, só a vejo inchar e isto prende-se com razões da economia em geral e da quantidade de dinheiro que, neste momento, está no mercado.

Seria uma conversa muito longa, técnica e, para alguns, um bocado maçadora mas basta pensar nos milhões de milhões de moeda que os principais bancos centrais estão diariamente a injetar na economia (os famosos QE's).

Este dinheiro tem que aparecer em algum lado e a verdade é que está a aparecer em todo o lado: bolsas de valores em tempos gloriosos, imobiliário a bater records (como se 2008 não tivesse existido), arte, carros antigos, etc... e relógios vintage... não por acaso o ouro mantém-se estável em baixa o que quer dizer que, sendo o ouro um ativo de refúgio, os agentes estão confiantes e a investir na valorização de outros ativos.

Agora, o que eu vejo é que existiram recentemente algumas febres que não tinham qualquer sustentação e que agora alguns dealers, que seguiram a tendência, estão carregados desse stock e não o conseguem escoar aos preços que queriam. E não é porque a bolha geral tenha rebentado, o que terá rebentado foram microbolhas que se formaram pelo caminho.

Falo por exemplo, mas há mais, dos poor man heuer que explodiram em 2015/2016 e atingiram valores tão altos que chegaram a rivalizar que os Heuer propriamente ditos e o que aconteceu é que esses despencaram porque tinham que despencar: não tinham marca, não tinham desenho, não tinham prestígio, não tinham nada, eram "copycats" quando foram feitos e assim se mantém (apesar de todo o hype que a certa altura se gerou em volta deles) e, hoje, estão parados nas prateleiras com preços elevadíssimos e ninguém lhe pega.

Agora nos mid tier tradicionais como Rolex, Omega, UG, Heuer, Longines e nos up tier Patek ou Vacheron não vejo qualquer sinal de que a bolha tenha rebentado.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Seg 30 Out 2017, 13:51
Olá,

Também partilho da opinião do @altc que este modelo em especifico tenha voltado para a Rolex, e com a do @Girão que o/a licitador da tal Tiffany especulou o leilão logo do inicio. Se de porpósito ou não, ou se o relógio atingiria ou não estes valores caso isso não tivesse acontecido, já não sei. Mas que foi estrondoso, lá isso foi. E para mim, um pouco ridículo dado o relógio que é.

Este é um run-of-the-mill Rolex Daytona (que até nem é a versão que mais gosto), que na altura nem tinham grande sucesso nas vendas, num estado banal, mas que por acaso foi o Rolex pessoal do Newman, sem ter sido pago para tal (de notar). Aqui a proveniência, claro, é que fala mais alto e como um Newman Daytona já andava a puxar por preços altíssimos, este sendo o 'pai', teria que acabar com um preço ridículo.
Pessoalmente, acho que o PP 1518 do ano passado era muito mais especial e interessante em várias frentes que este, e chegou 'apenas' aos 10m...

Quanto à bolha, apenas referi pois penso que a malta agora tem que cair em 'check' e ver o que estão a fazer e a gastar certamente... Ou então virar-se para outras cenas (como referido). Não acredito que não haja limite. E não entendo nada de mercados ou finanças, mas percebo o teu ponto de vista @altc, e acho que tens razão no que dizes, sem dúvida.
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Seg 30 Out 2017, 16:38
[quote="m84"Mas que foi estrondoso, lá isso foi. E para mim, um pouco ridículo dado o relógio que é.
[/quote]


Wink
ricardo97reis
ricardo97reis
Mensagens : 206
Data de inscrição : 05/08/2017

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Qua 22 Nov 2017, 19:58
Boas!
Como já li para cima, também acho que a bolha dos relógios vintage mais particularmente da Rolex tenha rebentado, antes pelo contrário. A procura por relógios antigos penso que irá continuar, sobretudo se grandes blogs continuarem a focar grandes atenções neste mercado os preços continuarão a subir. Algumas marcas ainda estão por explorar nestas andanças.
Quanto à bolha dos Paul Newman Daytona, resta saber qual o comportamento nos preços dos restantes, embora não tenha ainda visto nada sobre o assunto, diria que os preços também deverão aumentar pelo menos no curto prazo. Quem sabe se daqui a muito anos isto não se venha a inverter.
Não se esqueçam também que este relógio não atingiu este valor recorde apenas por pertencer a uma figura pública, este é considerado o relógio que começou a procura e o início de coleções de relógios vintage em aço, daí ser tão importante.
Quanto a quem o comprou, concordo que provavelmente será a Rolex. Se não, acho que perderam uma grande oportunidade de resgatar um dos relógios mais importantes para a marca.
Cumprimentos
Conteúdo patrocinado

Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona Empty Re: Uma licitação de abertura de 10 Milhões no Paul Newman Daytona

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos