G-Shock GW-M5610 — uma espécie de review
+4
the abyss
jnalbuquerque
m84
Rally200
8 participantes
- m84Moderador
G-Shock GW-M5610 — uma espécie de review
Sáb 03 Mar 2018, 19:18
Olá a todos,
O meu post no tópico dos relógios no espaço lembrou-me do meu G-Shock e então decidi fazer um pequeno tópico em jeito de review sobre o mesmo, ao fim de ± 9 meses desde que o comprei. Também ajudou que vai estar no pulso durante o fim de semana por diversas razões
Não vou entrar em grandes detalhes técnicos mas aqui vai uma lista resumida de especificações diretamente da Casio:
Já não usava um relógio digital desde que tinha uns 8/9/10, quando o meu pai ofereceu uns G-Shock a mim e ao meu irmão, todos xpto com termómetro etc, e nós usámos esses 'bichos' até mais não. Há uns anos decidi prócurá-lo mas não o encontrei...(ainda!)
Então decidi comprar este relógio porque sempre gostei dos G-Shock quadrados, e este em particular por ser um dos 'classicos' da gama, preto, mate, sóbrio. Acima de tudo gostei da ideia de ter um relógio super robusto com carregamento solar e sincronização atómica.
Encomendei da Amazon americana e apanhou boleia dum amigo que lá estava por isso o preço foi bem mais razoável que o praticado por cá (PVP 140Eur). Na Amazon espanhola, por exemplo, consegue-se por cerca de 95/100 Eur.
Desde que o comprei tenho usado com uma rotação relativa. Durante o verão foi o relógio que mais andou no pulso e nunca me chateei. Escritório, sol, praia, areia, mar, mota… Sempre sem stress.
Ultimamente tem tido um lugar semi-permanente na mesa de cabeceira para controlar as horas, e no pulso sempre que dou as minhas voltas de bicicleta é o que uso (para crono), ou para o surf.
É um relógio que, apesar do tamanho aparente, quase me esqueço que o tenho no pulso. Isto é porque é bastante leve, confortável e não me sinto nada preocupado com ele.
Além das funções habituais de alarme, crono, e temporizador, este modelo tem também a função de duplo fuso horário e sincronização de hora automática.
O duplo fuso horário tem-me dado jeito porque como tenho familiares no Brasil, por exemplo, tenho nessa timezone e de antes de telefonar posso sempre verificar. Também se estivermos em viagem, basta escolher o fuso horário do destino e assim não se tem que mudar a hora na ida e no regresso.
A função de sincronização atómica é bastante útil, mesmo num relógio digital perfeitamente preciso como os G-Shock. Eu não sou picuinhas com essas coisas mas é giro verificar que funciona e fica mesmo certinho, sempre que me lembro de o sincronizar.
Há pessoas que têm relatado problemas em sincronizar aqui em Portugal, visto que as antenas são na Alemanha e no Reino Unido mas, tirando uma ou duas vezes, sempre consegui sincronizá-lo automaticamente (durante a noite). Basta deixá-lo na janela que aquilo vai lá eventualmente.
Aqui a sincronização de ontem, onde se pode ver que foi feita as 2:02.
E um teste rápido (muda ao segundo exacto!):
Tem também a opção de iluminação automática, que é relativamente útil pois acende quando viramos o pulso para ver as horas, mas penso que podia durar mais tempo quando ligada. Aliás, a iluminação no geral é curta e não há opção para estender a duração em nenhum dos modos.
Outra opção mais ‘obscura’ é a função de power saving. Ou seja, quando o relógio está em repouso, desliga-se para poupar energia. De qualquer forma, sabemos sempre a carga do relógio via o indicador no mostrador.
Este é verdadeiramente o meu relógio mais ‘smart’!
Resumindo e concluindo, é um relógio super prático e pronto para práticamente tudo, a um preço muito acessível. Sim é digital, e sim é quartz. Mas não só de relógios mecânicos vive um homem!
Cumprimentos
O meu post no tópico dos relógios no espaço lembrou-me do meu G-Shock e então decidi fazer um pequeno tópico em jeito de review sobre o mesmo, ao fim de ± 9 meses desde que o comprei. Também ajudou que vai estar no pulso durante o fim de semana por diversas razões
Não vou entrar em grandes detalhes técnicos mas aqui vai uma lista resumida de especificações diretamente da Casio:
https://www.casio-europe.com/pt/produtos/relogios/g-shock/gw-m5610-1er/- Iluminador automático
- Energia solar
- Receção de sinais de rádio (UE, E.U.A., Japão, China)
- Função de horas mundiais
- Função de cronómetro - 1/100 segundos - 24 horas
- Temporizador - 1/1 minuto - 24 horas
- 5 alarmes diários
- Função de snooze
- Calendário automático
- Indicação das horas em formato 12/24
- vidro mineral robusto e anti-risco
- Indicador do nível de carga da pilha
- Classificação de resistência à água 20 bar (ISO 2281)
- Dimensões (A x L x P) 46,7mm x 43,2mm x 12,7mm
- Peso aprox. 51,7 g
Já não usava um relógio digital desde que tinha uns 8/9/10, quando o meu pai ofereceu uns G-Shock a mim e ao meu irmão, todos xpto com termómetro etc, e nós usámos esses 'bichos' até mais não. Há uns anos decidi prócurá-lo mas não o encontrei...(ainda!)
Então decidi comprar este relógio porque sempre gostei dos G-Shock quadrados, e este em particular por ser um dos 'classicos' da gama, preto, mate, sóbrio. Acima de tudo gostei da ideia de ter um relógio super robusto com carregamento solar e sincronização atómica.
Encomendei da Amazon americana e apanhou boleia dum amigo que lá estava por isso o preço foi bem mais razoável que o praticado por cá (PVP 140Eur). Na Amazon espanhola, por exemplo, consegue-se por cerca de 95/100 Eur.
Desde que o comprei tenho usado com uma rotação relativa. Durante o verão foi o relógio que mais andou no pulso e nunca me chateei. Escritório, sol, praia, areia, mar, mota… Sempre sem stress.
Ultimamente tem tido um lugar semi-permanente na mesa de cabeceira para controlar as horas, e no pulso sempre que dou as minhas voltas de bicicleta é o que uso (para crono), ou para o surf.
É um relógio que, apesar do tamanho aparente, quase me esqueço que o tenho no pulso. Isto é porque é bastante leve, confortável e não me sinto nada preocupado com ele.
Além das funções habituais de alarme, crono, e temporizador, este modelo tem também a função de duplo fuso horário e sincronização de hora automática.
O duplo fuso horário tem-me dado jeito porque como tenho familiares no Brasil, por exemplo, tenho nessa timezone e de antes de telefonar posso sempre verificar. Também se estivermos em viagem, basta escolher o fuso horário do destino e assim não se tem que mudar a hora na ida e no regresso.
A função de sincronização atómica é bastante útil, mesmo num relógio digital perfeitamente preciso como os G-Shock. Eu não sou picuinhas com essas coisas mas é giro verificar que funciona e fica mesmo certinho, sempre que me lembro de o sincronizar.
Há pessoas que têm relatado problemas em sincronizar aqui em Portugal, visto que as antenas são na Alemanha e no Reino Unido mas, tirando uma ou duas vezes, sempre consegui sincronizá-lo automaticamente (durante a noite). Basta deixá-lo na janela que aquilo vai lá eventualmente.
Aqui a sincronização de ontem, onde se pode ver que foi feita as 2:02.
E um teste rápido (muda ao segundo exacto!):
Tem também a opção de iluminação automática, que é relativamente útil pois acende quando viramos o pulso para ver as horas, mas penso que podia durar mais tempo quando ligada. Aliás, a iluminação no geral é curta e não há opção para estender a duração em nenhum dos modos.
Outra opção mais ‘obscura’ é a função de power saving. Ou seja, quando o relógio está em repouso, desliga-se para poupar energia. De qualquer forma, sabemos sempre a carga do relógio via o indicador no mostrador.
Este é verdadeiramente o meu relógio mais ‘smart’!
Resumindo e concluindo, é um relógio super prático e pronto para práticamente tudo, a um preço muito acessível. Sim é digital, e sim é quartz. Mas não só de relógios mecânicos vive um homem!
Cumprimentos
- Rally200
Re: G-Shock GW-M5610 — uma espécie de review
Sáb 03 Mar 2018, 20:14
Obrigado pela review.
Por acaso tenho andado a cobiçar um destes... uma coisa mais robusta pro que der e vier. O G-shock sempre me pareceram enormes, especialmente para mim que tenho um pulso pequeno.
Esta gama sempre me parece mais pequena.
Por acaso tenho andado a cobiçar um destes... uma coisa mais robusta pro que der e vier. O G-shock sempre me pareceram enormes, especialmente para mim que tenho um pulso pequeno.
- m84Moderador
Sáb 03 Mar 2018, 23:34
Rally200 escreveu:Obrigado pela review.
Olá @Rally200,
Comprei-o por isso mesmo. Meto no pulso e não me preocupo com nada!
De resto também tenho um pulso relativamente pequeno e acho que esta gama dos 'square' classicos (dw5600/gw5600) cabem muito bem. E como não são tão espessos/gordos/brutos como os mais habituais G-Shock (DWs etc) ficam bem mais discretos e adequados a um pulso mais pequeno e uso diário. É experimentar um no pulso!
- Rally200
Dom 04 Mar 2018, 11:53
m84 escreveu:
Aqui entre nós que ninguém nos ouve...
Tentaram-me convencer a participar nums trekkings/caminhadas pelo meios dos montes e a primeira coisa que pensei foi: "não tenho um relógio para usar... Preciso dum daqueles g-shock ou algo parecido que possa aguentar uma tareia".
- ConvidadoConvidado
Dom 04 Mar 2018, 13:06
Rally200 escreveu:m84 escreveu:
Aqui entre nós que ninguém nos ouve...
Tentaram-me convencer a participar nums trekkings/caminhadas pelo meios dos montes e a primeira coisa que pensei foi: "não tenho um relógio para usar... Preciso dum daqueles g-shock ou algo parecido que possa aguentar uma tareia".
Hehehe
- jnalbuquerque
Dom 04 Mar 2018, 19:46
Excelente post!
Eu também sou um feliz proprietário de um GW-M5610. Adoro o formato, que me lembra um dos meus primeiros relógios - Casio FW91 (um clássico!), adoro a risca vermelha que lhe dá um certo ar vintage e adoro todo os pormenores apresentados na review. É um ótimo instrumento para acertar todos os outros automáticos na coleção e um excelente companheiro para o dia a dia, especialmente em condições adversas. Sempre que necessito de um relógio do tipo "nem quero saber o que tenho no pulso", ou seja, água não é problema, sujidade não é problema, choques não são problema e com a fiabilidade de um Casio, ele salta para o pulso. Eu comprei este relógio, basicamente pelas mesmas razões do "M", há relativamente pouco tempo (na Amazon espanhola, curiosamente!) e uso-o com alguma frequência, principalmente no verão. Tem como competidor mais direto, na minha coleção, um Casio Pro Trek, que tem as mesmas características técnicas, acrescentando Barómetro, Bússula e Altímetro - muito vocacionado para as minhas atividades outdoor.
Eu também sou um feliz proprietário de um GW-M5610. Adoro o formato, que me lembra um dos meus primeiros relógios - Casio FW91 (um clássico!), adoro a risca vermelha que lhe dá um certo ar vintage e adoro todo os pormenores apresentados na review. É um ótimo instrumento para acertar todos os outros automáticos na coleção e um excelente companheiro para o dia a dia, especialmente em condições adversas. Sempre que necessito de um relógio do tipo "nem quero saber o que tenho no pulso", ou seja, água não é problema, sujidade não é problema, choques não são problema e com a fiabilidade de um Casio, ele salta para o pulso. Eu comprei este relógio, basicamente pelas mesmas razões do "M", há relativamente pouco tempo (na Amazon espanhola, curiosamente!) e uso-o com alguma frequência, principalmente no verão. Tem como competidor mais direto, na minha coleção, um Casio Pro Trek, que tem as mesmas características técnicas, acrescentando Barómetro, Bússula e Altímetro - muito vocacionado para as minhas atividades outdoor.
- jnalbuquerque
Dom 04 Mar 2018, 20:02
Já agora dentro do tópico, não sei se já conhecem o que a CASIO está a lançar (https://www.ablogtowatch.com/casio-g-shock-gmwb5000d1-full-metal-5000-series/)!!! Full Metal and Full Gold!!!
- m84Moderador
Dom 04 Mar 2018, 23:46
jnalbuquerque escreveu:Excelente post!
É isso mesmo, é meter no pulso e siga! E também gosto da risca vermelha por acaso. No entanto se houvesse uma versão sem, estaria tentado... (mais em baixo)
jnalbuquerque escreveu:Já agora dentro do tópico, não sei se já conhecem o que a CASIO está a lançar (https://www.ablogtowatch.com/casio-g-shock-gmwb5000d1-full-metal-5000-series/)!!! Full Metal and Full Gold!!!
Já tinha visto e acho interessante como conceito, mas não para mim. O único desse género que iria (para além dum vintage original com tampa de rosca) seria o GW-5000-1JF.
- the abyss
Seg 05 Mar 2018, 10:42
Bela review de um excelente relógio!
Tenho um a pilhinhas - dw5600, e é do melhor que há, esse Solar então é mesmo top.
Abraço
Tenho um a pilhinhas - dw5600, e é do melhor que há, esse Solar então é mesmo top.
Abraço
- m84Moderador
Seg 05 Mar 2018, 14:59
the abyss escreveu:Bela review de um excelente relógio!
Abraço
Obrigado!
Como sabes, estive indeciso sobre este o esse DW, mas por fim os extras deste ganharam
Entretanto lembrei-me duma coisa que ao inicio achei pena, mas que hoje em dia nem ligo: a data deste GW é no formato americano e não dá para trocar. Ou seja, é MM/DD em vez do nosso/europeu DD/MM.
Como disse, não me chateia nada mas sei que há malta que já o devolveu por isso mesmo!
- the abyss
Ter 06 Mar 2018, 14:26
m84 escreveu:the abyss escreveu:Bela review de um excelente relógio!
Abraço
Obrigado!
Como sabes, estive indeciso sobre este o esse DW, mas por fim os extras deste ganharam
Entretanto lembrei-me duma coisa que ao inicio achei pena, mas que hoje em dia nem ligo: a data deste GW é no formato americano e não dá para trocar. Ou seja, é MM/DD em vez do nosso/europeu DD/MM.
Como disse, não me chateia nada mas sei que há malta que já o devolveu por isso mesmo!
Sem dúvida valerá a pena.
Nunca tinha reparado nesse pormenor do formato da data.
Nos divers digitais Seiko e Citizen Aqualand também há dois formatos na leitura da profundidade, europeu e americano, feet e mts
- Pedro Pereira
Ter 06 Mar 2018, 22:46
Gostei desse full metal,mas tenho de resistir à tentação.
- ConvidadoConvidado
Qui 08 Mar 2018, 14:49
O meu contributo G-Shock:
https://www.youtube.com/watch?v=QcJtmZ0qQw0 [5 Reasons Every Watch Collector Should Own A GSHOCK]
https://www.youtube.com/watch?v=v5KvmmbPpRE [Are You Too Cool For A G-Shock?]
e se dúvidas houvessem :
https://www.youtube.com/watch?v=o9v3cWpnF20 [GShock Torture Test - The Girlfriend Edition. Will this watch survive?]
https://www.youtube.com/watch?v=QcJtmZ0qQw0 [5 Reasons Every Watch Collector Should Own A GSHOCK]
https://www.youtube.com/watch?v=v5KvmmbPpRE [Are You Too Cool For A G-Shock?]
e se dúvidas houvessem :
https://www.youtube.com/watch?v=o9v3cWpnF20 [GShock Torture Test - The Girlfriend Edition. Will this watch survive?]
- PedroLBarradas
Sáb 31 Mar 2018, 08:07
Também eu sou um contente possuidor de um GW-5610, que está no meu pulso praticamente 80% das vezes. Tenho-o desde Novembro 2013, custou ao tempo 76.43£ na amazon.co.uk. è pau para toda a obra... e nunca me deixou ficar mal. Em relação a esta review, não poderia concordar mais.
Tenho tambem um GW-5610-1er, com display negativo , igualmente comprado em 2013...
Tenho tambem um GW-5610-1er, com display negativo , igualmente comprado em 2013...
Sáb 31 Mar 2018, 11:28
Tenho imensos problemas de sincronização com o meu G-Shock GW-3500BB.... se a memória não me falha, durante os primeiros anos sincronizava praticamente todos os dias, depois começou a falhar durante períodos cada vez mais longos e agora deve sincronizar com sucesso 1 ou 2 vezes por ano
Já me disseram que poderá precisar de substituir a bateria...
- m84Moderador
Seg 02 Abr 2018, 14:08
SeaUrchin escreveu:Tenho imensos problemas de sincronização com o meu G-Shock GW-3500BB.... se a memória não me falha, durante os primeiros anos sincronizava praticamente todos os dias, depois começou a falhar durante períodos cada vez mais longos e agora deve sincronizar com sucesso 1 ou 2 vezes por ano
Já experimentaste a sincronização automática durante a noite ao pé de uma janela, por exemplo?
Seg 02 Abr 2018, 16:43
Sim, acho que experimentei de tudo, centenas de vezes, em vários locais do país e posições etc... Simplesmente deixou de funcionar, a última sincronização foi em Agosto do ano passado.
Ter 10 Abr 2018, 15:56
Por magia, e depois de ter sincronizado pela última vez em Agosto de 2017... o meu G-Shock GW-3500BB dignou-se a sincronizar novamente no dia 8 de Abril 2018, e novamente hoje dia 10 de Abril!!! Uau... estou espantado hehehehe
O que mudou? Pois... mudou algo, não faz sentido nenhum mas cá vai: comprei uma caixa/expositor de relógios, daquelas com almofadinhas e divisórias, com tampa transparente etc e lugar para 10 relógios. Meti o G lá dentro devidamente alojado numa almofadinha e tal. Pronto... parece que este G gosta de conforto e do look mais "premium" da caixa
Bom, pelo menos está a funcionar, espero que se mantenha!
O que mudou? Pois... mudou algo, não faz sentido nenhum mas cá vai: comprei uma caixa/expositor de relógios, daquelas com almofadinhas e divisórias, com tampa transparente etc e lugar para 10 relógios. Meti o G lá dentro devidamente alojado numa almofadinha e tal. Pronto... parece que este G gosta de conforto e do look mais "premium" da caixa
- ConvidadoConvidado
Ter 10 Abr 2018, 16:23
SeaUrchin escreveu:Por magia, e depois de ter sincronizado pela última vez em Agosto de 2017... o meu G-Shock GW-3500BB dignou-se a sincronizar novamente no dia 8 de Abril 2018, e novamente hoje dia 10 de Abril!!! Uau... estou espantado hehehehe
- m84Moderador
Seg 16 Abr 2018, 00:53
Ainda bem!
Eu até agora, não tive problemas de maior. Mas tenho que o colocar junto a uma janela virado correctamente senão não acontece nada...
Eu até agora, não tive problemas de maior. Mas tenho que o colocar junto a uma janela virado correctamente senão não acontece nada...
- PP
Erro na conexão manual
Sex 08 Jun 2018, 00:06
O meu GW5610-1er tem dias e mal chegou tentei que fizesse a conexão, mas da sempre erro... A última conexão foi a 27 de abril, segundo o relógio... Não sei se tem a ver com a zona do país (Seixal) se tem a ver com o facto de viver num prédio... Fui até a baía do Seixal ver se conectava e até agora nada, sempre erro... A conexão automática está ligada, and Ate agora nada também... acho estranho, mas pronto, não sei se é normal por ser em Portugal ou se é defeito do equipamento. Mandei vir da Amazon espanhola e veio direitinho, até a bateria estava no máximo e o PS ativo... Só a sincronização é que falha...
- m84Moderador
Sex 08 Jun 2018, 14:38
PP escreveu:O meu GW5610-1er tem dias e mal chegou tentei que fizesse a conexão, mas da sempre erro... A última conexão foi a 27 de abril, segundo o relógio... Não sei se tem a ver com a zona do país (Seixal) se tem a ver com o facto de viver num prédio... Fui até a baía do Seixal ver se conectava e até agora nada, sempre erro... A conexão automática está ligada, and Ate agora nada também... acho estranho, mas pronto, não sei se é normal por ser em Portugal ou se é defeito do equipamento. Mandei vir da Amazon espanhola e veio direitinho, até a bateria estava no máximo e o PS ativo... Só a sincronização é que falha...
Olá @PP, antes de mais bem vindo!
O problema da sincronização dos G-Shock em Portugal é conhecido e não se deve, na generalidade, a defeito do produto mas sim ao raio de alcance do sinal.
Como podes ver, Portugal quase que não apanha. No entanto eu, como muitos outros, tem conseguido com bastante sucesso. Como disse, basta colocá-lo à janela, ou próximo, durante a noite e ele costuma sincronizar sem problemas. Esta semana sincronizou 2 vezes de seguida e nem estava no sitio onde costumo deixar! A única vez que sincronizei manualmente também não deu (e foi durante o dia), por isso deixo sempre a fazer durante a noite que julgo haver menos interferência do sinal.
Já tentaste deixá-lo à noite junto de uma jánela a 'apontar' para fora?
- PP
Sex 08 Jun 2018, 16:55
Olá M84 e obrigado pela resposta.
Ontem pelas 00:51 pendurei o relógio quieto na janela e manualmente acabou por sincronizar. A sincronização automática é que não aconteceu, mesmo junto à janela. Confirma-se, portanto que durante a noite há menos interferência e é bmaiw provável ter sucesso com a sincronização. Uma coisa que estranhei foi o facto do cartão de garantia internacional não vir carimbado... Não é suposto a Amazon providenciar isso?
Ontem pelas 00:51 pendurei o relógio quieto na janela e manualmente acabou por sincronizar. A sincronização automática é que não aconteceu, mesmo junto à janela. Confirma-se, portanto que durante a noite há menos interferência e é bmaiw provável ter sucesso com a sincronização. Uma coisa que estranhei foi o facto do cartão de garantia internacional não vir carimbado... Não é suposto a Amazon providenciar isso?
- PP
Sáb 09 Jun 2018, 15:23
Bem, deixei o relógio junto a um janela da minha casa e pelas 02:00 sincronizou! Impecável. Acredito que não seja assim todos os dias, mas para já está porreiro!
- m84Moderador
Seg 11 Jun 2018, 11:20
PP escreveu:Olá M84 e obrigado pela resposta.
Olá @PP sobre a garantia, confesso que não sei responder. Também comprei o meu na Amazon (USA) mas nem prestei atenção aos papeis...
PP escreveu:Bem, deixei o relógio junto a um janela da minha casa e pelas 02:00 sincronizou! Impecável. Acredito que não seja assim todos os dias, mas para já está porreiro!
Boa!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos