DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Sáb 26 Jan 2019, 15:48
Finalmente tenho algum "tempo de pulso" significativo do Nezumi para fazer uma pequena avaliação.

O Voiture não desiludiu - a máquina Seiko é precisa, mesmo no que diz respeito ao cronógrafo de ação mecânica, e é uma peça bonita e desportiva com uma presença sólida no pulso e um "pedigree" claramente automobilístico. Não é um relógio que vá impressionar um conhecedor de relojoaria, mas o objetivo não é esse, claro.

O mostrador está disponível em várias cores. A minha opção foi o panda invertido em amarelo mostarda, preto e branco, por ser tão diferente e desportivo. Gosto da disposição "clássica" dos elementos e do logótipo pequeno e do nome (às vezes, o próprio nome das microbrands é irritante e um "turn-off" para mim).

O facto de ter um contador de 60 minutos no cronógrafo (e não os 30 minutos mais comuns) foi um dos aspetos que me puxou para este modelo específico, porque, ao contrário de muita gente, uso efetivamente o cronógrafo para temporizar viagens e não só, e meia hora não é suficiente em alguns casos.

O taquímetro no bisel também encaixa bem e complementa bem o mostrador - provavelmente nunca o vou usar, mas acho que é uma função muito interessante em termos estéticos, sobretudo no bisel.

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 DSC-7750

A pulseira de pele de origem é bonita, relativamente maleável, parece durável e é adequada ao relógio.

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 DSC-7637

A fivela tem o logótipo da marca, tal como a coroa - o que é digno de nota num relógio desta gama de preço e contraria o caráter algo "genérico" de muitas micro-marcas.

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 DSC-7538

Os 40mm da caixa, como referi antes, são perfeitos para este relógio específico (e para o meu pulso estreito). As asas são "ergonómicas" e não deixam o relógio alongar-se demasiado, por isso assenta bem num pulso pequeno. É também um relógio leve que mal se sente no pulso, especialmente para quem está habituado a relógios de mergulho pesadões...

Os botões do cronógrafo têm uma ação de "clique" ao jeito dos cronógrafos mecânicos, são agradáveis de usar e bonitos, e muito "retro". A reposição do ponteiro dos segundos do cronógrafo é imediata, também ao jeito dos cronógrafos mecânicos (um pormenor muito apreciado e que, juntamente com a ação suave do ponteiro, motiva a própria existência da tecnologia meca-quartzo).

A coroa é fácil de agarrar e tem uma ação rápida e precisa.

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 DSC-7520-2

A caseback não fascina mas é bonita e com algum detalhe, e o polimento geral é bastante bom e sem falhas visíveis nem qualquer vértice mal acabado ou aguçado.

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 DSC-7519

O único aspeto negativo que encontrei até agora no relógio é o facto de a leitura das horas não ser rápida, porque o contraste entre ponteiros e mostrador não é grande. Não é um problema grave, especialmente quando se trata de um cronógrafo, mas é relevante sobretudo num relógio associado ao desporto automóvel, o que, à partida, pede uma leitura rápida. Os outros esquemas cromáticos terão melhor contraste do que este, provavelmente.

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 DSC-7506

Conclusão: o Voiture é um relógio bonito e divertido de usar. Em todo o relógio nota-se que tentaram fazer o melhor possível com um "orçamento" baixo que, não permitindo milagres, resultou numa peça de qualidade e que não envergonha em nenhum aspeto, seja no design "retro" de bom gosto, no funcionamento preciso ou na sólida qualidade de construção. Todo o design é bem conseguido, embora talvez um pouco conservador, provavelmente para não alienar potenciais compradores (como no caso da Straton, por exemplo, que tem designs mais excêntricos). De qualquer forma, esteticamente é muito mais apelativo do que as ofertas atuais da própria Seiko neste tipo de cronógrafo (meca-)quartzo, todas um pouco "sem sal" (ao contrário dos mecânicos vintage da marca nipónica, esses sim, muito apelativos).

A longo prazo, creio que será um relógio interessante de manter na coleção por ser diferente de todos os meus outros relógios e por ter o seu "quê" de exclusivo e pessoal.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Dom 27 Jan 2019, 03:19
Obrigado @nmfl, pela review, gostei bastante de ler e gostei bastante do relógio, é realmente diferente e bastante bonito! Em particular, achei a mistura de cores muito apelativa!
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Dom 27 Jan 2019, 20:54
Obrigado @JPP! É sempre giro fazer estas mini-reviews. Sim, o esquema cromático é diferente da norma, e remete para dias de sol e passeios de "quatro rodas" Cool
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Seg 28 Jan 2019, 08:57
Obrigado pelo update e review @nmfl! É sempre bom ouvir de quem tem conhecimento de causa Wink

Gostei particularmente das tuas observações sobre o mecanismo e ‘honestidade’ geral.
E um aparte, essa bracelete tipo rally fica muito bem! Veio com o relógio?

Enviado pelo Topic'it
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Seg 28 Jan 2019, 10:18
Sim, esta pulseira é a que vem com o relógio. É bastante boa e parece-me que o preto (perfurado) aqui é mesmo o ideal. O castanho ou outra cor suave iriam perder o contraste com o mostrador.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Seg 28 Jan 2019, 10:32
Sem dúvida, essa pulseira fica a matar! Há pulseiras em que não se deve mexer, essa é uma delas Wink
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Seg 28 Jan 2019, 10:38
Sim, e olha que, para mim, não é fácil Laughing Já que sou o homem das experiências com pulseiras.
avatar
Convidado
Convidado

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Ter 29 Jan 2019, 12:03
nmfl escreveu:Finalmente tenho algum "tempo de pulso" significativo do Nezumi para fazer uma pequena avaliação...


Gostei muito de ler o teu último post de review @nmfl.

Parece evidente que existe uma grande 'química' entre ti e este relógio Razz o que é sempre excelente quando acontece! Wink Smile
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Sex 01 Fev 2019, 10:38
Obrigado, @Antiqvarivm Very Happy  Química... não é a mesma que tenho com o Hamilton Khaki ou com o Seiko Turtle, mas sim, há química, especialmente para os passeios de carro. Para quem tem a paixão das quatro rodas, um bom cronógrafo desportivo é essencial Smile
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Dom 11 Out 2020, 23:54
É muito bonito... está-me sempre a aparecer no Instagram... cada vez gosto mais Smile
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Seg 12 Out 2020, 09:20
Embora o utilize pouco, é um relógio muito porreiro e que se nota que foi criado e construído como homenagem aos melhores pergaminhos dos cronógrafos desportivos - e claramente não com a intenção de fazer "lucro fácil" (para isso, teria sido mais fácil fazer o relógio com uma caixa bem grande e com um movimento quartzo mais baratucho/básico).
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Seg 12 Out 2020, 09:39
nmfl escreveu:Embora o utilize pouco, é um relógio muito porreiro e que se nota que foi criado e construído como homenagem aos melhores pergaminhos dos cronógrafos desportivos - e claramente não com a intenção de fazer "lucro fácil" (para isso, teria sido mais fácil fazer o relógio com uma caixa bem grande e com um movimento quartzo mais baratucho/básico).

É porreiro sim senhor! E como já tinha dito há quase dois anos atrás, continuo a achar a mistura de tonalidades deste relógio extremamente bem sucedida! É uma peça muito apelativa, em todos os sentidos!
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Seg 12 Out 2020, 09:54
E têm outras variantes de cores bem giras tb, eu é que tenha mania dos amarelos nos relógios desta temática... Só acho que exageraram um pouco com a versão pantera cor de rosa  Suspect Mas há gostos para tudo... ehehe

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Front-nezumi-voiture-pink-panther-watch-black-strap
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Seg 12 Out 2020, 10:16
Razz Razz Razz Mas olha que mesmo assim fica um relógio giro. Claro que eu não usaria, até porque não gosto de relógios com bonecos (vd Omega Snoopy), mas não deixa de estar muito giro.  Wink

nmfl gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Qua 14 Out 2020, 23:26
Grande desenterranço que foi feito deste tópico... mas ainda bem, senão não tinha oportunidade de conhecer o Nezumi 😊

Fiquei muito bem impressionado e gostei especialmente da escolha do amarelo mostarda, mas, se agora fosse comprar um cronógrafo de inspiração vintage, acho que a minha escolha penderia para um Dan Henry.

Uma coisa fantástica que ainda não foi referida é que se iniciares um cronógrafo de 60 minutos à meia-noite, ficas com um GMT! Score!! 😂

nmfl gosta desta mensagem

nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Sex 16 Out 2020, 10:17
Sim, já tinha lido sobre esse "truque" do GMT improvisado Smile
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Ter 20 Out 2020, 11:47
Nunogoncalves escreveu:Grande desenterranço que foi feito deste tópico... mas ainda bem, senão não tinha oportunidade de conhecer o Nezumi 😊

Fiquei muito bem impressionado e gostei especialmente da escolha do amarelo mostarda, mas, se agora fosse comprar um cronógrafo de inspiração vintage, acho que a minha escolha penderia para um Dan Henry.

Uma coisa fantástica que ainda não foi referida é que se iniciares um cronógrafo de 60 minutos à meia-noite, ficas com um GMT! Score!! 😂

Os desenterranços quando são assim valem sempre a pena! Razz

Explica lá isso do gmt improvisado que não percebi como?

ps. até acho que o da pantera cor de rosa não ficou nada mal para o genero! Razz
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Qui 12 Nov 2020, 20:28
m84 escreveu:
Nunogoncalves escreveu:Grande desenterranço que foi feito deste tópico... mas ainda bem, senão não tinha oportunidade de conhecer o Nezumi 😊

Fiquei muito bem impressionado e gostei especialmente da escolha do amarelo mostarda, mas, se agora fosse comprar um cronógrafo de inspiração vintage, acho que a minha escolha penderia para um Dan Henry.

Uma coisa fantástica que ainda não foi referida é que se iniciares um cronógrafo de 60 minutos à meia-noite, ficas com um GMT! Score!! 😂

Os desenterranços quando são assim valem sempre a pena! Razz

Explica lá isso do gmt improvisado que não percebi como?

ps. até acho que o da pantera cor de rosa não ficou nada mal para o genero! Razz

Se iniciares o cronógrafo à meia-noite do segundo fuso horário que queres monitorizar, com um subdial de 60 min, passas a ter dois fusos horários a serem controlados em simultâneo 😊
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Sex 13 Nov 2020, 16:57
Nunogoncalves escreveu:
m84 escreveu:
Nunogoncalves escreveu:Grande desenterranço que foi feito deste tópico... mas ainda bem, senão não tinha oportunidade de conhecer o Nezumi 😊

Fiquei muito bem impressionado e gostei especialmente da escolha do amarelo mostarda, mas, se agora fosse comprar um cronógrafo de inspiração vintage, acho que a minha escolha penderia para um Dan Henry.

Uma coisa fantástica que ainda não foi referida é que se iniciares um cronógrafo de 60 minutos à meia-noite, ficas com um GMT! Score!! 😂

Os desenterranços quando são assim valem sempre a pena! Razz

Explica lá isso do gmt improvisado que não percebi como?

ps. até acho que o da pantera cor de rosa não ficou nada mal para o genero! Razz

Se iniciares o cronógrafo à meia-noite do segundo fuso horário que queres monitorizar, com um subdial de 60 min, passas a ter dois fusos horários a serem controlados em simultâneo 😊

Lá se vai a bateria do bicho em três meses!  Razz
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Sáb 27 Fev 2021, 14:24
Acho este link, fica bem aqui...

https://www.jornaldosclassicos.com/2021/02/26/david-campo-um-designer-de-relogios-com-uma-grande-paixao-pela-porsche/

Duca749 e Nuno Graça gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Sáb 27 Fev 2021, 22:43
bladerunner68 escreveu:Acho este link, fica bem aqui...

https://www.jornaldosclassicos.com/2021/02/26/david-campo-um-designer-de-relogios-com-uma-grande-paixao-pela-porsche/

Tem bom gosto, não há dúvida!  Wink
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Sáb 23 Set 2023, 22:41
Já viram o último lançamento da Nezumi, um GMT mecânico (Seiko NH34) ... 😉

https://www.nezumistudios.com/nezumi-watches/aviera/

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Screen36

nmfl e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Seg 25 Set 2023, 09:41
Muito giro! Um GMT a considerar! Gosto da escolha de cores e caixas desta marca!  I love you
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Seg 25 Set 2023, 10:23
Gostei do que tem o mostrador azul com a bracelete tipo jubillee.

bladerunner68 gosta desta mensagem

nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Seg 25 Set 2023, 10:43
Estava a reler a minha review do Voiture e mantenho quase tudo o que disse, exceto:


Todo o design é bem conseguido

e

A longo prazo, creio que será um relógio interessante de manter na coleção por ser diferente de todos os meus outros relógios e por ter o seu "quê" de exclusivo e pessoal.

Quando se chega um certo nível de exigência, as "pequenas coisas" começam a irritar e a fazer com que o relógio fique demasiado tempo na caixa e mais vale "deixá-lo ir". No caso do Voiture, acabei por vendê-lo (recentemente) por isso mesmo.

Os "fatores irritantes" foram três, que podem ser importantes ou não consoante o utilizador:

- o contador dos minutos do cronógrafo está mal concebido: o ponteiro é demasiado grosso para os índices e faz com que seja difícil (ou até impossível) saber quantos minutos foram contabilizados porque cada "tracinho" representa não 1, mas 2 minutos; como o ponteiro é grosso, não se consegue perceber quantos minutos decorreram exatamente. É uma falha de que só me apercebi com o uso continuado; 

- a complicação das 24 horas dá cabo de mim. É inútil e "só para encher", e preferia contador de 1/10s de seg. ou de horas decorridas no cronógrafo. De resto, até gosto muito do movimento mecaquartzo, mas esta particularidade irrita.

- A legibilidade dos ponteiros grandes é má, por ter pouco contraste (algo específico desta variante de cores). Parece pouco importante, mas com o uso prolongado, começa a irritar um pouco.

Olho para os meus outros cronógrafos e percebo que, além da qualidade superior, o próprio design é muito superior.

No entanto, reforço que a qualidade geral, o movimento, a pulseira e estética geral do Voiture são muito bons e, para quem procura aquele look tipo Breitling Top Time ou Yema Rallygraf e não liga às coisas que indiquei acima, é um ótimo relógio.

Vendi-o a um amigo com uma perda substancial em relação ao valor original, como é típico nestas microbrands, mas ficou bem entregue porque o dono novo está bem satisfeito  Cool

bladerunner68 e JPP gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Nezumi Voiture VQ2.501 - Página 2 Empty Re: Nezumi Voiture VQ2.501

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos