DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Minha colecção de "Ruski"

+6
m84
Markku
JPP
Tempus fugit
Duca749
João Côrte Real
10 participantes
Ir para baixo
João Côrte Real
João Côrte Real
Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/10/2019
Idade : 58
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Minha colecção de "Ruski"

Sáb 12 Out 2019, 10:49
Bom dia a todos

Este é o meu primeiro "post", após a apresentação e vou deixar aqui neste tópico alguns dos meus "ruski", que tenho adquirido ao longo dos últimos anos... confesso que nunca imaginei que iria ficar "aficionado" da relojoaria russa, mas a verdade é que desde que adquiri o meu primeiro Vostok, nunca mais parei... Wink
Assim sendo, vou começar a apresentação da minha colecção, iniciando por aquele que é talvez o mais icónico: Sturmanskie "Gagarin" de 1952... este relógio tornou-se célebre por alegadamente ter sido utilizado pelo primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin. No entanto, a versão que ele utilizou não foi esta (de 15 rubis), mas sim a versão produzida depois, entre 1954 e 1959 (que tinha 17 rubis). As duas versões são visualmente idênticas, diferindo apenas na coroa e nos ponteiros (o Sturmanskie de segunda geração tem os ponteiros mais "pontiagudos") e naturalmente no número de rubis (17 contra 15).
No entanto, ainda hoje, existe alguma controvérsia acerca da versão que Gagarin utilizou no seu voo, pois aparentemente o seu relogio era da segunda geração, mas no museu da força aérea, encontra-se exposta uma foto com o modelo de 15 rubis...
Este meu modelo adquiri-o a um amigo ucraniano, que o trouxe da Rússia. Nota-se que já levou uma pequena limpeza no mostrador (tirando um pouco do "rádium"), assim como os ponteiros também já foram "intervencionados". Em tudo o resto, encontra-se em estado de origem... espero que gostem Wink
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Sáb 12 Out 2019, 14:51
Não consigo ver imagem nenhuma.
João Côrte Real
João Côrte Real
Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/10/2019
Idade : 58
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Dom 13 Out 2019, 09:51
Minha colecção de "Ruski" 46501312
João Côrte Real
João Côrte Real
Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/10/2019
Idade : 58
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Dom 13 Out 2019, 09:53
Bom dia a todos e as minhas desculpas por não ter inserido a foto... Crying or Very sad tive algumas dificuldades, mas parece que agora foi.. Wink

Assim, este é o meu Sturmanskie de 15 rubis (1ª versão) datado de Março de 1953... Smile
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Dom 13 Out 2019, 15:59
Bela máquina João Thumbs Up

Também estou de soviético hoje, mas umas décadas mais novo. Já meto foto no relógio do dia.

Queremos ver mais cyclops
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Dom 13 Out 2019, 20:40
Bela máquina sim senhor!
João Côrte Real
João Côrte Real
Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/10/2019
Idade : 58
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Ter 15 Out 2019, 12:17
Bom dia a todos

Continuando a mostrar os meus "CCCP", aqui deixo aquele que é o meu preferido: Poljot "Sturmanskie" 3133 de 1979...
Este cronógrafo foi lançado em 1977 (1 ano depois do famoso "Okeah" da marinha) e destinava-se apenas aos pilotos da força aérea soviética. Dispunha do magnifico calibre "Poljot 3133" (uma versão melhorada do calibre Valjoux) e era o típico relógio militar para aviador: mostrador muito simples, sem inscrições e ostentando apenas o emblema da força aérea.
Este relógio foi produzido durante 10 anos (até 1987) e ao contrário das versões civis, tinha a caixa em aço inoxidável.
O meu exemplar foi adquirido na internet em S. Petersburgo, tendo sido revisto por um relojoeiro local... aqui fica uma foto...
João Côrte Real
João Côrte Real
Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/10/2019
Idade : 58
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Ter 15 Out 2019, 12:19
Minha colecção de "Ruski" Img_2012
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Ter 15 Out 2019, 12:34
Olá João!
Só grandes máquinas soviéticas Thumbs Up
Já nos conhecemos pessoalmente pois já lhe vendi 2 relógios um nacional e outro soviético. Também sou colecionador e entusiasta destas máquinas, como sabe, mas ainda não tenho nenhum crono. Por agora limito-me apenas a contemplar essas belezas.

Já conhece este site?

http://www.polmax3133.com/index.html
João Côrte Real
João Côrte Real
Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/10/2019
Idade : 58
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Ter 15 Out 2019, 12:57
Bom dia Marco

Claro que me lembro... um Raketa Big Zero e um Corticima... optimas aquisições Wink
Sim conheço esse site (mas obrigado pelo link)... é um dos sites referencia para estes modelos... já agora, sempre digo que tem de adquirir um destes modelos... valem mesmo a pena Thumbs Up


Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Ter 15 Out 2019, 21:32
Dois tiros, dois melros Very Happy

Okean e Sturmanskie estão os dois na minha lista de aquisições.

Embora as versões originais tenham um outro carisma, estou tentado a comprar as reedições com máquinas MakTime. Tens alguma opinião formada sobre estas máquinas versus as Poljot originais e as Volmax que lhes seguiram?

Era para comprar um Strela com um 3133, mas acabei por ir para uma reedição com um Seagull ST19, também ele um cronógrafo de roda de colunas. Estou muito satisfeito, mas agora quero mesmo adicionar um 3133 à colecção.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Ter 15 Out 2019, 23:14
Belos exemplares @João Côrte Real Thumbs Up

Esses 3133 são atuomaticos estilo os chronomatic com coroa as 9?
Pedro
Pedro
Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/10/2019

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Ter 15 Out 2019, 23:37
João Côrte Real escreveu:Minha colecção de "Ruski" Img_2012
Esse Crono é efetivamente interessante.
Quanto a russos, estive cerca de 1h em Peterhof à procura da fábrica da Raketa mas em vão...
João Côrte Real
João Côrte Real
Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/10/2019
Idade : 58
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 09:30
Bom dia a todos

@Tempus fugit, antes de mais devo dizer que o Seagull 1963 (é essa a reedição que falas?) é uma peça magnífica Thumbs Up e também a tenho na minha colecção. Quanto à questão que colocas do Okeah e do Sturmanskie, são casos distintos: o Okeah original é difícil de encontrar (mas encontra-se) e é muito caro (o valor ronda os 800 euros). Existem muitas falsificações (a grande maioria é "franken" e "fake" (em termos de mostrador). Se pretendes a reedição, aconselho-te a procurares em "Poljot.24" (na Alemanha) que tem o "Okeah Final Edition" por um valor mais em conta e é uma óptima maquina.
Em relação ao Sturmanskie, o que vais encontrar são os modelos pos-URSS, com o calibre 3133 (e 31659, que é basicamente o mesmo, com a função de "hack"). No entanto, consegues encontrar iguais ao meu (versão original, portanto) no ebay, por valores entre os 270-350 euros.
As edições Maktime têm boa reputação... aliás correspondem no fundo à antiga Poljot para o mercado internacional. Thumbs Up


Última edição por João Côrte Real em Qua 16 Out 2019, 12:59, editado 1 vez(es)
João Côrte Real
João Côrte Real
Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/10/2019
Idade : 58
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 09:33
@m84, estes cronógrafos 3133 são mecânicos de corda manual... a coroa às 9 é apenas para regular o "bezel" para um segundo horário. Wink
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 09:48
Obrigado pelos comentários, João.

Quando falei em reedições estava precisamente a falar da Poljot24 Smile

Foi de lá que veio o meu Strela com máquina Seagull de que te falava:

Minha colecção de "Ruski" Strelaneu3eckig
João Côrte Real
João Côrte Real
Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/10/2019
Idade : 58
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 10:31
@Tempus fugit bela máquina... Thumbs Up Thumbs Up
hibeater
hibeater
Mensagens : 607
Data de inscrição : 01/05/2019

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 10:38
Tem ótimo aspeto!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 11:41
Bela máquina, sem dúvida, @Tempus fugit!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 11:57
Olhem aqui um Okeah em leilão na Catawaki. Parece estar em muito bom estado! 

https://leilao.catawiki.pt/kavels/30020421-poljot-international-okeah-3133-unissexo-1980-1989
João Côrte Real
João Côrte Real
Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/10/2019
Idade : 58
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 12:45
@JPP infelizmente este Okeah não é original... é do tipo "franken"... o mostrador é uma cópia (que infelizmente se encontram muitas na internet) e o próprio movimento, se bem que sendo 3133, já pertence a uma série muito posterior. Por seu lado, a tampa traseira não é do Okeah, pois não tem gravado o símbolo da marinha. Além do mais, o Okeah só foi produzido até 1986, pelo que a própria descrição (1980-1989) já indica que algo está errado... Mad
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 13:35
João Côrte Real escreveu:Bom dia a todos

Este é o meu primeiro "post", após a apresentação e vou deixar aqui neste tópico alguns dos meus "ruski", que tenho adquirido ao longo dos últimos anos... confesso que nunca imaginei que iria ficar "aficionado" da relojoaria russa, mas a verdade é que desde que adquiri o meu primeiro Vostok, nunca mais parei... Wink
Assim sendo, vou começar a apresentação da minha colecção, iniciando por aquele que é talvez o mais icónico: Sturmanskie "Gagarin" de 1952... este relógio tornou-se célebre por alegadamente ter sido utilizado pelo primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin. No entanto, a versão que ele utilizou não foi esta (de 15 rubis), mas sim a versão produzida depois, entre 1954 e 1959 (que tinha 17 rubis). As duas versões são visualmente idênticas, diferindo apenas na coroa e nos ponteiros (o Sturmanskie de segunda geração tem os ponteiros mais "pontiagudos") e naturalmente no número de rubis (17 contra 15).
No entanto, ainda hoje, existe alguma controvérsia acerca da versão que Gagarin utilizou no seu voo, pois aparentemente o seu relogio era da segunda geração, mas no museu da força aérea, encontra-se exposta uma foto com o modelo de 15 rubis...
Este meu modelo adquiri-o a um amigo ucraniano, que o trouxe da Rússia. Nota-se que já levou uma pequena limpeza no mostrador (tirando um pouco do "rádium"), assim como os ponteiros também já foram "intervencionados". Em tudo o resto, encontra-se em estado de origem... espero que gostem Wink

Por aqui a mesma coisa, num ano já devo ter +- uns 15... e a continuar Thumbs Up
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 14:11
O Strela e o dono agradecem os cumprimentos Smile

É um relógio fantástico e tive a feliz ideia de o encomendar com a tampa traseira transparente:

Minha colecção de "Ruski" Co40labbild2_2

@JPP, tal como o João já indicou, há muita coisa que não bate certo nesse Okean da Catawiki. Para além do mencionado pelo João aqueles pushers não me parece que batam certo nem com os originais nem com os da reedição.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 18:23
@João Côrte Real e @Tempus fugit, obrigado pelo esclarecimento, desconhecia por completo, como não percebo nada destes russos, só o vi e achei coincidência, mas pronto, está-se sempre a aprender, eu já aprendi algumas coisas com asneiras que fiz em compras na Catawaki Rolling Eyes E por princípio, quando lá vou e um relógio me interessa, se vejo que é da Turquia esqueço de imediato e passo à frente. Da Turquia nunca vem nada de bom. Quer dizer, bom, há excepções, tenho um Helvetia clássico muito bom, em muito bom estado, que me saiu por 12,50 euros num leilão, paguei três vezes mais de portes, mas mesmo assim para o relógio que é não saiu caro. Mas, como disse, esta foi uma excepção, não arrisco mais com os Turcos!

@João Côrte Real, em todo o caso a questão do ano não é como dizes, quando lá colocamos um relógio há um campo onde colocamos só a década, não podemos escolher o ano exacto (só o podemos dizer depois na descrição), daí ter aparecido 1980-1989, o relógio pode bem ser de 1981, por exemplo.

Abraços Wink
João Côrte Real
João Côrte Real
Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/10/2019
Idade : 58
Localização : Lisboa

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Qua 16 Out 2019, 19:43
@JPP não sabia dessa particularidade do catawiki e sendo assim, "retiro o que disse" Wink obrigado pela informação (lá está, estamos sempre a aprender Thumbs Up ). Mas de qualquer das formas, este Okeah é um "franken"...

@Tempus fugit uma dúvida: por "pushers" estás a falar dos botões do cronógrafo? É que se é isso, posso te dizer que estão correctos com o original, mas não com o da reedição de 2011 Wink
Conteúdo patrocinado

Minha colecção de "Ruski" Empty Re: Minha colecção de "Ruski"

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos