DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Qua 01 Jan 2020, 14:41
Boas,

umas perguntas aos proprietários do Moonwatch calibre 1861:

1- Quanto custa substituir o vidro Hesalite na Omega? Encontro referências a menos de 200 USD no estrangeiro, mas gostava de saber quando seria cobrado aqui em Portugal.

2- Deparei-me com bastantes queixas, posts, videos etc, relativamente a um problema com o chrono, mais concretamente com o movimento antecipado do ponteiro dos minutos, o tempo vai contando e em vez de mexer os minutos quando o ponteiro dos segundos passa os 60 segundos (lá em cima nas 12h), esse movimento dos minutos ocorre antes, por volta do segundo 59.

Fiz uma investigação "online" para observar esse fenómeno em dezenas de videos, debates em foruns etc, e cheguei à conclusão que o problema existe mas não afecta todos os relógios... uns têm, outros não... e até encontrei um caso de alguém que mandou o relógio 3 vezes para garantia onde conseguiram corrigir o problema em grande parte.

Como são os vossos? Têm este problema? Alguém já se deparou com isto e conseguiu resolver (na Omega ou de outra forma)?
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Qui 02 Jan 2020, 10:26
Olá

SeaUrchin escreveu:Boas,

umas perguntas aos proprietários do Moonwatch calibre 1861:

1- Quanto custa substituir o vidro Hesalite na Omega? Encontro referências a menos de 200 USD no estrangeiro, mas gostava de saber quando seria cobrado aqui em Portugal.

Não faço a minima quanto pode custar, mas podes sempre entrar em contacto com um dos serviços tecnicos oficiais da marca e perguntar.

Em Lisboa tens a Analógico: https://www.omegawatches.com/pt/store/storedetails/7541

Resta-me perguntar, por mera curiosidade, qual o propósito dessa hipotética substituição?


SeaUrchin escreveu:2- Deparei-me com bastantes queixas, posts, videos etc, relativamente a um problema com o chrono, mais concretamente com o movimento antecipado do ponteiro dos minutos, o tempo vai contando e em vez de mexer os minutos quando o ponteiro dos segundos passa os 60 segundos (lá em cima nas 12h), esse movimento dos minutos ocorre antes, por volta do segundo 59.

Fiz uma investigação "online" para observar esse fenómeno em dezenas de videos, debates em foruns etc, e cheguei à conclusão que o problema existe mas não afecta todos os relógios... uns têm, outros não... e até encontrei um caso de alguém que mandou o relógio 3 vezes para garantia onde conseguiram corrigir o problema em grande parte.

Como são os vossos? Têm este problema? Alguém já se deparou com isto e conseguiu resolver (na Omega ou de outra forma)?

O meu ainda é o 861, e confesso que nunca reparei se isso acontecia ou não. Normalmente quando aciono o crono, não fico a a olhar tão atentamente. Uso-o para coisas mais triviais Razz

De relojoaria percebo pouco, e iria sugerir se não seria feitio e não defeito? Ou seja o funcionamento normal, tendo em conta a natureza mecânica do funcionamento. Afinal, estamos a discutir 1" ou menos...
No entanto, se acontece nuns e não em todos, pode ser de facto uma afinação menos boa e um controlo de qualidade menos rigoroso na linha de montagem. Quem diria que nos Suiços isso também acontecia! Twisted Evil Rolling Eyes
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Qui 02 Jan 2020, 12:20
Boas,

é apenas curiosidade para saber qual seria a despesa, visto que se trata de um vidro que risca facilmente e eu sou pouco jeitoso com bricolages para estar a polir o hesalite muitas vezes hehehehehehe

Sobre o chrono... o erro mecânico é de apenas 1 segundo, mas o erro cronológico é de 1 minuto, não é coisa pouca Sad

É a diferença entre acertar na Terra ou ir para Marte Laughing Ou entre ter o bolo crú ou bem cozido vá... Rolling Eyes

Como já devem ter reparado, tenho vindo num processo de auto-convencimento em relação ao Moonwatch, e já aceitei praticamente todas as suas características, "defeitos" e idiossincrasias... todas, menos esta, não tolero ponteiros que funcionam mal Sad

Pelo que percebi, sendo que nem todos os relógios são afectados, trata-se mesmo de uma questão de controlo de qualidade, e aparentemente é possível afinar para resolver o problema.

Como praticamente já decidi comprar o raio do relógio... só ainda não o fiz porque vim passar uns dias fora de Lisboa e volto na próxima semana, neste momento a minha preocupação é esta:

1- Encontrar uma unidade do relógio que não tenha o problema dos minutos "nervosos" ou antecipdados como queiramos chamar. O que poderá não ser fácil... não deve haver assim tantos em stock nas lojas de Lisboa.

2- Comprar um que tenha o problema, sabendo que vai logo para a garantia da Omega 2 ou 3 meses para afinar aquilo, correndo o risco de não ficar bom à primeira nem à segunda como já li relatos "por aí".


É esta a última fronteira entre mim e o Moonwatch Shocked Razz Twisted Evil
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Qui 02 Jan 2020, 12:36
Mas vais comprar um modelo novo? Ou usado?
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Qui 02 Jan 2020, 20:05
Novinho em folha Wink
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Sex 03 Jan 2020, 09:46
SeaUrchin escreveu:Boas,

é apenas curiosidade para saber qual seria a despesa, visto que se trata de um vidro que risca facilmente e eu sou pouco jeitoso com bricolages para estar a polir o hesalite muitas vezes hehehehehehe

Olá @SeaUrchin Acho que quanto ao vidro não irá ser um problema de maior. Não acredito que sejas assim tão bruto! What a Face

SeaUrchin escreveu:
Sobre o chrono... o erro mecânico é de apenas 1 segundo, mas o erro cronológico é de 1 minuto, não é coisa pouca Sad  

Quanto ao crono, não tinha percebido a 'extensão' do problema, pelo que naturalmente é um problema 'serio'.

SeaUrchin escreveu:Como já devem ter reparado, tenho vindo num processo de auto-convencimento em relação ao Moonwatch, e já aceitei praticamente todas as suas características, "defeitos" e idiossincrasias... todas, menos esta, não tolero ponteiros que funcionam mal Sad

Acho que não deves aceitar nenhum defeito seja ele qual for ou quão pequeno. Estamos a falar de um objecto que se pode considerar de luxo, perfeitamente desnecessário e caro (demais) para se ser complacente com esse tipo de falhas. Temos ser o mais exigentes possíveis com eles (as marcas/empresas).

SeaUrchin escreveu:1- Encontrar uma unidade do relógio que não tenha o problema dos minutos "nervosos" ou antecipdados como queiramos chamar. O que poderá não ser fácil... não deve haver assim tantos em stock nas lojas de Lisboa.

2- Comprar um que tenha o problema, sabendo que vai logo para a garantia da Omega 2 ou 3 meses para afinar aquilo, correndo o risco de não ficar bom à primeira nem à segunda como já li relatos "por aí".

Não acredito que seja assim tão difícil encontrar um Speedy por Lisboa. Há imensas lojas que os vendem, incluindo a boutique Omega na Av. Liberdade.

Mas uma coisa é certa, se não estás satisfeito, não avances com a compra. É sempre melhor esperar um pouco mais que ficar chateado com certa decisão por impaciência apenas!

Abr
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Sex 03 Jan 2020, 13:19
Lojas que os vendem há muitas, mas que tenham em stock para ver in loco já devem ser menos, digo eu, se calhar muitas têm mas não estão expostos...

Vou tentar visitar o que eu experimentei, no Domingo ou na Segunda-Feira... para verificar a questão do ponteiro dos minutos.

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Sex 03 Jan 2020, 15:27
SeaUrchin escreveu:Novinho em folha Wink

Então se vais comprar novo duvido muito que venha com esse problema. Mas se por acaso vier, também com toda a certeza que o reparam. Não tens de ter problema.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Sex 03 Jan 2020, 16:52
JPP escreveu:
SeaUrchin escreveu:Novinho em folha Wink

Então se vais comprar novo duvido muito que venha com esse problema. Mas se por acaso vier, também com toda a certeza que o reparam. Não tens de ter problema.

Não deixa de ser chato comprar novo e já vir com 'problemas'. Eu não aceitaria de animo leve!
De qualquer forma, em loja poderás verificar de certeza. Dá a corda toda até ao fim para ter certeza que vai todo 'carregado' aquando hora dos testes. Thumbs Up

SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Sex 03 Jan 2020, 23:41
Sim vou verificar, aliás deve ser das primeiras coisas que vou fazer quando voltar a Lisboa Wink
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Sáb 04 Jan 2020, 02:31
huuummmm Sad

Novo revés na minha relação com o Moonwatch... agora que já tinha praticamente decidido comprar o relógio, por motivos puramente emocionais/sentimentais e pela parte histórica tão interessante/apelativa, eis que ao ler sobre a sua história descubro que este movimento actual 1861 que vem dentro do Moonwatch nunca esteve na lua, e nem há provas conclusivas de que tenha sequer estado no espaço.

Todos os Moonwatch que estiveram na lua tinham o calibre 321... mesmo nos anos 70, pois já tinham sido adquiridos pela Nasa com esse calibre.

Ora, assim sendo, o calibre actual 1861 e o seu original de 1969 (o calibre 861 praticamente igual), são de facto certificados pela Nasa, mas nunca "aconteceu" o facto lunar com eles.

Isto para mim corta bastante o significado do relógio e o potencial de ter prazer de "ownership" com ele Sad

Ao menos com o Fortis sabemos que esteve no espaço, aquele modelo exacto sem tirar nem por (até há um video meio parvo no YouTube onde um astronauta brinca com o Fortis a bordo da ISS).

Fico com a sensação de que a Omega está a abusar do conceito "Moonwatch" e não está a ser muito clara na forma como comercializa e promove o relógio.

Enfim... compreendo que continua a ser um Speedmaster Professional e que é Nasa Certified na mesma, isso é interessante... mas chamar-lhe Moonwatch parece-me abusivo Sad
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Sáb 04 Jan 2020, 12:17
Acho que ainda não te conformaste com a compra do relógio Razz

Antes de mais não podemos esquecer que quando foi lançado, o Speedmaster era um crono para corridas e afins, e não espaço/lua. Wink

Quanto ao titulo de 'Moonwatch', se queres ser rigoroso então tens que saber um pouca da história do relógio relacionada com o espaço, e há que fazer a distinção entre ‘lua’ e ‘espaço’.

Digo isto porque apenas 12 pessoas estiveram realmente na superfície da lua, sendo a ultima em 1972!

Se queres um relógio que esteve no espaço podes sempre comprar um G-Shock DW5600 que é ainda aprovado pelas NASA, e é mais barato e certinho que um Speedmaster. Mas tens uns quantos outros:
https://dezdez.forumeiros.com/t640-relogios-usados-no-espaco

Portanto há que ter isso em consideração...


Resumo histórico da coisa, como compreendo:

O primeiro Speedmaster usado no ‘espaço’ foi um 2998 (de uso pessoal) ainda em 62. Apenas uns anos depois é que a NASA decidiu procurar um relógio para fazer parte do equipamento oficial, acabando em 65 com a escolha final do 105.003.

Esta referencia foi a primeira a fazer um EVA durante a missão Gemini 4.

Depois disso ainda foram lançadas as ref. 105.012 e a 145.012, já com o aspecto quase igual aos modelos atuais, mas ainda com o calibre 321.

O 105.012 é que foi a primeira ref a pisar no solo lunar no pulso do Buzz Aldrin (e não Neil Armstrong que supostamente deixou o seu na capsula.)

Mas o último astronauta a pisar a superfície lunar, em 72, ainda usou um 105.003.

Todos estes de facto tinham o calibre 321 (sendo o 145012 a ultima ref. com esse calibre).


Acho que não podes dizer que o 1861, e especialmente o 861, que “nunca "aconteceu" o facto lunar com eles”.
Não é verdade, e se olhares para fotos da NASA certamente iras encontrar muitos astronautas com estes relógios no pulso dentro das naves etc. Nem que sejam nos diferentes modelos ‘Alaska’.

Podes ver aqui muita coisa, incluindo o teu Fortis Wink
https://moonwatchuniverse.tumblr.com/


Mas não nos enganemos! Não obstante de ser um modelo ainda aprovada pela NASA, o que é vendido pela Omega hoje em dia é, acima de tudo, a herança deste modelo.

Abr
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Sáb 04 Jan 2020, 13:07
Mas é um facto, nunca esteve qualquer Omega com c861 na superfície da lua (isto está bem documentado). E ao que consta não existe qualquer registo seguro ou "universalmente" aceite como facto, de que tenha sido usado no espaço qualquer c861 em qualquer momento.

Portanto, acho que podemos dizer com algum rigor que o único Moonwatch é o c321. E que muito provavelmente o c861 nem saiu da Terra Sad


Agora... isto torna-se ainda mais interessante e complexo em termos de "valor histórico" e "pedigree" se considerarmos que, curiosamente, quando o Homem finalmente vai à lua em Julho de 1969, na verdade o c321 já nem era produzido (nem comercializado provavelmente) pois o último saiu em 1968. Ou seja, quando nasce o conceito "Moonwatch", o Speedmaster Professional no catálogo da Omega era efectivamente c861, enquanto "lá em cima" andava a passear um c321 Very Happy

Isto para mim ganha alguns pontos, porque em termos históricos nunca existiu um relógio de produção Moonwatch c321 disponível em catálogo desde Julho 1969 quando efectivamente o conceito Moonwatch nasceu. O verdadeiro Moonwatch, no sentido em que era o único disponível nesse momento crucial, foi o c861. Não sei se me estou a fazer entender com clareza... isto é um bocadinho contorcido hehehehehe

Na verdade, todos os c321 foram produzidos e vendidos pela Omega (presumivelmente) antes de existir o conceito Moonwatch... pois o Homem ainda não tinha pisado a Lua.

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Sáb 04 Jan 2020, 18:44
Very Happy

É óbvio que o conceito de ‘moonwatch’ apenas entrou em existência APÓS a alunagem. Não podia ser de outra maneira. O relógio nunca foi concebido para ir à lua, apenas escolhido para fazer parte do uniforme dos astronautas. O 861 aparentemente já tinha sido lançado em 68 (daí teres versões com as traseiras com e sem o “flight qualified…only watch on the moon, etc”)...

Mas quando aterraram na lua, aproveitaram e fizeram desse relógio o que é hoje. Foi um toque de génio por parte do marketing da Omega.

Em jeito de analogia a uma coisa que julgo ser do ‘teu’ mundo, pensa nisto como um remaster de um disco.

O ‘Dark Side of the Moon’, por exemplo, lançado em 73 é o original. ‘O’ disco. No entanto já foram lançadas e editadas várias versões do mesmo disco... Um remaster deste disco vendido hoje, deixa de ser o Dark Side of the Moon? A mesma música, as mesmas faixas, tocadas pelos mesmo músicos, mas com som melhorado?

Não estamos a falar de uma compilação ou um best of dos PF onde se incluem alguns singles do DSOTM, tal como não estamos a falar de um Speedmaster co-axial em cerâmica. Estamos sim a falar de um Speedmaster em aço com calibre manual 861/1861. A linhagem é direta. Isso não se pode negar.


SeaUrchin escreveu:Agora... isto torna-se ainda mais interessante e complexo em termos de "valor histórico" e "pedigree" se considerarmos que, curiosamente, quando o Homem finalmente vai à lua em Julho de 1969, na verdade o c321 já nem era produzido (nem comercializado provavelmente) pois o último saiu em 1968. Ou seja, quando nasce o conceito "Moonwatch", o Speedmaster Professional no catálogo da Omega era efectivamente c861, enquanto "lá em cima" andava a passear um c321 Very Happy

Isto para mim ganha alguns pontos, porque em termos históricos nunca existiu um relógio de produção Moonwatch c321 disponível em catálogo desde Julho 1969 quando efectivamente o conceito Moonwatch nasceu. O verdadeiro Moonwatch, no sentido em que era o único disponível nesse momento crucial, foi o c861. Não sei se me estou a fazer entender com clareza... isto é um bocadinho contorcido hehehehehe

Na verdade, todos os c321 foram produzidos e vendidos pela Omega (presumivelmente) antes de existir o conceito Moonwatch... pois o Homem ainda não tinha pisado a Lua.

Portanto acho que estamos de acordo que, para todos os efeitos, na realidade o verdadeiro ‘Moonwatch’ é um 861! Razz

SeaUrchin escreveu:Mas é um facto, nunca esteve qualquer Omega com c861 na superfície da lua (isto está bem documentado). E ao que consta não existe qualquer registo seguro ou "universalmente" aceite como facto, de que tenha sido usado no espaço qualquer c861 em qualquer momento.

Portanto, acho que podemos dizer com algum rigor que o único Moonwatch é o c321. E que muito provavelmente o c861 nem saiu da Terra Sad

Acho que com o mínimo pesquisa, percebe-se que ninguém está a tentar enganar ninguém. A Omega apenas está a espremer ao máximo o que pode desse feito histórico e garantir a venda do seu produto. Não há grandes mistérios nisto, julgo.

Deixo aqui alguns links e imagens que podem ajudar confirmar que pelo menos alguns 861 foram ao espaço, visto que à lua sabemos com certezas que foram os cal 321.

https://omegaforums.net/threads/the-speedmaster-signature-collection.25887/
https://www.fratellowatches.com/speedy-tuesday-omega-speedmaster-professional-145-022-buyers-guide-part-1/
https://www.fratellowatches.com/omega-speedmaster-alaska-iii-145-022/
https://www.fratellowatches.com/speedy-tuesday-weve-found-an-astronauts-speedmaster-professional/
https://www.fratellowatches.com/flown-speedmaster-professional/
https://www.fratellowatches.com/speedy-tuesday-incoming-question-about-original-moonwatch/
https://www.fratellowatches.com/speedmaster-professional-14502271-non-nasa/
https://www.fratellowatches.com/speedy-tuesday-cosmonauts-anatoly-artsebarskys-flown-speedmaster-pro-hammered-chf-47000-swiss-francs/
https://forums.watchuseek.com/f80/definite-proof-me-anyway-speedmaster-861-has-both-been-space-eva-1437978.html
https://rrauction.com/past_auction_item.cfm?ID=3277511


Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Ef5578a9a22c03c19154ccc34430c58b?ixlib=rails-1.1
cosmonaut Oleg Kotov, wearing one in 2010. This is Expedition 22, ISS

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... D7da1833f769562f34d79f53cbdc504a?ixlib=rails-1.1
cosmonaut wearing a Speedy Pro for ISS EVA from August, 2014, courtesy NASA.

via: https://www.hodinkee.com/articles/actual-pictures-actually-showing-the-speedmaster-professional-actually-being-used-for-eva-today-well

https://forums.watchuseek.com/f80/speedmaster-e-v-lot-pictures-524293.html

Russian EVA space walk, Agosto 2015
Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... 1162411
Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... 1055204

via: https://forum.nasaspaceflight.com/index.php?topic=38172.msg1415033#msg1415033


Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Cx4vHhOUAAQy2YC
Astronaut Guion Stewart Bluford Jr. wore his radial dial Speedmaster Professional 145.022 during the STS-8 mission in 1983

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... ISSshotGennady-Speedmaster
cosmonaut Gennady Padalka [that he used in space] in 2012. It was his third time in space, and left Earth with the Soyuz TMA-04M spacecraft.

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... AntiqourumSpeedy5
cosmonaut Anatoly Artsebarsky and his Speedmaster Professional. According to Antiquorum, he has been wearing this watch during his flight on the Soyuz TM-12 (1991)

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... OmegaSpeedmaster145022-RonEvans-Lot15-2
Astronaut Ron Evans actually had a 145.022 (image below) on board of the Apollo 17, for the purpose of a heat flow experiment. So it was never on the Moon, but very close. On the wrist of Ron Evans was, of course, a calibre 321 145.012/105.012.

Agosto 2017 - logo a partir dos 0:15


Expedition 52 Commander Fyodor Yurchikhin and Flight Engineer Sergey Ryazanskiy, of the Russian space agency Roscosmos


Para terminar, resta-me dizer que tudo o que digo aqui é a minha opinião, e claramente vem tirado da internet. Não sou astronauta, nem nunca fui à lua. Por isso, em bom rigor, não te posso garantir nada disto como 100% facto. tongue

:drinkingcheers:

ps. A única verdadeira pergunta que deveríamos estar a fazer é se o homem de facto foi à lua ou não!!


Última edição por m84 em Dom 05 Jan 2020, 01:24, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : + video)
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Sáb 04 Jan 2020, 19:48
Razz Razz Razz Razz

Gostei do PS Very Happy Cool
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Sáb 04 Jan 2020, 21:18
ps. A única verdadeira pergunta que deveríamos estar a questionar é se o homem de facto foi à lua ou não!!

A derradeira prova de que foi é que, na altura, teria sido bem mais difícil simular aquela ida à lua, com todas as provas físicas que houve e há, do que ir mesmo à lua Wink Não se trata propriamente de uma "aparição da virgem" aos pastorinhos, ou seja, de um episódio do qual só há testemunhos vagos ou indícios elusivos. Very Happy As supostas "provas" e "aspetos duvidosos" no sentido de que tudo não passaria de um embuste (alguns até bastante convincentes à primeira vista) já foram amplamente desmistificados. Negar a ida a lua é atualmente uma ideia que ganha força no segmento "pop" e superficial do debate sobre o tema, que nada tem a ver com ciência - não muito diferente, por exemplo, de acreditar que as vacinas provocam autismo ou recusar a existência de alterações climáticas provocadas pela ação do Homem.
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Dom 05 Jan 2020, 00:04
Já testei hoje um Moonwatch numa loja para verificar a questão do minuto antecipado (quando muda o ponteiro do minuto mais ou menos ao segundo 59) que descrevi anteriormente.

O relógio da loja tinha esse problema... e por isso hoje não voltei para casa com um novo Moonwatch no pulso e um caixote debaixo do braço Sad

É um bocadinho triste que a Omega faça isto... a sério, fiquei muito desiludido e verdadeiramente infeliz pois estava com a "pica toda" de comprar o relógio e divertir-me com isso, mas pelo contrário apanhei uma desilusão Sad

Na loja concordaram que é um problema difícil de aceitar e ficaram de procurar noutras lojas uma unidade que não o manifeste... se encontrarem avisam-me e eu compro.

Recuso-me a dar quase 5000 euros por um relógio chrono reputado que falha (ou mostra uma diferença no mostrador) 1 minuto em qualquer contagem que termine nos 59 segundos.

SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Dom 05 Jan 2020, 00:14
Pode ser que a Omega decida um dia fazer uma versão do Moonwatch fiel ao original que esteve na lua, com o c321 (que agora voltou para modelos mais caros edições limitadas), se o fizerem e por um preço razoável, inevitavelmente mais caro do que o c1861, mas se não for mais do dobro por exemplo... poderia ser candidato a cliente de uma peça "genuína" como essa... e claro, que tenha os minutos a mudar aos 60 segundos!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Dom 05 Jan 2020, 01:09
SeaUrchin escreveu:Já testei hoje um Moonwatch numa loja para verificar a questão do minuto antecipado (quando muda o ponteiro do minuto mais ou menos ao segundo 59) que descrevi anteriormente.

O relógio da loja tinha esse problema... e por isso hoje não voltei para casa com um novo Moonwatch no pulso e um caixote debaixo do braço Sad

É um bocadinho triste que a Omega faça isto... a sério, fiquei muito desiludido e verdadeiramente infeliz pois estava com a "pica toda" de comprar o relógio e divertir-me com isso, mas pelo contrário apanhei uma desilusão Sad

Na loja concordaram que é um problema difícil de aceitar e ficaram de procurar noutras lojas uma unidade que não o manifeste... se encontrarem avisam-me e eu compro.

Recuso-me a dar quase 5000 euros por um relógio chrono reputado que falha (ou mostra uma diferença no mostrador) 1 minuto em qualquer contagem que termine nos 59 segundos.


Sei bem o tipo de desilusão e anti-climax que isso é! Mas pensa que ao menos não gastaste os quase 5k numa coisa avariada de raiz, e tens mais tempo para estudar o bicho Wink. Infelizmente são coisas que acontecem...

Já agora, podes meter aqui um link com video do problema, sff? Não consigo encontrar nada Question
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Dom 05 Jan 2020, 01:53
Boas, tens aqui uns exemplos do minuto antecipado:







Aqui o autor do video refere este problema, a ver a partir do minuto 24 e 25 segundos do video, onde mostra o crono parado aos 59 segundos depois do ponteiro dos minutos ter saltado:





Aqui uns que parecem funcionar bem, ou seja o minuto termina o movimento de mudança ao segundo 60 ou muito perto disso :






O problema é que parecem ser muito mais os que têm problema do que os que não têm... tenho visto dezenas de videos no YouTube sobre o Speedmaster Professional e estou sempre atento a esse detalhe, quase todos estão assim com minutos precoces... se calhar em cada 5 videos apenas 1 está certo e os outros 4 errados, parece ser algo muito comum... também parece afectar mais o movimento 1861 do que o "retocado" 1863, por qualquer motivo desconhecido. Os relógios mais antigos, dos anos 2000 ou dos 90's, parecem ser menos afectados do que estes de 2010 para cima...


Última edição por SeaUrchin em Dom 05 Jan 2020, 02:02, editado 1 vez(es)
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Dom 05 Jan 2020, 01:59
Já agora, neste video mostra o mesmo problema mas ao contrário, o minuto muda já depois do segundo 60.

O video mostra também o antes/depois de ser ajustado para mudar precisamente no segundo 60.


SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Dom 05 Jan 2020, 17:17
Hoje lá fui perder o meu tempo para visitar a Omega Boutique na Av Liberdade em Lisboa e verificar "in loco" um Moonwatch.

O que lá estava também tinha o defeito, embora menos acentuado, mas mesmo assim era possível parar o crono por volta de 59,5 e já com 1 minuto no ponteiro de minutos.

Enfim, uma desilusão total... cada episódio destes é mais um prego no caixão da marca e uma forma de afastar potenciais clientes, ainda por cima no seu relógio mais famoso. A Omega sabe bem deste problema e pelos vistos está-se borrifando Sad

É mau demais para ser verdade, quando me deixei sonhar com o Moonwatch há umas semanas atrás nunca imaginei que o desfecho seria este: total desrespeito por uma marca histórica.

Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Dom 05 Jan 2020, 22:08
Isso realmente é frustrante. Não estamos propriamente a falar de um relógio de 500€...

Só por curiosidade acabei de fazer o teste com os meus Seagull ST1901 e Poljot 3133 e tudo a funcionar impecável Very Happy
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Seg 06 Jan 2020, 00:17
A Omega sabe do problema com certeza, mas se calhar não tem demonstrado interesse em o resolver talvez pelo simples facto de que o público alvo não quererá saber do cronômetro para nada, arrisco a dizer que a volta de 70% dos compradores são "posers" compram o relógio para mostrar estatuto, um pouco do que se passa agora com a Tesla, esses querem lá saber se o cronômetro está certo ou não, nos restantes 30% estão aqueles que como nós dão valor a todos os pormenores.
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Seg 06 Jan 2020, 09:39
@SeaUrchin dá realmente que pensar quando se quer avançar para uma compra desta ordem de valores e se é confrontado com este "defeito".



Conteúdo patrocinado

Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas... Empty Re: Omega Speedmaster Moonwatch (1861) - Perguntas...

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos