DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Shiver
Shiver
Mensagens : 479
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 48
Localização : Portugal

O Monopolio do grupo Swatch Empty O Monopolio do grupo Swatch

Sex 11 Mar 2016, 02:06
Ainda nao tinhamos falado sobre este tema aqui mas isto aconteceu no final do ano passado:

"Swatch Group have announced that they will stop selling spare parts to independent watch repairers on 31 December 2015. After this, only authorized Swatch Group service centres will have access to these parts."

"What does all this mean in practice? Here’s an example. You own a Longines that you inherited from your father and you’d like to have it repaired because it’s running erratically, but you don’t want the caseback replaced because you like the signs of its life on your father’s wrist. Previously, you would have been able to take it to your local watch repairer who would have followed your instructions, opening the watch, disassembling the movement, replacing the pivot that was causing the problem, cleaning and lubricating, and reassembling. Under the new arrangements, this is no longer possible. You’d have to take it to a Longines retailer, who would send it back to one of the Swatch Group repair centres (Barcelona or Milan), who would do the work to perfection, even providing a guarantee. They would also replace the caseback as a matter of course. So you would have to pay more, and, assuming that you are delivered the original caseback along with the repaired watch, you would have to return to your local watchmaker again to have it changed back."

Os protestos são obvios, tanto por parte dos "watchmakers" mais ou menos profissionais como dos colecionadores como alguns de nós.
E não se esqueçam de um pequeno grande pormenor, não estamos a falar de relógios swatch propriamente ditos mas sim das restantes marcas que fazem parte do grupo : Breguet, Harry Winston, Blancpain, Glashütte Original, Jaquet Droz, Léon Hatot, Omega, Longines, Rado, Union Glashütte, Tissot, Balmain, Certina, Mido, Hamilton, Calvin Klein.

Para piorar mais o filme o grupo Swatch também detem a ETA, que todos conhecem pelos seus  famosos movimentos...

"From 2020, ETA (part of Swatch Group) will be able to stop supplying third-party clients with watch movements. ETA currently supplies about 70-75% of all Swiss-made movements, both to Swatch Group companies and to other brands, including their competitors."

A vocês nao sei mas a mim só me ocorrem alguns palavrões....... Mad Mad Mad
avatar
RangelRocha
Mensagens : 165
Data de inscrição : 23/08/2015
Idade : 32
Localização : Bournemouth, Reino Unido

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Sex 11 Mar 2016, 07:45
É assim que se faz dinheiro... Sad

Temos de nos "apoiar" em quem tem velhos stocks e recurso na indústria para repararmos as peças de acordo com a nossa vontade.
Shiver
Shiver
Mensagens : 479
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 48
Localização : Portugal

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Sex 11 Mar 2016, 12:46
O Sr. Girão já começou a notar esta escassez?
watchandco
watchandco
Mensagens : 127
Data de inscrição : 19/04/2015

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Sex 11 Mar 2016, 15:00
Acho que a escassez de peças ainda não fez mossa. No entanto se e quando ela se fizer notar e naturalmente nos preços, a minha decisão já está tomada. Vendo o que tiver do grupo na altura e passo a ser cliente de outras marcas.

Imagino o custo de um restauro feito em subsidiárias da swatch... Duvido até que o façam.. E duvido que a qualidade do trabalho supere o que se faz de forma independente sendo o sr. Girão um exemplo paradigmático.
Shiver
Shiver
Mensagens : 479
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 48
Localização : Portugal

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Sex 11 Mar 2016, 15:10
Tissot,Omega,Hamilton, todas marcas que aprecio bastante e que provavelmente ficarão mais caras no mercado dos usados.

Quem se fica a rir são os japunas, Seiko's e afins.
avatar
Manuel Vieira
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/03/2016

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Sex 11 Mar 2016, 15:35
Shiver escreveu:Tissot,Omega,Hamilton, todas marcas que aprecio bastante e que provavelmente ficarão mais caras no mercado dos usados.

Quem se fica a rir são os japunas, Seiko's e afins.

Este é o meu primeiro post por aqui.
Na realidade este tema da-me uma certa vontade de rir.
Os meus conhecimentos de relojoaria passam tambem um pouco pela parte de conhecimento em CNC e na realidade a medio prazo isto é um tiro no pé da Swatch.

E porque ? PErguntam voces.

Basico.
Vejamos

1 - O design das ETA (todas as mais usadas) ja tiveram seu design industrial expirado faz varias decadas. Ate a 2824-2 (que tem updates) o registo de propriedade do design ja expirou. Isto quer dizer que legalmente qq empresa pode criar um calibre completamente clonado do seu deisgn sem problemas legais. Temos exemplos de alguns asiaticos e da propria Selitta que apesar de nao ser exactamente igual (tem mais rubbies e pequenas diferenças) e ter ate um contracto com a Swatch , comecou na realidade como uma marca clone da ETA. Alias existe uma outra empresa suiça que faz "ETA´s"  . Os direitos de design industrial expiram passado 12 ou 16 anos (tenho de ir verificar) e todas as ETA´s possuem mais do dobro...

2- Qual a importancia do ponto 1... Bem pq na realidade vai aparecer um mercado enorme de empresas a produzir peças marca branca para os calibres... Porque com uma maquina CNC ate de mesa (ja estive para comprar uma) e conhecimentos de CAD boa parte das peças (nao todas) sao faziveis nas vossas proprias casas. Vai surgir UM BOOM de oportunidades de negocio (ja pensei ate em memter-me nisso)

3-  JA existe muitas peças marca branca intercambeaveis para a ETA. JA troquei mais de uma vez um balanço completo + espiral numa ETA. E apesar de supostamente nao usar mesmas ligas, o erro no timegrapher era depois de regulado em torno de 1 segundo. Ou seja os materiais ditos ETA de qualidade superior sao muito "exagerados"...

Podia estar o dia todo a dar exemplos em como é um tiro no pé... Como referi ate eu ja pensei em produzor,mas algo diz-me que os chineses vao envadir o mercado com peças. E a partem melhor TOTALEMTEN LEGAL

A Swatch fora ligas recentes (espiral e corda tambor) e alguns pormenores de desenho actualizados (pormenores que nao sao do desenho), em termos de patente calibre ja perdeu direitos faz muitas decadas. Nao acho... Tenho a certeza...

Isto é igual à realidade dos carros. Havendo mercado. Haverá peças.
E em pouco tempo depois da asneira a propria Swatch vai voltar a fornecer peças (nem que seja nao oficialmente como marca branca)... Como faz a mercedes À concorrencia. Em PT quem fornece a concorrencia (marca branca) de peças mercedes é usualmente a mercedes Laughing Laughing Para quem quiser pagar mais... Vai à marca...
Shiver
Shiver
Mensagens : 479
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 48
Localização : Portugal

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Sex 11 Mar 2016, 15:44
Bem vindo Manuel, é sempre bom ouvir as explicações de quem é mais entendido no assunto.

Assim já ficamos mais descansados Smile
avatar
Manuel Vieira
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/03/2016

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Sex 11 Mar 2016, 15:53
Shiver escreveu:Bem vindo Manuel, é sempre bom ouvir as explicações de quem é mais entendido no assunto.

Assim já ficamos mais descansados Smile

Obrigado
Como referi

Valjoux 7750, Unitas 6498 , Unitas 6497, familia ETA 2824 e familia, ETA 2892
Para todos ja existem peças intercambiáveis das peças que por norma mais avariam...
E estes calibre equipam 90% dos relogios com ETA´s
Claro que existem no entanto outros calibres onde se notará mais rarefeito...
Actualmente mesmo Selitta para aceder a peças ainda é trabalhoso...

O Swatch Group vai obrigar é as pequenas empresas relojoeiras a recorrer a material da concorrencia, ficando o material supostamente original apenas à disponibilidade das assistencias oficiais. Em termos praticos a Swatch vai perder dinheiro...Azar o deles... Em termos de avarias ja troquei por marca "branca" um balanço completo numa ETA e 0 problemas. Tenho um outro relogio meu que foi identico À 4 anos e 0 problemas (omega) . E com imensa precisao de funcionamento.
Em todas as posicoes no timegrapher depois de regulado sempre em torno de 1 a 2 seg dia (melhor que maioria dos relogios quando veem de fabrica)...


Última edição por Manuel Vieira em Sex 11 Mar 2016, 18:10, editado 1 vez(es)
Girão
Girão
Mensagens : 1352
Data de inscrição : 19/04/2015
http://www.relojoariagirao.pt/

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Sex 11 Mar 2016, 16:40
Shiver escreveu:O Sr. Girão já começou a notar esta escassez?

Olá
Estou bastante atarefado para poder ter o prazer de ler os vários posts, prometo fazê-lo logo que possível.

Respondendo com citação, sinceramente já se nota alguns "contratempos", mas vai-se arranjando forma de contornar a situação, ainda que por vezes mais caro Cool
avatar
Convidado
Convidado

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Sáb 15 Set 2018, 20:42
Este vídeo é demasiado breve e conciso para ser um documentário, mas útil o suficiente para nos dar a noção dos major players actualmente da Indústria Relojoeira. Sim, o Swatch Group Ltd. é inegavelmente um deles, mas conseguirá manipular realmente o Mercado?
A ver, em:





+info: https://www.youtube.com/watch?v=iZDuxAmgr1I [The Few Companies That Own the Rest: Watch Industry Breakdown | Everything You Need to Know by Teddy Baldassarre]
Alfonsoseiko
Alfonsoseiko
Mensagens : 293
Data de inscrição : 06/06/2018
Idade : 47
Localização : Vila Nova de Gaia

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Sáb 15 Set 2018, 22:19
Eu a tempo estou a ver por muitos clientes e em varias marcas, é como se assim recuperassem dinheiro com as partes do relógio para logo invertir em publicidade ou realmente não sei em que Smile mas á muitas marcas que se um compram algumas partes do relógio externas custa ja mais que o relogio em sim.
avatar
Convidado
Convidado

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Qua 27 Fev 2019, 20:55
Monopólio do Grupo Swatch ou cartelização a 3?


O Grupo Swatch, a Richemont, a LVMH… ou estes versus a Fundação Hans Wilsdorf, sim 'Fundação Rolex' e mais umas quantas iniciativas solitárias quase sempre dependentes dos movimentos ETA (do Grupo Swatch)? Em que ficamos?
A ver, em:





+info: https://www.youtube.com/watch?v=HJUIRTthxQM [Who CONTROLS The Watch World?? THE TRUTH at Theo and Harris]
Conteúdo patrocinado

O Monopolio do grupo Swatch Empty Re: O Monopolio do grupo Swatch

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos