DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Sites/blogs/canais em português Empty Sites/blogs/canais em português

Qua 12 Ago 2020, 09:05
Comecei a acompanhar mais a sério o mundo dos relógios (mecânicos) há cerca de 2 anos. De lá para cá todos os sites, livros, blogs, canais YouTube, etc. que acompanho são em inglês.

Apesar de estar perfeitamente à vontade com o inglês, gostava de saber se existem conteúdos em português de Portugal. Eu apenas conheço o site da Espiral do Tempo e o canal Horoduo do André Sampaio.

Não existindo grandes fontes de informação em PT, tal como eu suspeito, gostava de perceber porquê. Não há mercado? Ninguém está interessado em escrever/criar conteúdos em PT? Haverá lugar para um projecto destes?

Onde é que está o Bark&Jack ou o TGV português?  Very Happy

Abraço!

ElMuchacho gosta desta mensagem

Nitchai
Nitchai
Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/07/2020

Sites/blogs/canais em português Empty Re: Sites/blogs/canais em português

Qua 12 Ago 2020, 16:08
Em Portugal não conheço nenhum, mas existem alguns canais brasileiros no Youtube/Instagram: GMT Menos 3, Dez e Dez, Chrono Talk
SeaUrchin
SeaUrchin
Mensagens : 522
Data de inscrição : 12/03/2018
Localização : Lisboa
https://www.instagram.com/analogrz/

Sites/blogs/canais em português Empty Re: Sites/blogs/canais em português

Qui 13 Ago 2020, 01:14
O "problema" afecta praticamente todas as áreas dos chamados "hobbies" ou temas de especialidade... o nosso mercado é muito pequeno, mesmo MUITO pequeno, depois o trabalho de criar conteúdos ou gerir uma plataforma, é igual para uma audiência de 10 mil ou de 10 milhões Sad

Sei por experiência própria pois já geri várias comunidades de entusiastas, tive vários blogues, canais em várias plataformas de video e som, e de temas variados (tenho muitos interesses aos quais dediquei milhares de horas)... é muito trabalho e quase zero retorno, o que fazia por puro prazer e carolice praticamente tive de parar tudo porque entretanto há que sobreviver e criar uma família hehehehe

É a nossa triste "sina"... em Português só se for para o mercado Brasileiro, e mesmo assim...

Por outro lado, conteúdos produzidos em inglês, servem para todos os mercados, têm audiência em todo o lado. Wink

m84 e lightandtime gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Sites/blogs/canais em português Empty Re: Sites/blogs/canais em português

Qui 03 Set 2020, 23:15
Estou com o @SeaUrchin, basicamente resume-se a uma questão de dimensão e massa critica (ou falta dela). Já houve outras publicações da temática mas foram-se perdendo com o tempo.

Quando falo com pessoas sobre o fórum costumo usar um exemplo muito básico e completamente não-academico, mas que julgo ilustra bem o nosso 'problema':
- País: 10 milhoes
- Usa relógio: 5 milhoes
- Tem algum interesse em relogios: 500 mil
- Tem bastante interesse em relogios: 5 mil
- Participa ativamente na tematica: nós e mais uns quantos Razz

... e agora para ser mais preciso, dos 472 membros registados neste fórum, se calhar nem 10% contribui ativamente.

Como tal, quanto a canais de divulgação etc, tens muito pouco. Simples.  Neutral

Para acrescentar tens o podcast "A Hora Certa" (coff coff), tens também a revista Turbilhão, o blog do Fernando Correia de Oliveira a Estação Cronográfica, tens o Anuario Relogios e Canetas, tens os blogs Relogio Nacional  e o Relogios PT, ambos de membros do fórum.

Quanto ao TGV ou BarkandJack (ambos que nao sou especial fã, curiosamente) acho que o mais perto mesmo é o Horoduo no Youtube (também membro do fórum)

ricardo97reis gosta desta mensagem

lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Sites/blogs/canais em português Empty Re: Sites/blogs/canais em português

Sex 04 Set 2020, 19:18
Bom, realmente essas contas dizem tudo. Somos mesmo um país pequeno... Crying or Very sad

Vou ver se participo mais para aumentar para 10,5% a percentagem dos que participam activamente Smile

E por falar no podcast, quando é que vem outro episódio?

Quanto ao TGV e BarkandJack foram apenas exemplos. Eu acho alguma piada ao TGV devido ao contexto histórico que ele dá, mas a figura dele irrita-me um bocado. O BarkandJack é aquele gajo simples, terra a terra. Nem sempre gosto das análises dele, mas como ele por vezes fala de fotografia e ainda por cima usa máquinas Fuji X como as minhas, nutro uma certa simpatia por ele!

Mas já agora, e visto que estou nestas andanças dos relógios há muito menos tempo que qualquer um de vocês, que sites/canais YouTube consideram interessantes para se aprender alguma coisa, que não sejam os suspeitos do costume (HODINKEE, Fratello, Worn and Wound, etc.)?

Abraço!
ElMuchacho
ElMuchacho
Mensagens : 157
Data de inscrição : 11/12/2019
Localização : Porto

Sites/blogs/canais em português Empty Re: Sites/blogs/canais em português

Sáb 05 Set 2020, 15:02
@lightandtime tens um canal muito interessante, WatchArtSCi,  é de um colecionador mais avançado(pelo menos para mim que ainda não passei a barreira dos 300€ e so tenho 3 relogios) mas é muito acessivel o conteudo e faz umas collection reviews muito fixes. se mandares para lá a tua avisa aqui no forum  Very Happy

lightandtime gosta desta mensagem

ElMuchacho
ElMuchacho
Mensagens : 157
Data de inscrição : 11/12/2019
Localização : Porto

Sites/blogs/canais em português Empty Re: Sites/blogs/canais em português

Sáb 05 Set 2020, 15:12
para modding - Haute ones, lume shot(ambos com videografia incrivel)
Boa videografia e conteudo decente - watch collecting strategies, teddy baldassare, watch geek
bom conteudo - frederico talks watches
reparações e movimentos - watch repair channel, nekkid watch maker
BBB  Very Happy - Bens watch club, just the watch, Minit watch(este ultimo testa sempre os relogios em prai 10 straps)

o resto é o standard: 24hours at a time, relative time, average bros, just one more watch, time teller é divertido pela personagem, e theo and harris é a base de vintage mas é um bocado hit or miss para mim, watch gecko(fixe para ver releases)
Conteúdo patrocinado

Sites/blogs/canais em português Empty Re: Sites/blogs/canais em português

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos