DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
neapo
neapo
Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/08/2020

Aprender relojoaria Empty Aprender relojoaria

Qui 20 Ago 2020, 01:11
Gostaria de aprender desde a criação, conceção, montar, desmontar e reparar um relógio, não só o movimento mas todos os restantes componentes. Andei à procura de escolas e a grande referencia parece ser a Casa Pia que fica a umas centenas largas de km da minha residência ou em alternativa a Cindor mas atualmente não está a dar nenhuma formação pois não tem formadores.


Portanto estou algo perdido entre que manual selecionar ou se ir para um curso online. Assim por que relógio começar, suponho que deva ser um relativamente simples para perceber a lógica.

Ps: não posso para já postar links.

Paulo Rijo gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Qui 03 Set 2020, 12:08
Olá @neapo, de facto em Portugal não há muito mais opcoes do que postaste, infelizmente. Sei que há umas pessoas a tentar criar alguma especie de curso certificad mas está ainda muito embrionario. Sei de outras que estavam a pensar em fazer umas formações também, mas não sei se chegou alguma vez a vias de facto.

Coisas internacionais tens o British Horological Institute que te permite fazer um curso à distancia com todos os materiais necessários etc... Dá uma olhadela aqui:

https://bhi.co.uk/training-education/dlc/

Se alguém souber mais alguma coisa a este respeito, vá colocando por aqui! :drinkingcheers:

neapo e ji_heivs gostam desta mensagem

neapo
neapo
Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/08/2020

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Qui 03 Set 2020, 12:20
Sobre o British Horological Institute conheces quem o tenha feito? Quais os custos envolvidos e tempo dispendido?
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Qui 03 Set 2020, 22:31
neapo escreveu:Sobre o British Horological Institute conheces quem o tenha feito? Quais os custos envolvidos e tempo dispendido?

Foste ver o link que coloquei, tem lá a info de preço e tempo: cerca de 600 libras e fazes no teu próprio ritmo. Wink

Conheço uma pessoa (membro do fórum) que o esta a fazer aqui em portugal. Vai recebendo os materiais por correio e faz quando tem tempo.
neapo
neapo
Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/08/2020

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Qui 03 Set 2020, 23:02
Mas tem que pagar pelos materiais. https://bhi.co.uk/training-education/dlc/ ainda fica carote o curso.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Seg 07 Set 2020, 18:07
Muito interessante ... mas para quando me reformar!  Very Happy Very Happy
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Sáb 20 Fev 2021, 14:39
Boa tarde , e como hobby? quais os melhores liquidos para lavar as peças dos mecanismos? 
 Em casa e á mão? Complicado?
 Já li que a Benzina é optima e depois lavar com Alcool isopropílico, na minha modesta opinião , já o fiz e o mecanismo ficou igual alem de quase intoxicar com a lupa no olho e a esfregar ao pormenor... daí eu perguntar se existe algo mais eficaz, ou melhorar o desempenho na lavagem das mesmas... Faz falta um curso básico para pormenores como este dos liquidos ou de como nos "mexermos" com as engrenagens.

 Uma maquina é carissima, o que não justifica a alguem que apenas quer manter curiosidade na coisa, não consegui ainda perceber se essas maquinetas de ultrasons são boas e se com benzina e alcool isopropilico limpam melhor... nesse campo estou num limbo de desconhecimento enorme.
 Os relojoeiros no inicio do seculo XX como limpavam as peças? Devia de ser á mão e se sim como?
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Sáb 20 Fev 2021, 15:36
Não obstante (julgo eu) já ter sido noticiado aqui pelo fórum, até porque o Lourenço é parte integrante desse projecto, fica aqui neste tópico a informação para quem quiser aventurar-se mais neste mundo.

Curso para "amadores" e "curiosos" pelo recém formado IPR. A primeira fornada já está completa, mas há lista de espera...

Informações detalhadas no site do IPR, Instituto Português de Relojoaria.

m84, Zeitgeber e Paulo Rijo gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Sáb 20 Fev 2021, 18:53
Gostava imenso, mas como disse em cima, só quando me reformar! Isto ainda rouba tempo e dinheiro, para mim não dá, por enquanto!  Crying or Very sad
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Dom 21 Fev 2021, 00:33
JVeiga escreveu:Não obstante (julgo eu) já ter sido noticiado aqui pelo fórum, até porque o Lourenço é parte integrante desse projecto, fica aqui neste tópico a informação para quem quiser aventurar-se mais neste mundo.

Curso para "amadores" e "curiosos" pelo recém formado IPR. A primeira fornada já está completa, mas há lista de espera...

Informações detalhadas no site do IPR, Instituto Português de Relojoaria.

Exacto @JVeiga, o IPR tem um curso feito exatamente para pessoas 'normais' como nós (se é que nos podemos considerar normais?? lol! )

Ou seja, é ritmado e estruturado tomando em conta trabalho e familia, e para quem quer aprender mais, seja por hobby, curiosidade ou começo profissional — uma vez que é dado pelos dois mais conceituados mestres relojoeiros em Portugal, o mestre Americo Henriques e o mestre Paulo Anastácio.

JVeiga gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Dom 21 Fev 2021, 11:15
m84 escreveu:
JVeiga escreveu:Não obstante (julgo eu) já ter sido noticiado aqui pelo fórum, até porque o Lourenço é parte integrante desse projecto, fica aqui neste tópico a informação para quem quiser aventurar-se mais neste mundo.

Curso para "amadores" e "curiosos" pelo recém formado IPR. A primeira fornada já está completa, mas há lista de espera...

Informações detalhadas no site do IPR, Instituto Português de Relojoaria.

Exacto @JVeiga, o IPR tem um curso feito exatamente para pessoas 'normais' como nós (se é que nos podemos considerar normais?? lol! )

Ou seja, é ritmado e estruturado tomando em conta trabalho e familia, e para quem quer aprender mais, seja por hobby, curiosidade ou começo profissional — uma vez que é dado pelos dois mais conceituados mestres relojoeiros em Portugal, o mestre Americo Henriques e o mestre Paulo Anastácio.


"Pessoas normais como nós" não seria a forma como eu nos adjetivaria Lourenço, mas pronto, passemos isso  Razz

Achei o curso, de facto, muito bem equilibrado e doseado no tempo. E com módulos cheios de interesse, para aprendermos os básicos. Perfeito para nós! E não se pode considerar caro, de forma nenhuma, até aí está equilibrado! Eu adoraria participar, só que por agora não dá, apesar do confinamento, mantenho uma vida intensa, de trabalho e pessoal e não tenho nesta fase a "paz de espírito" necessária para abraçar uma coisa destas! Mas desejo muito sucesso e que esta seja a primeira de muitas edições, pois seguramente que no futuro, daqui a um ano ou dois, vou participar!
jsabino
jsabino
Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/07/2022

Aprender relojoaria Empty Cursos online

Qua 31 Ago 2022, 11:34
Olá a todos,

No seguimento da mensagem que abriu este tópico, encontrei este curso online que me parece ser bom para iniciantes (não posso postar links, portanto fica aqui o link partido):

www . watchfix . com

Gostava de saber se alguém já fez alguns destes cursos e se os recomenda.


Vi as vossas sugestões do BHI e do IPR mas essas opções são muito dispendiosas para mim no momento. Apesar de estar muito interessado no tópico, não sei quanto tempo esta panca vai durar (mas suspeito que muito).

Abraços e obrigado

Sansoni7 gosta desta mensagem

ricardosr
ricardosr
Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/08/2023

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Sex 18 Ago 2023, 23:28
Não é nenhum curso, mas pode ajudar:



https://www.youtube.com/playlist?list=PLvMdYdz6a-tFD_GIFjiV4zj48nSfFOOky

Sansoni7 gosta desta mensagem

JMagrus
JMagrus
Mensagens : 10
Data de inscrição : 08/01/2024
Idade : 63
Localização : Maia

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Seg 08 Jan 2024, 20:31
Estes 2 homens teem-me ajudado bastante:

https:// www . youtube . com/@JDRichard/videos
https:// www . youtube . com/@bunnspecial/videos

Especialmente o primeiro (canadiano), que se tem revelado muito eficaz a explicar o que está a fazer (valendo o que valem, pode-se activar as legendas em portugues).
O segundo lembra-me muito a mim próprio, especialmente as resmunguices!

Mas aprende-se...

Nota: os espaços no meio dos endereços são para retirar
Conteúdo patrocinado

Aprender relojoaria Empty Re: Aprender relojoaria

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos