DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Bulova Accutron Spaceview Empty Bulova Accutron Spaceview

Ter 01 Dez 2020, 10:34
@SquareWatch, o teu Bulova Accutron gasta uma pilha em seis meses? O meu durou um ano e pouco. Porquê a diferença, qual é o teu modelo?
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Ter 01 Dez 2020, 16:30
Olá @JPP

É um Spaceview com o movimento 214.

Presumo que usou um bateria "normal" certo?

O calibre 214 foi criado para funcionar com as baterias de mercúrio, que produziam uma tensão de 1,35V. Actualmente já não se produzem baterias de mercúrio, foram substituídas pelas de oxido de prata que produzem 1,55V.

Embora o movimento funcione com as baterias de 1,55V há quem tenha reportado anomalias na precisão de alguns relógios devido aos 0,2V extras. Além disso também há quem diga que a voltagem superior coloca todo o movimento (circuito eléctrico e peças mecânicas) em stress.

Como mais vale prevenir que remediar, uma vez que mandar concertar este relógio iria ser uma dor de cabeça, decidi comprar uma AccuCell.

A AccuCell é uma bateria normal de oxido de prata (1,55V) que possui um disco de metal que reduz a voltagem para 1,35V. O único senão é que para além de reduzir a voltagem reduz também a vida útil da bateria, pois o disco funciona como se fosse uma resistência.

O bom é que penso que depois irá dar para reaproveitar o disco e usá-lo numa pilha normal comprada na UE Very Happy.

---------

Quanto ao desalfandegamento via CTT ou DHL, em caso de dúvida antes de comprar à que perguntar ou vendedor se expede via "serviço estatal".

Há uns anos penso que era a GLS que entregava o Royal Mail em Portugal, mas agora acho que voltou a ser outra vez a CTT Express... ao menos valha-nos isso Laughing .
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Ter 01 Dez 2020, 20:55
SquareWatch escreveu:Olá @JPP

É um Spaceview com o movimento 214.

Presumo que usou um bateria "normal" certo?

O calibre 214 foi criado para funcionar com as baterias de mercúrio, que produziam uma tensão de 1,35V. Actualmente já não se produzem baterias de mercúrio, foram substituídas pelas de oxido de prata que produzem 1,55V.

Embora o movimento funcione com as baterias de 1,55V há quem tenha reportado anomalias na precisão de alguns relógios devido aos 0,2V extras. Além disso também há quem diga que a voltagem superior coloca todo o movimento (circuito eléctrico e peças mecânicas) em stress.

Como mais vale prevenir que remediar, uma vez que mandar concertar este relógio iria ser uma dor de cabeça, decidi comprar uma AccuCell.

A AccuCell é uma bateria normal de oxido de prata (1,55V) que possui um disco de metal que reduz a voltagem para 1,35V. O único senão é que para além de reduzir a voltagem reduz também a vida útil da bateria, pois o disco funciona como se fosse uma resistência.

O bom é que penso que depois irá dar para reaproveitar o disco e usá-lo numa pilha normal comprada na UE Very Happy.

---------

Quanto ao desalfandegamento via CTT ou DHL, em caso de dúvida antes de comprar à que perguntar ou vendedor se expede via "serviço estatal".

Há uns anos penso que era a GLS que entregava o Royal Mail em Portugal, mas agora acho que voltou a ser outra vez a CTT Express... ao menos valha-nos isso Laughing .

Muito obrigado pela boa informação, ainda por cima agora que há dois dias não resisti a um Spaceview com o mesmo calibre 214 e estou a aguardar a chegada dos USA!  Thumbs Up
Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Ter 01 Dez 2020, 21:25
Vocês devem saber, mas cuidado com os Spaceview, não faz muito tempo li um artigo que referia que a maioria dos spaceview à venda não são originais, são feitos com peças aftermarket para serem cópias dos originais.

E por falar em Spaceview, o que acham do modelo lançado em 2020, que marca também o lançamento da marca Accutron como marca independente, sem estar associada à Bulova.

Tem alguns pormenores porreiros e bem conseguidos o mecanismo também é interessante, mas não é relógio que comprasse caso tivesse as fichas.

Bulova Accutron Spaceview Accutr10
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Qua 02 Dez 2020, 10:29
Duca749 escreveu:Vocês devem saber, mas cuidado com os Spaceview, não faz muito tempo li um artigo que referia que a maioria dos spaceview à venda não são originais, são feitos com peças aftermarket para serem cópias dos originais.

E por falar em Spaceview, o que acham do modelo lançado em 2020, que marca também o lançamento da marca Accutron como marca independente, sem estar associada à Bulova.

Tem alguns pormenores porreiros e bem conseguidos o mecanismo também é interessante, mas não é relógio que comprasse caso tivesse as fichas.

Bulova Accutron Spaceview Accutr10

Sim, sei que há muitas falsificações, mas este vendedor tem um feedback de 100% e estou relativamente descansado, acho que no caso destes modelos as fotos dificilmente enganam. E, por outro lado, o Spaceview teve uma produção muito grande, há muitos originais ainda à venda. E a verdade é que cada vez estão mais caros!  Rolling Eyes

Este novo está engraçado, mas, quanto a mim, gosto sempre muito mais dos "originais", as reinterpretações comemorativas não me dizem muito.
  Wink
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Qua 02 Dez 2020, 22:26
Duca749 escreveu:Vocês devem saber, mas cuidado com os Spaceview, não faz muito tempo li um artigo que referia que a maioria dos spaceview à venda não são originais, são feitos com peças aftermarket para serem cópias dos originais.

E por falar em Spaceview, o que acham do modelo lançado em 2020, que marca também o lançamento da marca Accutron como marca independente, sem estar associada à Bulova.

Tem alguns pormenores porreiros e bem conseguidos o mecanismo também é interessante, mas não é relógio que comprasse caso tivesse as fichas.

Já tinha ouvido falar de Spaceviews com caixas e ponteiros errados (pertencentes a outros modelos da Bulova), mas nunca tinha ouvido falar de relógios construídos com peças aftermarket Shocked.

Mas em princípio está tudo bem com o meu. Na altura fiz o trabalho de investigação e a patine também está consistente com a idade Very Happy.

Quanto ao novo Spaceview. Por acaso até gosto do design da caixa da versão DNA, da maneira como ela abraça o pulso. Mas não gosto muito do mostrador, do tamanho do relógio e muito menos do preço.

O mostrador a versão vintage é muito mais porreiro, com aqueles fiozinhos e os capacitadores... parece uma pequena bomba... uma bomba relógio Razz.



@JPP escreveu:Muito obrigado pela boa informação, ainda por cima agora que há dois dias não resisti a um Spaceview com o mesmo calibre 214 e estou a aguardar a chegada dos USA! 

Parabéns @JPP.
De certeza que vai adorar o relógio. Ficamos a aguardar pelas fotos.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Qua 02 Dez 2020, 23:01
SquareWatch escreveu:
Já tinha ouvido falar de Spaceviews com caixas e ponteiros errados (pertencentes a outros modelos da Bulova), mas nunca tinha ouvido falar de relógios construídos com peças aftermarket Shocked.

Mas em princípio está tudo bem com o meu. Na altura fiz o trabalho de investigação e a patine também está consistente com a idade Very Happy.

Encontrei o tal artigo http://www.decadecounter.com/accutron/spaceview.htm

Pessoalmente e depois de ver a qualidade das réplicas chamadas AAA de relógios de luxo, acredito em tudo, e o Spaceview é um relógio que apesar de gostar, só compraria se tivesse a certeza absoluta de ser original e não convertido com peças aftermarket, o que comprando no ebay seja muito difícil de ter essa certeza, e a patina @SquareWatch infelizmente também existem técnicas de a replicar.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Qui 03 Dez 2020, 13:41
Interessante esse artigo. Mas eu sou um bocado mais optimista. Coloquei a questão no grupo do Facebook Accutron Collectors e até agora as respostas são o que eu imaginava: muitos Spaceviews de hoje são Accutrons ao qual tiram o mostrador, para o mecanismo ficar à vista, como no Spaceview, sendo que é a isto que se chamam conversões. O que não me faz confusão nenhuma, parece-me legítimo. 

Tendo em conta que os Spaceviews foram feitos, de início, com a máquina à vista, só para efeitos de marketing, para os revendedores poderem mostrar aos compradores, mas haviam kits de mostradores e vidros "limpos" para os "completar" antes de vender. Logo, ter um Accutron e tirar-lhe o mostrador, não me choca!

Por outro lado, o que dizem até agora é que não existem caixas nem máquinas falsas do Accutron, o que pode ser falsificado são os vidros e ponteiros. Aliás, não seria nada fácil nem lógico falsificar uma máquina de um relógio daqueles, que ainda há um ano e meio se comprava por 200 euros!

Não sei, ainda estou a estudar esta questão e aguardo também mais respostas no Facebook.

PS: Claro que existem técnicas para replicar a patine, mas na maioria dos casos consegue-se distinguir bem! Eu tenho caixas vintage de relógios que com certeza foram fabricadas há 10 ou 20 anos e outras que não tenho qualquer dúvida em como têm 80 anos em cima!
Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Qui 03 Dez 2020, 13:56
@JPP, cada um acredita no que quiser, eu vejo a coisa pelo outro lado, se ele não sai assim de fábrica não é original, pode ter caixa e mecanismo original mas não é um spaceview original, e para fazer uma conversão não é só retirar o mostrador.
O próprio preço é indicativo, nunca um original custaria o preço que atualmente eles estão á venda, impossível,  e original eu entendo como todos os que saíram da fábrica "convertidos" para serem distribuídos pelos revendedores, e desses existirão muito poucos, penso eu, mas posso estar enganado.
Portanto para mim, esses spaceview são tão originais como o GW5600 dourado do @nmfl que também tem a caixa e máquina original, ou será que também achas que o relógio dele assim convertido se pode considerar original?
Mas se para ti não te faz confusão óptimo, no final é o que importa.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Sex 04 Dez 2020, 10:43
@JPP, cada um acredita no que quiser, eu vejo a coisa pelo outro lado, se ele não sai assim de fábrica não é original, pode ter caixa e mecanismo original mas não é um spaceview original, e para fazer uma conversão não é só retirar o mostrador.
O próprio preço é indicativo, nunca um original custaria o preço que atualmente eles estão á venda, impossível,  e original eu entendo como todos os que saíram da fábrica "convertidos" para serem distribuídos pelos revendedores, e desses existirão muito poucos, penso eu, mas posso estar enganado.
Portanto para mim, esses spaceview são tão originais como o GW5600 dourado do @nmfl que também tem a caixa e máquina original, ou será que também achas que o relógio dele assim convertido se pode considerar original?
Mas se para ti não te faz confusão óptimo, no final é o que importa.

@Duca749, isto de facto, quando se fala de relógios, como em tudo na vida, não há duas formas iguais de ver a mesma coisa. Para mim, já aprendi há muito que poucas coisas na vida são pretas ou brancas e há muitos tons de cinzento no meio.

No entanto, se tu entendes o "Spaceview original" como o Accutron que saiu da fábrica para os revendedores, no início dos anos 60, com o movimento à vista, para servir de demonstração, mas acompanhado do kit para o converter num relógio normal para ser alterado e vendido à frente do comprador, tens de ter em conta algumas coisas:

1 - Devem ter existido não mais de umas dezenas de milhares dessas unidades e as primeiras eram só em ouro;
2 - Dessas, uma boa parte foi seguramente vendida com o kit aplicado pelo vendedor à frente do comprador, portanto, foi vendida como não spaceviews;
3 - Destes, muitos terão sido mais tarde convertidos de novo em spaceviews;
4 - No entanto, até 1977 foram vendidos cerca de 5 milhões de Accutrons, em muitas dezenas ou centenas até de modelos diferentes;
5 - Destes, é impossível saber quantos foram na altura convertidos para Spaceviews com kits (vidro, chapter e ponteiros) da Bulova;
6 - É por isso impossível de dizer, hoje, se um Spaceview veio exatamente assim (como Spaceview) da fábrica ou não, e se foi convertido com o kit original ou não e, ainda, se deixou de ser spaceview e voltou a sê-lo.

Em conclusão, aquilo que me pareceu teres referido como sendo o teu conceito de "spaceview original" não existe, ou antes, existem 5 milhões de potenciais "originais", sendo impossível de verificar qual a sua origem. Exceção feita, claro, a algumas unidades que seguramente existirão com caixa e documentos que comprovam que vieram exatamente assim da Bulova para o revendedor, nunca tendo sido mexidos ao longo de todas estas décadas, o que deve ser tão raro e caro como encontrar um Rolex Explorer de 1957 com caixa original e documentos).

Para além de tudo isto, e pelo que já consegui constatar, os colecionadores aficionados pelos Accutron ou Spaceviews aceitam, regra geral, como legítimo um Spaceview convertido, desde que seja bem convertido; isto é, desde que tenha vidro, chapter e ponteiros originais (pois, na verdade, "convertidos" podem ser quase todos eles); existiam e ainda existem spare parts originais para fazer essa conversão e revendedores reconhecidos e / ou credenciados pela Bulova para o efeito (quer para fazerem a conversão, quer para venderam as peças).

Ora, se um aficionado e conhecedor de Spaceviews os aceita, quem sou eu para os renegar?   Very Happy

Portanto, a única questão que se levanta quanto ao Spaceview é perceber se os ponteiros e o vidro são originais ou não, ou se foram falsificados. isso sim, pode suceder com frequência, mas é sempre possível identificar peças falsas.

Concluíndo, o Spaceview em causa, que eu comprei e que qualquer um pode comprar na ordem dos 600 euros, não tem nada a ver com a MOD do GW5600 do @nmfl! Isto, com todo o respeito por essa MOD, que eu também farei quando me der na cabeça  Razz
Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Sex 04 Dez 2020, 12:12
@JPP o que eu entendo por "original" são aqueles que foram feitos com material original da fábrica.

Posso estar enganado mas sempre tive a ideia que os primeiros que foram entregues aos representantes eram estes abaixo, sem chapter ring e com as marcações impressas no vidro por dentro.
Bulova Accutron Spaceview Bulova10

Depois devido ao grande interesse que o modelo criou, a marca criou um "kit" que vendia para os revendedores poderem alterar os accutron "normais" com caixa em aço, em spaceviews caso o cliente o desejasse, ora esse kit era feito pela Bulova, logo eram peças originais, esses relógios apesar de convertidos eram relógios com peças 100% originais, e esses eram estes, e o chapter ring original 

Bulova Accutron Spaceview Bulova11

Para mim estes são os 100% originais, todas as outras conversões apesar de serem aceites ou não pelos fãs, para mim não são, desculpa mas eu vejo as coisas assim, mas é claro que respeito a tua opinião e gosto pessoal, como já referi se tu estás à vontade com isso e aceitas, é o que importa.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Sex 04 Dez 2020, 12:32
Foi ao contrário @Duca749, os primeiros que mostras até eram em ouro e com eles vinha um kit, sim, mas com um dial, vidro e ponteiros, para deixar de ser Spaceview e passar a ser um Accutron normal. O vendedor abria-o à frente do cliente, punha-lhe um mostrador, tirava o chapter ring se fosse o caso, e substituía o vidro por um sem nada. Os ponteiros do Spaceview eram em branco, para contrastarem com as cores escuras do movimento, os do kit eram diferentes. O vidro do Spaceview trazia Bulova e / ou o símbolo pintado (e mais tarde também o chapter ring pintado), o vidro do kit era um vidro sem qualquer inscrição. O chapter ring existia no Spaceview por causa da falta de mostrador, mas colocando o mostrador do kit deixava de ser necessário. 

Ou seja, o kit não era para transformar Accutrons normais em Spaceviews, mas sim o contrário. Mais tarde, com o êxito que eles tiveram, é que produziram mutos mais e produziram mais kits de vidros, ponteiros e chapter rings para transformar, ou voltarem a transformar, muitos dos Accutrons em Spaceviews.

Por isso tens 5 milhões de possíveis (e volto a sublinhar o "possíveis" Very Happy ) Spaceviews no mundo e não consegues dizer qual a origem de cada um.

Esse que mostras na primeira foto nem devia ser dos primeiros, pois apesar de parecer ser em ouro, os vidros com o índice dos minutos pintado só apareceu depois, no início só tinha a marca e / ou o logo!

Isto resulta de tudo aquilo que tenho lido e agora confirmado pelo que os membros do Accutron Collectors me têm dito!  Wink
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Sex 04 Dez 2020, 12:40
"Depois devido ao grande interesse que o modelo criou, a marca criou um "kit" que vendia para os revendedores poderem alterar os accutron "normais" com caixa em aço, em spaceviews caso o cliente o desejasse, ora esse kit era feito pela Bulova, logo eram peças originais, esses relógios apesar de convertidos eram relógios com peças 100% originais, e esses eram estes, e o chapter ring original"

Disto que escreveste, sem mais, resulta logo a possibilidade de teres os tais 5 milhões de possíveis originais  Wink

Lê isto: http://members.iinet.com.au/~fotoplot/accspace.htm

Abraço  Wink
Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Sex 04 Dez 2020, 13:01
O artigo no fundo vai de encontro ao que eu pensava, se são 5 milhões não sei, mas que a maioria que vês á venda levantam suspeitas a mim levantam, o resto deixo ao critério de cada um.
Abraço
Conteúdo patrocinado

Bulova Accutron Spaceview Empty Re: Bulova Accutron Spaceview

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos