DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Omega | 1923 | Plaquê Empty Omega | 1923 | Plaquê

Dom 07 Mar 2021, 12:34
Hoje temos um Omega.

Confesso que não é uma marca que me entusiasme particularmente como relógio de bolso (de pulso, a história é outra), talvez por ter fabricado milhões de exemplares com relativamente poucas alterações a nível de mecanismo e por haver muita oferta no mercado com preços, por vezes, ridiculos. É óbvio que, como grande marca que é, também produziu relógios bastante interessantes, mas esses são as excepções à regra. Esta é a minha opinião e aceito perfeitamente outras que sejam diferentes.

Em relação ao exemplar que vos apresento hoje, ele tem uma história interessante. Compreio-o a um particular num estado lastimável, avariado, mostrador partido nas 4 e nas 10 horas (onde se encontarm os parafusos que fixam o mecanismo à caixa), por... 5,00€. Mas aqueles números árabes estilizados, os númeres das 24 horas a vermelho, os ponteiros em forma de pêra e a beleza do bezel, conquistaram-me.

Coloqueio-o no Museu do Relógio para ser todo restaurado e reparado e ficou esta pequena maravilha. Apesar de, como disse, não ser uma marca de relógios de bolso com que me identifico particularmente é dos relógios mais elegantes que tenho na colecção.

Espero que vocês também o apreciem.

Omega | 1923 | Plaquê <a href=Omega | 1923 | Plaquê Frente" />

Omega | 1923 | Plaquê <a href=Omega | 1923 | Plaquê Mecanismo" />

Omega | 1923 | Plaquê <a href=Omega | 1923 | Plaquê Verso" />

JVeiga gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Seg 08 Mar 2021, 09:10
Um «mimo»..... Thumbs Up

floijdt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Seg 08 Mar 2021, 10:30
@floijdt, tu deixas-nos autenticamente com água na boca!!  :drinkingcheers:

Curiosamente, sem perceber nada de relógios, especialmente de relógios de bolso, eu já tinha essa ideia dos Omega (que é, aliás, a minha marca de eleição quanto a relógios de pulso): vêm-se imensos e de facto sempre tive a sensação de serem um bocado "todos iguais"! Mas este teu está uma pequena maravilha!

Já agora, satisfaz-me pf duas curiosidades: quanto é que pagaste por essa restauração? (que ficou magnífica!) É que tenho dois para lá pôr também!

E como é que eles conseguiram pôr o mostrador nesse estado imaculado? Têm alguma tecnologia especial para restaurar cerâmica? 

Obrigado, abraço

floijdt gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Seg 08 Mar 2021, 10:45
Já o mandei restaurar há uns anos e, salvo erro, foram cerca de 140,00 Euros.

Eles têm artesãos para restaurar todas as partes de um relógio quer de cinzeladores, esmaltadores, carpinteiros para as caixas dos relógios de parede e de pé, etc., além dos mestres relojoeiros, como é óbvio.

Sinceramente, não sei a técnica que eles utilizaram para o restauro, mas ficou como quando saiu da fábrica.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Seg 08 Mar 2021, 11:00
Em relação ao mostrador quase de certeza que de original só o aspeto, a não ser que tenham encontrado um exatamente igual, mas olhando para ele está novo demais para ser da época.
Mas não deixa de ser um relógio interessante
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Seg 08 Mar 2021, 11:03
O mostrador é original só que foi todo restaurado.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Seg 08 Mar 2021, 11:36
floijdt escreveu:Já o mandei restaurar há uns anos e, salvo erro, foram cerca de 140,00 Euros.

Eles têm artesãos para restaurar todas as partes de um relógio quer de cinzeladores, esmaltadores, carpinteiros para as caixas dos relógios de parede e de pé, etc., além dos mestres relojoeiros, como é óbvio.

Sinceramente, não sei a técnica que eles utilizaram para o restauro, mas ficou como quando saiu da fábrica.

Parece um bom preço e de facto têm um know how fora do comum! Tenho de lá ir levar os meus dois de bolso!

Obrigado!  Wink
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Seg 08 Mar 2021, 11:45
Em relação ao mostrador quase de certeza que de original só o aspeto, a não ser que tenham encontrado um exatamente igual, mas olhando para ele está novo demais para ser da época.
Mas não deixa de ser um relógio interessante

@Duca749, de facto tem um ar tão novo que quase nem dá para acreditar! Mas uma coisa é certa, o Museu do Relógio é conhecido especialmente pela sua seriedade. Se eles dizem que conseguem restaurar e aparece este trabalho, seguramente que não substituíram nada, restauraram mesmo. Se não conseguissem eles diziam e não faziam o trabalho. 

Tenho 100% de confiança no MR quanto a estas coisas. Desde que abriram que o meu irmão lá leva relógios, antigos e menos antigos, e têm sido sempre irrepreensíveis na qualidade, preço e seriedade. Para além de muitas outras experiências de outras pessoas e da fama e respeito de que gozam em geral. 

Razões pelas quais há relógios que só lá é que colocarei, como um Roskopf de ouro do meu filho que foi o bisavô que lhe deu e o meu Girod do meu avô, que seria do avô dele, relógios quanto aos quais não quero correr qualquer tipo de risco!

Desculpem o testamento, mas fica aqui a nota quando ao MR, que bem merece e que precisa de ajuda neste momento!  Wink
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Seg 08 Mar 2021, 11:53
Concordo plenamente como o JPP.

Já há bastantes anos que, quando os meus relógios precisam de uma reparação mais complexa ou um restauro, é lá que os coloco, já desde o pai do Eugénio, o saudoso António Tavares de almeida (e foi ele um dos responsáveis por me ter infectado com este bicho do coleccionismo relojoeiro).

Por alguma razão têm clientes de todo o mundo, principalmente coleccionadores, que lhes confiam os seus relógios para reparação e restauro.

JPP gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Seg 08 Mar 2021, 12:17
Uma curiosidade...
Porque é que os Omega de Bolso, no mostrador, não têm o habitual «Swiss made» ?
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Seg 08 Mar 2021, 12:43
Nesta altura não se utilizava esta indicação nos mostradores dos omegas de bolso. Tenho 5 omegas de bolso e nenhum tem essa indicação.

Sansoni7 gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Seg 08 Mar 2021, 13:47
@JPP @floijdt Não estava a colocar em causa a qualidade e seriedade do MR, que acho que é mais que conhecida e valorizada.

O que referi quanto á originalidade terá sido se calhar mal explicada e mal interpretada por vocês.

Para mim se o mostrador é alterado/mexido já não é 100% original, ok, a base é mas a partir do momento em que é alterado já não, pois foi-lhe acrescentado algo que não estava lá á 100 anos atrás, pode parecer estúpido pensar dessa forma mas em peças antigas faz todo o sentido para mim, e pelos vistos para muitos outros, basta ver o que pedem por um Rolex vintage todo original ainda que esteja com vidro todo riscado e caixa com severos sinais de uso e comparar com o preço de um restaurado.

A informação que eu tenho acerca do restauro de um mostrador em cerâmica é que não é possível ser feita mantendo as marcações originais, se essa informação está errada peço desculpa pois não a confirmei, mas vindo de quem veio tomei-a como fidedigna.

Olhando para o mostrador do relógio é facilmente perceptível que as marcações dos minutos entre as 5 e as 6 e entre as 6 e as 7 não estão corretas, o que me levou a afirmar o que disse acima quanto á originalidade.

Sansoni7 e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Ter 09 Mar 2021, 09:40
@Duca749, nem pensei que estivesses a colocar em causa o MR, só disse o que disse como argumento que me parece de ter em conta!

Quanto à questão do alterado/mexido, pois, isso é a tal questão tão controvertida, de gosto e visão muito pessoal, que varia em cada um de nós.

Lembro-me sempre de um amigo meu que se fartou de me criticar quando eu restaurei o meu Mini de 1975 e mandei estofar os bancos, com napa igual à de origem. Dizia-me ele que desvalorizei o carro, que ele tinha ficado bem era com os estofos de origem. E perguntava-lhe eu qual era a piada de andar num carro com os estofos cheios de buracos, rasgões e num estado horrível, que mais parecia um carro acabado de retirar dos salvados! 

É a tal dicotomia entre "antigo" e "velho e estragado"! Eu não me importo nada de restaurar um mostrador, desde que não o substituam por um igual, novo. Mas se lhe mexerem e o puserem "como novo", mantendo índices, escalas, números, o que me interessa é ele ficar bonito, para que me dê gosto em utilizá-lo! E mesmo que tenha de trocar os ponteiros, por exemplo, pois um deles estava partido. Prefiro saber que os ponteiros não são os de origem, do que usar o relógio com um ponteiro partido!

E olha que a questão dos Rolex de que falas não é exatamente assim: só podes comparar um restaurado com um não restaurado, quando este último tem uma patine bonita, que não tira beleza ao relógio, ou seja passível de uma reparação fácil. Nomeadamente quando, por exemplo, os riscos do vidro não afetem a sua usabilidade nem sejam muito visíveis, quando as marcas da idade no mostrador são uniformes, quando os ponteiros só estejam desgastados e velhos, mas não partidos.  Pois, caso contrário, já não há comparação possível.

Épá, @Duca749, quanto às marcações entre as 5 e as 7, deixas-me frustrado: só há duas hipóteses, ou eu sou cegueta (o que aceito Rolling Eyes ) ou o meu monitor não tem tamanho suficiente! Estou farto de olhar e não vejo lá nada de diferente das demais! A que é que te referes?  :confusion-scratchhe

Sansoni7 gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Ter 09 Mar 2021, 11:31
Sim @JPP a questão do restauro é pessoal e cada um tem a sua forma de ver a coisa.
Em relação às marcações, vê estas marcações dos minutos...
Omega | 1923 | Plaquê Img_2202
... são do mesmo tamanho e perfeitamente alinhadas, agora vê estas...
Omega | 1923 | Plaquê Img_2203

... não são do mesmo tamanho e não estão alinhadas, para o meu olho.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Ter 09 Mar 2021, 11:55
Pronto @Duca749, acho que afinal são as duas coisas: eu sou um bocado cegueta, isso sou, mas também precisava de ter um monitor maior para ver isso!  pirat

De facto o que eu tinha reparado era no traço do minuto 26, mais pequeno que os outros, mas pensei fazer sentido, para não ficar quase à ponta do 5, pensei que fosse feitio e não defeito! Mas agora vejo, com essas fotos, nos minutos 31 a 34, os traços um pouco tortos em relação aos outros. E os intervalos entre eles também não estão perfeitos, como os outros estão.

Mas pronto, isso será com certeza consequência de terem sido repintados e não se vê a olho nu! Pelo menos eu nunca veria! Mas, dentro da lógica que referi em cima, essas diferenças não me importariam nada, se tivessem sido o preço a pagar para o restauro do mostrador, para ele ficar como está, e, sem lupa, está uma beleza! Para mim, pelo menos! Wink Very Happy

floijdt e Duca749 gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Ter 09 Mar 2021, 12:20
Sim claro é um pormenor que vale o que vale, mas são estes pequenos detalhes que nos ajudam na hora de comprar a destinguir o trigo do joio.😉

Sansoni7 e JPP gostam desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Ter 09 Mar 2021, 15:21
Independentemente das opiniões, dos gostos, e do valor, que é sempre subjectivo, que as peças possam perder, ou não, quando são restauradas,  para mim é impensável ter relógios com mostradores, caixas, ou mecanismos que não estejam o mais impecáveis possível.

Sansoni7, JPP e Nuno Graça gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Ter 09 Mar 2021, 19:59
Ora boa tarde a todos ,,,

Só agora vi este tópico ! e tenho que dar os meus sinceros parabéns ao MR e a quem fez o restauro deste mostrador ,,,

Apesar de ter visto ao logo da conversa alguns pontos diferentes em relação ao mesmo aqui fica uma pequena opinião sobre o mesmo ; 

Em termos de restauro há 2 tipos de restauros a rediscagem e o que aqui foi feito , que é um restauro feito num mostrador em  cerâmica  á mão o que torna a coisa muito diferente , estes trabalhos são feitos por verdadeiros artistas e mestres desta arte que a pincel desenham e pintão todos os números tracinhos ,,, sem a ajuda de réguas ou escantilhão e claro sem poderem apagar algo que fique mesmos bem !!! e com isto o que quero dizer é que o trabalho aqui apresentado a pesar de ter uns pequenos deslizes impercetíveis a olho , eu dava numa escala de 0  a 10  uma nota de 11 !!!! O trabalho é TOP . 

Quanto ao valorizar ou desvalorizar o relógio por estar restaurado isso depende muito de cada um e para mim desde que o trabalho seja bem feito e mantenha a traça original é o que importa . Eu na minha humilde coleção tenho alguns restaurados e não deixo de gostar deles por isso .

Bem mas claro que esta é a minha humilde opinião ,,, mas  tenho a certeza que dentro de poucos anos não vai haver ninguém para fazer estes trabalhos de restauro nem outros em movimentos antigos o que é uma pena !!!

floijdt e JPP gostam desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Ter 09 Mar 2021, 22:08
Os meus parabéns ao @floijdt pelo relógio.
É um Omega muito original, pessoalmente nunca tinha visto uma caixa igual.

E um bem-haja a todos os intervenientes anteriores que contribuiram para a criação de um tópico/debate bastante interessante e pertinente.


Agora que sei que o mostrador foi refeito começo a ser mais picuinhas e a encontrar montes de defeitos. Mas mesmo assim tiro o chapéu ao Museu do Relógio pelo trabalho que fez. :bow-blue:


Quanto à questão do restaurar ou não restaurar.
Se for para comprar evito adquirir algo que tenha sido alterado/mexido.

Agora, se for uma peça que irá ficar comigo e se a intervenção trouxer uma mais valia significativa à aparência do relógio, aí já estarei mais receptivo a uns restauros.

Mas sou 100% contra aquilo a que chamo "restauro à americana". Em que pegam por exemplo numa máquina antiga de venda de Coca-Cola, decapam tudo, retiram tudo e aproveitam só a chapa. Para mim, depois disso, a peça vale zero :thumbdown: , não passa de uma cópia moderna.

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Qua 10 Mar 2021, 09:27
Bom, quanto a restauros, tenho de dizer o seguinte: 

Não acho a mais pequena piada a coisas novas a imitar o antigo, como por exemplo, gosto muito de carros clássico e antigos, mas olho para um Morgan daqueles que se fazem agora novos, ou para uma daquelas muitas motas novas que são feitas exatamente com as linhas, materiais e cores como se tivessem sido feitas nos anos 60, e não lhes encontro o mais pequeno interesse! Consequentemente, também não sou grande fã desta moda/febre atual nos relógios de se fazerem reedições, reinterpretações ou edições de estilo retro! Acho tudo isto artificial e falho de criatividade. Estas coisas são feitas para poupar em design e para captar quem não consegue encontrar ou comprar o original! E revelam, acima de tudo, incapacidade das marcas em serem inovadoras!

Dito isto, tenho de dizer que, por outro lado, também não vejo o mais pequeno interesse em ter um carro ou uma peça antiga toda escaqueirada! Não é bonito e parece que chegou do ferro velho, ponto! As coisas antigas são bonitas e têm valor em bom estado, não se estiverem todas partidas e cheias de mossas!

Por isso existe gente que se dedica a fazer restauros. Por isso temos um castelo em Lisboa que, não sendo muito antigo, é uma grande atração turística e tem partes que foram feitas de novo e outras acrescentadas, para dar uma lógica global a todo o edifício! Por isso se pega num quadro famoso e se repintam as partes que o tempo apagou. Por isso se pega num Porsche que foi encontrado num celeiro, que não tem um só centímetro sem ferrugem, se decapa toda a chapa, se acrescentam bocados de chapa nova, e se põe o carro como estava quando saiu do stand em 1970!

Assim, quanto a mim - e esta é também a opinião de algumas pessoas avalizadas nestas coisas de restauros, de mobiliário e de automóveis, das minhas relações - o relógio em cima do @floijdt, se mantivesse o mostrador de cerâmica todo rachado ou partido e os índices quase apagados pelo tempo, teria muito menos valor do que como está. E, para mim, está lindíssimo! 

E vou ainda mais longe: seria o mesmo se para recuperar a peça toda tivesse de ter levado uma base de mostrador nova, desde que fosse utilizada uma cerâmica adequada e igual à da época e depois decalcada toda a pintura para essa base nova! claro que, neste caso, perderia um bocado, mas não deixaria de ser um trabalho de restauro válido, destinado a recuperar o valor que a peça perdeu com as mazelas do tempo! Ficando incorporado nela também a arte do restaurador, o que é importante!

Bom, isto já é um testamento, desculpem!  pirat

floijdt, Sansoni7 e JMagrus gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Qua 10 Mar 2021, 09:30
SquareWatch escreveu:

Mas sou 100% contra aquilo a que chamo "restauro à americana". Em que pegam por exemplo numa máquina antiga de venda de Coca-Cola, decapam tudo, retiram tudo e aproveitam só a chapa. Para mim, depois disso, a peça vale zero :thumbdown: , não passa de uma cópia moderna.

Não amigo, não concordo: por dentro será sempre a chapa antiga e terá a forma antiga, e o lettering da Coca-Cola seria mantido, o que é novo é mesmo só a tinta! E a peça fica em bom estado, desprovida de ferrugens e mossas! Muito mais bonita e continua a ser antiga!  Very Happy Wink
Duca749
Duca749
Mensagens : 2055
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Qua 10 Mar 2021, 10:54
Em primeiro lugar o meu pedido de desculpas ao @floijdt por inocentemente ter despoletado um assunto de discussão interessante mas que se transformou num tremendo "offtopic, se calhar já merecia um tópico próprio.


Acho que nesta questão dos restauros existem muitos pontos que é difícil concluir o que é mais correto ou errado, vai existir sempre quem ache que é branco como o @JPP e quem ache que é preto como o @SquareWatch eu sou mais cinzento.


A verdade é que dificilmente se vai chegar a um consenso porque como em tudo na vida depende da visão e gosto pessoal de cada um, por isso é que existe mercado para relógios 100% originais e restaurados.


O que me chateia é quando alguém diz que o relógio é 100% original mas vai-se a ver e foi restaurado, porque independentemente se o restauro foi bem feito ou não, foi acrescentado algo que não está lá desde a sua origem, e isso pode para uns parecer insignificante mas para quem compra faz toda a diferença e por vezes encontro no ebay relógios que são apregoados como 100% originais vendidos como tal e consigo ver que o mostrador foi restaurado, em muitos casos com muito boa qualidade e só consigo perceber o restauro colocando ao lado de uma imagem de um original, e como é lógico um mostrador original restaurado não tem o valor de um original em bom estado, e acho que aqui estamos todos de acordo.


Para terminar e para  que não reste dúvidas quanto à intenção do meu comentário que despoletou toda esta troca de opiniões, a opção do amigo @floijdt em relação a este relógio foi sem dúvida a melhor e neste caso acrescentou valor à peça e mais do que isso salvou um belo exemplar, o MR fez um excelente trabalho, não direi que está num 11 na escala de 1/10 como o @Nuno Graça mas está um resultado excelente e acredito que ao vivo estes pequenos pormenores que apontei não sejam percetíveis.

JPP e SquareWatch gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Qua 10 Mar 2021, 11:00
Bom dia @JPP estou completamente de acordo com o que dizes ...

È  verdade que todos nos procuramos a agulha perdida no palheiro !! ou seja encontrar relógios dos anos  30, 40 , 50 e por ai a diante impecáveis ...

Mas é como tudo nestas alturas os materiais usados na impressão não são como agora e muitos deles por muito cuidado que o antigo dono tenha tido pode ter que ser restaurado pois chegou aos dias de hoje completamente danificado , e já para não falar nas peças que se desgastaram ou foram estragadas por maus arranjos ao longo do tempo !!! 

E é como dizes eu também restaurei um Fiat 126 da década de 70 e mandei estufado de novo pois não ia andar com o carro todo arranjado e os bancos rotos !!! tal como troquei a alcatifa por uma original nova !!! e a conversa foi a mesma que tinha tirado o valor ao carro por parte de uns amigos ,, e tenho uns amigos que também restauraram um Mercedes pagode e um Jaguar E Tayp e não perderam valor por terem sido estufados e todos arranjados pelo contrario valorizarão bastante tal como outros que eles arranjaram .... ou seja se for num icónico valoriza e foi bem feito se for num mais humilde estragou e perdeu valor  scratch   

E se formos ver bem muitos dos Rolex, PF ,Omega e outras grades marcas dos asnos 30,40 e 50 já foram restaurados e alguns deles são vendidos por pequenas fortunas e outros por grandes fortunas ....

Mas é o que é , agora é de uma maneira e daqui a uns anos pode virar e passarem a ser visto de outra. Pois ninguém quer pagar vários milhares de euros por um relógio com o mostrador em muito mau estado só porque é do ano tal e da serie Y. 

Mas isto dava pano para mangas !!! 

A qui fica uma questão que a mim me intriga bastante ! Pois segundo os grandes especialistas em fóruns internacionais de algumas seris  de relógios de determinados anos que dão carinhosamente o nome de Tropicais ,, ou seja mostradores que mudaram de cor , porque foram usados e bem usados e estiveram a apanhar com bastante sol no mostrador e por isso ouve a alteração da cor , estes valem mais do que os que estiveram guardados e não estão estragados mantendo ainda a sua cor original e claro com a sua patine do tempo ,,,Tal como os mostradores Spider estes valem mais que um da mesma serie e do mesmo ano que esteja impecável !!!  ou seja isto é contra senso na maneira de ver as coisas .....

Sansoni7 e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Qua 10 Mar 2021, 11:29

A qui fica uma questão que a mim me intriga bastante ! Pois segundo os grandes especialistas em fóruns internacionais de algumas seris  de relógios de determinados anos que dão carinhosamente o nome de Tropicais ,, ou seja mostradores que mudaram de cor , porque foram usados e bem usados e estiveram a apanhar com bastante sol no mostrador e por isso ouve a alteração da cor , estes valem mais do que os que estiveram guardados e não estão estragados mantendo ainda a sua cor original e claro com a sua patine do tempo ,,,Tal como os mostradores Spider estes valem mais que um da mesma serie e do mesmo ano que esteja impecável !!!  ou seja isto é contra senso na maneira de ver as coisas .....
 
Quanto a isso @Nuno Graça, lá está, uns dirão que é "esquema de marketing" para fazer dinheiro e criticam o facto de terem mais procura e valerem mais, eu acho que tem a ver com a beleza de um mostrador realmente antigo que envelheceu muito bem e uniformemente, o que é consequência, também, da qualidade dos materiais utilizados na peça ao tempo em que foi feita!

Eu tenho alguns que envelheceram excecionalmente bem, em especial um Hertig Certina que acho lindo, fica bem mais apetecível do que se estivesse como novo. Isto nada mais é do que a agradável patina da idade, que valoriza as peças. Acontece particularmente em móveis antigos!  Wink  

Quem tem o livro "A Man and His Watch" pode lá ver fotos de relógios com verdadeira patina que ficaram espetaculares!

Mas uma coisa é patine, outra são os estragos da idade, não dá para confundir!  Wink

Sansoni7 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Qua 10 Mar 2021, 11:43
Duca749 escreveu:Em primeiro lugar o meu pedido de desculpas ao @floijdt por inocentemente ter despoletado um assunto de discussão interessante mas que se transformou num tremendo "offtopic, se calhar já merecia um tópico próprio.


Acho que nesta questão dos restauros existem muitos pontos que é difícil concluir o que é mais correto ou errado, vai existir sempre quem ache que é branco como o @JPP e quem ache que é preto como o @SquareWatch eu sou mais cinzento.


A verdade é que dificilmente se vai chegar a um consenso porque como em tudo na vida depende da visão e gosto pessoal de cada um, por isso é que existe mercado para relógios 100% originais e restaurados.


O que me chateia é quando alguém diz que o relógio é 100% original mas vai-se a ver e foi restaurado, porque independentemente se o restauro foi bem feito ou não, foi acrescentado algo que não está lá desde a sua origem, e isso pode para uns parecer insignificante mas para quem compra faz toda a diferença e por vezes encontro no ebay relógios que são apregoados como 100% originais vendidos como tal e consigo ver que o mostrador foi restaurado, em muitos casos com muito boa qualidade e só consigo perceber o restauro colocando ao lado de uma imagem de um original, e como é lógico um mostrador original restaurado não tem o valor de um original em bom estado, e acho que aqui estamos todos de acordo.


Para terminar e para  que não reste dúvidas quanto à intenção do meu comentário que despoletou toda esta troca de opiniões, a opção do amigo @floijdt em relação a este relógio foi sem dúvida a melhor e neste caso acrescentou valor à peça e mais do que isso salvou um belo exemplar, o MR fez um excelente trabalho, não direi que está num 11 na escala de 1/10 como o @Nuno Graça mas está um resultado excelente e acredito que ao vivo estes pequenos pormenores que apontei não sejam percetíveis.

@Duca749, concordo contigo, esta discussão é bastante interessante, mas de facto merecia um tópico próprio.

Será que o nosso @Admin consegue mover estes posts para um tópico novo? Fica a sugestão!

Deixo-te só aqui uma pergunta venenosa Twisted Evil : então como explicas que se façam restauros - sem qualquer tipo de dúvidas ou de discussão - de quadros famosos, de esculturas famosas, etc? Ao fazerem esses restauros também estão a acrescentar tintas e outros materiais que não estavam lá desde a origem!  Wink
Conteúdo patrocinado

Omega | 1923 | Plaquê Empty Re: Omega | 1923 | Plaquê

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos