DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Qui 15 Abr 2021, 16:39
Os Relógios de Óleo são relógios que consistem num reservatório de vidro graduado para armazenar óleo - geralmente óleo de baleia, que queima de forma limpa e uniforme - fornecendo o combustível para uma lâmparina embutida. À medida que o nível do reservatório diminui, fornece uma medida aproximada da passagem do tempo.

O princípio por trás desse dispositivo de cronometragem é de que ele mede uma quantidade que diminui ou aumenta a uma taxa constante. Lâmpadas ou velas, que queimem combustível num ritmo constante, encaixam nesta categoria e, como bónus, produzem luz útil. As ampulhetas dependem do escoamento constante da areia fina através de uma pequena abertura. Relógios de água ou clepsidra medem um ganho ou perda de água usando gotas de tamanho e frequência uniformes. 

O Relógio de Óleo é considerado um relógio noturno, pois permite, em qualquer momento, durante a noite, ver as horas uma vez que a lamparina está constantemente acesa.

Não se sabe quando ou onde o relógio de óleo foi criado, mas este tipo de relógio foi usado principalmente em meados do século XVIII.

O exemplar da nossa colecção é um relógio característico desta classe de relógios.

O relógio foi construído no Século XVIII, a base e o pé são fabricados em estanho.

O relógio mede 36cm de altura e 14cm de diâmetro de pé

Tanto o Museu do Relógio, Pólo de Évora, como a Casa Museu Medeiros e Almeida possuem um exemplar cada um, igual a este. 

Aqui ficam algumas imagens do nosso relógio. É mais um contributo para o desvendar da história destas autênticas obras de arte que são os Medidores do Tempo ao longo de séculos.


História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo <a href=História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Inteiro-Frente" />



História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo <a href=História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Inteiro-Perfil" />



História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo <a href=História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Inteiro-Verso" />



História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo <a href=História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Escala" />



História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo <a href=História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Bocal" />



História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo <a href=História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo P" />



"Um coleccionador é um fiel depositário da História e de histórias"


Última edição por floijdt em Qui 15 Abr 2021, 17:21, editado 2 vez(es)

Sansoni7, Duca749, JPP, SquareWatch e Nuno Graça gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Qui 15 Abr 2021, 17:17
Boas @floijdt que maravilha ,,, eu já tinha visto o do MR mas não sabia bem a historia dele , mas obrigado mais uma vez pela partilha deste item e pela sua magnifica abordagem.. Thumbs Up

floijdt gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Qui 15 Abr 2021, 23:44
Raios, eu a pensar que desta vez ia ser o primeiro, mas o @floijdt não brinca mesmo em serviço Laughing.

Descobri uma fábrica no Reino Unido que os fabrica à moda antiga, em estanho e tudo. Só estou é à espera que vague um lugar em cima de um móvel para o colocar, mas não há modo de alguém partir o raio do aquário! Rolling Eyes 

A primeira vez que vi um foi no Piratas das Caraíbas.




História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo A6Voiy-J2P3Fx5se7ZIrSDSVXV44cf2ys7pSYY31u0M

floijdt e JPP gostam desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Sex 16 Abr 2021, 07:51
Sempre, sempre a aprender.
Obrigado pela partilha.

floijdt gosta desta mensagem

Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Sex 16 Abr 2021, 11:06
Gostei do artigo, obrigado pela partilha! @floijdt
Ao ler o texto lembrei-me que tenho um relógio muito semelhante a este que funciona com azeite. Quando tiver oportunidade já coloco fotos.

floijdt gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Sex 16 Abr 2021, 11:08
Venham essas fotos, estou curioso.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 10:22
Muito giro!!  Thumbs Up
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 11:03
Como prometido aqui ficam as fotos do meu relógio/lamparina a azeite. Este medidor do tempo tem a particularidade de ter aposto um brasão do extinto Banco Fonsecas, Santos & Viana (1861 - 1967), pelo que deduzo tenha sido uma oferta aos clientes daquela instituição bancária.
História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo 20210412

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo 20210413

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo 20210414

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo 20210415


Última edição por Markku em Seg 19 Abr 2021, 12:05, editado 1 vez(es)

JPP, SquareWatch e Nuno Graça gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 11:20
Muito giro @Markku! Aí está uma bela peça de coleção, quem sabe não é o princípio de um novo amor?  Thumbs Up
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 11:48
JPP escreveu:Muito giro @Markku! Aí está uma bela peça de coleção, quem sabe não é o princípio de um novo amor?  Thumbs Up

Obrigado! 
Não creio, a minha paixão são mesmo os relógios de pulso. Provavelmente até irei colocá-lo à venda para financiar a manutenção da minha colecção, mas ainda não é certo.

floijdt e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 11:54
Markku escreveu:
JPP escreveu:Muito giro @Markku! Aí está uma bela peça de coleção, quem sabe não é o princípio de um novo amor?  Thumbs Up

Obrigado! 
Não creio, a minha paixão são mesmo os relógios de pulso. Provavelmente até irei colocá-lo à venda para financiar a manutenção da minha colecção, mas ainda não é certo.

Já sabes que eu sou candidato, nem preciso dizer!  Rolling Eyes Very Happy (enviei-te msg pot whatsapp)

floijdt e Markku gostam desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 14:01
Peça muito, muito interessante.

Também estou interessado.

Temos que ir a leilão, JPP. 😜
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 14:24
Boas @Markku é uma relógio bastante giro ....

E não há 2 sem 3 por isso se for para leilão dá um toque ... Thumbs Up

floijdt gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 14:36
Markku qual é a base de licitação?
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 14:59
floijdt escreveu:Markku qual é a base de licitação?

Agradeço o interesse manifestado na aquisição da peça, mas não a posso leiloar, sem antes falar com o @jpp, pois ele tem a opção de compra.  Se eu decidir avançar para a venda, o que ainda não decidi, avançarei  um valor, mas se e só se o @JPP não a adquirir.
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 17:44
Em que contexto alguém se lembra de oferecer um relógio destes aos clientes? scratch 

Será que eles eram um bando de "tios Patinhas", que punha o dinheirinho todo no banco e que ainda vivia à luz da vela para poupar todas as moedinhas? Sendo assim seria uma peça muito útil. Laughing
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 17:47
Markku escreveu:
floijdt escreveu:Markku qual é a base de licitação?

Agradeço o interesse manifestado na aquisição da peça, mas não a posso leiloar, sem antes falar com o @jpp, pois ele tem a opção de compra.  Se eu decidir avançar para a venda, o que ainda não decidi, avançarei  um valor, mas se e só se o @JPP não a adquirir.
Boas @Markku claro que sim o @JPP chegou em primeiro lugar pelo que caso avances com a venda ele terá sempre a primeira palavra a dar ,,,  Thumbs Up

O leilão é uma brincadeira ..... Razz

floijdt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Seg 19 Abr 2021, 23:25
Ena @floijdt e @Nuno Graça! Agora é que vocês me tramaram! Como é que eu posso me sentir bem em ficar com uma peças destas, sabendo que as vossas coleções são tão mais merecedoras do que a minha?  :confusion-scratchhe :confusion-scratchhe E no que diz respeito a esta peça, em particular a do @floijdt!

Eu, de relógios exsquizitos, ainda só tenho unzinho ... e que ainda nem sequer meti aqui!  Embarassed

Bom, deixem ver primeiro se tenho capacidade para ele, mas cheira-me que não, já gastei muitos cartuchos este ano!  Rolling Eyes

Abraços  Thumbs Up


Última edição por JPP em Qua 21 Abr 2021, 10:09, editado 1 vez(es)
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Ter 20 Abr 2021, 07:11
Estávamos a brincar.
Se gostas da peça fica com ela fico muito contente por a adquirires vai enriquecer bastante a tua coleção.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Qua 21 Abr 2021, 10:10
floijdt escreveu:Estávamos a brincar.
Se gostas da peça fica com ela fico muito contente por a adquirires vai enriquecer bastante a tua coleção.

Obrigado @floijdt! Acho que sim, estou entusiasmado!  Thumbs Up Wink
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Qui 22 Abr 2021, 14:46
Bom, a peça já foi arrematada pelo @JPP

Fica aqui o meu agradecimento ao @floijdt e ao @Nuno Graça pelo interesse demonstrado.

floijdt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Qui 22 Abr 2021, 16:35
Markku escreveu:Bom, a peça já foi arrematada pelo @JPP

Fica aqui o meu agradecimento ao @floijdt e ao @Nuno Graça pelo interesse demonstrado.

E eu este fim-de-semana fiquei sem tempo livre para trabalhar ... vou ter de dedicar algum tempo a esta pecinha gira!  study  Very Happy

Markku gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Qui 22 Abr 2021, 16:46
Disfruta da peça @JPP . É muito bonita e original. nunca vi nenhuma com esse formato.

Parabéns pela aquisição!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Qui 22 Abr 2021, 16:58
floijdt escreveu:Disfruta da peça @JPP . É muito bonita e original. nunca vi nenhuma com esse formato.

Parabéns pela aquisição!

Obrigado @floijdtThumbs Up

Fiquei a sentir-me meio "ilegítimo" para ficar com ela, pois sei que teria uma casa muito mais condigna na tua coleção ... mas pronto, vou tentar dar-lhe o carinho que ela merece!  Very Happy  Wink
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Qui 22 Abr 2021, 17:11
@JPP Não te conheço pessoalmente mas pelos posts que colocas vê-se que és um amante da bela e boa relojoaria, em qualquer das formas em que é apresentada. 

Fica muito bem entregue. 

Estive a ver mais em pormenor as fotos e o relógio está a precisar de uma boa limpeza para lhe restaures a beleza em todo o seu esplendor.
Conteúdo patrocinado

História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo Empty Re: História dos medidores do Tempo | O Relógio de Óleo

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos