DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qua 08 Mar 2023, 21:08
A quem possa ajudar e perceba de gravação de vídeo ou tenha um canal YouTube:

Qual o kit mais básico e low cost que posso comprar para gravar as revisões que faço às minhas sucatas?

Pretendo gravar com o telemóvel, o problema é que o gajo não tem zoom óptico, aumentar 4X (que é mais ou menos o que preciso para que o movimento se veja bem) com zoom digital fica uma porcaria. O telemóvel tem de ficar mais ou menos a 25cm do objecto (neste caso, do movimento), há ideias como posso filmar a coisa?

Antecipadamente grato se alguém perceber alguma coisa do assunto e possa ajudar.

ji_heivs gosta desta mensagem

ji_heivs
ji_heivs
Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/12/2022

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qua 08 Mar 2023, 21:29
VS escreveu:A quem possa ajudar e perceba de gravação de vídeo ou tenha um canal YouTube:

Qual o kit mais básico e low cost que posso comprar para gravar as revisões que faço às minhas sucatas?

Pretendo gravar com o telemóvel, o problema é que o gajo não tem zoom óptico, aumentar 4X (que é mais ou menos o que preciso para que o movimento se veja bem) com zoom digital fica uma porcaria. O telemóvel tem de ficar mais ou menos a 25cm do objecto (neste caso, do movimento), há ideias como posso filmar a coisa?

Antecipadamente grato se alguém perceber alguma coisa do assunto e possa ajudar.

Eu pessoalmente não sei, mas alguns canais de YouTube têm na descrição o setup deles.
Perguntei no Discord a tua questão, quando o pessoal responder depois mando-te a resposta

VS gosta desta mensagem

ji_heivs
ji_heivs
Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/12/2022

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qua 08 Mar 2023, 22:15
@VS pelo que responderam, foi isto:
Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Screen10
Disseram também que o mais importante é "contar uma boa história"
E já agora, qual o teu budget para câmara, luzes, setup?

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qua 08 Mar 2023, 23:57
@ji_heivs, obrigado pelo trabalho a q te deste. Isto não é para fazer nada a sério nem para ter audiências, não preciso de um boa história, a história é desmanchar, reparar avarias e meter a funcionar, apenas isso, apenas para servir como base de dados das minhas aventuras.
Não há budget, é cozinhar a coisa com o menos possível.

ji_heivs gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qui 09 Mar 2023, 10:32
@VS separei esta tua questão por me parecer um tema que pode ser util para outros e não interferir com o outro.

Continuem...! Thumbs Up

VS gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qui 09 Mar 2023, 14:25
Eu diria que no minimo tens de ter um tripé para o telemovel ficar quieto e o zoom estável.

Algo assim:
Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros 0d7e5c535d940356fd3f305a8aeca53d61f4430b

Para além disso, como na fotografia: muita e boa LUZ. Isto é mais evidente nas lentes de menor qualidade e uma boa luz faz logo alguma diferença.
Pode ser natural (perto janela sem ser direto) ou artificial.

Nao tem de ser isto, mas encontrei isto que combina as duas coisas numa pesquisa muito rápida:
Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros MG-27-hoofdfoto-2021-met-logo

O teu problema depois será ter espaço para trabalhar e mexer nas coisas sem estorvar as tuas mãos e ferramentas, mas também o plano de captura (ou seja tapar a lente). Mas isso já é uma coisa que só tu saberás ao experimentar diferentes coisas/posições etc.

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qui 09 Mar 2023, 15:04
Antes de mais obrigado pelo interesse e pesquisa.

Ora aí está o maior problema, o que referiste no último parágrafo, o problema do espaço de movimentação.... Por isso a minha questão do zoom e do telemóvel ter de ficar, pelo menos, a 25cm do movimento : espaço para as manápulas e para o telemóvel não levar cabeçadas. Já estive a investigar um bocado e isto só lá vai ( para ficar bom), com uma lente macro, de preferência numa DSLR, 2 tripés, um para a luz, outro para a máquina (não pode estar assente sobre a mesa para não levar com as vibrações ), microfone de lapela e saber mexer num editor de vídeo, tipo o Shotcut (uso Linux no portátil, foi o primeiro que me apareceu e parece bom). Isto seria o mínimo para fazer vídeos com qualidade, mas o meu objectivo não é o grande público, é um nicho de caramelos que se interesse por relojoaria e queira mandar uns bitatites para eu, quer eles, aprendermos todos mais um bocado. Com estes pressupostos vou ver se consigo dar a volta com um telemóvel, não me apetece gastar mto pastel, talvez experimente umas lentes zoom/macro das que se colocam nos smartphones...a ver vamos. Ou até pode ser q apareça por aqui um gajo que me resolva o problema com uma solução ainda não pensada.

Nas próximas 2 semanas quero fazer um vídeo, ainda não tenho o setup do 'estúdio', nem o relógio para escavacar (a ver se compro uma vítima na feira da ladra), mas acho que vou conseguir. Depois vê e manda bitatites aqui ao cineasta...


m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qui 09 Mar 2023, 15:20
VS escreveu:Antes de mais obrigado pelo interesse e pesquisa.

Ora aí está o maior problema, o que referiste no último parágrafo, o problema do espaço de movimentação.... Por isso a minha questão do zoom e do telemóvel ter de ficar, pelo menos, a 25cm do movimento : espaço para as manápulas e para o telemóvel não levar cabeçadas. Já estive a investigar um bocado e isto só lá vai ( para ficar bom), com uma lente macro, de preferência numa DSLR, 2 tripés, um para a luz, outro para a máquina (não pode estar assente sobre a mesa para não levar com as vibrações ), microfone de lapela e saber mexer num editor de vídeo, tipo o Shotcut (uso Linux no portátil, foi o primeiro que me apareceu e parece bom). Isto seria o mínimo para fazer vídeos com qualidade, mas o meu objectivo não é o grande público, é um nicho de caramelos que se interesse por relojoaria e queira mandar uns bitatites para eu, quer eles, aprendermos todos mais um bocado. Com estes pressupostos vou ver se consigo dar a volta com um telemóvel, não me apetece gastar mto pastel, talvez experimente umas lentes zoom/macro das que se colocam nos smartphones...a ver vamos. Ou até pode ser q apareça por aqui um gajo que me resolva o problema com uma solução ainda não pensada.

Nas próximas 2 semanas quero fazer um vídeo, ainda não tenho o setup do 'estúdio', nem o relógio para escavacar (a ver se compro uma vítima na feira da ladra), mas acho que vou conseguir. Depois vê e manda bitatites aqui ao cineasta...



pois para quem não quer gastar papel, aí está uma bela maquia!

Atenção, MACRO não é igual a ZOOM. Um é para detalhe, outro é para ver à distancia. Se não estou em erro, uma lente macro normalmente tem que estar muito mais próximo do objecto que uma lente zoom.

Sinceramente não acho que tenhas que entrar logo em despesas grandes. Em primeira instancia eu experimentava com o telefone agarrado a qualquer coisa e via o que se filmava enquanto mexes num relogio de brincar. Acho que isto ajudará a perceber melhor os angulos etc.

Confesso que não sigo nem costumo ver videos desses, mas imagino que até se podia filmar de cima para baixo e ai teres tudo à vista, sobrando uns segmentos que podias fazer em macro.

Outra alternativa que me lembrei e que usamo nos cursos do IPR é um microscopio com camera e luzes integradas. Tem uma base que te permite trabalhar mais livremente talvez.

Tipo isto (não se se era este exatamente mas posso descobrir)
Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros 71yDSTLQVOL._AC_SL1500_

https://amzn.eu/d/1DAeTA8

VS gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qui 09 Mar 2023, 15:25
Aliás, quanto mais penso nisso, acho que o microscopio seja mesmo a tua solução...! scratch
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qui 09 Mar 2023, 15:45
Isso do microscópio, apesar de mais clean e eficaz na captura, tira todo o romantismo de um gajo com lupa no olho e armado aos relojoeiros. Vou explorar a opção de lentes no telemóvel, já fiz uma proposta a um gajo no OLX.

Francisco Fonseca gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qui 09 Mar 2023, 16:22
VS escreveu:Isso do microscópio, apesar de mais clean e eficaz na captura, tira todo o romantismo de um gajo com lupa no olho e armado aos relojoeiros. Vou explorar a opção de lentes no telemóvel, já fiz uma proposta a um gajo no OLX.

mas tu queres filmar-te a ti ou ao teu trabalho? ou aos dois? Na minha opinião, isso é o tipo de questões (entre outras) que terão que ser definidas antes de se começar qualquer coisa. Ter o 'projeto' o mais planeado possivel antes de começar é meio caminho andado Thumbs Up
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qui 09 Mar 2023, 16:32
Outra alternativa e angulo de captura:
Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros 61OG2Zn5+IL._AC_UF1000,1000_QL80_

VS e Francisco Fonseca gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Qui 09 Mar 2023, 17:05
Sem dúvida, essa solução parece-me fantastica
Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Sáb 11 Mar 2023, 15:37
Já há vídeos ou não? Já posso subscrever? Vamos ter uma versão tuga do Nekkid Watchmaker? O @VS vai ser o Relojoeiro Nu?  lol!

m84, VS e Francisco Fonseca gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros Empty Re: Ajuda - gravação de vídeos relojoeiros

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos