DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

+22
Simão123
gfabricio
Gwatch
SquareWatch
Sampayo
vintagelover42
Tempus fugit
JPP
Iloper
Luís P. Silva
Markku
Rlopow
bladerunner68
Sansoni7
m84
outoftime
Rally200
alvez
cuica
altc
Girão
lucatorelli
26 participantes
Ir para baixo
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 08 Fev 2021, 13:01
Pois, conheço a sensação!  Very Happy

Mas espera aí @Nuno Graça! Em vez de o fazeres aqui, porque não abres antes um tópico para o efeito, tipo "Os meus Portugueses de A a Z"? É que este tópico já tem muitas páginas e depois os teus ficam aqui perdidos no meio delas e é uma pena! O que achas?  Wink

Ou então abrir um tópico por letra, ou mesmo por marca, se tens vários de cada marca, até lá poderíamos nós depois ir colocar também os nossos da mesma marca! É só uma ideia!

Sansoni7 gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 08 Fev 2021, 14:00
Pois, conheço a sensação!  Very Happy

Mas espera aí @Nuno Graça! Em vez de o fazeres aqui, porque não abres antes um tópico para o efeito, tipo "Os meus Portugueses de A a Z"? É que este tópico já tem muitas páginas e depois os teus ficam aqui perdidos no meio delas e é uma pena! O que achas?  Wink

Ou então abrir um tópico por letra, ou mesmo por marca, se tens vários de cada marca, até lá poderíamos nós depois ir colocar também os nossos da mesma marca! É só uma ideia!
Boa ideia @JPP vou então abrir um tópico para cada marca e assim fica mais fácil a consulta para todos ,, alem de cada um poder por também os que tem ..e assim enriquecer cada tópico...

Com isto também facilitamos  a consulta das marcas por parte de colecionadores estrangeiros!!  Que ao pesquisam na Internet as podem encontrar aqui  ... Razz  

Assim podemos dar a conhecer o que foi feito em Portugal ao longo de alguns anos na relojoaria Portuguesa ...
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 08 Fev 2021, 16:35
Pois, conheço a sensação!  Very Happy

Mas espera aí @Nuno Graça! Em vez de o fazeres aqui, porque não abres antes um tópico para o efeito, tipo "Os meus Portugueses de A a Z"? É que este tópico já tem muitas páginas e depois os teus ficam aqui perdidos no meio delas e é uma pena! O que achas?  Wink

Ou então abrir um tópico por letra, ou mesmo por marca, se tens vários de cada marca, até lá poderíamos nós depois ir colocar também os nossos da mesma marca! É só uma ideia!
Boa ideia @JPP vou então abrir um tópico para cada marca e assim fica mais fácil a consulta para todos ,, alem de cada um poder por também os que tem ..e assim enriquecer cada tópico...

Com isto também facilitamos  a consulta das marcas por parte de colecionadores estrangeiros!!  Que ao pesquisam na Internet as podem encontrar aqui  ... Razz  

Assim podemos dar a conhecer o que foi feito em Portugal ao longo de alguns anos na relojoaria Portuguesa ...

BOA @Nuno GraçaThumbs Up

E o que não falta neste Fórum são bons exemplares de marcas Portuguesas!

Vamos a isso!  Wink
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Dom 21 Fev 2021, 15:50
Aqui envio os meus "made in Portugal"Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Img_2016

m84, Sansoni7, JPP, Nuno Graça e JVeiga gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Dom 21 Fev 2021, 15:51
Um ZotyRelógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Img_2017

m84, Sansoni7, JPP, Nuno Graça e JVeiga gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Dom 21 Fev 2021, 15:52
E um Turmix
Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Img_2018

m84, Sansoni7, Duca749, JPP, Nuno Graça e JVeiga gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Dom 21 Fev 2021, 21:46
Belas peças @Paulo Rijo! Fico na dúvida com esse Zoty, tal como tenho quanto a um Leão que tenho: a inscrição "chronometre" obedeceria na altura em Portugal ao padrão COSC? Alguém sabe responder a isto?
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Dom 21 Fev 2021, 22:32
Belas peças @Paulo Rijo! Fico na dúvida com esse Zoty, tal como tenho quanto a um Leão que tenho: a inscrição "chronometre" obedeceria na altura em Portugal ao padrão COSC? Alguém sabe responder a isto?

Julgo que não  @JPP.

O COSC foi fundado em 1973 e as certificações só passaram a ser feitas nem daí em diante, somente mais tarde, pelo que essa designação seria puramente comercial imho.
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Dom 21 Fev 2021, 22:53
Belas peças @Paulo Rijo! Fico na dúvida com esse Zoty, tal como tenho quanto a um Leão que tenho: a inscrição "chronometre" obedeceria na altura em Portugal ao padrão COSC? Alguém sabe responder a isto?
Boas @JPP para mim é mais uma das mandronguices feitas na altura em Portugal !!! e não tem nada a ver com os critérios COSC !!! pois tinha que andar nos -4+6 para obedecer aos critérios !!
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 22 Fev 2021, 11:34
Bom dia @JVeigae @Nuno Graça!

Pois, também me custa a crer que não fosse assim. E tens razão João, claro, tanto este Zoty em cima, como o meu Leão, são muito anteriores a 1973.

Mas se a certificação COSC, como é hoje, só aparece em 73, o conceito de precisão de cronómetro já existia, pelo que seria normal que mais marcas em Portugal o tivessem usado abusivamente. Mas não, vêm-se poucos, muito poucos mesmo. Por isso é que é estranho!
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 22 Fev 2021, 11:52
JPP escreveu:Bom dia @JVeigae @Nuno Graça!

Pois, também me custa a crer que não fosse assim. E tens razão João, claro, tanto este Zoty em cima, como o meu Leão, são muito anteriores a 1973.

Mas se a certificação COSC, como é hoje, só aparece em 73, o conceito de precisão de cronómetro já existia, pelo que seria normal que mais marcas em Portugal o tivessem usado abusivamente. Mas não, vêm-se poucos, muito poucos mesmo. Por isso é que é estranho!

@JPP existia a definição de Chronomètre, ou seja um dispositivo de medição do tempo com elevada precisão, que já datava do século XVIII.

O que é diferente de um dispositivo que cumpre determinados parâmetros definidos por uma norma (ISO 3159) para certificação de Chronomètre.

Assim, até ao dia em que foi instituída esta norma (1976, como havia dito, posterior à criação do COSC em 1973), a dita designação num relógio correspondia mais a uma terminologia eventualmente de carácter "comercialmente enganador" sobre um relógio que (supostamente) teria elevada precisão.

Paulo Rijo gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 22 Fev 2021, 12:05
Bom dia @JVeigae @Nuno Graça!

Pois, também me custa a crer que não fosse assim. E tens razão João, claro, tanto este Zoty em cima, como o meu Leão, são muito anteriores a 1973.

Mas se a certificação COSC, como é hoje, só aparece em 73, o conceito de precisão de cronómetro já existia, pelo que seria normal que mais marcas em Portugal o tivessem usado abusivamente. Mas não, vêm-se poucos, muito poucos mesmo. Por isso é que é estranho!

@JPP existia a definição de Chronomètre, ou seja um dispositivo de medição do tempo com elevada precisão, que já datava do século XVIII.

O que é diferente de um dispositivo que cumpre determinados parâmetros definidos por uma norma (ISO 3159) para certificação de Chronomètre.

Assim, até ao dia em que foi instituída esta norma (1976, como havia dito, posterior à criação do COSC em 1973), a dita designação num relógio correspondia mais a uma terminologia eventualmente de carácter "comercialmente enganador" sobre um relógio que (supostamente) teria elevada precisão.

Sim @JVeiga, eu percebi isso. Se bem que há aí qualquer nuance que já estudei mas agora não me lembro, relativamente aos "Chronometer Oficially Certified", como é o caso de um Omega Connie que eu tenho de 1968, aos quais também se chama COSC, ainda que erradamente! (acho que era uma certificação que a Omega e outras marcas faziam com o organismo anterior ao COSC, ou algo assim).

Mas a minha questão é o termo "Cronómetro", sinónimo de precisão Suiça, ter sido tão pouco usado (ou abusado) nos relógios portugueses, pois seria normal ter havido muitos mais.  Wink
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 22 Fev 2021, 13:08
Julgo estarmos a baralhar um pouco as águas neste tema do chronometer, e seria interessante discutir isto num tópico proprio.

Mas muito resumidademtne, o COSC é uma coisa, a designação chronometer é outra, e no meu entender uma nao invalida a outra. São sistems diferentes, de tempos diferentes. E antes do COSC já havia as certificações chronometer, como bem disseo o @JVeiga. Alias, exemplo disso no caso do connie do @JPP de 68.

Haviam (ainda há) observatórios de precisão onde as marcas enviavam os seus relógios para certificação, na Suiça, Inglaterra, França... E inclusive, havia competições de precisão para determinar efectivamente quais o mecanismos dignos desse termo. As mais famosas seriam na Suiça, e reza a lenda que quando a Seiko conseguiu ganhar uns quantos, os suiços não acharam muita piada e 'fecharam' as candidaturas Razz

Enfim, quanto sei, estes mecanismos (e não modelos de relógios) no fim, teriam que estar devidamente certificados e numerados fisicamente numa peça/ponte, além de terem a designação no mostrador do relógio a que se destinavam. Mas claro que muitas marcas e modelos menos capazes usavam o termo — sem o merecerem — para fins de marketing/venda. Wink
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 22 Fev 2021, 13:26
Este tema é mesmo interessante e, por acaso, sempre foi um dos temas que abordei com várias pessoas da indústria ao longo dos anos e que, dentro dos possíveis, tento sempre desmistificar com algumas pessoas que não estão tão bem por dentro destas nuances (o que não é o caso dos caros foristas) e até mesmo que confundem (por desconhecimento) os conceitos de chronómetro e cronógrafo (outra questão engraçada).

Desde a criação do COSC, a ostentação da designação de chronomètre (ou chronometer em função da linguística) num determinado relógio, só passou a ser possível depois do mesmo passar pelos critérios do COSC e emitido certificado por este em conformidade.

De facto, anteriores à criação do COSC, haviam já desde os finais do século XIX, várias entidades nos cinco cantões suíços produtores de relojoaria a terem os seus próprios testes e certificados de chronomètre, todavia como os parâmetros variavam de cantão para cantão, não havia uma uniformização que veio depois a ser "exigida" com a criação do COSC.

Por isso mesmo a existência de alguns "certificados oficialmente" anteriores a 1973 como no caso da Omega, mas não debaixo de uma única certificação.

E lá está, algumas marcas (não estou a falar da Omega obviamente) talvez por um aproveitamento comercial, aproveitavam para aplicar esse termo... digo eu  Laughing
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 22 Fev 2021, 15:07
Boa tarde a todos 

Ao que sei só a linha dos Omega Constellation das década de 50/60 são certificados pois estes relógios eram submetidos a rigorosos testes e já na altura conseguiam manter os parâmetros de -4+6 já nessa altura .. 

Hoje em dia estes meninos bem tratados e bem regulados por um bom Mestre ainda conseguem manter os tempos !! 
Eu tenho alguns Constellation de 1950 e 60 que passaram pelas mão do Mestre @Girão e sim andam nos 3 a 4s por dia ! ,,,, o que para relógios que já tem 50 ou 60 anos é uma maravilha ... 

abaixo ponho um pequeno texto que retirei da Internet  dos celebres  100.000 relógios que passaram todos nos testes e que até agora nunca mais se consegui alcançar ,,, 


A Omega introduziu a coleção Constellation em 1952 como uma família de relógios de pulso certificados com cronômetro automático. Desde então, todos os relógios Constellation foram equipados com um emblema especial na parte de trás representando um observatório astronômico sob oito estrelas. As oito estrelas representam dois recordes mundiais de cronômetro e seis prêmios de primeiro lugar que Omega acumulou entre 1933 e 1952 - e o Constellation leva o nome dessas estrelas.
Desde o início, o Omega Constellation representou o que há de melhor em precisão e exatidão da relojoaria suíça e esta foi a primeira vez que uma marca ofereceu uma coleção de relógios composta inteiramente de cronômetros. Além dos movimentos mecânicos de primeira linha dentro dos relógios, os Constellations também eram relógios primorosamente projetados. 



O Omega Constellation é conhecido como o relógio produzido em série com o maior número de certificados de precisão emitidos pelo C.O.S.C (instituto suíço oficial de testes cronométricos).
Os observatórios astronômicos sempre tiveram um grande envolvimento com as fábricas de relógios. Da década de 1940 até o fim da década de 1960, promoviam competições árduas com o intuito de aferir o mais preciso mecanismo. Estas competições, que duravam vários dias, eram importantes como estratégia de marketing e venda das empresas. Diversos relógios eram produzidos especialmente para tais ocasiões, visando a mais perfeita performance.
As companhias que mais se sobressaiam naquela época eram a Longines, Patek Philippe, Movado, Zenith e Omega. Para comemorar suas vitórias, a Omega lançou um modelo com nome relacionado à Astronomia, possuindo um medalhão em forma de observatório na sua tampa traseira. Todos os Constellation, como foi chamado o modelo, possuiriam certificados de cronômetro emitidos pelo C.O.S.C (à direita, o primeiro modelo de Constellation, produzido em 1952).
Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Connie1952A Omega produziu, na década de 1960, uma série de 100.000 Constellation que não só foram aprovados nos testes do C.O.S.C, como receberam a classificação “aprovado com distinção”. Este recorde nunca foi quebrado. Atualmente, de cada 100.000 movimentos enviados ao C.O.S.C, cerca de 2000 a 5000 são reprovados. Naquela época, o índice era de quase 25.000 relógios reprovados em cada série de 100.000.
A Omega, apesar da constante padronização dos ébauches usados em relógios automáticos, continua a modificá-los com o intuito de manter a tradição relativa à precisão e qualidade de suas peças.O atual Constellation, por exemplo, utiliza um ébauche ETA 2892-A2. Seu movimento, no entanto, possui um sistema de carga completamente novo, com a adição de dois rubis, além de acabamentos decorativos e regulagem em 5 temperaturas e 5 posições.
Todos os movimentos que passaram nos testes são iguais a este que aqui ponho a foto , estes são da serie 500 ...

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Omega551 

Notem que nem todos os movimentos da 500 são certificados só que são iguais a este o são e tem que ter a designação das 5 variações e temperaturas

Sansoni7 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 22 Fev 2021, 19:30

Por isso mesmo a existência de alguns "certificados oficialmente" anteriores a 1973 como no caso da Omega, mas não debaixo de uma única certificação.

E lá está, algumas marcas (não estou a falar da Omega obviamente) talvez por um aproveitamento comercial, aproveitavam para aplicar esse termo... digo eu  Laughing

Exato, é isto que tinha como certo, certificações como cronómetros anteriores a 1973, pelas razões já amplamente explicadas por todos. O que eu estava a dizer atrás é que há muita gente que diz destes relógios que são COSCs, erradamente, claro, tal como referi em cima, pois são cronómetros, mas não são COSC (eu mesmo cometi esse erro durante algum tempo).

Já o que o @Nuno Graça escreveu e transcreveu, tinha ideia de haver outras marcas com cronómetros certificados anteriores a 1973, mas posso estar errado.

E a explicação para as estrelas do Constelation, já li isso, que está escrito em cima, mas também já li que significam as oito, oito primeiros lugares da Omega.

@m84, será que o nosso @Admin consegue pegar nestes nossos posts e pregar com eles dentro de um tópico chamado COSC?  Wink

Mas, concluindo, a minha dúvida inicial mantém-se: como é que há tão poucos relógios portugueses a ostentar (indevidamente, claro) a palavra "cronómetro"? Era de esperar que a "chico-espertice" latina fizesse muito mais do que isso!  Very Happy pirat

m84 e Paulo Rijo gostam desta mensagem

JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 22 Fev 2021, 21:00
E, para "apimentar" ainda mais a coisa, a panóplia de marcas que existiram com a designação comercial "Chronomètre qualquer coisa"???

Ui, ui...

lol!

JPP gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Qua 24 Mar 2021, 02:02
Este vai destoar um pouco aqui no meio, não é um "Made in Portugal" mas penso que seja um "Made By a Portuguese".

Filipe Silva Watch


 Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 G44clTI

m84 gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Qua 24 Mar 2021, 09:24
SquareWatch escreveu:Este vai destoar um pouco aqui no meio, não é um "Made in Portugal" mas penso que seja um "Made By a Portuguese".

Filipe Silva Watch


 Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 G44clTI

Boa, mais um! Thumbs Up
Suiço, filho de pais portugueses, pelo que consegui descobrir!
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Sex 23 Abr 2021, 00:10
Não sei se já faz parte da lista, mas hoje recebi uma notificação de uma noticia do jornal Público sobre uma marca de relógios de pulso fundada por Gonçalo Lopes em 2018, a Meia Lua.

Pelos vistos são desenhados e montados em Portugal.

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 AXI9F69

https://www.meialuawatches.com/

m84 e JPP gostam desta mensagem

Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Sex 23 Abr 2021, 09:02
SquareWatch escreveu:Não sei se já faz parte da lista, mas hoje recebi uma notificação de uma noticia do jornal Público sobre uma marca de relógios de pulso fundada por Gonçalo Lopes em 2018, a Meia Lua.

Pelos vistos são desenhados e montados em Portugal.

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 AXI9F69

https://www.meialuawatches.com/

Bom dia,
Dá uma olhada neste tópico:

https://dezdez.forumeiros.com/t1161-meia-lua-watches
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Sex 23 Abr 2021, 16:14
Markku escreveu:Bom dia,
Dá uma olhada neste tópico:

https://dezdez.forumeiros.com/t1161-meia-lua-watches

Uma história e tanto Rolling Eyes .

Obrigado.
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Sex 23 Abr 2021, 16:35
SquareWatch escreveu:
Markku escreveu:Bom dia,
Dá uma olhada neste tópico:

https://dezdez.forumeiros.com/t1161-meia-lua-watches

Uma história e tanto Rolling Eyes .

Obrigado.
De nada.
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 21 Fev 2022, 13:58
Mais uns para acrescentar à lista:
Rialto, calibre FE 233/68, circa 1970
Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 20220215

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 20220214

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 20220216


Última edição por Markku em Seg 21 Fev 2022, 14:06, editado 1 vez(es)

Sansoni7 e JPP gostam desta mensagem

Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Seg 21 Fev 2022, 14:03
Latino (marca já falada noutro tópico) com numerais estilo Breguet e calibre Unitas 6325, circa 1960s
Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 20220117

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 20220116

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 20220118

m84, Sansoni7, JPP e Nuno Graça gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Relógios ( de pulso ) Made in Portugal - Página 11 Empty Re: Relógios ( de pulso ) Made in Portugal

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos