DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Flieger Pilot Watches Empty Flieger Pilot Watches

Ter 10 Dez 2019, 19:06
Olá a todos

Ultimamente tenho andado a ver este tipo de relógios. Ainda nao decidi qual o tipo que irei comprar nem qual.

Tenho andado a ver da Laco, uma das marcas originais que tem uns com movimento Miyota por cerca de 340 euro. Parecem-me interessantes.

Depois tenho visto da Steinhart um pouco mais caros mas com movimentos da ETA aparentemente melhores mas tenho algumas duvidas relativamente à marca. No outro dia vi um video no youtube em que o indivíduo que colocou recebeu um relógio com defeitos evidentes na maquiagem da caixa do relógio.

Outra hipótese era um Hamilton, uma marca que eu gosto e que gostava de ter um relógio desta marca mas nesse caso optaria por um de quartzo, porque é mais barato mas também porque ja tenho vários relógios mecânicos.

Ha depois outras marcas mas não tenho visto com tanto pormenor. Alguém tem relógios destes? que conselhos me podem dar? Onde comprar com preços mais ou menos simpáticos?

Grato pela ajuda desde já.

JCF
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Ter 10 Dez 2019, 21:18
Um flieger puro não tenho, mas tenho este Swatch System 51, que comprei primeiro porque queria ter um relógio com este movimento que na minha opinião é inovador e este modelo em concreto exactamente por nos remeter para os Flieger.

Flieger Pilot Watches Img_2047
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Ter 10 Dez 2019, 23:27
Já viste os Stowa? O Verus 40 é o mais barato e é muito giro: https://www.stowa.de/en/Flieger+Klassik+40+Verus.htm
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Ter 10 Dez 2019, 23:56
Vivam

Por acaso não conhecia esse Swatch. Esse movimento 51 com todo o mecanismo fixado com um único parafuso é bastante interessante.

Stowa é uma das marcas que também ando a ver mas os preços são um pouco mais puxados. Não digo que não valham o que pedem mas queria gastar um pouco menos, se possível.
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Qua 11 Dez 2019, 00:09
E que tal os japoneses? Tanto a Orient como a Citizen têm uns modelos com "inspiração flieger":

Flieger Pilot Watches Orient-Flight-Aviator-watch-2
https://www.ablogtowatch.com/orient-flight-watch-review/

Flieger Pilot Watches 91G2QVp6TeL._UL1500_
https://www.amazon.com/Citizen-Eco-Drive-Brown-Leather-AW1361-10H/dp/B00KCF7JL6
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Qua 11 Dez 2019, 09:38
Também ia sugerir o Orient Flight. É bom, bonito e barato Very Happy

Outra marca que tem uns modelos interessantes é a Junkers https://shop.junkers.de/en/
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Qua 11 Dez 2019, 11:52
É um tipo de relógio que pretendo adquirir a médio prazo porque tem uma história e um design muito interessante, e já fiz algumas pesquisas exaustivas online sobre as ofertas - infelizmente ainda nenhuma me convenceu ao ponto de adquirir um.

No meu caso, interessa-me mais o mostrador tipo A e as marcas que me apelam mais são as que fabricavam os Flieger originais, sendo que, dessas, a Stowa e a Laco são as únicas que fabricam modelos acessíveis à maioria das "carteiras" (IWC e A. Lange und Sohne entram bem na categoria do luxo).

Gosto particularmente os modelos da Laco por serem mais fiéis aos relógios originais, e provavelmente já teria comprado um dos modelos "Basic" que referes se tivessem um movimento com função de "hacking" - neste relógio, essa função parece-me fundamental, porque era uma característica essencial dos originais.

A única outra marca que me apela realmente neste tipo de relógio é a Fortis, que é suíça, mas produziu "fliegers" bonitos e de grande qualidade (embora já tenham sido descontinuados, já só se apanham usados ou em restos de stock). Aqui no fórum já passaram alguns pelo tópico "relógio do dia". Usados andam entre os 500 a 800 € e parecem reter bom valor a longo prazo graças ao "emblema". Cuidado é com os "franken" deste modelo, há muitos à venda online.

Flieger Pilot Watches 141112-01-full

Além das marcas japonesas já referidas acima (Citizen, Seiko, Orient, cujos modelos não me apelam muito por fugirem muito ao design original), sugiro que dês também uma olhadela às "microbrands" e marcas independentes que vendem online e fazem (aparentemente) bons relógios e a preços competitivos: Além da já referida Steinhart, tens a Archimede - https://www.archimede-watches.com/ - uma marca claramente "colada" à estética da Stowa, com preços ligeiramente inferiores. Há ainda a Damasko - www.damasko-watches.com - mas esta é mais cara.

A Geckota é uma marca de pulseiras que também produz relógios - https://www.geckota.com/watches/pilots-watches - e tem Fliegers interessantes em termos de especificações: por menos de 500 €, compras um flieger com um ETA 2824 e um design aceitável.

O problema deste tipo de marcas é que acabam por ser marcas e designs algo genéricos e o fabrico é provavelmente chinês... Se formos para aí, o Aliexpress e outros websites chineses têm muitas opções, algumas claramente de péssima qualidade mas também outras (na casa dos 100 a 200 euros) que até não são muito desinteressantes. Há tempos encontrei lá um "Flieger" por uns 120 euros, bonitinho, com ponteiros azuis a simular tratamento térmico, e movimento Seiko NH35, que é melhor do que os Miyota que a Laco usa nos modelos de base... O problema é serem muito genéricos e o controlo de qualidade não deve ser fantástico...  Rolling Eyes

Depende do valor que se quer gastar e daquilo que se procura exatamente - um relógio mais aproximado aos originais ou apenas algo inspirado vagamente no conceito original.

PS: Há ainda várias marcas russas que produzem ou produziram relógios tipo "flieger", é fácil encontrá-los pelo eBay, mas sinceramente não sou conhecedor do que será melhor e pior.
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Qua 11 Dez 2019, 14:00
Confirmo a qualidade do Fortis e também o grande número de frankens que por aí andam. Existem kits (caixa, dial, ponteiros, rotor assinado(!)) à venda que permitem construir um de raiz, bastando depois só acrescentar o movimento. Uma das maneiras mais fáceis de identificar um franken é, curiosamente, através da pulseira, que os "artistas" ainda não se deram ao trabalho de aperfeiçoar.

Este é o meu:
Flieger Pilot Watches Fortis

Tenho também um Kentex inspirado nos flieger.
Flieger Pilot Watches Kentex2
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Qua 11 Dez 2019, 14:19
O preço de um Fortis novo...  upa, upa  Very Happy

Nesse campeonato de preço gosto muito dos Longines Heritage.


Última edição por outoftime em Qua 11 Dez 2019, 16:47, editado 1 vez(es)
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Qua 11 Dez 2019, 14:50
Sim, mais caros até do que os Stowa/Laco. Eu referia-me aos Fortis usados Smile Creio que a Fortis já nem produz destes Fliegers "puros", embora mantenha as derivações baseadas nesse modelo, como a fantástica linha Cosmonauts e os Aeromaster. Confesso que adoro praticamente todos os modelos que têm no catálogo atual - provavelmente é a única marca da qual posso dizer isto Very Happy
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Qua 11 Dez 2019, 15:13
nmfl escreveu:Sim, mais caros até do que os Stowa/Laco. Eu referia-me aos Fortis usados Smile Creio que a Fortis já nem produz destes Fliegers "puros", embora mantenha as derivações baseadas nesse modelo, como a fantástica linha Cosmonauts e os Aeromaster. Confesso que adoro praticamente todos os modelos que têm no catálogo atual - provavelmente é a única marca da qual posso dizer isto Very Happy

Só há um modelo da atual coleção Fortis que eu não usava. o Marinemaster amarelo Very Happy
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Qua 11 Dez 2019, 16:54
Obrigado pelas dicas e opiniões.

Esses Fortis são interessantes mas já ficam um bocado acima do que estou a pensar gastar. O Orient não conhecia. Esse modelo acima não encontrei mas na Amazon.de está um muito parecido por 100 euros, quartzo. Na chrono24 está um branco por 59 euros, vindo de Espanha.

Neste momento as hipóteses são o Orient numa versão mais económica, ou o Laco/Steinhart numa versão intermédia mecânica ou o Hamilton a quartzo.

Se for para gastar um pouco mais possivelmente um Stowa mas tenho de ver pois há boas alternativas nessa gama de preços.
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Qua 11 Dez 2019, 21:32
O meu Fortis é de 1991. Se tiveres paciência/tempo/sorte podes apanhar um no eBay por 400/500€. O problema é separar o trigo do joio...
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Dom 05 Jan 2020, 13:50
Obrigado pelas sugestões  Thumbs Up

Entretanto vi dois Fortis no OLX mas como referem que andam aí cópias nem me interessei muito.

Também vi no catawiki uns Alpina Startimer Pilot Quartz em branco. Vi de um vendedor na Alemanha e outro na Holanda. Até licitei um deles e quase ganhei. Mas fico na dúvida se serão falsificações. No site da Alpina aparecem como “sold out”. Podem ser restos de coleção.
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Dom 05 Jan 2020, 16:34
Os Fortis Flirger do Olx são realmente de desconfiar (excluindo os chrono), nenhum tem caixa e documentação original, e apresentam alguns dos sinais evidentes das cópias.

cuica
cuica
Mensagens : 242
Data de inscrição : 23/04/2015

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Seg 06 Jan 2020, 02:35
Além de estarem à venda no ebay, dei por acaso com o site abaixo quando procurava caixas NOS para Eta 2824.
Fica a referência para verem o que anda a ser falsificado:

https://www.classictimeparts.co.uk/category/fortis
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Seg 13 Jan 2020, 13:43
Entretanto a pesquisa acabou por cair em dois relógios sendo que um e outro são muito inspirados nos Flieger sem serem propriamente modelos semelhantes aos originais.

O mais simples está a chegar esta semana. É um Alpina Startimer quartz que licitei a um comerciante Holandês. Vamos lá a ver se não enfiei um barrete ou comprei uma falsificação. A Alpina creio que estará a abandonar o modelo e a escoar as unidades porque aparece no site como "Sold Out" e no Catawiki têm aparecido bastantes. Foi comprado por 1/3 do valor de referencia. Depois coloco uma foto. Não era a cor mais interessante mas era a disponível. E o que tinha da cor em causa tinha-o oferecido ao meu sobrinho, portanto não calhou mal.
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Seg 13 Jan 2020, 14:53
Compraste o Alpina Startimer Quartz com mostrador branco, negro ou azul?

Na Alpina, ando a seguir  o crono ALPINA STARTIMER CHRONOGRAPHE... mas como é novo ainda está muito azedo nos Euros.. "deixa-os pousar", pois, a Alpina apesar de ser uma marca com um grande legado e bons produtos  tende a desvalorizar drasticamente (infelizmente para eles  Crying or Very sad  ), aparecendo linhas 2 anos depois da estreia quase com 50% de queda... aí é o momento para comprar.


https://alpinawatches.com/fr/alpina-devoile-le-premier-chronographe-de-sa-collection-startimer-pilot-heritage/

Flieger Pilot Watches Satart10
JCF
JCF
Mensagens : 450
Data de inscrição : 26/03/2018

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Seg 13 Jan 2020, 16:06
bladerunner68 escreveu:Compraste o Alpina Startimer Quartz com mostrador branco, negro ou azul?

Na Alpina, ando a seguir  o crono ALPINA STARTIMER CHRONOGRAPHE... mas como é novo ainda está muito azedo nos Euros.. "deixa-os pousar", pois, a Alpina apesar de ser uma marca com um grande legado e bons produtos  tende a desvalorizar drasticamente (infelizmente para eles  Crying or Very sad  ), aparecendo linhas 2 anos depois da estreia quase com 50% de queda... aí é o momento para comprar.


https://alpinawatches.com/fr/alpina-devoile-le-premier-chronographe-de-sa-collection-startimer-pilot-heritage/

Flieger Pilot Watches Satart10

Comprei o branco que é o que tem aparecido mais. Havia preto mas apareciam poucos e um pouco mais caros. O branco antes de comissões e transporte ficou abaixo da fasquia dos 200 euro.

Esses cronógrafos são engraçados, um pouco estilo retro mas bastante caros, acho.
Conteúdo patrocinado

Flieger Pilot Watches Empty Re: Flieger Pilot Watches

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos