DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seiko SPB147 - Primeiras impressões

+5
Spade282
Nunogoncalves
JPP
Duca749
lightandtime
9 participantes
Ir para baixo
lightandtime
lightandtime
Mensagens : 55
Data de inscrição : 23/10/2019

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Empty Seiko SPB147 - Primeiras impressões

Sáb 05 Dez 2020, 23:58
Faz hoje cerca de uma semana que comprei o meu Seiko SPB147 ao @Alfonsoseiko. Resumindo a história desta compra, por ocasião do meu 20º aniversário de casamento resolvi adicionar mais um relógio à minha colecção. Inicialmente estava inclinado para o SPB149 (a edição limitada), mas depois comecei a inclinar-me mais para o SPB143. Entretanto a Seiko lançou os novos Alpinist sem compasso e achei que seria uma boa escolha. Não só eram mais pequenos (38mm vs 40.5mm dos SPB), como eram mais baratos. Vai daí encomendei ao Alfonso o SPB157 (o que tem o mostrador preto). Entretanto o relógio nunca mais chegava e passou-se o dia do aniversário de casamento e continuava sem chegar. Então falei novamente com o Alfonso a perguntar-lhe se ainda arranjava o SPB143, porque eu já estava naquela fase que queria mas era um relógio, fosse qual fosse...O Alfonso disse que arranjava o SPB143 em poucos dias e encomendei-o. Quando o relógio chegou o fornecedor tinha-se enganado e mandou o SPB147. O Alfonso então esforçou-se para conseguir o SPB143 o mais rápido possível e 1 ou 2 dias depois já cá estava. Como ele tinha o SPB147 perguntou se eu o queria ver e claro que eu disse que sim! É sempre bom ver relógios "ao vivo".

Pois bem, quando ele me apareceu com o SPB143 e o SPB147 eu não consegui tirar os olhos do 147. E o mais estranho é que eu não sou nada de dourados. O único objecto dourado que eu tenho é a minha aliança! Mas o raio do relógio não parava de olhar para mim. E, depois de muito pensar e olhar e experimentar e voltar a olhar e pensar, pensar, pensar...decidi ficar afinal com o SPB147!

Bom, a introdução já vai longa, por isso antes de mais ficam aqui umas fotos do relógio:

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Img_0010

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Img_0011

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Img_0012
Seiko SPB147 - Primeiras impressões Img_0013

É muito difícil de capturar a beleza deste relógio em fotografas. Ao vivo é muito mais bonito. O mostrador em condições normais parece quase preto, mas quando lhe bate a luz do sol fica acastanhado.

Este é sem dúvida o relógio com o melhor acabamento e qualidade de execução da minha (pequena) colecção. Isso nota-se logo ao pegar nele. O peso, a qualidade dos materiais, o polimento, o rodar do bezel, estão uns bons furos acima do meu SKX013.

Outra coisa que adoro é a parte traseira, com a famosa "Seiko Wave". Prefiro de longe a traseira com tampa fechada do que a tampa em vidro dos meus SARB. Deixar à mostra movimentos eficientes mas nada bonitos não tem lá muita piada.

Há algumas coisas, no entanto, que não me enchem as medidas. A primeira é a pulseira. É uma pulseira de borracha de muito boa qualidade, mas é extremamente espessa e torna-se um pouco desconfortável. Além disso a borracha tem tendência a agarrar-se à pele e a experiência não é muito agradável. Sem dúvida que os meus SARB com a bracelete são os relógios mais confortáveis que eu tenho!

O segundo aspecto menos positivo é o tamanho. Estou habituado a relógios de 38mm e os 40,5mm do SPB147 notam-se. É de facto maior e menos confortável. É também mais alto, o que o torna mais "chato" de usar por baixo das mangas das camisas. Além disso acho que o bezel é talvez um pouco largo demais, o que esteticamente não é 100% agradável. Nesse aspecto os Seiko SLA são mais equilibrados.

O terceiro aspecto menos positivo é que o relógio está a ganhar vários segundos por dia. Apesar de ter o movimento 6R35 que é supostamente o movimento mais preciso de todos os meus relógios, é aquele que está com a pior precisão. Por incrível que pareça o meu SKX013 com o seu velhinho 7S26 é o relógio mais preciso da minha colecção.

Felizmente, tirando a questão do tamanho, o resto resolve-se! Já tenho uma lista de pulseiras em mente que vou querer experimentar neste relógio e a precisão também se resolve com uma visita ao relojoeiro. Também não tenho grandes expectativas e sempre encarei os meus relógios mecânicos de uma forma muito romântica e pouco me preocupo com a falta de precisão, desde que não seja exagerada.

Tudo somado penso que foi uma escolha sensata e que não só se enquadra bem na minha colecção, como me parece apropriado para celebrar uma ocasião tão importante para mim. Poderá não ser o relógio que irei usar mais, mas terá sempre um lugar especial na colecção!

cuica, Alfonsoseiko e Tónio gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Empty Re: Seiko SPB147 - Primeiras impressões

Dom 06 Dez 2020, 18:31
Bem bonito o relógio! Parabéns

Alfonsoseiko gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Empty Re: Seiko SPB147 - Primeiras impressões

Dom 06 Dez 2020, 19:52
Boa @lightandtime, parabéns pela aquisição, é muito bonito e é um belo relógio para marcar a ocasião, parabéns também por isso (já não se vê muito, eu também já vou em 28 anos)  Wink

Os segundos que ganha fazem parte. De todos os meus Seiko, o SPB051J é o único a rodar certinho, perde 2 segundos por dia, todos os outros, bem, todos os outros são dos relógios menos certo que eu tenho ... mas gosto deles na mesma  lol!

E quanto ao tamanho, eu que gosto deles desde os 33 mm, também te digo: de vez em quando sabe bem usar um cachucho, a modos que, para variar  Very Happy Wink

Alfonsoseiko gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 679
Data de inscrição : 09/01/2020

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Empty Re: Seiko SPB147 - Primeiras impressões

Seg 07 Dez 2020, 17:52
Parabéns @lightandtime pela compra e pela ocasião.

A linha SPB da Seiko é muito interessante e a tua aquisição mostra isso mesmo. Espero que desfrutes do relógio e do casamento por muitos mais anos!  Very Happy
Spade282
Spade282
Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/06/2019
Localização : Lisboa

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Empty Re: Seiko SPB147 - Primeiras impressões

Qua 09 Dez 2020, 10:28
Parabéns! é um dos modelos mais bonitos da Seiko!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4803
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Empty Re: Seiko SPB147 - Primeiras impressões

Qui 10 Dez 2020, 08:11
Gosto...até dos dourados. Thumbs Up
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Empty Re: Seiko SPB147 - Primeiras impressões

Qui 10 Dez 2020, 10:48
Belo Diver! Gosto especialmente do bisel.
mascherani
mascherani
Mensagens : 49
Data de inscrição : 03/03/2018

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Empty Re: Seiko SPB147 - Primeiras impressões

Sáb 12 Dez 2020, 10:04
antes de mais, parabéns pela compra. é um relógio bonito.
desses Seiko, tenho uma admiração especial pelo Prospex SPB143.

quanto à precisão, a experiência que tenho com os movimentos Seiko é que são tão mais precisos quanto mais utilização tiver o relógio.
o meu Sea Urchin era duma precisão incrível se o usasse com frequência. assim que o colocava em rotação com outros... a precisão vinha por aí abaixo.

claro que isto vale o que vale... é a minha experiência, apenas e só.

m84 gosta desta mensagem

nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Empty Re: Seiko SPB147 - Primeiras impressões

Sáb 12 Dez 2020, 10:14
mascherani escreveu:
quanto à precisão, a experiência que tenho com os movimentos Seiko é que são tão mais precisos quanto mais utilização tiver o relógio.
o meu Sea Urchin era duma precisão incrível se o usasse com frequência. assim que o colocava em rotação com outros... a precisão vinha por aí abaixo.

claro que isto vale o que vale... é a minha experiência, apenas e só.

Não, é mesmo verdade  Smile Também me acontece nos meus Seiko com movimentos mais simples. E acontece porque, com a reserva de marcha em baixo, a pontualidade vai à vida... Os movimentos tipo 7S26 e semelhantes só são realmente pontuais com a reserva "carregada". O meu SKX consegue uma pontualidade a rondar os 3 a 4 segundos por dia.

mascherani e JCF gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Empty Re: Seiko SPB147 - Primeiras impressões

Ter 12 Jan 2021, 21:50
Parabens pela nova compra e aniversario e obrigado pela mini review @lightandtime! Thumbs Up o relogio é lindo de facto. Eles fizeram um excelente trabalho com estas reedições. Eu sou mais inclinado para o 143, mas é apenas uma questão de gosto/estilo, mas este tem uns toques de cor muito bem conseguidos. Ando para ver um ao vivo! cyclops
Conteúdo patrocinado

Seiko SPB147 - Primeiras impressões Empty Re: Seiko SPB147 - Primeiras impressões

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos