DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Ter 08 Jun 2021, 17:17
Já há algum tempo que não passava por aqui, mas valeu a espera.

Apresento-vos a nova preciosidade da coleção:

Um relógio  tipo "savonette" em ouro de 18Kt. de início do Século XIX, mais precisamente entre os anos 1910 e 1912.

É um relógio que está marcado com a chancela da Orient, mas duvido que seja a Orient que todos conhecemos: marca japonesa de relógios de pulso, fundada nos anos 50 do século XX e que foi posteriormente adquirida pela Seiko. Estou mais inclinado que tenha sido fabricado por uma manufactura Suiça para o mercado Oriental. Mas gostava que vocês me ajudassem a tentar desvendar este mistério.

É um relógio de complicações, algumas delas bastante complexas, com as seguintes funções:

1 - Horas e minutos;
2 - Segundos;
3 - Fases lunares;
4 - Dias do mês;
5 - Mês;
6 - Dias da semana;
7 - Cronógrafo;
8 - Repetição de horas;
9 - Repetição de quartos:
10 - Acerto dos ponteiros das horas e minutos numa alavanca que se solta no lado direito da caixa;
11 - Acerto dos dias do mês, do mês, dos dias da semana e das fases lunares através de alavancas na parte lateral da caixa.

Esté em muito bom estado de conservação: mostrador, caixa, tampas e mecanismo limpos e sem sinais de desgaste, com todas as funções totalmente operacionais. 

É mais uma peça que traz uma enorme mais valia à colecção.

Espero que gostem e estou a aduardar as vossas opiniões.

Aqui ficam algumas fotos do relógio:

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos <a href=Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Frente-1" />

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos <a href=Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Frente-2" />

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos <a href=Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Frente-3" />

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos <a href=Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Frente-tampa-fechada" />

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos <a href=Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Guarda-p" />

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos <a href=Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Mecanismo-1" />

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos <a href=Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Mecanismo-2" />

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos <a href=Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Bot-o-de-Cron-grafo" />

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos <a href=Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Bot-o-de-soneria" />

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos <a href=Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Verso-tampa-fechada" />

"Um coleccionador é um fiel depositário da História e de histórias"

Sansoni7 e Nuno Graça gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Ter 08 Jun 2021, 23:06
Boas @floijdt mais uma pequena maravilha ,,,,... 

Em relação à marca Orient há um registo de uma empresa americana que é a Joseph Fahys & Co que fabricava caixas de relógios de luxo em ouro e prata entre 1857 e 1930 , nesta altura e registou o nome Orient ,,,,abaixo fica o link da Mikrolisk para poderes dar um olho ,, Wink


http://www.mikrolisk.de/show.php?site=280&suchwort=Fahys&searchWhere=all

floijdt e Sansoni7 gostam desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Ter 08 Jun 2021, 23:50
Obrigado, Nuno Graça, é uma explicação bastante plausível para o mistério do nome na caixa.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 07:37
É uma peça muito bonita e, seguramente, muito singular, com todas essas complicações! 

Mas como é que consegues encontrar estas delícias em tão bom estado?  scratch Thumbs Up

Parabéns pela aquisição e obrigado pela partilha! 

PS: tenho de começar a explorar os antiquários a sério! Só ainda não o fiz porque os preços ... não são meigos! Wink

floijdt gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 08:07
JPP escreveu:É uma peça muito bonita e, seguramente, muito singular, com todas essas complicações! 

Mas como é que consegues encontrar estas delícias em tão bom estado?  scratch Thumbs Up

Parabéns pela aquisição e obrigado pela partilha! 

PS: tenho de começar a explorar os antiquários a sério! Só ainda não o fiz porque os preços ... não são meigos! Wink
@JPP é uma boa decisão. Por vezes, nos antiquários encontram-se peças que nunca chegam aos leilões nem são divulgadas pelos seus detentores. Mas para conseguires peças acima da média, principalmente em termos de raridade e conservação, tens que ter algum suporte financeiro.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 08:15
Belo e singular! Thumbs Up

floijdt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 08:37
floijdt escreveu:
JPP escreveu:É uma peça muito bonita e, seguramente, muito singular, com todas essas complicações! 

Mas como é que consegues encontrar estas delícias em tão bom estado?  scratch Thumbs Up

Parabéns pela aquisição e obrigado pela partilha! 

PS: tenho de começar a explorar os antiquários a sério! Só ainda não o fiz porque os preços ... não são meigos! Wink
@JPP é uma boa decisão. Por vezes, nos antiquários encontram-se peças que nunca chegam aos leilões nem são divulgadas pelos seus detentores. Mas para conseguires peças acima da média, principalmente em termos de raridade e conservação, tens que ter algum suporte financeiro.

Pois @floijdt, por isso é que eu tenho fugido um bocado deles! Há dois anos atrás ainda comprei dois relógios de pulso num antiquário de Londres, mas comecei a ver que as tentações eram grandes e anulei a newsletter que recebia! Tenho de voltar a pensar nisso mais a sério!  Wink

floijdt gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 08:42
É o eterno problema do «Já agora....»

floijdt gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 08:45
JPP escreveu:
floijdt escreveu:
JPP escreveu:É uma peça muito bonita e, seguramente, muito singular, com todas essas complicações! 

Mas como é que consegues encontrar estas delícias em tão bom estado?  scratch Thumbs Up

Parabéns pela aquisição e obrigado pela partilha! 

PS: tenho de começar a explorar os antiquários a sério! Só ainda não o fiz porque os preços ... não são meigos! Wink
@JPP é uma boa decisão. Por vezes, nos antiquários encontram-se peças que nunca chegam aos leilões nem são divulgadas pelos seus detentores. Mas para conseguires peças acima da média, principalmente em termos de raridade e conservação, tens que ter algum suporte financeiro.

Pois @floijdt, por isso é que eu tenho fugido um bocado deles! Há dois anos atrás ainda comprei dois relógios de pulso num antiquário de Londres, mas comecei a ver que as tentações eram grandes e anulei a newsletter que recebia! Tenho de voltar a pensar nisso mais a sério!  Wink
Força!! 

Um coleccionador tem que tomar uma decisão na direcção que deve tomar a sua colecção: ou preocupa-se unica e exclusivamente com quantidade e aí compra tudo o que lhe aparece desde que os preços sejam acessíveis; ou preocupa-se com a qualidade e a raridade e aí já não compra tudo o que vê mas selecciona aquelas peças de excepção e aí já compra menos mas a sua colecção fica incomparavelmente mais interessante e valiosa.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 08:51
E aí a chave, para além do poder económico, é o Conhecimento para saber escolher o que realmente vale a pena comprar.

floijdt gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 08:56
@floijdt, tens toda a razão, claro!

Já percebi há muito tempo que no mundo dos relógios - ou antes, de "medidores de tempo" em geral e de tudo o que tem a ver com eles - o colecionismo tem muito que se lhe diga! No meu caso, tenho nítida noção de que já passei por várias fases e etapas, como partes de uma evolução natural! Mas uma coisa é certa, hoje em dia sinto que cada vez mais ligo à qualidade em detrimento da quantidade. Ou, pelo menos, deixei de querer ter muitas coisas que antes eram para mim um bocado irresistíveis e passei a ser mais "cirúrgico". Com o passar do tempo, a lógica vai-se definindo naturalmente!  Very Happy Wink

floijdt e Sansoni7 gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 08:59
Sansoni7 escreveu:E aí a chave, para além do poder económico, é o Conhecimento para saber escolher o que realmente vale a pena comprar.

Claro, sem dúvida @Sansoni7! E é precisamente esse o meu problema de momento, tendemos a fazer compras muito mais ponderadas, mas para isso é preciso MAIS tempo, que é coisa que nunca tenho muito!  Rolling Eyes Wink

floijdt gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 09:05
@JPP estamos de acordo em ambos os posts. Wink

floijdt gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 09:55
Bom dia a todos ,,,

Em relação ao rumo das nossas coleções cada um tem a sua direção ...

Eu é como já referi por varias vezes nos anos 90 andava só a procurar relógios NOS de marcas portuguesas pois eram os mais baratinhos que se encontravam !!! e hoje  ainda vou vendo se arranjo mais alguns para juntar aos que tenho ....

Ao mesmo tempo ia procurando também de marcas de Luxo que na altura se arranjavam a um preço bom mas usados e em bom estado mas sempre com o foco nos icónicos das marcas ; por exemplo Constellation vários de vários anos de vários materiais e mostradores entre os anos 50 e 60 e assim fazer uma linha na coleção destes meninos ,,,

Hoje em dia prefiro comprar menos e mais raros dos antigos !!! mas há sempre um ou outro dos baratos que compro ou por ser NOS ou como o caso do Relide por ter o certificado de garantia que faz com que seja raro de encontrar ...

Se forem dos que estão a sair agora novos só compro mesmo de determinadas marcas e de determinados modelos , ou seja os que todos procuram e não se encontram em loja a ser vendidos !!!   

Quanto aos de bolso que foi mais recente o grande interesse sigo o conselho do amigo @floijdt e só vou mesmo para os de Ouro de determinadas marcas ou com varias complicações como este Orient ,,,,,

Com isto o que quero dizer é que é melhor ter menos e melhores ou mais raros e claro nas melhores condições tanto de mostradores como caixas e mecanismos  Thumbs Up 

È claro que também tem que haver alguma disponibilidade financeira para tal , mas uma coisa é certa estes tem uma valorização muito mais elevada que os outros .....

floijdt e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 10:37
Uma nota segura é que quando se tem muitas peças fica mais fácil perceber quais os que nos dão mais prazer, quer a apreciar, quer a usar - se for o caso - quer a estudar a informação respetiva! 

Pessoalmente, tenho diversas linhas: os "medidores de tempo" diversos (relógios de sol, ampulhetas, etc), que são já uma inevitabilidade, haja tempo e dinheiro; As navalhas de relojoeiro e as placas de "agente oficial", que compro sempre que encontro; Os relógios de bolso, dos quais fujo um bocado, por não ter ainda um tendência certa, por falta de estudo, e por ter ainda vários para restauro.

E depois, de entre os relógios de pulso, tenho uma linha certa, que são os Omegas, e várias tendências/gostos que tenho de definir ainda, como sejam os relógios militares, os Bulova Accutrons e os clássicos Illinois, Waltham e Hamilton. Tudo tendências a explorar, com calma pois não se pode ir a todas ao mesmo tempo.

O certo é que, tudo junto, é muita coisa onde gastar dinheiro ...  scratch

Ena! Desculpa @floijdt, estamos a desvirtuar o teu tópico, esta conversa devia estar noutro lugar ... Rolling Eyes

floijdt gosta desta mensagem

floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 11:19
@JPP @Nuno Graça @Sansoni7 Concordo em pleno com todas as vossas opiniões.

O meu trajecto dentro do mundo do coleccionismo relojoeiro também foi o mesmo do vosso, no início comprava tudo desde que fosse redondo e tivesse uma argola às 12 ou às 3 horas para engatar uma corrente. Por isso, tenho umas centenas desses relógios que, actualmente não me dizem grande coisa, mas fez parte do processo de maturação e de crescimento de uma colecção.

Agora, os critérios de escolha são totalmente diferentes, também os conhecimentos de relojoaria de bolso já são outros, já sei o que pretendo e, o próximo, irá ser um turbilhão de bolso de finais do século XIX pois é um dos que ainda me falta na colecção. Ele já está referenciado, vamos ver se o proprietário está disposto a abrir mão de algumas centenas de Euros para que o mesmo venha habitar para Portugal.  Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos 1f609

Sansoni7 e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 11:21
Força @floijdt, BOA SORTE, queremos vê-lo em tua casa, ou seja, aqui, em fotos!  Thumbs Up

floijdt gosta desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qua 09 Jun 2021, 11:45
Muito bonito @floijdt, parabéns!

Também achei interessante o rumo que a conversa levou e perceber as várias motivações e vários interesses que levam à construção das nossas coleções.

Pela minha parte, embora valorize a raridade, beleza e perícia associadas a peças como a mostrada neste tópico, eu tenho que conseguir usar regularmente os relógios que tenho, numa perspetiva utilitária. Tenho que conseguir enquadrá-los na minha rotina diária, seja a sua colocação no pulso quando me arranjo de manhã, seja olhar de relance para eles só porque preciso de saber que horas são.

Não deixo de apreciar a sofisticação micromecânica das peças, a estética, os acabamentos, etc., mas tenho de conseguir que eles façam parte da minha vida normal. É por isso que não tenho muitos relógios e tendo a preferir os contemporâneos ou intemporais (vão bem com tudo e, de forma geral, adaptam-se ao uso que lhes quero dar) e me afasto de colecionar, por exemplo, vintages, que exigem sempre cuidados especiais, ou relógios de bolso, que não são propriamente a coisa mais prática de utilizar.

Mas pronto, se todos gostassemos de azul, o que seria do amarelo? Very Happy

floijdt, Sansoni7 e JPP gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qui 10 Jun 2021, 09:39
Bom dia @floijdt 

Ontem apanhei um irmão deste Orint que foi vendido em leilão numa casa Inglesa ... 

Este com menos funções mas também em Ouro e bastante refinado ,,, o que me inclina ainda mais para que tenha sido montado pela famosa empresa Norte Americana Joseph Fahys & Co. que fabricava caixas de relógios de bolso de luxo com varias complicações 
 

Aqui fica o Link para poderes ver ,,,,

https://www.christopheauction.com/auction-lot/orient-pocket-watch-quater-and-minute-repeate-and_49848E186B
floijdt
floijdt
Mensagens : 182
Data de inscrição : 16/05/2016

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Qui 10 Jun 2021, 10:07
Sim @Nuno Graça, também já tinha visto esse leilão.

Concordo com a sua conclusão.

Obrigado.
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Seg 30 Ago 2021, 22:36
Por falar em relógios de bolso suíços deixo aqui este Record, calibre 27 ainda pre-longines 😉

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos 00170

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos 0444

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos 1215

Nuno Graça gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos Empty Re: Orient (?) | Ouro | Calendário Perpétuo | Cronógrafo | Repetição horas e quartos

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos