Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia
- m84Moderador
Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia
Já estás quase profissional de bancada!
A essa peça, julgo chamar-se de cravadeira universal. E como já percebeste, dá para muita coisa que não só cravar pedras etc.
VS e ji_heivs gostam desta mensagem
- m84Moderador
VS escreveu:Um problema que pode resultar do uso de óleos sintéticos modernos em relógios vintage : a amplitude pode ficar tão alta que pode dar a volta completa (360°) o que leva a maior desgaste já que a jóia de impulso vai bater no lado exterior dos garfos da âncora.
Estive a fazer a revisão a um AS1950 com óleo moebius 9010, minha nossa, nunca tive uma amplitude tão alta, fica mesmo a "pêlos" de fazer a volta completa.
Entendo a teoria de onde queres chegar (e como sabes também há diferentes oleos para lubrificar partes diferentes), mas mesmo assim um AS1950 não é propriamente um mecanismo do inicio de seculo...
Essa amplitude toda não poderá ser de outro factor que não apenas o uso de um oleo moderno?
Se calhar tens é que começar a trabalhar pior, e nao limpar tão bem as coisas para deixar mais artrito
- m84Moderador
VS escreveu:Teoria para os que vão chegando a este mundo das maquinetas endiabradas
Sabiam que o tick ou o tack (tic toc, tik-tok, como queiram chamar) que ouvimos nos relógios mecânicos resultam de uma sequência de 3 sons? E que sem essa sequência de sons não existiam timegraphers?
A anatomia sonora de um tick ou tack: O primeiro som que se ouve (muito ténue) é quando a jóia de impulso bate no garfo da âncora para dar inicio a uma vibração, o segundo (mais audível que o primeiro) é quando uma pedra da âncora liberta o escape e o tercero som (o mais forte de todos) é quando a outra pedra da âncora volta a travar a roda de escape. Esta sequência é tão rápida (milésimos de segundo) que para o ouvido humano não passa de um som único (o homem é mesmo limitado nos sentidos...)
A diferença temporal entre o primeiro e o último som, juntamente com o "angle lift" (valor fornecido pelo fabricante) é que permite determinar a amplitude. Os timegraphers são maquinetas com um microfone muito sensível, o resto é software muito básico, qualquer telemóvel ou PC podem correr um timegrapher o problema é que não têm um microfone com a sensibilidade que nos é oferecida pelas máquinas dedicadas.
A fórmula para calcular a amplitude é a que se segue, qualquer miúdo da 3ª classe a consegue aplicar
AMPLITUDE = (3600 x LiftAngle) / ( (tempo entre o 1º som e o último som) x Pi x bph)
O liftAngle e as bph são fornecidos pelo fabricante do movimento, o PI é o nosso conhecido 3,14, só nos falta saber o tempo que passou entre o primeiro e o terceiro som (é aquilo que os timegraphers fazem : ouvir)
Por exemplo, para um relógio de 21600 bph com um lift Angle de 52º e com um tempo entre o primeiro e terceito som de 0,009 segundos a amplitude é:
AMPLITUDE= (3600*52)/(0,009*3,14*21600) = 306 !!! Fácil de calcular e está com uma boa amplitude...! Os timegrapheres fazem estes calculos, ou pelo menos deveriam fazer, a cada vibração.
Já agora, se um movimento for de 21600 bph ( 21600 /3600segundos = 6 vibracoes por segundo = 3Hz) equivale a ouvir 3 ticks e a 3 tocks num único segundo ( considerando um tick como um movimento no sentido horário e o tock um movimento do balanço no sentido anti-horário)
Se não perceberam nada do que escrevi, nem da importància que isto tem para o troubleshooting de relógios mecànicos....eh, pá, continuem a estudar que isto não é óbvio na primeira abordagem. Aos que começaram a ler e adormeceram no entretanto : Acordem, crlh!
Boas explicações e temas interessantes para se discutir, embora talvez seja conteudo especifico a mais para uma leitura só.
Se me permites, só umas traduções e correções nas nomenclaturas. Não é para ser pedante (também tive que as aprender!), mas já que estamos num fórum português acho que merece usarmos a nossa lingua no que conseguirmos para irmos colmatando e reduzindo as falhas linguisticas que existem nesta area
- joia/jewel = pedra ou rubi
- timegrapher = crono-comparador
- lift angle = angulo de trabalho
- garfo da âncora = forquilha (da âncora)
- pedra da âncora = palhetas (de rubi)
- jóia de impulso = cavilha do (duplo) disco
VS escreveu:Sabiam que o tick ou o tack (tic toc, tik-tok, como queiram chamar) que ouvimos nos relógios mecânicos resultam de uma sequência de 3 sons? E que sem essa sequência de sons não existiam timegraphers?
A anatomia sonora de um tick ou tack: O primeiro som que se ouve (muito ténue) é quando a jóia de impulso bate no garfo da âncora para dar inicio a uma vibração, o segundo (mais audível que o primeiro) é quando uma pedra da âncora liberta o escape e o tercero som (o mais forte de todos) é quando a outra pedra da âncora volta a travar a roda de escape. Esta sequência é tão rápida (milésimos de segundo) que para o ouvido humano não passa de um som único (o homem é mesmo limitado nos sentidos...)
Pelo que aprendi, na realidade são 5 sons/choques, mas 2 deles (1 algures entre os teus 1o/2o e outro depois do teu 3o) são menos perceptiveis que os restantes 3.
VS escreveu:Se não perceberam nada do que escrevi, nem da importància que isto tem para o troubleshooting de relógios mecànicos....eh, pá, continuem a estudar que isto não é óbvio na primeira abordagem. Aos que começaram a ler e adormeceram no entretanto : Acordem, crlh!
Quando se entra na parte teorico-tecnica, começa-se a complicar um pouco mais!
ji_heivs e moshinho gostam desta mensagem
- VS
Há uma que tenho muita curiosidade em saber o nome e que não encontro em lado nenhum: em inglês chama-se Cannon Pinnion (canhão que funciona por fricção e que ftransmite o movimento para o lado do mostrador)? Consegues perguntar isso a um dos teus contactos no meio?
Agradcecido
ji_heivs gosta desta mensagem
- m84Moderador
VS escreveu:ora @m84, com isso dos nomes é que tu estiveste bem que eu não arranjo material em português para saber o nome das peças ou a gíria relojoeira. Se souberes onde consiga arranjar o nome do material/peças em português, avisa que fico a dever-te um barril de cerveja.
Há uma que tenho muita curiosidade em saber o nome e que não encontro em lado nenhum: em inglês chama-se Cannon Pinnion (canhão que funciona por fricção e que ftransmite o movimento para o lado do mostrador)? Consegues perguntar isso a um dos teus contactos no meio?
Agradcecido
Nem de proposito, ando a arrastar com um projeto pessoal que é mesmo uma especie glossario ilustrado de um mecanismo manual simples (6497) que espero partilhar ainda este ano
Mas para te responder mais concretamente, aqui tens
ji_heivs e moshinho gostam desta mensagem
- VS
m84 e ji_heivs gostam desta mensagem
- m84Moderador
VS escreveu:@m84, fantástico! Eu compro o primeiro a ser impresso. Preciso mesmo disso. Ao menos houvesse canais de YouTube em português de Portugal com relojoeiros para um gajo aprender, mas nada, por cá é um deserto. Quero fazer vídeos e nem o nome das peças sei. Preciso disso para ontem. Avisa qdo estiver a sair.
O 'problema' é que além de haverem muitos nomes/termos que foram adaptados do frances (mais comum, acho) também há muitos termos têm nomes diferentes até consoante a regiao do país, e cada relojoeiro usa o que sabe
- VS
- ji_heivs
Existe um canal em Português do Brasil, chama-se "Manual do Relojoeiro"VS escreveu:@m84, fantástico! Eu compro o primeiro a ser impresso. Preciso mesmo disso. Ao menos houvesse canais de YouTube em português de Portugal com relojoeiros para um gajo aprender, mas nada, por cá é um deserto. Quero fazer vídeos e nem o nome das peças sei. Preciso disso para ontem. Avisa qdo estiver a sair.
Não vejo muito porque não tenho tempo, mas ele faz aquilo há anos, se bem que mais..."arcaicamente"
- Duca749
ji_heivs escreveu:Existe um canal em Português do Brasil, chama-se "Manual do Relojoeiro"
Não vejo muito porque não tenho tempo, mas ele faz aquilo há anos, se bem que mais..."arcaicamente"
@ji_heivs Português do Brasil!??, nunca achei muita piada a esta designação, pensava que Português era só um.
Mas se é um canal Brasileiro de pouco ou nada ajudará na identificação dos nome das peças em português, já que eles brasileiros, tem muitas palavras que adaptam diretamente do original e depois dão-lhe aquele toque que só eles sabem dar.
- ji_heivs
Opá é forma de dizerDuca749 escreveu:ji_heivs escreveu:Existe um canal em Português do Brasil, chama-se "Manual do Relojoeiro"
@ji_heivs Português do Brasil!??, nunca achei muita piada a esta designação, pensava que Português era só um.
Mas se é um canal Brasileiro de pouco ou nada ajudará na identificação dos nome das peças em português, já que eles brasileiros, tem muitas palavras que adaptam diretamente do original e depois dão-lhe aquele toque que só eles sabem dar.
Por acaso não sabia que iria mudar muito, pensava que era pouco...com que então, não deve ajudar tanto.
Duca749 gosta desta mensagem
- VS
- VS
Luís Lobo e ji_heivs gostam desta mensagem
- ji_heivs
Aquilo, pelo que me pareceu, é um ponto de encontro de alguns coleccionadores e pessoal que repara relógios.
- VS
- VS
A passar a maquineta no timegrapher com a "técnica do cesto", técnica desenvolvida e patenteada pelo @Filipe Cunha
- Duca749
- VS
Comprei este num lote de 4, ficaram todos por 65€, só este, mesmo com o mostrador sem estar grande espingarda, duplica o preço do custo dos 4. Bom negócio, portanto. Um dia destes vai parar ao OLX, entretanto vou usufruindo deste "despertador de cabeceira" em que o relógio a 50cm dos ouvidos consegue-se ouvir o tick-tack (isto não é hipérbole, é mesmo meio-metro!).
Mas que peça comprei! Ficou com um funcionamento excelente!
O fim-de-semana a nível de relógios está feito, já não posso ver rodas, pontes e platinas pela frente. Amanhã há mais vida, ainda tenho um Oris para meter a brilhar.
Duca749, Luís Lobo, ji_heivs e moshinho gostam desta mensagem
- VS
m84 e ji_heivs gostam desta mensagem
- ji_heivs
Qual a pilha?VS escreveu:Comprei um accutron no olx, vendido como avariado -mas o gajo dizia-me que isto era um relógio automático, por isso a credibilidade do gajo é zero, se calhar basta mudar a pilha. Mas o real problema é comprar a pilha....já fui a 5 lojas e nada! Raios parta a pilha, estou em pulgas para ver se isto funciona e está calor, ainda vou ter de encomendar uma e só daqui a semanas é que vejo se isto mexe ou não... Raios parta.
Pode ser que eu tenha uma por aqui
- VS
- VS
- ji_heivs
Essa é das mais comuns...VS escreveu:@ji_heivs é uma 344, (SR1136SW), deixa estar vou dar um salto ao Vasco da Gama e a seguir a um chinês, alguém tem de ter isto.
E tenho aqui umas por acaso, se não encontrares depois diz.
VS gosta desta mensagem
- m84Moderador
VS escreveu:O trabalho da manhã. O maior movimento de relógio de pulso que me passou pelas mãos (ETA 853), 14 linhas, faz um tick-tack que parece um despertador. Provavelmente foi concebido para ser usado em relógios de bolso. A nível de movimentos, isto é um monstro! Não sei pq, estes caunys jumbo são dos mais caros, provavelmente em 1940/1950 ninguém quereria andar com um relógio de 39mm, a produção deve ter sido baixa.
Eu acho que são mais caros exatamente pelo tamanho! Ou seja, sao relógios mais facilmente usaveis nos dias de hoje, ao inves dos mais comuns da epoca de 30-36mm.
VS gosta desta mensagem
- m84Moderador
VS escreveu:@ji_heivs é uma 344, (SR1136SW), deixa estar vou dar um salto ao Vasco da Gama e a seguir a um chinês, alguém tem de ter isto.
Vê lá se é mesmo essa a pilha. Tinha em mente que estes relógios tinham pilhas mais 'especiais' da epoca e não sei se são assim tão comuns as substitutas diretas (em dimensões e voltagem).