DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 25 Jun 2023, 21:11
@Francisco Fonseca, nos automáticos ETA's (278xx) e Seikos( gama 7xxx) são fáceis, baratos e cobrem metade do mercado vintage. Nos de corda manual e sem complicações, qualquer um!. No início evita automáticos da AS e da myota/citizen (demasiadas peças e complicação para as funcionalidades que oferecem). Para mim há os ETA e o resto (são agradáveis de desmanchar/montar e têm um performance fantástica - principalmente o 2824-2 (só tem uma daquelas molas que voam das pinças... e como máquina gimbra que é uma maravilha). Bons escavacanços.

Francisco Fonseca gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 26 Jun 2023, 11:17
VS escreveu:@Francisco Fonseca, ... e Seikos( gama 7xxx) são fáceis, baratos ...
 Com exceção dos calibres com a complicação de cronógrafo, que nesses já é preciso ter unhas e não são nada baratos!

VS e Francisco Fonseca gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 26 Jun 2023, 19:33
Estive a montar/lubrificar as peças mecânicas ao relógio eletromecânico que comprei há dias (a parte electrónica foi para o lixo) e a coisa é muito mais elaborada do que aparentava qd o desmanchei, a saber: a coisa não tem o tradiconal escape! Enquanto um relógio mecânico funciona na ordem:  (corda - energia)->engrenagens->escape->balanço, este electromecânico funciona na ordem (pilha-energia)->balanço ->engrenagens, a diferença é gigantesca!!!! É a energia libertada pelo balanço que põe a mexer as engrenagens, basicamente faz o papel de âncora virada ao contrário. Que grande volta à lógica que faz girar os relógios há centenas de anos!

Não sei se os princípios desta bizarria são os mesmos aplicados em todos os electromecânicos, não faço ideia, mas este da ESA (pertencia à ETA) funcionava mesmo assim.

Este, além de ser estranho, tem uma funcionalidade no acerto da data que nunca tinha visto: quando se roda a coroa num sentido move os dois discos, o da data e do dia, por exemplo, se marca SEX - 10, rodando a coroa num sentido passa para SAB - 11, rodando noutro sentido altera apenas o dia.... Isto não é um problema do relógio, foi implementado mesmo assim! Que bizarria, até vou dar 40 paus para substituir a peça queimada só para ver esta coisa a funcionar.

Em cada chaço que um gajo compra um gajo aprende sempre mais um bocado!

Apesar deste ser estranho e uma incrível máquina de engenharia, não bate a alucinação que foi o diapasão da bulova (esse é que é uma masterpiece de concepção e fabrico - nem sei como foi possível fabricar aquilo na altura em que foi)

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2440Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2439

m84 e JPP gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 04 Jul 2023, 15:58
Este fds, na feira da ladra, encontrei isto. 2€. Caixa e mostrador para o lixo, movimento ETA 2789 impecável. Moral da história : no meio do lixo, por vezes, encontram-se coisas boas. Se forem a uma feira para comprar material de aprendizagem ou para restauro, não "neguem à partida" um monte de relógios que aparentam ser todos de quartzo - por vezes há alguns mecânicos na água do banho. Há que procurar! É nestes "montes" que se fazem as melhores compras!

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2448Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2449

Sansoni7, JPP e milhazes gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 04 Jul 2023, 17:29
Excelente, por 2 euros! Claro, tens toda a razão! Eu costumo lá ir, mas nem tenho olhado para relógios, é mais pela memorabília!  Wink

VS gosta desta mensagem

milhazes
milhazes
Mensagens : 141
Data de inscrição : 08/03/2021
Idade : 46

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 05 Jul 2023, 15:27
VS escreveu:Este fds, na feira da ladra, encontrei isto. 2€. Caixa e mostrador para o lixo, movimento ETA 2789 impecável. Moral da história : no meio do lixo, por vezes, encontram-se coisas boas. Se forem a uma feira para comprar material de aprendizagem ou para restauro, não "neguem à partida" um monte de relógios que aparentam ser todos de quartzo - por vezes há alguns mecânicos na água do banho. Há que procurar! É nestes "montes" que se fazem as melhores compras!

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2448Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2449

a caixa está assim em mau estado?
a face (dial) vá que não vá, ainda se aproveita os marcadores de hora...
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 05 Jul 2023, 16:27
@milhazes, a caixa estava boa (já foi para o lixo), era de aço, mas já não tenho espaço para guardar coisas com baixíssima probabilidade de utilização. Se fosse redonda a coisa já era diferente, essas reutilizam-se, estas rectangulares ou quadradas precisam de vidros quadrados, só mandando fazer à medida, nao justificam o custo ou espaco de armazenamento

milhazes gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 10 Jul 2023, 21:57
Estive a mudar a pilha a mais um g-shock que chegou. Gl-151. Que aventura! Para mudar a porcaria de uma pilha há mais trabalho envolvido que chegar ao túmulo de um faraó. É preciso sacar dez parafusos, fora as tampas a bracelete tbm tem de sair, depois é conseguir que a borracha de vedação não saia do sítio!.. Mas que trabalheira! Fiz isto uma vez, não prestei grande atenção à borracha, ficou a meter água...segunda vez já ficou bom, lubrifiquei a borracha que estava a precisar, ao todo tive de apertar/desapertar 40 parafusos! Se não tiverdes material adequado não vos recomendo a simples tarefa, que é mudar uma pilha, nestas sucatas de plástico! Levai a um relojoeiro... Vade retro ó g-shock!!!!

m84 e Sansoni7 gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 11 Jul 2023, 10:12
VS escreveu:Estive a mudar a pilha a mais um g-shock que chegou. Gl-151. Que aventura! Para mudar a porcaria de uma pilha há mais trabalho envolvido que chegar ao túmulo de um faraó. É preciso sacar dez parafusos, fora as tampas a bracelete tbm tem de sair, depois é conseguir que a borracha de vedação não saia do sítio!.. Mas que trabalheira! Fiz isto uma vez, não prestei grande atenção à borracha, ficou a meter água...segunda vez já ficou bom, lubrifiquei a borracha que estava a precisar, ao todo tive de apertar/desapertar 40 parafusos! Se não tiverdes material adequado não vos recomendo a simples tarefa, que é mudar uma pilha, nestas sucatas de plástico! Levai a um relojoeiro... Vade retro ó g-shock!!!!

Bem-dita carga solar! O meu quadradinho foi comprado há 5 anos e continua com o nivel de bateria em alta. Conto com pelo menos mais uns 3 anos assim, mas quando for para mudar, vai a relojoeiro Razz

bladerunner68 e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 15 Jul 2023, 18:14
A parte mais imunda dos relógios comprados em segunda mão é a bracelete (neste caso, de metal). Não é tanto o lixo visível, é o que se mete entre os elos, é um misto de gordura corporal, suor e sujidade que criam uma mistela que me dá asco. Não consigo andar com um relógio em segunda mão com esta porcaria acumulada na bracelete (por vezes não é visível a olho nu, mas está lá!). Estive para comprar uma máquina de ultrasons, mas desde que experimentei isto, meti a ideia de lado. Limpa fornos! Isto é uma bomba! Cinco minutos com a bracelete na espuma deste produto, mexer no fim, não é preciso esfregar, passar por água...e o lixo gorduroso desaparece como por magia! (Não faço ideia se isto danifica algum tipo de aço, pela experiência que tenho, acho q já são umas dezenas lavadas desta forma, nunca estraguei nenhuma, mas não ponho as mãos no fogo por isto, principalmente se deixarem as braceletes umas horas de molho nesta coisa 5/10minutos bastam).
Este é o produto, linha branca do pingo-doce. Se calhar um de marca ainda funciona melhor...ou não....
Fica a dica.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2458

JPP gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 15 Jul 2023, 19:02
Eu nas minhas, desmonto tudo o que puder, deixo de molho numa mistura de mistolin e água e depois vai á máquina de ultrassons, por vezes 2 ou mais vezes, até a água ficar sem sujidade.

JPP e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 15 Jul 2023, 19:47
Estive a ver o que era o Mistolin, é mais ou menos igual a este, penso que este do pingo-doce deve ser equivalente ao Mistolin para churrasqueiras. Isto é mesmo muito forte, convém mexer nisto com luvas.

Duca749 e JPP gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 16 Jul 2023, 18:59
Este fds comprei esta coisa para peças. 5 euros. O nome é para rir (ri alto), Special (em inglês) de luxo (em português), categoria de relógio!..... Mais um que deve ter vindo da fábrica que montava os FESA. Ao contrário do que esperava, o movimento surpreendeu-me pela positiva, um FE 140-1B a (21600 bps) - uma qualidade idêntica a qualquer ETA 27xx, não faço ideia se a nível de robustez isto se dasfazia ao primeiro toque, mas a nível de qualidade de batida, vai lá vai.. sim senhor, só conhecia os FE 233-68/69, mas este francês, para já, é dos melhores que apanhei. A nível de acabamentos é miserável, só falta verem-se rebarbas nas platinas, mas sim, senhor. Que bela máquina em funcionamento (pelo menos em laboratório gimbra bem). Num relógio de fugir, um movimento lowcost e tão bom de funcionamento. Se tivesse o rótulo made in swiss custava 3 vezes mais. Antes da revisão estava com 200 de amplitude, ficou com 290, amanhã se tirar a medição, depois do óleo se espalhar de forma mais uniforme, deve chegar aos 310/315.

Rialto....essa marca de referência....


Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2459Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2460Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2461

JPP e Domingues gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 19 Jul 2023, 19:20
Estive a meter o mostrador e uma bracelete na preciosidade que comprei por 5 paus na ladra. Só lhe falta um vidro. Que potência!... Isto era relógio para ser oferecido ao Ming - o senhor do universo. Rialto, mais tuga que isto não há.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2462

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 19 Jul 2023, 19:29
Estava a fazer zoom sobre a foto e reparei no número 140/1 sob o Antichoc. Não estava a perceber que raio de coisa era esta, depois lembrei-me que o movimento é um FE 140-1.... Explicado! É a primeira vez que me passa pelas mãos um relógio com o calibre no mostrador. Os caunys têm o calibre na tampa, este inovaram, sempre sai mais barato imprimir que gravar em metal.
Mesmo nestes chaços sem pés nem cabeça um gajo aprende sempre alguma coisa. 👍👍Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2463

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 28 Jul 2023, 15:10
Último a chegar. O hobby não é só andar a escavacar movimentos com ferrugem,é preciso alicerçar o vicio com fundações teóricas - sejam elas técnicas ou históricas

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2470Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2469

m84 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 29 Jul 2023, 08:37
Tenho um com o mesmo nome!  :confusion-scratchhe

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Mzequi10

bladerunner68 e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 31 Jul 2023, 21:48
Este fds comprei um Yema com a fronha toda destruída, como não tinha recuperação possível, foi com a água do banho, mostrador lixado e pintado de vermelho. Apeteceu-me! A caixa é dourada, com um mostrador todo vermelho e sem índices vai ficar uma coisa para lá de freak. Oh, oh....
O vS a matar o vicio, mesmo que não saia nada de jeito..o que importa mesmo é que o balanço fique a gimbrar bem!
Aí é que está a pica: meter o movimento a funcionar como deve ser.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2475

bladerunner68, JPP e Francisco Fonseca gostam desta mensagem

bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 31 Jul 2023, 22:03
É mesmo isto que falta aí @VS... ficava uma pérola 👌

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 20230715

JPP e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 31 Jul 2023, 22:19
Se calhar até é o mesmo movimento fe 233-69-E. Mas não, a caixa não merece investimento. Agora entretenho-me, um dia que preciso de movimento idêntico sai deste. Basicamente estou a fazer a revisão a isto para ficar para peças.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 31 Jul 2023, 22:23
Parte que importa já montada e a funcionar bem, amanhã vão as peças que pouco interessam. Amanhã tb é dia, hoje já matei o vicio. Done!
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2476

m84, bladerunner68, JPP e milhazes gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 01 Ago 2023, 23:54
VS escreveu:Este fds comprei um Yema com a fronha toda destruída, como não tinha recuperação possível, foi com a água do banho, mostrador lixado e pintado de vermelho. Apeteceu-me! A caixa é dourada, com um mostrador todo vermelho e sem índices vai ficar uma coisa para lá de freak. Oh, oh....
O vS a matar o vicio, mesmo que não saia nada de jeito..o que importa mesmo é que o balanço fique a gimbrar bem!
Aí é que está a pica: meter o movimento a funcionar como deve ser.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2475

vai ser um mostrador 'stella' tipo os da rolex! Very Happy

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 20JM5771-Edit-2-1
foto: bobswatches

JPP e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 02 Ago 2023, 12:00
O meu relógio minimalista. Vermelho com dourado não me convence. Vou-lhe arranjar uma caixa de aço ou cromada, que vermelho com amarelo nem na Rolex funciona.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Img_2477

JPP gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 02 Ago 2023, 12:17
Eu não sendo fã de caixas douradas acho que fazes bem em mudar, senão tenta uma cor mais consensual, tipo prateado ou branco metalizado

bladerunner68 e VS gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 02 Ago 2023, 12:26
Está muito NICE assim também!  Thumbs Up

bladerunner68 e VS gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 25 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos