DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
Duca749
Duca749
Mensagens : 2058
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 22 Abr 2022, 10:34
Eu olho para essa imagem e só de imaginar lidar com parafusos desse tamanho até assusta, mas já tenho um zoty todo lixado para um dia ganhar coragem e aventurar-me nessa arte.

Uma pergunta @VS tens alguma ferramenta para voltar a enrolar a corda?

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 22 Abr 2022, 12:40
Não, @Duca749. Isso ainda é caro, pq são necessários vários 'enroladores' (para as diferentes cordas), e não justifica com o volume de cordas que enrolo (2 ou 3 por mês). Apesar dos 'enroladores' serem melhores, não distorcem a corda, enrolá-las à mão tem dado bons resultados. Custa no início, mas é um trabalho fácil, nada como experimentar. Fazer uma revisão e não limpar a corda é só fazer metade da revisão.

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 23 Abr 2022, 11:23
Fui à Ladra para comprar Quartz, trouxe 3 mecânicos, 1 a trabalhar, o azul, os outros não mexem. 45 paus os 3. Estava curioso com o Alpha, o do meio, é automático, qd o abri em casa reparei q não tinha rotor. Ehehhe, tb há artistas na feira da ladra, não é só no OLX. Se ficar a trabalhar compro-lhe um rotor, é q não tenho nenhum com este tipo de mostrador anos 50.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Img_2151

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 24 Abr 2022, 07:20
A bancada de um escafiador de relógios. Sete da manhã de um domingo e já pronto para a luta. Isto é o maior vício que alguma vez tive. Raios partam as maquinetas.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Img_2152

Duca749 e JPP gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 24 Abr 2022, 16:12
Vinha sem funcionar já está a bombar. Não trazia rotor, ficou a funcionar a corda manual, qd aparecer um no ebay compro-o. Comprei-o por causa do mostrador, não me arrependo, está mesmo bom. Os ponteiros estão a precisar de uma pintadela, nada q não se resolva, por hoje está feita o trabalho.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Img_2154Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Img_2155

Sansoni7, JPP e Domingues gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 25 Abr 2022, 13:40
Estou a ficar craque nisto. Consegui por a bombar os 2 q estavam avariados, e o Reusser não foi fácil recuperar o cabelo do balanço, estava num 8. Parabéns, VS, já mereces 2 litrosas.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Img_2156

Sansoni7, filipe cunha, Duca749 e JPP gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 25 Abr 2022, 16:56
Há uns dia criei um blog para complementar aquilo que coloco aqui. O número de upload de fotos em simultâneo, no fórum, é muito limitado, apenas 3, por isso criei uma conta no blogger, permite descarregar dezenas de fotos de tacada. Não se trata de nenhum blog de restauro ou coisa que o valha, apenas de desmancho e montagem de movimentos, isso do restauro é uma outra ciência à parte. É um blog para estender aquilo que vou colocando por aqui, mais nada, não pretende ter vida própria, apenas acrescentar aquilo em que o fórum é deficitário.

A última intervenção que fiz no Reusser comprado na ladra por 15 paus. Coloquei uma foto de cada peça e a posição onde é colocada no movimento. Pode ser que alguém ganhe coragem e se aventure tb no escafianço.

Bons desmanchos e montagens.

Link para o post Montagem relógio Reusser

Sansoni7, JPP e JVeiga gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2058
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 25 Abr 2022, 17:54
Muito bom "VS" melhor do que as imagens só se fizesses um vídeo da desmontagem e montagem.

JPP e VS gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 25 Abr 2022, 19:00
Excelente @VS, com uns videozinhos e já poderias abrir um canal no Youtube! 

Mas o teu blog não tem um botão para seguir, não queres acrescentar, para sabermos quando lá metes coisas?

Parabéns e obrigado pela partilha!  Thumbs Up

PS: Esse Alpha está delicioso!  Wink

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 26 Abr 2022, 19:41
O meu maior feito desde que mexo em relógios: ter endireitado e metido a bombar este cabelo. Esta é a foto de como ficou. Uma maravilha! Pena não ter tirado foto do estado em que estava (não tirei pq julguei q era irrecuperável). Não tarda viro relojoeiro (no estado em que vejo alguns movimentos de relógios q compro e nos tempos q alguns reportam... minha nossa, melhor que isso faço eu e sou amador há menos de 1 ano). Isto promete, daqui a 2/3 anos ando a afinar relógios atómicos..............ou ainda na feira da ladra a comprar relógios de 10 paus. Aposto mais na segunda hipótese.

Está a ser giro o progresso, isso é q importa.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Img_2159

Duca749, JPP e JVeiga gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2058
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 26 Abr 2022, 23:06
Maravilha @VS, estás mesmo craque!

VS gosta desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 27 Abr 2022, 07:44
Importante mesmo é fazer o que se gosta.
Parabéns!

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 27 Abr 2022, 10:35
Antes e depois, tiradas com o mesmo telemóvel e no mesmo ambiente de liz artificial. Lavado com vinagre branco 9% e diluído com água na proporção 1:1. Potência, nunca vi nada a lavar tão bem.
CUIDADO com a utilização disto em mostradores decentes, é que pode desaparecer a sujidade, a pátina, os números,as cores..... enfim, tudo! Utilizei aqui pq isto é um relógio de 15 paus, a perda era pouca.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Incoll14

Duca749, JPP e JVeiga gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 27 Abr 2022, 23:26
Temos profissional MESMO! Parabéns @VS  Thumbs Up Very Happy

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 30 Abr 2022, 11:05
Mais um de 10 paus. Feira da ladra. Está sem funcionar, vamos lá ver o que é q se consegue fazer disto.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Img_2162

JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 30 Abr 2022, 15:59
Mais um a bombar. UNITAS 6325. Já faço revisão a estes unitas de olhos fechados (já tenho 3 com este movimento). Ficou muito bom. Está como um NOS. A distância entre asas é de 16mm, não tenho bracelete para isto. Para a semana trato do animal.

Link para a Revisão do bicho

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Incoll15

JPP, JVeiga e c0mpu73r gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 01 maio 2022, 23:30
Excelente @VS! Esse é o do meu projeto Delvina! Que está ainda desmontado a aguardar melhores dias, com tempo para o assunto!  Wink
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 05 maio 2022, 14:25
Li algures que não se deve aplicar os novos e rápidos óleos sintéticos nas sucatas vintage. Vai então, comprei óleo natural, o clássico, para tornar as coisas ainda mais reais. Agora tenho de comprar mais um chaço para ver como é que se comporta com o óleo usado pelos velhos.

Já faltou mais para comprar uma cravadeira e um torno......

. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Img_2166

JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 05 maio 2022, 14:37
VS escreveu:Li algures que não se deve aplicar os novos e rápidos óleos sintéticos nas sucatas vintage. Vai então, comprei óleo natural, o clássico, para tornar as coisas ainda mais reais. Agora tenho de comprar mais um chaço para ver como é que se comporta com o óleo usado pelos velhos.

Já faltou mais para comprar uma cravadeira e um torno......

. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Img_2166

Alguma razão em particular para isso? Fiquei curioso.

Num motor de carro entende-se: maiores tolerâncias no motores antigos implica um oleo mais "grosso" senão pinga algures. Motores modernos construídos com tolerâncias minimas pedem um oleo "fino" ou então nem passa.

Nos relógios é igual?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 05 maio 2022, 14:54
@c0mpu73r, nos relógios é igual, óleo mais viscoso, menos viscoso, mais fino, mais grosso..blá blá.. pelos livros, um relógio deve levar uns 3 óleos diferentes, para as jóias, pontos de fricção corda... e por aí. Na prática, em sucatas, leva 1 ou 2 e já não é mau, na alta relojoaria onde a performance da máquina tem de ser levada ao extremo, aí sim, é preciso seguir os livros.

Segundo escrevem, as máquinas antigas eram desenhadas tendo em conta os óleos existentes, eram mais lentas, como por exemplo o balanço, meter óleos mais rápidos (os actuais) em máquinas antigas pode levar a desregulação. Hj em dia os óleos sintéticos desaparecem passado algum tempo, os naturais ficam dentro do relógio a acumular e atrair lixo. Basicamente é só vantagens com os novos, mas....(como isto é para um gajo se divertir, bora lá fazer como dizem os entendidos, é fazer-lhes a vontade...)

JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 06 maio 2022, 08:51
gajos que se levantam às 7 para endireitar cabelos. há uns tempos partia os balanços qs todos, agora virei cabeleireiro! ficou uma categoria!Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Img_7410Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Img_7411

Duca749, JPP, JVeiga e c0mpu73r gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 06 maio 2022, 10:26
a quem interesseHobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Oleos10

JPP e JVeiga gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 06 maio 2022, 12:25
VS escreveu:a quem interesseHobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Oleos10

Interessa SIM! Eu já tenho um óleo, para a primeira experiência, mas depois, está visto, precisarei da mais outros!  Wink

VS gosta desta mensagem

Miguel
Miguel
Mensagens : 138
Data de inscrição : 24/08/2018
Idade : 28
Localização : Viana do Castelo
https://mwatchcollection.now.sh

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Como funciona um relogio mecanico!

Sex 06 maio 2022, 20:14
Para quem quiser saber com detalhe como funciona um calibre mecânico, deixo aqui este link.
O site é em inglês, mas tem imensas animações 3D interativas.
Podemos ver o passo a passo de como as engrenagens e partes do relógio se relacionam entre si.

Penso que este seja a melhor thread para este conteudo.
https://ciechanow.ski/mechanical-watch/
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 06 maio 2022, 20:18
@Miguel, por acaso vi isso ontem, estava em primeiro nas trends do Hackers News. Isso está muito bom para quem queira perceber como funcionam as maquinetas.
Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 14 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos