DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+27
milhazes
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
31 participantes
Ir para baixo
Tempus fugit
Tempus fugit

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 10 Fev 2022, 13:52
JPP escreveu:@VS, não é Russo, é Indiano!  Suspect Twisted Evil  Very Happy

Olhe que não, olhe que não. Very Happy

Esta Titan não é a indiana, é uma marca espanhola que montava calibres russos da Poljot.

VS gosta desta mensagem

VS
VS

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 10 Fev 2022, 14:08
@Tempus fugit, cum catano, és uma enciclopédia a nível de marcas de relógios

Tempus fugit gosta desta mensagem

JPP
JPP

Sex 11 Fev 2022, 10:41
Tempus fugit escreveu:
JPP escreveu:@VS, não é Russo, é Indiano!  Suspect Twisted Evil  Very Happy

Olhe que não, olhe que não. Very Happy

Esta Titan não é a indiana, é uma marca espanhola que montava calibres russos da Poljot.

@Tempus fugit, caramba, deixaste-me baralhado!  :confusion-scratchhe Sempre associei a Titan à India, qualquer coisa como uma marca europeia que a dada altura terá sido comprada por alguma empresa Indiana! Agora, à Russia, é que eu não fazia nenhuma ligação! Mas pronto, o meu mito está desfeito! Tu és a nossa enciclopédia!  Thumbs Up
JPP
JPP

Sex 11 Fev 2022, 10:42
VS escreveu:@Tempus fugit, cum catano, és uma enciclopédia a nível de marcas de relógios

É mesmo, de marcas e movimentos também! E história de uns e outros Very Happy

VS gosta desta mensagem

VS
VS

Sex 11 Fev 2022, 13:23
Este mês fechei a tasca de compra de relógios, já tenho material para destruir durante umas semanas, vou desviar verbas para compra de livros sobre relógios. Se alguém conhecer bom material didáctico ou lúdico sobre as maquinetas do demónio, digam-me sff, estou interessado.

Obrigado.

c0mpu73r gosta desta mensagem

Duca749
Duca749

Sex 11 Fev 2022, 14:11
@VS usa a pesquisa, já foi abordado em alguns tópicos.

JPP e VS gostam desta mensagem

VS
VS

Sáb 12 Fev 2022, 09:13
Numa retrosaria em Lisboa. Será que tb vendem relógios?Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Img_2095
VS
VS

Sáb 12 Fev 2022, 12:31
O roamer que vinha no lote espanhol. À esquerda, a foto do gajo como estava no anúncio, à direita, como está. Era o que apresentava menor potencial e já é daqueles que mais gosto. Vinha sem funcionar, deu luta, mas está fino e preciso! Valeu a pena toda a literatura e relógios que parti. Já se vêem os primeiros sinais que a coisa valeu e vale a pena. Siiga!Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Incoll10

Duca749, JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

Duca749
Duca749

Sáb 12 Fev 2022, 12:54
Muito bem @VS está com boa cara o relógio, a bracelete já não gosto, parece de plástico.
De facto estás um craque a mexer nas máquinas, isso é uma mais valia para ti já que poupas nas revisões.

VS gosta desta mensagem

VS
VS

Sáb 12 Fev 2022, 13:25
Sim, @duca749, a pulseira é do mais rasca que há, só para veres a rasquice, comprei um relógio de quartzo por 1€ só para lhe tirar esta preciosidade. Estavam q pedir-me 2€ por pulseiras de jeito, muito caro, preferi investir investi num produto arraçado de plástico. Escorre mesmo azeite parolo, foi por isso que gostei dela. Há q quebrar regras. Mas sim, é mesmo pinderica.
VS
VS

Sáb 12 Fev 2022, 13:45
No meio da tralha que veio do espanhol vem um tissot de mulher a funcionar. Que maravilha. Vai para o eBay que vai ser um mimo.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Img_2096Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Img_2097

JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

VS
VS

Sáb 12 Fev 2022, 14:46
Dica aos aprendizes de feiticeiro : qd comprarem chaves de fenda de relojoeiro, comprem tb esta peça; serve para afiar as chaves de forma precisa. Sem esta peça é bico de obra para que fiquem iguais dos dois lados. Chaves de fenda q não estejam como devem ser dão cabo da cabeça dos parafusos, além de deslizarem mais facilmente e poderem riscar as platinas. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Img_2098

JPP, c0mpu73r e moshinho gostam desta mensagem

VS
VS

Dom 13 Fev 2022, 09:37
Nada como começar a resolver problemas às 8 da manhã de um domingo. Problema: o Cliper q comprei aos espanhóis começou a parar durante a noite e durante o dia atrasava-se 1/2 minutos (qd fiz a revisão ficou óptimo, uns dias depois andei a mexer no automático e foi a partir daí q começou a dar raia).

Problemas de corda? Magnetismo? Nãaaa... Tive de abrir e o animal, e o problema era..... o pelo de uma pestana que estava a passear entre as roldanas!!! fdp.... Isto de andar com os olhos tão em cima para o montar, pelos vistos pode gerar problemas capilares aos relógios. Durante o dia, o movimento do pulso fazia com q o pelo não se fixasse num ponto, à noite o pelo não se mexia e o relógio parava. Sempre a aprender!

Bom trabalho, VS! Já podes ir às roulottes da feira do relógio mamar uma bifana empurrada por uma sagres! Siga, bora ao pequeno almoço.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Img_3410

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP

Dom 13 Fev 2022, 12:36
VS escreveu:Dica aos aprendizes de feiticeiro : qd comprarem chaves de fenda de relojoeiro, comprem tb esta peça; serve para afiar as chaves de forma precisa. Sem esta peça é bico de obra para que fiquem iguais dos dois lados. Chaves de fenda q não estejam como devem ser dão cabo da cabeça dos parafusos, além de deslizarem mais facilmente e poderem riscar as platinas. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Img_2098

Boa dica @VS, eu agradeço! Fiz há uma semana uma encomenda de ferramentas dos EUA e achei que não precisava, pois afiei as minhas (as atuais, aguardo outras melhores) numa pedra de amolar. Até transformei uma de 2 mm em 1 mm. Pelo que achei que não precisaria dessa peça e não encomendei! Vejo agora que fiz mal, vou ter de comprar mesmo, acredito no que dizes, faz sentido!  Wink

c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

VS
VS

Ter 15 Fev 2022, 11:52
Começou a chegar o material para o VS estruturar o conhecimento adquirido a rachar relógios. Primeiro parte-se, depois lê-se a fundamentação. Está certo..... processo usado em engenharia de ponta...!?!?!?

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Img_2100

JPP, Nuno Graça, c0mpu73r e BELMONDO gostam desta mensagem

BELMONDO
BELMONDO

Ter 15 Fev 2022, 14:50
VS escreveu:Começou a chegar o material para o VS estruturar o conhecimento adquirido a rachar relógios. Primeiro parte-se, depois lê-se a fundamentação. Está certo..... processo usado em engenharia de ponta...!?!?!?

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Img_2100
Fazes-me lembrar uma frase inesquecível de um western spaghetti memorável: "first shoot then ask" Very Happy

c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

VS
VS

Ter 15 Fev 2022, 22:08
Vou mandar estampar isto numa t-shirt. É preciso vender o peixe que nos interessa. Qd virem na rua um tipo com um sistema de escape a cobrir a pança, é o VS.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Img_2102

JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

JPP
JPP

Qua 16 Fev 2022, 08:19
Depois diz se é bom e se explica bem. Eu comprei este, mas ainda não tive grande tempo para perceber se ajuda ou não, mas na Amazon tinha uma boa classificação:

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 The_wa10

VS gosta desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
https://www.shutterstreetblog.com

Qua 16 Fev 2022, 09:04
VS escreveu:Vou mandar estampar isto numa t-shirt. É preciso vender o peixe que nos interessa. Qd virem na rua um tipo com um sistema de escape a cobrir a pança, é o VS.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Img_2102

Boa ideia!

VS gosta desta mensagem

VS
VS

Qua 16 Fev 2022, 17:20
Uma de várias coisas que aprendi no livro de reparações : quando se tira a corda para limpar e olear, o diâmetro da bicha, quando está expandida, deve ser 3 vezes o diâmetro do tambor, se não o for, é pq já perdeu a elasticidade, é preciso meter outra se queremos o mesmo tempo de marcha de quando novo.

JPP gosta desta mensagem

VS
VS

Qua 16 Fev 2022, 17:22
@jpp, esse está na minha lista da Amazon. Deve vir um dia destes.

JPP gosta desta mensagem

VS
VS

Qua 16 Fev 2022, 20:29
Além do livro de reparações, tb ando a ler este. Conteúdo muito bom, graficamente e a nível de manuseio este livro é uma barbaridade, tudo errado, quem fez o grafismo disto percebe tanto da coisa como eu de lagares de azeite. Valha-nos o conteúdo, isto merecia uma edição como deve ser. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 8 Img_2104

JPP gosta desta mensagem

SquareWatch
SquareWatch

Qua 16 Fev 2022, 22:13
Também concordo.

As imagens que ilustram o livro podiam ser melhores e a maneira como o conteúdo foi organizado por vezes tornam a consulta um pouco difícil.

Mas como "em terra de cego quem tem olho é rei", um grande bem-haja ao Fernando Correia de Oliveira. Se não fosse ele não tínhamos nada em português nem sobre Portugal.

Também não nos podemos esquecer, que julgo eu, o livro é uma edição de autor. Se tivesse sido lançado por uma Bertrand ou grupo Leya o resultado certamente seria outro.

Resumindo, a culpa é dos livreiros que teimam em editar livros que não interessam a ninguém.

JPP e VS gostam desta mensagem

VS
VS

Qua 16 Fev 2022, 22:26
@SquareWatch, o que mais me incomoda é ter um formato gigante (e peso correspondente) e ter uma letra tamanho 10 ou menos. Se fosse uma Leya ou Porto Editora a pegar nisto, a obra ganhava toda uma nova dimensão. Isto é documento, vai ficar para memória futura, merecia melhor trato enquanto objecto.

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP

Qui 17 Fev 2022, 09:28
Têm razão ambos! Mas acima de tudo eu dou-me por feliz por termos essa obra! Também tenho e ando à procura do resto das obras do Fernando Correia de Oliveira! Ele será, seguramente, a nossa grande referência atual no mundo da relojoaria! Um grande bem haja e que viva muitos e bons anos, sempre a enriquecer o nosso mundo!  Very Happy

SquareWatch e VS gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos