Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia
- m84Moderador
Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia
VS gosta desta mensagem
- VS
A parte fácil dos relógios é a concepção do sistema de engrenagens, quando chegamos ao escape e balanço, ui ui ... Aquilo deve ter sido desenvolvido depois de um pacto com o diabo. Não me canso de maravilhar qd vejo um balanço a dançar ao ritmo determinado pelo sistema de escape. Um maravilha da engenharia concebida num tempo de poucos engenheiros! E como os gajos há 100 anos conseguiam fabricar peças tão precisas com as dimensões de mosquitos ainda continua a ser, para mim, um mistério dos grandes. O funcionamento da âncora em conjunto com a roda de escape é daquelas coisas que nos faz acreditar que já houve gente com um cérebro fora deste mundo.
filipe cunha, c0mpu73r e ji_heivs gostam desta mensagem
- ji_heivs
Falta-me é equipamento adequado (rodaco e um kit de reparação de relógios), mas já andei a mexer em alguns relógio que tenho.
O que faço é procurar relógios na feira da ladra (por exemplo) e se vir que tenho interesse nesse, compro.
Há quem procure no OLX, Facebook Marketplace, Ebay, etc
E sigo 2 canais muito bons de watch servicing:
Red Dead Restoration
Wristwatch Revival (este último amo porque aprendi muito com ele).
De resto, é pratica e estragar muito
Sansoni7 e VS gostam desta mensagem
- VS
Se tiveres orçamento para equipamento profissional, tens este site que tem tudo o q é preciso para escavacar movimentos: http://www.ferramentas-relojoeiros.com/ferramentas.php
Tens um site espanhol q tb dá para comprar relógios baratos : https://www.todocoleccion.net/
Bons escavacanços
Sansoni7 e ji_heivs gostam desta mensagem
- VS
Sansoni7 e bladerunner68 gostam desta mensagem
- VS
Os ponteiros estavam quase negros (oxidados), como resolvi isso: material do Lidl, os tipos têm à venda umas latas de W5 Rust Remover (parecido com o WD-40 mas q custa 4 vezes menos e faz milagres - nem é preciso esfregar). Uma lata de 300ml custa 1,59€ é comparar com uma de WD-40..
Como o comprei:
Agora:
Sansoni7, Tempus fugit, Duca749, Luís Lobo e ji_heivs gostam desta mensagem
- Tempus fugit
VS e ji_heivs gostam desta mensagem
- Duca749
ji_heivs gosta desta mensagem
- VS
Uso um pincel muito suave, primeiro lavo apenas com água, se não sair avanço para água com detergente da loiça, se mesmo assim não sair e se o relógio não tiver qq valor financeiro/sentimental, e só assim, avanço para o vinagre branco. O vinagre branco com elevada concentração é a bomba atómica das limpezas, ou limpa o sujo e apenas o sujo, ou simplesmente todas as marcações do mostrador (juntamente com a sujidade) desaparecem... Não recomendo nada a utilização em relógios decentes. Vinagre branco é só para sucatas onde não há nada a perder. mas que é eficaz isso é.
Duca749 e ji_heivs gostam desta mensagem
- ji_heivs
Website para compra de ferramentas
Boa noite,VS escreveu:@ji_heivs, para comprar ferramenta tens o aliexpress. Cuidado com os kits de ferramentas de relógio, aquelas que encontras à venda por menos de 20euros não valem nada (qd comecei tb comprei um), o metal é do mais rasca que há, não duram o esventramento de 2 relógios, o metal não é temperado aquilo dobra como papel. Compra as peças avulsas e faz tu o kit, fica mais caro mas com uma qualidade infinitamente superior.
Se tiveres orçamento para equipamento profissional, tens este site que tem tudo o q é preciso para escavacar movimentos: http://www.ferramentas-relojoeiros.com/ferramentas.php
Tens um site espanhol q tb dá para comprar relógios baratos : https://www.todocoleccion.net/
Bons escavacanços
Queria comprar umas coisas aí, mas no meu browser aparece como inseguro (onde está o link).
Posso na mesma continuar com as compras ou é melhor procurar outro site?
- VS
- ji_heivs
Desculpa, não mencionei o siteVS escreveu:Que eu tenha conhecimento quer o Aliexpress, quer o todocoleccion são seguros, já fiz dezenas de compras quer num, quer no outro e nunca tive o mínimo problema. Vê lá se estás a colocar o endereço correcto : https://www.aliexpress.com
Era acerca do ferramentas-relojoeiros
- VS
- VS
Um dica que dou a quem começa agora a escarafunchar em movimentos e precisa de material para exercer o hobby: comprem relógios com vidros partidos ou muito arranhados, são os melhores, depois desses os muito sujos! Geralmente são os que têm melhores movimentos, alguém que meteu os relógios para o lado por excesso de uso ou que não quis mandar meter um vidro novo devido ao preço. As melhores máquinas q tenho comprado, alguns nunca viram a mão de um relojoeiro, são as que se enquadram nos 2 tipos de estado referido em cima : vidro partido/danificado, imundos!
Relógios lavadinhos, com muito bom ar já passaram na mão de profissionais ou de jeitosos que tentam fazer passar o gato por lebre, geralmente vêm com problemas estruturais q custam o triplo do relógio para se porem a funcionar. Já comprei 2 desses, não custaram balúrdios mas não foram dos de 10 euros. Foi com esses q aprendi a abrir a pestana.
segue a nova peça para o VS meter as pinças. Ponteiro dos segundos caído, vidro uma lástima, óptimo! Se tivesse ido a um relojoeiro/jeitoso o ponteiro dos segundos vinha encaixado e o vidro tinha levado uma esfregadela para ficar com melhor ar para venda. Caixa de aço em relativo bom estado, deve ter um ETA 2782/3 dentro... vai dar um bom relógio! Siga a marinha, o bicho deve chegar amanhã, já tenho material para o fds.
Sansoni7, Luís Lobo e ji_heivs gostam desta mensagem
- ji_heivs
Boa sorte com esseVS escreveu:Não estou em lisboa, não posso ir à feira da ladra comprar sucata, lá mandei vir mais uma do todocolecion, ficam ao dobro do preço daquilo que pagaria em lisboa. Os portes dão cabo do negócio. Neste caso foi 50% para os carteiros..!
Um dica que dou a quem começa agora a escarafunchar em movimentos e precisa de material para exercer o hobby: comprem relógios com vidros partidos ou muito arranhados, são os melhores, depois desses os muito sujos! Geralmente são os que têm melhores movimentos, alguém que meteu os relógios para o lado por excesso de uso ou que não quis mandar meter um vidro novo devido ao preço. As melhores máquinas q tenho comprado, alguns nunca viram a mão de um relojoeiro, são as que se enquadram nos 2 tipos de estado referido em cima : vidro partido/danificado, imundos!
Relógios lavadinhos, com muito bom ar já passaram na mão de profissionais ou de jeitosos que tentam fazer passar o gato por lebre, geralmente vêm com problemas estruturais q custam o triplo do relógio para se porem a funcionar. Já comprei 2 desses, não custaram balúrdios mas não foram dos de 10 euros. Foi com esses q aprendi a abrir a pestana.
segue a nova peça para o VS meter as pinças. Ponteiro dos segundos caído, vidro uma lástima, óptimo! Se tivesse ido a um relojoeiro/jeitoso o ponteiro dos segundos vinha encaixado e o vidro tinha levado uma esfregadela para ficar com melhor ar para venda. Caixa de aço em relativo bom estado, deve ter um ETA 2782/3 dentro... vai dar um bom relógio! Siga a marinha, o bicho deve chegar amanhã, já tenho material para o fds.
E mais uma vez, obrigado pela partilha de conhecimento.
Um dia pagar-te-ei uma jola
filipe cunha e VS gostam desta mensagem
- VS
Sansoni7, filipe cunha, milhazes, c0mpu73r, ji_heivs e moshinho gostam desta mensagem
- VS
A coluna azul tem o desvio diário (Qto se atrasa/adianta relativamente ao dia anterior), na coluna a vermelho tem o desvio relativo ao valor da primeira medição (qdo comecei a medição estava adiantado 1,7s relativamente à hora do momento, no último dia estava atrasado 5s, quer dizer que se atrasou 6,7s em 7 dias)
Em média, atrasou-se menos de 1s/dia. Para uma sucata com perto de 50anos, que já foi, pelo menos, 7 vezes ao relojoeiro (a julgar pelas marcações na tampa traseira) e que tem o stud colado com shellac (ou outra cola parecida), é um resultado mto bom. Os relógios não se devem atrasar mas sim adiantar, este vai levar mais um "empurrão" na alavanca do balanço e vamos lá ver se começa a adiantar-se 1s/dia e não a atrasar-se. Os movimentos ETA são mesmo "cavalos de trabalho". Imbatíveis na relação custo/benefício.
m84 e c0mpu73r gostam desta mensagem
- m84Moderador
Essas medições são sempre na mesma posição? Pela descriçãoo de teres o pitão colado com shellac, consegues ajustar o coxo (beat error) ou sequer tens necessidade para isso?
- VS
Estás a confundir o stud com o braço onde está agarrado o stud (stud carrier), esse mexe-se bem, deu para corrigir o beat error para zero ou perto disso. O cabelo é que foi cortado e colado novamente ao stud (ferrinho metálico que está numa das extremidades do cabelo). Acho que os gajos partiam o cabelo ao tentar ajustá-lo para ficar no centro dos pinos de regulação. O cabelo fica mais curto, às vezes é preciso alterar-lhe a curvatura para não ficar colado a um dos pinos de regulação.
Em sucatas, ETA, forever!
m84 gosta desta mensagem
- VS
Segue o video do gajo que me levou a fazer o primeiro post deste tópico.
m84, Sansoni7, milhazes, c0mpu73r e ji_heivs gostam desta mensagem
- m84Moderador
VS escreveu:@m84, isto são medições a cada 24h depois de andar todo o dia com o relógio no pulso, sujeito a todos os erros posicionais, isso de andar a medir precisões com o relógio parado na mesinha de cabeceira é uma aldrabice, o mínimo dos mínimos para regular um relógio são precisas 3 posições, dial up, dial dow, coroa down, e não só uma como faz a maioria dos youtubers. E pq é que os gajos só mostram uma posição? Pq só em relógios topo de gama, e só nalguns é possível ter valores perto de zero nas 6 posições, vi isso num rolex e duvido que existam muitos mais capazes de tal feito. Nos de baixo custo, estou a falar de material vintage (40 ou mais anos) os ETA são imbatíveis, mas mesmo assim é obra conseguir um delta [variação entre o valor mais baixo e o mais alto das 6 posições] abaixo de 10 - isso não quer dizer que o relógio não ande certo, o braço tem é de se mexer para que os atrasos de algumas posições anulem os adiantamentos de outras.
Bem sei!
Por isso perguntei como fazias estas tuas medições, pois para mim este tipo de aplicações e medições via telemovel em especial numa só posição, de pouco ou nada valem.
Claro que também não sou dos que liga muito a isso, mas sem um cronocomparador para ter uma noção minimamente correta, prefiro nem saber!
- VS
Fiz-lhe a revisão, ficou com uma amplitude óptima, 290, mas não consigo regulá-lo como deve ser, os eta de 10 paus que compro estão mais precisos que este, e pq? Pq é o primeiro relógio que apanho com ETACHRON e não tenho chaves para mexer na coisa, ainda tentei com uma pinça fina, mas tá quieto, não consigo meter na perfeição o cabelo ao centro dos pinos de regulação.
Conclusão e moral da história: o VS tem de desebolsar mais de 30 paus para uma chave de fendas ridícula, fui ao Aliexpress a ver se arranjava uma barata, só há da Bergeon (quarenta e tal paus). Porca miséria! À conta destas pequenas "merdices" em que é preciso mais isto e mais aquilo, daqui a pouco tenho uma oficina de relojoaria em casa.
Aparte o pormenor do ETACHRON (que só falha por culpa minha), o ETA 2824-2 não desilude, é um maquinão. Segundo li, está a ser descontinuado de forma faseada desde (2021). Quarenta anos de produção, nada mau!!!
m84, c0mpu73r e ji_heivs gostam desta mensagem
- VS
Não conheço o tipo de lado nenhum, tão pouco sei se é de confiança ou não, mas que o gajo tem "catálogo" de ferro-velho que dá para alimentar o vício a 10 hobbystas, isso é facto.
Segue o link do indivíduo
https://www.olx.pt/ads/user/RFEi/
- VS
Consegui-o regular graças ao canal do Hamilton, mais precisamente com este vídeo : regular o etachron
https://youtu.be/ExfFlYFAffg
m84 e moshinho gostam desta mensagem
- VS
Estou a pensar comprar um timegrapher da wieshi, ando à procura de info com as diferenças entre o modelo 1000 e o 1900, até agora,a info relevante que encontrei foi:
1) o 1900 tem um diaplay a cores com o dobro de resolução do 1000
2) o 1900 tem um filtro que elimina o efeito 'flocos de neve' na leitura (elimina os pontos dispersos originados por ruído de fundo que não originados no movimento)
3) o 1900 permite interpretar o sistema co-axial da omega
4) o 1900 custa à volta de 50€ a mais q o 1000
Isto foi o que consegui recolher em fóruns dos 'gringos'. Alguém tem um um timegrapher? Alguém consegue mais info?
Já agora, alguns sites chineses vendem wieshi's que dizem ser 1900 mas vêm com o hardware do 1000, a única coisa que é 1900 é o nome na caixa.