DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+27
milhazes
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
31 participantes
Ir para baixo
VS
VS

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 27 Fev 2022, 18:37
@Paulo Rijo, é isso mesmo, partilhar, não somos profissionais, não estamos a partilhar segredos de ofício. Eu tb partilho tudo o que vou aprendendo é o caminho para aprendermos todos mais um bocado. Agora ando a aprender a mudar as molas do incabloc, é preciso tirar a peça toda, quer da platina, quer da ponte do balanço (a rodinha onde está a mola e as jóias, aquilo é uma peça única que sai se empurrada com força). Às vezes, e vais apanhar isso, as molas em formato Lyra (as dos ETA, AS,...) estão com uma perna partida ou partem-se, é preciso retirar a peça para encaixar uma nova mola. Quando souber fazer a coisa como deve ser meto aqui.

Paulo Rijo gosta desta mensagem

Duca749
Duca749

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 27 Fev 2022, 21:30
Excelente trabalho @Paulo Rijo !

JPP
JPP

Seg 28 Fev 2022, 10:47
Parabéns @Paulo Rijo, excelente!  Thumbs Up

VS
VS

Qui 03 Mar 2022, 11:37
O Rolex da altura era o sacristão, mesmo sem relógio tinha de andar certo. Um dia que apanhasse a narsa o relógio atrasava-se meio-dia. Tempos gloriosos esses, os dos relógios feitos de tripas e ossos, qd avariavam era o médico que os consertava.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Img_2117

JPP gosta desta mensagem

VS
VS

Ter 08 Mar 2022, 11:01
Passei na feira da ladra e gastei 45 paus nestas 2 sucatas, 1 Cauny Centenário e 1 Ruby Precision. É para matar o vício, há uns tempos que não faço umas operações, logo já vão ao bisturi. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Img_2118

Duca749, JPP, Nuno Graça, Paulo Rijo e c0mpu73r gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
https://www.shutterstreetblog.com

Ter 08 Mar 2022, 12:02
@VS peço desculpa pela pergunta e os moderadores podem apagar o tópico se vem a despropósito.

Já pensou (ou até o faz) vender alguns desses relógios depois de passar pelo seu "crivo"? Encontro-me no conjunto de pessoas que até começam a gostar de relógios antigos mas não se querem meter em aventuras... De resto, as peças que se encontram funcionais ou são caras (para o que são) ou com necessidade de reparação que escapa ao leigo na matéria.

Tenho um (penso que já mostrei no fórum) que foi o meu primeiro antigo, comprei-o a funcionar com apenas necessidade de regulação e... agora pára do nada. Não paguei 45€ como o VS, paguei a preço de relógio a funcionar (e efetivamente batia no ato de compra). Preferia ter gasto o mesmo valor num relógio que foi inspecionado por alguém que sabe.

JPP e VS gostam desta mensagem

Duca749
Duca749

Ter 08 Mar 2022, 12:19
c0mpu73r escreveu:
...comprei-o a funcionar com apenas necessidade de regulação e... 
 @c0mpu73r se te vais aventurar na compra de relógios antigos mecânicos, o conselho que te dou é que independentemente do que o vendedor te possa dizer sobre o relógio, se fez ou não revisão recente, tens sempre que contar com uma revisão sobre o valor da compra, porque ele pode estar a mentir ou a revisão ter sido mal feita, enfim, para te protegeres é sempre melhor fazer uma revisão ao relógio.

Eu faço sempre, e olha que já poupei uns € porque numa revisão foi detetado que o mecanismo não tinha ponta de óleo, mas trabalhava bem, agora imagina se eu o deixasse assim, passado uns anos ele parava, ia ver e tinha que trocar metade das peças.

JPP, Paulo Rijo, c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

VS
VS

Ter 08 Mar 2022, 13:08
@c0mpu73r, estes relógios antigos, apesar do que te digam, tens de fazer revisão, ninguém vende um relógio por 20€ ou menos, com revisão feita. Mais do que isso custa a revisão num relojoeiro. Foi uma das razões pq aprendi a desgraçá-los, caso contrário isto saía muito caro. Estes dois estão a funcionar mas mesmo assim têm de ser limpos. Um já está a caminho, o Cauny, logo monto-o. Um dia vendo estas sucatas a preço de custo para outros aprenderem. Depois aviso, só os compro mesmo para praticar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Img_2119

JPP, Nuno Graça, Paulo Rijo e c0mpu73r gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r

Ter 08 Mar 2022, 14:52
Deste lado só agradecemos a partilha de conselhos e de conhecimento! Obrigado!

VS gosta desta mensagem

JPP
JPP

Qua 09 Mar 2022, 10:04
Essa questão das revisões vai um bocado da escala! Eu, ao ritmo a que compro relógios, estava bem desgraçado se fosse a meter todos na revisão! Como em tudo, tenho vendedores em quem tenho plena confiança e os relógios vêm sempre impecáveis, outros que não conheço e nem ligo se eles dizem que o relógio tem ou não revisão, e ainda um outro, a quem já comprei duas dúzias de relógios, que eu até prefiro que ele não tenha mexido, pois cada vez que diz que fez revisão o relógio vem a bater mal! E quando vai para trás, ainda fica pior  (Razz há gente que não tem mesmo jeitinho nenhum)!

Eu compro, e se está a funcionar normalmente, mantenho-o debaixo de olho, usando ou não, durante umas duas semanas. E depois guardo. E tenho sempre "fora das caixas" 8 ou 10 relógios a funcionar. Sempre que um apresenta problemas, vai ao médico. E a verdade é que me tenho dado bem e nunca precisei de gastar grandes quantias em reparações. Nem em revisões.

Paulo Rijo, c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

Duca749
Duca749

Qua 09 Mar 2022, 10:30
Sem dúvida @JPP se eu tivesse um nível de aquisições como o teu provavelmente equacionaria uma outra estratégia, mas também tudo depende (e não referi isso no meu post anterior) do relógio, se estamos a falar de relógios banais e baratos até aceito que não se faça a revisão se ele estiver a funcionar, agora em peças de gama alta em que caso venha a avariar poderá haver dificuldade em arranjar peças e se houver são caras eu fazia sempre, mais vale gastar 50€ e ficar tranquilo do que no futuro ter que gastar 500€, mas isso sou eu, cada um gere a coisa á sua maneira.

JPP
JPP

Qua 09 Mar 2022, 10:44
Pois @Duca749, mas mesmo nos mais caros eu faço o mesmo! A diferença é que, nesses, temos bastante mais cuidado com a própria compra, logo a começar pela pessoa a quem compramos! E logo aí vem, muitas vezes, a garantia de ele ter sido revisto há X tempo, o que atira a nossa despesa lá pra bem longe! Mas claro que, no futuro, ter uma coleção de relógios gera bastante despesa, isso sem dúvida!  Very Happy

Duca749 gosta desta mensagem

VS
VS

Qua 09 Mar 2022, 12:51
Dica: para verificar o "estado do tempo" de vários relogios, i.é., a precisão com q estão, podem utilizar uma app para android de nome WatchCheck. Permite termos o controle de vários relogios em simultâneo sem termos necessidade de andarmos a fazer contas, além disso mantém o registo e fornece o atraso/adiantamento médio. É fácil de utilizar. Se alguém experimentar e não se entender com a coisa, apite q eu ajudo.
A título de exemplo, este são os dados do meu Cliper, anos 70, AS2066. Média de -4,5 segundos dia. Basta ir ao balanço e ajustar mais um nadinha e isto fica um quase rolex de 40 euros. No dia em q se atrasou 11 segundos estive a rachar lenha, de machado, com ele no pulso. Até se sentia o gajo a ganir, tal a violência dos impactos.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Screen24

JPP, Paulo Rijo e moshinho gostam desta mensagem

VS
VS

Qui 10 Mar 2022, 19:52
para quem quiser chafurdar/aprender em movimentos sem grandes custos, vi este anúncio no OLX, lote de movimentos (alguns são de quartz). por 35 euros parece-me barato.

https://www.olx.pt/d/anuncio/lote-de-movimentos-de-relogios-de-pulso-automaticos-mecanicos-IDH0pQj.html
VS
VS

Sex 11 Mar 2022, 12:36
Chegou a bíblia da construção de relógios, tenho aqui material para meio ano. A ver se aprendo mais sobre a física dos balanços.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Img_2123

m84, JPP, Nuno Graça e Paulo Rijo gostam desta mensagem

JPP
JPP

Sex 11 Mar 2022, 13:04
VS escreveu:para quem quiser chafurdar/aprender em movimentos sem grandes custos, vi este anúncio no OLX, lote de movimentos (alguns são de quartz). por 35 euros parece-me barato.

https://www.olx.pt/d/anuncio/lote-de-movimentos-de-relogios-de-pulso-automaticos-mecanicos-IDH0pQj.html

Já alguém lá foi e comprou!  Wink
VS
VS

Sex 11 Mar 2022, 13:32
@JPP, pois, acho que eram uns 9 ou 10 mecânicos, fora os de quartz, por 35€ sem negociar, estava a preço de bananas.
JPP
JPP

Sex 11 Mar 2022, 13:36
VS escreveu:@JPP, pois, acho que eram uns 9 ou 10 mecânicos, fora os de quartz, por 35€ sem negociar, estava a preço de bananas.

Pois, se é assim, ganha quem chega primeiro, é justo!  Very Happy
VS
VS

Sex 11 Mar 2022, 14:09
Já fazia um tempinho q não comprava nada no todocoleccion, fui lá dar uns cliques e largar uns euros em mais um setentão de aço. Comprei este Edox por 45 paus já com portes,tem um problema, a tige não segura, aparentemente é fácil de resolver, qt mais não seja compro peças (se alguma partida) aquilo é um AS18XX, há mta peça no ebay. Se eu fosse supersticioso diria q não vai ter conserto que a data no mostrador é sexta-feira 13.....
Vou criar um blogue para meter as revisões em detalhe,o fórum é mto limitado a nível de fotos, pode ser q consiga desviar alguém para o vício. Quando chegar o bicho, lá para quarta-feira, trato do animal e faço um coisa passo-a-passo a ver se arranjo companheiros de estrada na nobre arte de escafiar relógios
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Screen25

JPP gosta desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r

Sex 11 Mar 2022, 14:29
Apoio o blog!

VS gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador

Sáb 12 Mar 2022, 16:43
O livro Watchmaking do George Daniels é um must para qualquer biblioteca. Também tenho um, mas ainda não folheiei bem como deve ser.  Razz

Entretanto, lembro-me dum post onde estavas um tanto surpreso por teres um relógio com uma roda de transmissão entre a roda de coroa e roda de carga. Isso é apenas devido à arquitetura do relógio! Ou seja, pelo facto do tambor de corda estar mais longe da coroa, espaços limitados etc, tiveram que colocar outra roda para fazer chegar o movimento ao sitio certo Wink

VS escreveu:
Vou criar um blogue para meter as revisões em detalhe,o fórum é mto limitado a nível de fotos, pode ser q consiga desviar alguém para o vício.

Já agora, @VS que tipo de limitações encontras? Isto apenas para saber como podemos melhorar Thumbs Up

Obrigado e bons trabalhos por aqui apresentados!
VS
VS

Sáb 12 Mar 2022, 17:27
@m84, o livro do daniels é bíblia pq o gajo mostra o processo de construção de um relógio de uma ponta a outra com a devida explicação teórica. Obrigado por responderes à dúvida que eu tinha sobre o movimento russo, um Poljot, de um titan, que tinha mais uma roda intermédia que o normal.
A única limitação que encontro no editor do fórum é a limitação que o serviço de hospedagem de imagens impõe. Já li mais pessoas a queixarem-se. Se quiser partilhar uma revisão de fio a pavio não consigo pq o serviço limita a 3 imagens de cada vez, não sei se haverá outro serviço q permita mais. Só isso, de resto, acho que a o software em q está implementado o fórum responde bem às necessidades da comunidade.

m84 gosta desta mensagem

VS
VS

Sáb 12 Mar 2022, 18:08
A minha luta com os balanços, agora a guerra é endireitar cabelos, se fossem deste tamanho era fácil. Lá chegarei. Esta levou uma "pinçada" ficou com a volta externa fora de órbita.... Não fosse um filme arranjar o cabelo, a seguir, enfiá-lo na ponte do balanço é outro filme negro. è por isso que eu gosto de escarafunchar relógios, a uma missão impossível vem outra missão impossível, Gostava de saber a esperança de vida de um relojoeiro... cheira-me q se suicidam todos antes dos 60, e em vez de uma carta de despedida deixam um balanço empenado. Porra, para balanços é mesmo preciso ter mãozinhas. Bora lá escafiar mais um!

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Img_6610

JPP gosta desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
https://www.facebook.com/rijo70/

Dom 13 Mar 2022, 18:53
VS escreveu:Já fazia um tempinho q não comprava nada no todocoleccion, fui lá dar uns cliques e largar uns euros em mais um setentão de aço. Comprei este Edox por 45 paus já com portes,tem um problema, a tige não segura, aparentemente é fácil de resolver, qt mais não seja compro peças (se alguma partida) aquilo é um AS18XX, há mta peça no ebay. Se eu fosse supersticioso diria q não vai ter conserto que a data no mostrador é sexta-feira 13.....
Vou criar um blogue para meter as revisões em detalhe,o fórum é mto limitado a nível de fotos, pode ser q consiga desviar alguém para o vício. Quando chegar o bicho, lá para quarta-feira, trato do animal e faço um coisa passo-a-passo a ver se arranjo companheiros de estrada na nobre arte de escafiar relógios
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Screen25
Excelente ideia
Paulo Rijo
Paulo Rijo
https://www.facebook.com/rijo70/

Dom 13 Mar 2022, 19:04
Boas , hoje venho apresentar a minha ultima intervenção, não estáva esteticamente degradado por fora, tirando os ponteiros , que não fiz nada, pois não tenho tinta "super luminova" para os restaurar . Não estáva a funcionar , e interiormente estáva pior do que pensava, mas felizmente no final não estáva assim tão mal , o que foi possivel voltar a fazer com que mexesse , tinha umas ferrugens que com um pincel que parece "pallha de aço" consegui remover e depois com lixa 1000 a peça ficou outra vez apresentável.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Img_2242Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 11 Img_2243

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos