Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia
Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia
m84, JPP, milhazes, VS e moshinho gostam desta mensagem
- VS
O método que eu uso para remover a ferrugem é meter as peças numa chávena com vinagre e deixo "marinar" de um dia para o outro, o método dos pincéis com "pelos" metálicos tem a vantagem de serem mais rápidos na aplicação.
Bem , existe ainda outro que é de fibra branco e mais macio, sim este para a ferrugem especifica é bom, mas ainda não me deparei com por exemplo peças internas , uma terceira ou quarta roda, que talvez tenha de ser mais meigo, pois estas podem danificar-se ou então não funcionarem correctamente. Coloquei no liquido que foi Mistolin, ( por favor não me batam) mas depois de retirar esta ferrugem , passei duas vezes em Benzina e alcool isopropílico, e ficou impecável, só com uma pequena mancha estética.VS escreveu:@Paulo Rijo, já tinha visto esses pincéis removedores de ferrugem no AliExpress, achei-os foi caros, recomendas? Não estragam nada à volta?
O método que eu uso para remover a ferrugem é meter as peças numa chávena com vinagre e deixo "marinar" de um dia para o outro, o método dos pincéis com "pelos" metálicos tem a vantagem de serem mais rápidos na aplicação.
Este pincel , foi baratissimo no Ebay, veio com mais duas ferramentas . É bom, mas penso que talvez possa haver algo melhor, mas como hobby ainda andamos a descobrir, a ferrugem é complicada no mecanismo, felizmente aqui ainda muito superficial.
JPP e VS gostam desta mensagem
- m84Moderador
VS escreveu:
A única limitação que encontro no editor do fórum é a limitação que o serviço de hospedagem de imagens impõe. Já li mais pessoas a queixarem-se. Se quiser partilhar uma revisão de fio a pavio não consigo pq o serviço limita a 3 imagens de cada vez, não sei se haverá outro serviço q permita mais.
@VS Infelizmente não temos maneira de melhorar diretamente a integração desse serviço em especifico. Aliás, por isso é que sugerimos fazer a coisa de outra forma: hospedar externamente e linkar no tópico. Vê aqui este topico: https://dezdez.forumeiros.com/t22-como-inserir-imagens-no-forum que explica melhor, usando um serviço que recomendamos, o https://postimages.org/
- VS
c0mpu73r gosta desta mensagem
- VS
m84 e c0mpu73r gostam desta mensagem
- JPP
Esses pinceis parecem-me um bocado fraquinhos, mandei vir do Esslinger, mas ainda não usei, depois hei-de abrir um tópico com o material que já recebi!
VS gosta desta mensagem
Obrigado .JPP escreveu:Excelente trabalho @Paulo Rijo! Ficou bonito!
Esses pinceis parecem-me um bocado fraquinhos, mandei vir do Esslinger, mas ainda não usei, depois hei-de abrir um tópico com o material que já recebi!
Bem , para primeira impressão , gostei do pincel, mas para algo sensivel que mexa directamente como mecanismo, como uma roda dentada , é seguir o conselho do @VS , pois assim dissolve sem estar a tirar um microlésimo da estrutura do metal que pode alterar o funcionamento.
- VS
Amanhã faço a montagem do animal.
m84 e JPP gostam desta mensagem
- m84Moderador
VS escreveu:Há uns relojoeiros que são mesmo aldrabões, acabei de desmontar e lavar um relógio (Edox Acapulco 202) e nitidamente há secções que nunca foram mexidas, apesar do relógio já ter umas 5 revisões (pelas marcações na tampa) nem sombra de ter visto um pincel ou uma chave de fendas. Anda tudo ao mesmo, ganhar dinheiro de forma rápida e com pouco trabalho. O relógio fica a trabalhar e o freguês como não percebe nada da poda vai contente para casa, dali a 2 anos volta ao relojoeiro com outros sintomas, e como o espaço de tempo foi ainda bastante o cliente não imputa o problema ao artista, mas sim à marca. Obviamente o relojoeiro concorda e oferece-se para lhe vender um novo.... enfim, este era espanhol, mas por cá devem ser iguais.
Mas olha que um bom relojoeiro não deve deixar marcas de ferramentas etc no relógio! É entrar, pôr tudo em ordem e sair sem que se note a sua presença a nao ser pelo bom funcionamento do relógio
JPP e Paulo Rijo gostam desta mensagem
- VS
m84 gosta desta mensagem
- m84Moderador
VS escreveu:@m84, pois, por isso mesmo é q dá para ver q não foram mexidas, uns parafusos com as cabeças todas esfaceladas e outros com as cabeças mais virgens que a santíssima.
Também pode acontecer
Por acaso tenho um relógio que só reparei há pouco tempo que falta um parafuso numa ponte. Quando for a revisão, lá vai ter que levar um nao sei de onde...
VS gosta desta mensagem
- VS
m84 e JPP gostam desta mensagem
- m84Moderador
Pinças de latão por exemplo, já ajudam.
Aqui uma breve intro no assunto:
https://blog.esslinger.com/guide-to-watchmakers-tweezers/?_ga=2.38498787.1319134847.1543250150-1798044534.1526326902
VS gosta desta mensagem
Bolas , que se passou aí?VS escreveu:@m84, Vê lá este serviço de relojoeiro, é do relógio espanhol. À vista desarmada (como o movimento é pequeno) até está com bom ar, põe-se a foto na escala 1:1 e está este belo serviço, o gajo para fixar a ponte do automático usa a ponta das pinças para a segurar. Obviamente tinha de utilizar um material mais mole que o latão, por exemplo madeira. E a cabeça dos parafusos tb estão jeitosos.
Eu como curioso e admito, ainda de baixo nivel, nunca deixei o mecanismo nesse estado, não existe sequer "amor" nos gestos, isso tambem se reflete num trabalho
m84, JPP e VS gostam desta mensagem
- VS
Como se desenrola a corda sem que a gaja dispare para o tecto. É assim que o VS faz, pinça dentro do tambor e rodar no sentido em que a corda se desenrola. Não há que ter medo!
JPP, Paulo Rijo, c0mpu73r e moshinho gostam desta mensagem
- VS
JPP, thomasferreira98 e moshinho gostam desta mensagem
- VS
Antes
Já Lavado
Final
O Mostrador está todo F#$%"$ mas passa...
JPP e moshinho gostam desta mensagem
- JPP
E estás um verdadeiro artista! No bom sentido, claro! Não sei qual é a tua profissão, mas, pelo que sei, a relojoaria está a precisar bastante de quem repare e restaure relógios velhos e antigos, pois os poucos que há só trabalham para as marcas e nunca têm tempo para mais nada! Podes ganhar dinheiro com isso!
VS gosta desta mensagem
- VS
- JPP
- JPP
VS escreveu:@JPP, na semana passada e hoje fui ao homem dos vidros, tiges e cordas, o da Baixa, e está aberto. Fica a nota.
@VS, fui lá ontem! O homem é o Sr. Crisóstomo! E encontrei lá uma pessoa conhecida que também é cliente e estivemos na conversa. Quando lhe disse que o vidro era para um projeto, ele referiu que tinha lá ido de manhã um rapaz, já habitual, que também aprendeu a mexer em relógios há pouco e que já é sempre a aviar! Eu respondi que conhecia, mas que não sabia o nome, só as iniciais VS Bom, e também lhe disse que esse rapaz já ia muito à minha frente nesta arte!
Na próxima podemos marcar hora e bebemos uma cerveja na esplanada em baixo ... (que costuma estar sempre cheia de estrangeiras engraçadas! ) Aliás, aquilo seria um ponto giro para a malta aqui do Fórum se encontrar!
Paulo Rijo e VS gostam desta mensagem
- VS
ir para Proença a Nova, o que é um pena, o gajo é o único em Lisboa que faz aquilo.
JPP gosta desta mensagem
- VS
JPP gosta desta mensagem
- VS
moshinho gosta desta mensagem