DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+27
milhazes
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
31 participantes
Ir para baixo
m84
m84
Moderador

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 06 Fev 2023, 13:47
Se não estou em erro já usei uma Weishi 1000, mas a comprar - pela diferença de preço - talvez iria para a 1900 já que aparenta ser melhor (mesmo reconhecendo que provavelmente as melhorias serão um pouco insignificantes para amadores).

Agora isso de poderes encomendar uma 1900 e receberes uma 1000 é que é mais complicado!

VS gosta desta mensagem

VS
VS

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 09 Fev 2023, 13:30
Há uns dias comprei no OlX um lote de 4 seikos com cara em de ex-combatentes no Camboja. Passei tempo de qualidade e recuperei 2 deles, nada mau, um 7005 e um 7S26. Além disso fiquei com 2 para peças.

Como os comprei
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2291

Os 2 recuperados

Ao azul, 7005-8190, de 1973 (faz 50 anos em novembro) decidi não meter o pseudo-bezel, que aquilo nem roda, é para ser colado. Pelo que vejo na net, quem tem um destes, qs toda a gente faz o mesmo. Se fizesse colecção colava a coisa, assim, fica como está, acentua o lado UFO.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2292

Já não me lembrava de fazer a revisão a um 7s26, é bem mais exigente que os 7005, 7009.. as molas diashock e as duas usadas nas engrenagens são um pincel (falta de experiência com estas bichas)

m84, Sansoni7, filipe cunha, Duca749, milhazes, c0mpu73r, ji_heivs e moshinho gostam desta mensagem

VS
VS

Sex 10 Fev 2023, 18:15
Os seiko vintage, antes do 7s26, são muito fáceis de desmanchar/montar/meter a funcionar, no entanto, para ficarem a funcionar como deve ser é um bico de obra. O último 7005 a que fiz a revisão, o relógio que ando hoje, tive de lhe fazer a revisão 3 vezes. Da primeira vez ficou com uma amplitude de 220, achei pouco, volta a refazer, desmanchar, lavar, olear.....troquei-lhe a corda, ficou pior, amplitude de 168, mais uma vez a lavar, etc etc.., voltei a meter a corda inicial, oleei bem a roda de escape e a amplitude chegou aos 275!!! Isto é tudo muito bonito mas se fosse relojeiro e quisesse ganhar para o arroz bem tinha de ficar com os resultados da primeira revisão.

Já agora, para referência de amplitudes, cada relógio é um relógio, uso o site do watchguy, o tipo tem lá mais de 3000 revisões, é procurar o modelo e ver quais os valores que o gajo atingiu.

Link : https://watchguy.co.uk/cgi-bin/library

m84 e moshinho gostam desta mensagem

VS
VS

Sáb 18 Fev 2023, 11:36
Fui à feira da ladra comprar material para os meus escavacanços, pensei que estava a comprar material ao nível de um Fesa ou Elleta, a julgar pelo preço (25 paus), saiu-me um ETA 2784 (a 28800)!!!! Há dias com sorte.
Já tenho entretenimento para o fds. O tipo estava a funcionar, mas a vontade de escavacar é maior do que eu, já está em peças para o tratamento. (Tem uma esfoladela por cima do dia, de resto.... maravilha!)

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2300Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2298Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2299

Última edição por VS em Sáb 18 Fev 2023, 15:11, editado 1 vez(es)

Sansoni7 e moshinho gostam desta mensagem

VS
VS

Sáb 18 Fev 2023, 13:56
Animal lavadinho. Pronto para ir à pinça! Amanhã tb é dia. Estou craque em EtA's, já lhe conheço cada esquina e cada parafuso. Estas máquinas são maravilhosas.

Este tem uma ponte, a do automático, que era de um ETA 'branco'. Nada que não se resolva para manter a genuinidade visual da peça.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2301

filipe cunha e moshinho gostam desta mensagem

filipe cunha
filipe cunha

Sáb 18 Fev 2023, 20:27
Esse 28800 deve ter um toque bem acelerado Very Happy , deve ficar engraçado Thumbs Up

VS gosta desta mensagem

VS
VS

Sáb 18 Fev 2023, 21:04
@filipe cunha, é a velocidade ideal para a relação precisão/desgaste do material. Tenho um Zodiac a 36000, mas é demasiado alto o beat, o material tem sinais visíveis de desgaste à conta da velocidade (junto à âncora).

Mas sim, dá gosto ver o balanço dançar cheio de speed.

filipe cunha gosta desta mensagem

VS
VS

Ter 21 Fev 2023, 13:42
Comprei este chaço, do pior movimento que já encontrei nos Seiko 5 (talvez por isso só tenha durado meia-dúzia de anos de fabrico), mas mesmo sabendo que é mau, achei-o bonito, isto para dizer que o comprei pela mostrador e bracelete.... Deve chegar sexta, já que interior não vale um estouro, vou-me esmerar no alindamento do bicho, vai levar um polimento até se ver o osso, vai fazer inveja os Mumbai Special... (A seguir vou metê-lo à venda,  os adoradores de parachoques esmaltados vão sentir uma atracção magnética pelo brilho que este animal vai libertar....).

Esperem para ver, vou meter a carne toda no assador para por este menino com o brilho mais azeiteiro de toda a história da relojoaria...). Chegue ele!
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2307Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2306

moshinho gosta desta mensagem

VS
VS

Qua 01 Mar 2023, 18:32
Hj as 7 e qualquer coisa da matina já tinha desmanchado e lavado o relógio com q andei todo o dia. Se isto não é de alguém que anda possuído pelo espírito das rodas dentadas e dos balanços empenados. Valha-me Deus, ao que cheguei........!!! Como as coisas vão, lá pró ano já devo ter um torno de relojoeiro instalado no quarto de dormir.....

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2312

Sansoni7, filipe cunha, ji_heivs e moshinho gostam desta mensagem

ji_heivs
ji_heivs

Qua 01 Mar 2023, 18:47
VS escreveu:Hj as 7 e qualquer coisa da matina já tinha desmanchado e lavado o relógio com q andei todo o dia. Se isto não é de alguém que anda possuído pelo espírito das rodas dentadas e dos balanços empenados. Valha-me Deus, ao que cheguei........!!! Como as coisas vão, lá pró ano já devo ter um torno de relojoeiro instalado no quarto de dormir.....

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2312
Isso é que é dedicação!

Última edição por ji_heivs em Qua 01 Mar 2023, 18:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : "édedicação" -> "é dedicação")

VS gosta desta mensagem

VS
VS

Sáb 04 Mar 2023, 12:01
Fui à feira da ladra, trouxe mais material para escavacar. Desta vez veio uma freakalhada, penso que tuga, de marca Utina. Apesar do movimento não ser grande espingarda (FE 269) e a caixa ser de latão,  o relógio está bem acabado, não é normal neste tipo de máquinas. Já está todo desmanchado, o VS já tem entretenimento para a tarde.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2317
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2319Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2318

ji_heivs e moshinho gostam desta mensagem

ji_heivs
ji_heivs

Sáb 04 Mar 2023, 12:30
VS escreveu:Fui à feira da ladra, trouxe mais material para escavacar. Desta vez veio uma freakalhada, penso que tuga, de marca Utina. Apesar do movimento não ser grande espingarda (FE 269) e a caixa ser de latão,  o relógio está bem acabado, não é normal neste tipo de máquinas. Já está todo desmanchado, o VS já tem entretenimento para a tarde.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2317
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2319Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2318
Já estava à espera de uma publicação tua   Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 1f602  Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 1f602 
Hoje também fui à Feira da Ladra, se calhar até nos encontrámos!
Tu quando vais à feira, já sabes em bancadas tens de ir? Ou é conforne o dia?
Desejo boas reparações e boa sorte!

VS gosta desta mensagem

VS
VS

Sáb 04 Mar 2023, 12:45
Compro onde calha, mas as melhores compras não são a quem vende relógios, são a quem vende tralha e por acaso vai um ou dois relógios no meio da tenda. Há lá 2 ou 3 gajos que vendem maioritariamente relógios e canetas, mas nesses não compensa.

ji_heivs gosta desta mensagem

ji_heivs
ji_heivs

Sáb 04 Mar 2023, 12:51
VS escreveu:Compro onde calha, mas as melhores compras não são a quem vende relógios, são a quem vende tralha e por acaso vai um ou dois relógios no meio da tenda. Há lá 2 ou 3 gajos que vendem maioritariamente relógios e canetas, mas nesses não compensa.
Tenho de ver isso então...
Hoje comprei 4 relógios, total de 45€...não sei se foi boa compra ou má, mas é para reparar, vamos ver no que dá. Depois eu mando fotografias.
Obrigado pela ajuda

VS e Mabeco gostam desta mensagem

Duca749
Duca749

Seg 06 Mar 2023, 11:09
Das poucas vezes que fui a esse tipo de locais também fiquei com a impressão que os relógios mais baratos são dos que vendem de tudo, mas também as melhores peças, aquelas que realmente podem interessar estão nas bancas dos que só vendem relógios.
Ah, e também temos que ir cedo!

VS, Mabeco e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS

Sáb 11 Mar 2023, 08:18
Hj no público. Qd me meti nisto não calculava que o meu destino seria o de salvar as democracias ocidentais. Hobbystas e relojoeiros encartados, juntai as vossas pinças, lubrificai as vossas cordas e todos para a rua.....para salvar o mundo!!!!!!
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2326

VS
VS

Sex 17 Mar 2023, 20:20
Acabei de ganhar mais um chaço num leilão (está sem funcionar), em princípio vai ser este o primeiro com o qual vou fazer um vídeo de revisão. Chegue o gajo e a lente para o telemóvel.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2331

ji_heivs
ji_heivs

Sex 17 Mar 2023, 20:32
VS escreveu:Acabei de ganhar mais um chaço num leilão (está sem funcionar), em princípio vai ser este o primeiro com o qual vou fazer um vídeo de revisão. Chegue o gajo e a lente para o telemóvel.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2331
Boa, muito bem!
Já deves saber, mas digo na mesma: Não tentes que tudo seja perfeito, porque nunca será. O importante é ir aprendendo. E boa sorte!
E quando sair o vídeo avisa a malta  Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 1f609

VS gosta desta mensagem

VS
VS

Sáb 25 Mar 2023, 12:55
Como vinha o tambor da corda do último que comprei (seiko 7005-8030): 7 dentes consecutivos que já tinham tido melhor vida... O relógio funciona, mas é uma bomba pronta a rebentar a qq momento, qd rebenta parte jóias e desgraça os dentes da toda central. Teve de ser substituída, felizmente é material q abunda, a série 7xxx tem muitas peças compatíveis entre si, 7002, 7005, 7006, 7009,.... Se querem passar tempo com isto dos relógios, comprem sucata seiko sempre que a virem, máquinas sem mostrador, sem ponteiros, todas escafiadas mas têm sempre peças boas para reparação. Sempre que vejo um seiko (ou restos de um seiko) abaixo de 10€, sou comprador. A história que os Seikos são máquinas de guerra tem mais de mito que de aderência à realidade. É raro o seiko que compro em que não venha com uma ou mais peça, do movimento, pronta para ir para o lixo. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2351

Duca749, ji_heivs e moshinho gostam desta mensagem

VS
VS

Sáb 25 Mar 2023, 20:51
Revisão a um relógio à seria. Um regalo à vista ver um relógio de 1941 a bombar desta forma. 300° de amplitude depois de oleado, daqui a 1 semana deve estar nos 320°. O que é bom, é bom, o resto são sucatas para entreter a maioria de nós que somos uns pelintras.

Omega 33.3 Chrono

https://youtu.be/gpHWvfvuYYA

VS
VS

Ter 28 Mar 2023, 11:50
Último investimento no vício (há quem lhe chame passatempo) de quebrar jóias e balanços. Para relógios vintage, máquinas da mesma altura. Uma Favorite que vale um rim. É para lhe dar uso, não é para decorar. Tiro-lhe a ferrugem e fica um mimo.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2353

ji_heivs e moshinho gostam desta mensagem

ji_heivs
ji_heivs

Ter 28 Mar 2023, 11:58
VS escreveu:Último investimento no vício (há quem lhe chame passatempo) de quebrar jóias e balanços. Para relógios vintage, máquinas da mesma altura. Uma Favorite que vale um rim. É para lhe dar uso, não é para decorar. Tiro-lhe a ferrugem e fica um mimo.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 21 Img_2353
Muito bom, boa sorte com isso!
E vídeo no YouTube, quando teremos?
VS
VS

Ter 28 Mar 2023, 13:01
@ji_heivs, já fiz a revisão e o vídeo, mas depois de filmado e visto, não gostei nada da qualidade, o registo visual ficou medíocre/mto mau, agora só qd tiver um novo relógio e tiver uma ferramenta que grave decentemente com um zoom óptico, com zoom digital é para esquecer, sai uma porcaria.

Duca749
Duca749

Ter 28 Mar 2023, 14:09
Esses instrumentos servem para quê?

VS
VS

Ter 28 Mar 2023, 14:27
@Duca749, tanta coisa... a maquineta tem formato de máquina de cerveja, com jeitinho ainda tira finos (isso é que era!)...
Uma das funções principais é poder retirar e substituir jóias partidas, mas isto dá para realizar dezenas de tarefas, encaixar cabelos nos balanços, apertar buracos com folga, endireitar chapa das caixas, e por aí fora, é uma ferramenta imprescindível a qq "artista" que queira mexer em relógios.

Duca749 e ji_heivs gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos