DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Mostrador 24h Empty Mostrador 24h

Qua 21 Dez 2022, 17:14
Preâmbulo: se já existir um tópico semelhante por favor indiquem e o moderador que apague este. Obrigado.

Boas,

Envolvi-me numa típica picardia de heróis do teclado por causa da função de um sub-mostrador de 24h. Ou seja, aquele mostrador onde o ponteiro dá uma volta a cada 24h, está ligado ao ponteiro das horas e não permite fazer ajuste:

Mostrador 24h Image-10

De um lado do "ringue", tenho a opinião que aquele mostrador só serve para apontamento estético, quase comparável a um submostrador com um ponteiro falso, já que a sua função é manter a simetria. Uma outra diz que é típico dos relógios baratos e/ou de quartzo já que foi retirado (ou não foi implementado) o mecanismo adicional que permite ajustar aquele ponteiro para uma hora diferente (função GMT), pelo que é simplesmente inútil.

A meu ver, já vi este tipo de mostrador em relógios de alta relojoaria. Uns modelos usam-no para mostrar o dia/noite (o célebre Orient Day-Night), outros na disposição da imagem de exemplo para mostrar as horas no formato europeu de 24h. Acho que esta complicação tem a sua história e merece exposição, nomeadamente nos relógios mecânicos onde podemos ajustar a hora sabendo se vamos mudar ou não a data. Aliás, ganhei o hábito de parar o ajuste dos relógios na data anterior e rodar as horas até mudar o dia, garantindo que estava no período AM/PM correto. Com esta complicação já não seria necessário isso, daí a sua inclusão certo?

Obviamente que num relógio de quartzo, com ajustes que se conta com os dedos ao longo de anos, a "funcionalidade" é menos relevante, mas destratar o que será uma das primeiras complicações de um relógio?

Alguém conhece a história por detrás destes indicadores de 24h não-GMT?
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Qua 21 Dez 2022, 21:22
Para mim essa complicação é inútil e serve apenas para preencher o mostrador e dar a entender que o relógio é melhor do que na realidade é.
Quem é que no seu perfeito juízo precisa de olhar para o indicar das 24h para saber se a hora marcada no mostrador é AM ou PM?
Esse a par do indicador de dia/noite são apenas para encher o olho.

c0mpu73r e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Qua 21 Dez 2022, 23:11
A indústria dos contadores de horas sofre dos mesmos males de todas as outras : a maldita necessidade de facturar para continuar a existir. De vez em quando precisa de encher chouriços com ar para dar volume aos salpicões. As complicações são um cancro em qq relógio, quer ao nível da complexidade introduzida no movimento (problema para o relojoeiro), quer no acréscimo de avarias que traz (problema do cliente q tem de pagar o conserto) - problemas em complicações corriqueiras, tipo data/dia são mato. Por mim, os relógios só informavam as horas e tinham 3 ponteiros, horas, minutos e um dos segundos em subdial - aumenta a legibilidade e torna mais limpo o desenho dos movimentos.

Neste caso parece-me nitidamente um esquema para equilíbrio visual, encher chouriços para o cliente sentir q compra um relógio que tira imperiais; para uma função PM/AM não é necessário introduzir um subdial, mato menos dessa dimensão. Mas.... é como tudo na vida, quem compra cronógrafos mecânicos quantas vezes usou a função para medir o quer que seja?

Os tipos que fabricam relógios só albardam a besta ao gosto do freguês. E q assim continuem.... desde que não façam relógios de plástico.., até podem introduzir uma complicação que nos diga qts dias faltam para as férias de verão..

Resumindo : eu não comprava um relógio com esse desenho de dials/complicações





c0mpu73r gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Qui 22 Dez 2022, 01:01
Duca749 escreveu:Para mim essa complicação é inútil e serve apenas para preencher o mostrador e dar a entender que o relógio é melhor do que na realidade é.
Quem é que no seu perfeito juízo precisa de olhar para o indicar das 24h para saber se a hora marcada no mostrador é AM ou PM?
Esse a par do indicador de dia/noite são apenas para encher o olho.

Vou só deixar aqui uns links para animar a discussão pirat

https://pt.wikipedia.org/wiki/Noite_polar

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sol_da_meia-noite

https://pt.wikipedia.org/wiki/Espeleologia

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/23-dez-2018/unica-mulher-no-submarino-deito-me-vestida-tiro-a-roupa-no-beliche-10356604.html

c0mpu73r e Mabeco gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Qui 22 Dez 2022, 09:06
@m84, isso é tudo muito bonito mas convenhamos, mesmo nessas zonas a não ser que andes sempre pedrado ou de bebedeira em bebedeira, sabes bem se é de manhã ou de tarde, qualquer pessoa com uma vida "normal" sabe isso!

Mas o @VS tocou num ponto interessante, eu realmente desde sempre senti um gosto especial por cronógrafos, tenho alguns e não me lembro de ter usado essa complicação com a necessidade de medir o que quer que seja, mas para mim sabendo que o relógio tem essa função dá-me um gosto especial, agora a das 24h ...

c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Qui 22 Dez 2022, 09:41
Bem, assumi que aquela função em particular teria algum interesse do ponto de vista da história da relojoaria, mas assim sendo é apenas um ornamento.

Tenho dois relógios com essa complicação. Efetivamente o seu uso é quando mudo a data, de resto.. Já agora, o pessoal dos quartzo digitais, usam em formato 12 ou 24h? E quando alguém pergunta as horas, respondem de que forma?

Ainda sobre o infame mostrador de 24h, seguem infra alguns exemplos de marcas relevantes que incorporaram essa complicação:

Mostrador 24h LEMANIA_5100_1

Mostrador 24h 25930557-we4ihdg4f9ehh2qhvwi8k1zv-ExtraLarge

Entre outras..
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Qui 22 Dez 2022, 09:43
Um relógio q usa uma janela dentro do subdial GMT para indicar PM/AM, a marcação preta às 9horas dentro do subdial indica PM, se for AM muda para outra cor. Não é preciso um subdial de 24horas para nos informar disso, há formas mais simples e visualmente menos intrusivas de implementar a complicação. Se este relógio não fosse GMT, sem necessidade do subdial, essa complicação poderia ser usada na mesma e tornaria o mostrador bem mais limpo. Se é útil? Para nós que vivemos perto do equador, em terra firme e temos os ritmos circadianos regulados...hummm... Haverá sempre alguém desregulado, mas.......... não me parece q os relojoeiros desenhem essa função para esse nicho de mercado, o mercado dos necessitados de AM/PM. Continuo na minha, esses mostradores são verbos de encher.

Mostrador 24h Oris-w10

c0mpu73r gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Qui 22 Dez 2022, 20:50
Acho que temos que dividir um pouco as aguas: uma coisa é um mostrador ou indicação de 24hr, outra é uma função GMT/dual-time. Embora possam partilhar algumas caracteristicas, são coisas distintas! Digo porque parece-me que os termos têm sido trocados em diversas contribuições.

Duca749 escreveu:@m84, isso é tudo muito bonito mas convenhamos, mesmo nessas zonas a não ser que andes sempre pedrado ou de bebedeira em bebedeira, sabes bem se é de manhã ou de tarde, qualquer pessoa com uma vida "normal" sabe isso!

@Duca749, tu perguntaste "Quem é que no seu perfeito juízo precisa de olhar para o indicar das 24h para saber se a hora marcada no mostrador é AM ou PM?" e eu dei umas sugestões de situações, muito reais, onde isso pode ser uma necessidade, sem se estar bêbâdo ou pedrado! Wink

Qualquer pessoa que passe algum tempo numa situação onde não haja uma clara noção de dia/noite por qualquer razão — viva num sitio onde aconteçam os fenomenos de noite solar/sol meia noite, marinheiros de submarinos, ou exploradores de caves etc, que possam permanecer por longos tempos/dias sem ir à superficie — pode dar jeito ter uma complicação/indicação destas, pois passado um tempo perdem a noção das horas. A titulo de exemplo, num outro artigo que li sobre a vida a bordo um submarino, um marinheiro disse algo como: "sabemos que horas são pelo tipo de comida que comemos. Se for panquecas sabemos que é manhã,  e se forem restos etc, é meia noite." Razz

Aliás, o Explorer II (ref 1655) foi desenvolvido para espeleólogos: um relógio com ponteiro extra ligado às horas (não ajustável) mas que alinha com uma luneta nao rotativa de 24h.

Mostrador 24h 1979-Rolex-Explorer-II-1655-with-Mark-IV-Dial.jpg?ixlib=js-v3.1

Os relógios deste tipo não são chamados de 'tool watches' por nada! Foram relógios criados na altura com um proposito/necessidade muito especifico e, neste caso, é verosimil que hajam mais outras razões/necessidades para haver uma complicação destas num relógio. Acho.

VS escreveu:ão é preciso um subdial de 24horas para nos informar disso, há formas mais simples e visualmente menos intrusivas de implementar a complicação.

@VS Nem precisamos de ir tão longe! Se tu gostas de coisas simples, tens sempre a opção de ter um mecanismo e mostrador de 24h, onde o ponteiro das horas dá 1 volta por dia:
Mostrador 24h 800px-Raketa-24h-ghiera-ore

Ou ainda mais simples, apenas as marcações das 24hr no mostrador:
Mostrador 24h 81D0hUtxwRL._AC_UL1500_

@c0mpu73r, arrisco a dizer que esses 3 exemplares juntos partilham todos o mesmo mecanismo ou derivativo do Lemania 5100. (acabo de confirmar!)

Enfim, acho que não podemos esquecer também que os relógios hoje em dia são tudo menos objectos uteis/necessários. Logo, perderam a necessidade de terem coisas práticas, realistas, necessárias, e poderem focar-se mais num plano técnico e artistico...
O que, em bom rigor, torna este tipo de discussões igualmente 'inúteis', mas é disto que gostamos. Wink


Duca749 escreveu:Mas o @VS tocou num ponto interessante, eu realmente desde sempre senti um gosto especial por cronógrafos, tenho alguns e não me lembro de ter usado essa complicação com a necessidade de medir o que quer que seja, mas para mim sabendo que o relógio tem essa função dá-me um gosto especial, agora a das 24h ...

Eu até uso, e até gosto de usar! Aliás, não só uso o crono, como uso a luneta dos meus divers para cronometrar ou marcar as mais diversas coisas! Wink


Última edição por m84 em Qui 22 Dez 2022, 20:54, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : confirmado lemania 5100)
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Qui 22 Dez 2022, 21:24
@m84 sinceramente tenho alguma dificuldade em acreditar que alguém que leve uma vida/rotina "normal" de acordar para ir trabalhar e regressar ao fim do dia, necessite de um indicador de 24h autónomo no relógio.

Como o @VS disse esse sub mostrador é para encher chouriços, nos dias de hoje é desnecessário, assim como o é também o cronógrafo para quase toda a gente que usa relógio. Laughing

Agora, nós não nos guiamos pelo que realmente é útil ou não nas complicações de um relógio na hora de comprar, pelo menos eu não, e em certos modelos o sub mostrador das 24h vem equilibrar o design geral do mostrador, pelo que, para mim atualmente a sua inclusão se deverá mais a essa opção estética do que propriamente a esse nicho de pessoas que poderão necessitar de saber se é de manhã ou de tarde.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Qui 22 Dez 2022, 21:50
@m84, ou algo me escapa ou não percebo como é q se infere o AM/PM no relógio da Hamilton. Esse é q tem marcações só para encher chouriços, o russo é bem mais interessante apesar de pouco natural na leitura (mera questão de hábito); nós lemos as horas mais pela posição/desenho q fazem os ponteiros, q verdadeiramente pelos valores para onde apontam esses ponteiros, de forma natural diríamos as horas num relógio (12h) com um mostrador sem índices, muito dificilmente as diríamos de forma natural num relógio (24h) com o mesmo mostrador.

Antes da simplicidade há o hábito. Relógios com ciclos de 12h, sim, deixemos os de 24H para os gajos q se temperam a vodka.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Sex 23 Dez 2022, 10:47
Duca749 escreveu:@m84 sinceramente tenho alguma dificuldade em acreditar que alguém que leve uma vida/rotina "normal" de acordar para ir trabalhar e regressar ao fim do dia, necessite de um indicador de 24h autónomo no relógio.

Como o @VS disse esse sub mostrador é para encher chouriços, nos dias de hoje é desnecessário, assim como o é também o cronógrafo para quase toda a gente que usa relógio. Laughing  

@Duca749, ou não leste bem o que escrevi, ou decidiste ignorar as eventuais nuances do que foi escrito. Wink

Eu dei exemplos muito reais de potenciais situações onde uma complicação desta tem/poderá ter utilidade, e não falei em pessoas com rotinas 'normais', com profissões 'normais' e que vivem em sitios igualmente 'normais'. Mais, dei também um possivel contexto histórico para explicar a sua existencia.  

Uma coisa é dizeres que para TI não tem utilidade e não faz sentido, outra é  impor isso num contexto/população geral, e dizer que a sua existência é apenas para encher chouriços — sem reconhecer que possa existir uma eventual razão tecnica/histórica para a coisa. Thumbs Up
(ps. sei que na tua primeira intervencão escreveste de facto "para mim")

VS escreveu:@m84, ou algo me escapa ou não percebo como é q se infere o AM/PM no relógio da Hamilton. Esse é q tem marcações só para encher chouriços, o russo é bem mais interessante apesar de pouco natural na leitura (mera questão de hábito); nós lemos as horas mais pela posição/desenho q fazem os ponteiros, q verdadeiramente pelos valores para onde apontam esses ponteiros, de forma natural diríamos as horas num relógio (12h) com um mostrador sem índices, muito dificilmente as diríamos de forma natural num relógio (24h) com o mesmo mostrador.

A inclusão do Hamilton foi numa de exagero asumido da minha parte. Obviamente que não é a mesma coisa, mas conseguimos ler as horas no formato de 24hr se for preciso e, como tal, indicar se é dia ou noite a um terceiro. Como deves saber, a razão deste tipo de mostrador é obviamente militar, onde o horario 24hr é o mais utilizado, e não só 'porque sim' Wink

Tal como o Raketa 24h que, mais uma vez, foi criado para exploradores numa expedição à Antartica, onde está praticamente luz perpetua durante 6 meses, e noite noutros 6, e a noção das horas é 'perdida' muito rapidamente.

c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Sex 23 Dez 2022, 11:11
Acho que percebi a dinâmica da inclusão ou mesmo a existência da complicação de 24h. É por isto que gosto de fóruns específicos, lemos os diversos argumentos e formamos opinião.

A minha tese era que aquela função teria algum significado histórico ou utilidade prática. Os argumentos para tal era a existência dessas complicações antes dos cronógrafos, pelo que não podia ser apenas para "ficar bonito", ou em bom português, encher chouriços. Comecei a pensar no acerto dos relógios, onde a questão da data é sensível entre as 9 PM e 3 AM (ou 21h - 03h em formato 24), informando o utilizador sobre o estado do relógio da mesma forma que um indicador de marcha o faz.

O @m84 apresentou uma vertente que desconhecia por completo, nomeadamente um Rolex com essa função e desenvolvido especificamente para uma determinada profissão. É a tal coisa, não devem ser muitos os que passam dias em cavernas ou semanas em submarinos, mas se quiserem um relógio para tal, existe. Aliás, a mesma marca fez um relógio para esquerdinos.

De resto, especialmente nos cronógrafos e nos quartzo em especial, é de longe que se nota que é para efeitos estéticos como diz o @Duca749 e o @VS. Até para um leigo que não percebe nada de movimentos entende que deve ser muito simples e barato colocar uma roda dentada com metade da relação ligada ao ponteiro das horas para ter uma rotação em 24h. Bem melhor/prático/barato do que ter de ir buscar esse movimento ao totalizador de minutos, por exemplo, e contar horas.

Uma excepção é o meu Edifice apresentado aqui. Tem um contador de horas! É o único crono que tenho sem as 24h (e de quartzo Laughing)

O engraçado é que não me esperava de ver marcas como a Omega, Sinn (os tais que partilham o Lemania 5100) e até a JlC a colocarem essa complicação. Daí pensar em algo como.. "bem, se estes colocam, é que deve ser para alguma função que desconheço".
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Sex 23 Dez 2022, 11:57
@c0mpu73r, apesar de não existir rodas das horas, o teu raciocínio está certo, basta alterar uma relação no mecanismo, ainda vais acabar em relojoeiro. As horas são deduzidas a partir da roda dos minutos, o que existe é um canhão (onde é encaixado o ponteiro das horas) que tem um movimento na relação 1/12 com a roda dos minutos. Bastava duplicar o número de dentes da roda q faz a conversão (roda dos minutos -> roda de conversão (1/12) -> canhão das horas).

c0mpu73r gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Sex 23 Dez 2022, 12:01
m84 escreveu:

Uma coisa é dizeres que para TI não tem utilidade e não faz sentido, outra é  impor isso num contexto/população geral, e dizer que a sua existência é apenas para encher chouriços — sem reconhecer que possa existir uma eventual razão tecnica/histórica para a coisa. Thumbs Up
(ps. sei que na tua primeira intervencão escreveste de facto "para mim")

Calma @m84, eu não estou a impor nada, estou apenas a dar a MINHA opinião.

Feliz natal! santa

m84 gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Sex 23 Dez 2022, 12:07
Já q estamos numa de complicações, e para quem goste, recomendo este.Tem tantas complicações (57) q mais parece um smartwatch. Adorava saber o custo de uma revisão a este bicho. Os 2 rins não chegavam.

http://reference57260.vacheron-constantin.com/en2/the-worlds-most-complicated-watch?m=1

c0mpu73r gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Sex 23 Dez 2022, 18:21
c0mpu73r escreveu:
O engraçado é que não me esperava de ver marcas como a Omega, Sinn (os tais que partilham o Lemania 5100) e até a JlC a colocarem essa complicação. Daí pensar em algo como.. "bem, se estes colocam, é que deve ser para alguma função que desconheço".

Essa tua observação não deixa de ser interessante e pertinente, e é algo que nunca pensei muito até este topico, confesso! Esses exemplos são militares ou de inspiração do género, e podemos ter uma razão mais concreta para tal. Mas o JLC (ou outros) nitidamente que não, o que abre espaço para interpretações e perguntas variadas. Gosto disto! Thumbs Up


Duca749 escreveu:
m84 escreveu:

Uma coisa é dizeres que para TI não tem utilidade e não faz sentido, outra é  impor isso num contexto/população geral, e dizer que a sua existência é apenas para encher chouriços — sem reconhecer que possa existir uma eventual razão tecnica/histórica para a coisa. Thumbs Up
(ps. sei que na tua primeira intervencão escreveste de facto "para mim")

Calma @m84, eu não estou a impor nada, estou apenas a dar a MINHA opinião.

Feliz natal! santa

Não te preocupes com isso, que por aqui também está tudo calmo, e é natal!   rendeer

Apenas usei a expressão pois mais parecia que estavas a insistir numa visão um tanto unilateral da coisa, mesmo tendo eu exposto alguns contra-argumentos que me pareciam bastante convincentes (mas reconheço que talvez não o suficiente). Mas este espaço é para isto mesmo!  Thumbs Up

Mas passemos à outra, porque como esta há e haverão muitas mais discussões igualmente interessantes. Smile

c0mpu73r gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Sex 23 Dez 2022, 18:29
m84 escreveu:



Não te preocupes com isso, que por aqui também está tudo calmo, e é natal!   rendeer


Está tudo na paz do senhor  Mostrador 24h 1f607 

Interessante era se essa complicação pudesse ser mexida independentemente do ponteiro das horas, daria para funcionar como um GMT, aí acho que nos dias de hoje já faria mais sentido.

c0mpu73r gosta desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Ter 27 Dez 2022, 10:28
Duca749 escreveu:Interessante era se essa complicação pudesse ser mexida independentemente do ponteiro das horas, daria para funcionar como um GMT, aí acho que nos dias de hoje já faria mais sentido.

Isso era de valor...
Conteúdo patrocinado

Mostrador 24h Empty Re: Mostrador 24h

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos