DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relógios Militares — Sempre às ordens

+15
Miguel
Tempus fugit
outoftime
SquareWatch
Pedro Pereira
JPP
m84
Goodstuff
Rlopow
Sansoni7
bladerunner68
nmfl
altc
MFerreira
Markku
19 participantes
Ir para baixo
Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 22 Fev 2018, 08:18
Antiqvarivm escreveu:Já agora:

https://www.60clicks.com/ww2-military-watch-guide/

Obrigado pela partilha @Antiqvarivm Very Happy
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1807
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 22 Fev 2018, 08:22
Antiqvarivm escreveu:Já agora:

https://www.60clicks.com/ww2-military-watch-guide/

Excelente partilha.. Thumbs Up
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 22 Fev 2018, 09:21
Antiqvarivm escreveu:Já agora:

https://www.60clicks.com/ww2-military-watch-guide/

Eu também quero um......... Very Happy
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 22 Fev 2018, 11:23
altc escreveu:Esse relógio é assustadoramente parecido com um Doxa que anda aqui por casa:

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 20170410

Bem bonito, parabéns!  Thumbs Up
O mais provavel seria o terem o mesmo fabricante de mostradores, não?

Antiqvarivm escreveu:Já agora:

http://www.vintagewatchstraps.com/trenchwatches.php

Mais antigos do que gostos, mas há aqui umas coisas bem interessantes, obrigado!

Antiqvarivm escreveu:Já agora:
https://www.60clicks.com/ww2-military-watch-guide/

E este já conhecia e é sempre bom rever. Achei interessante ele ter colocado versões similares mais modernas para quem quiser ir por aí.
avatar
Convidado
Convidado

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 22 Fev 2018, 14:27
Obrigado a todos Thumbs Up
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1807
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sáb 24 Fev 2018, 19:48
Apesar de tudo acho haver algum exagero como actualmente os relógios “Oficiais WW2” estão valorizados.. muita especulação,,,
Uma busca por “dirty dozen” no eBay e milhares de £ para relógios e pior centenas de £ para simples peças!!!!!!!!

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 86b05c10
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 27 Fev 2018, 14:44
bladerunner68 escreveu:Apesar de tudo acho haver algum exagero como actualmente os relógios “Oficiais WW2” estão valorizados.. muita especulação,,,
Uma busca por “dirty dozen” no eBay e milhares de £ para relógios e pior centenas de £ para simples peças!!!!!!!!
]

Calma, em geral os relógios militares são relativamente valorizados, mas os chamados Dirty Dozen, são uma liga à parte e não jogam no mesmo campeonato.
Apesar de se parecerem como dezenas de outros, ou não serem tão elaborados ou exclusivos, não se pode comparar, pois estão inscritos num registo único, só deles, que por consequência os torna mais valorizados.

As produções no geral não foram assim tão reduzidas em muitos casos (Omega, Cyma, Record):
Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Dirty-dozen-graphic.jpg?ixlib=rails-1.1

Mas conseguir um conjunto completo, é que se torna dificil, por diversas razões.
Logo, os que os tem 'soltos' sabem que muitas pessoas querem acabar a colecção e não têm problemas em esticar o preço, no geral, e em especial nos modelos com produções mais reduzidas (Grana).

tabela: hodinkee
avatar
altc
Mensagens : 366
Data de inscrição : 01/08/2016

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 27 Fev 2018, 15:37
m84 escreveu:
bladerunner68 escreveu:Apesar de tudo acho haver algum exagero como actualmente os relógios “Oficiais WW2” estão valorizados.. muita especulação,,,
Uma busca por “dirty dozen” no eBay e milhares de £ para relógios e pior centenas de £ para simples peças!!!!!!!!
]

Calma, em geral os relógios militares são relativamente valorizados, mas os chamados Dirty Dozen, são uma liga à parte e não jogam no mesmo campeonato.
Apesar de se parecerem como dezenas de outros, ou não serem tão elaborados ou exclusivos, não se pode comparar, pois estão inscritos num registo único, só deles, que por consequência os torna mais valorizados.

As produções no geral não foram assim tão reduzidas em muitos casos (Omega, Cyma, Record):
Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Dirty-dozen-graphic.jpg?ixlib=rails-1.1

Mas conseguir um conjunto completo, é que se torna dificil, por diversas razões.
Logo, os que os tem 'soltos' sabem que muitas pessoas querem acabar a colecção e não têm problemas em esticar o preço, no geral, e em especial nos modelos com produções mais reduzidas (Grana).

tabela: hodinkee

Acresce que estes atingiram o pico há dois ou três anos atrás e, a partir daí, foi sempre a descer pelo que, na maior parte dos casos, os valores que aparecem pelo ebay são completamente fantasiosos mas como alguém disse basta um comprador... Alguns dos relógios que o @bladerunner68 mostra são oferecidos pelo Kostas conhecido no ebay e no mundo dos relógios por Fullywound e eu, a este, não lhe comprava um saco de amendoins porque o mais certo era dar-me um saco de tremoços...

De qualquer forma para quem está interessado em fazer a colecção completa de exemplares em bom estado e, comprovadamente, originais aqui vão os valores indicativos que encontrei, há uns tempos, noutro fórum e que demorarão, no máximo, um ano a encontrar:

Grana - 6k;
IWC - 4,5k;
Omega - 2k;
Longines - 2k;
JLC - 1,5k;
Eterna - 1,5k;
Lemania - 1,5k;
Cyma - 900;
Buren - 700;
Vertex - 700;
Record - 700;
Timor - 700
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ter 27 Fev 2018, 18:15
altc escreveu:
Acresce que estes atingiram o pico há dois ou três anos atrás e, a partir daí, foi sempre a descer pelo que, na maior parte dos casos, os valores que aparecem pelo ebay são completamente fantasiosos mas como alguém disse basta um comprador... Alguns dos relógios que o @bladerunner68 mostra são oferecidos pelo Kostas conhecido no ebay e no mundo dos relógios por Fullywound e eu, a este, não lhe comprava um saco de amendoins porque o mais certo era dar-me um saco de tremoços...

De qualquer forma para quem está interessado em fazer a colecção completa de exemplares em bom estado e, comprovadamente, originais aqui vão os valores indicativos que encontrei, há uns tempos, noutro fórum e que demorarão, no máximo, um ano a encontrar:

Grana - 6k;
IWC - 4,5k;
Omega - 2k;
Longines - 2k;
JLC - 1,5k;
Eterna - 1,5k;
Lemania - 1,5k;
Cyma - 900;
Buren - 700;
Vertex - 700;
Record - 700;
Timor - 700


Desconheço esse vendedor, mas pelo que tenho visto recentemente, esses preços ainda estão dentro desses valores. O estado das peças que têm vindo a aparecer é que vão variando bastante!
Abraço
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qua 28 Fev 2018, 11:03
O que mostro hoje é a minha mais recente aquisição. Trata-se de um Adanac Navigator da Marathon/Gallet, de 1986. (Fotos minhas)

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 IMG_9446

Um pouco de história:
No final dos anos oitenta, a força aérea Americana e a do Canada forneceram estes relógios ‘Adanac’ aos seus militares. Terão sido produzidos sob contrato do governo pela Marathon Watch Co., com sede em Ontário, no Canadá, mas apesar de terem "Adanac" no mostrador, a caixa é assinada pela Suiça "Gallet”. O mostrador também vem marcado como SWISS MADE.
Já agora, se repararem, ADANAC é CANADA ao contrario…  tongue

O estilo do relógio é muito semelhante ao já mítico Benrus Type I / II, lançados no inicio dos anos 70, pelo exercito americano, sob as especificações MIL-W-50717.
Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 BENRUS_TYPE_I_27
Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 BENRUS_TYPE_I_18

Fotos e info dos Type I/II: http://wornandwound.com/benrus-type-i-and-type-ii-mil-w-50717-military-dive-watches/

Ao fim de uma década de produção, os Benrus foram substituidos eventualmente pelos Adanac, com mostrador e ponteiros de Tipo II, um movimento de quartzo. Estes foram produzidos em dois ‘lotes’: em 1986 e 1988.

O Adanac apresenta uma caixa assimétrica de aço inoxidável de 43MM±, asas fixas com uma medida estranha entre 19/20mm, coroa de rosca, mostrador com as marcações habituais de 12/24 horas, e um movimento a quartz Ronda 373, supostamente bastante robusto.

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 IMG_9426
Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 IMG_9429

O relógio tem um bizel bidirecional marcado de 0-11 (pouco comum) e segmentado até aos 20min, o que faz com que pareça um híbrido entre um relógios de mergulho e de piloto. Este tipo de bizel permite uma funcionalidade extra de poder seguir outro fuso horário, e é que dá origem ao termo “Navigator” a este tipo de relógios.

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 IMG_9471

Na tampa traseira temos as seguintes marcações:

GALLET AND CO
6645-01-150-8115
211
F41608-85-D-0179
FEB 1986

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 IMG_9468

Portanto, como no meu outro exemplo, sabemos que é um relógio de pulso (6645), pertencente aos EUA (01), e produzido pelo fabricante com número de 150-8115, que poderá ser Marathon ou talvez Gallet, não sei. A seguir, o numero de identificação do modelo e o mês/ano de emissão.

Os de 1988 são muito similares, apenas com ligeiras diferenças no mostrador, e a partir dos anos 90, com a guerra do Iraq etc, foram atualizados para versões com caixa em resina/plástico e mais umas alterações.

Para mim, como nunca conseguiria arranjar um Benrus Type I/II, era este (o de 1986) que procurava e confesso que demorou um bocado a consegui-lo pois são relativamente raros neste lado do Atlântico e ainda por mais em condições decentes. Este teve o bonus de vir com a pulseira que seria original ao modelo, preta com fivela preta também, e de uma tira só (uma especie de versão americana das ‘nato’ G10).

Não é um relógio que agrade a todos, e sendo a quartz menos ainda, mas é um relógio com propósito, pedigree militar autêntico, sem grande fantasias e eu gosto. Razz

Para acabar, m ais umas fotos só porque sim What a Face

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 IMG_9476
Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 IMG_9449

Cumprimentos,
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qua 28 Fev 2018, 11:43
Belíssima aquisição.
Parabéns.
Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qua 28 Fev 2018, 13:39
Parabéns @m84. Excelente máquina Thumbs Up
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qua 28 Fev 2018, 14:17
Excelente! Very Happy
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Qui 01 Mar 2018, 10:47
Rlopow escreveu:Parabéns @m84. Excelente máquina Thumbs Up

nmfl escreveu:Excelente! Very Happy

Obrigado! Wink
Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 02 Mar 2018, 08:36
Bom dia a todos.
Partilho aqui convosco não um momento "Comédia do Dia" mas antes um momento "Tentativa de Burla do Dia".
A semana passada, no OLX, cruzei-me com um sr. que me fez uma proposta para a aquisição de um relógio que eu havia colocado à venda. Acertado o negócio fiquei de, no dia seguinte, proceder ao envio do mesmo, à cobrança, pelo valor acertado e para a morada indicada. No dia seguinte o mesmo senhor, por contacto telefónico, reformulou a proposta e predispôs-se a adquirir, não só o relógio inicialmente transacionado, mas outros 3 também em anúncio (um deles acompanhado de caixa e garantia original). Tendo em conta o número de peças envolvidas solicitou-me que lhe fizesse uma "pequena atenção", pedido que atendi na forma da oferta de um dos relógios, dos portes e da embalagem dos CTT. Enviadas as peças e logo no dia seguinte recebo um telefonema do respectivo sr. a dizer-me que após ter aberto a encomenda verificou que 1 dos relógios não era o que tinha visto e, mais grave ainda, que o relógio fornecido com a caixa original e garantia tratava-se de uma falsificação e que pretendia devolver-mo argumentando que viria ter comigo, se necessário, pois sabia bem o que eram relógios pois, e cito, "... sou proprietário de mais de 500!!!". Não acedi ao pedido do indivíduo pois achei que a sua argumentação era caluniosa, falsa e completamente inusitada para além de ter percebido claramente que se tratava de um esquema e que o negócio tinha sido um "engodo" com o objectivo, claro, de ficar apenas com 3 peças (sendo que destas uma delas oferecida no acordo inicial). Navegando pelo OLX percebi que este sr. tem como actividade paralela a venda de relógios e que está claramente habituado a fazer "bons negócios" através de manhas e artimanhas que configuram, na minha opinião, tentativas de burla.
Só em jeito de nota fina o figurão colocou, rapidamente, todas as máquinas que me comprou à venda e por quantias, no mínimo, exorbitantes Very Happy
Bons negócios a todos Thumbs Up

bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1807
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 02 Mar 2018, 08:50
Este tipo de artistas são inevitáveis e considero as contingências da vida.. Há que estar atento a muito bem partilhar experiências para que outros não caiam...
Eu sou daqueles que prefiro ver o "copo meio cheio" e em muitos anos de transações on-line são muitos mais os sérios que os burlões, mas nem que seja pela estatística analítica, de quando em vez acabamos por nós cruzar com um "Chico esperto" tanto a comprar como a vender Evil or Very Mad
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4808
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 02 Mar 2018, 08:55
Se calhar vale a pena criar um tópico a denunciar essas situações....com nomes, para que todos fiquemos alertados! Exclamation
Rlopow
Rlopow
Mensagens : 128
Data de inscrição : 26/01/2018
Idade : 49

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Sex 02 Mar 2018, 09:41
Já agora um pedido de desculpas pois apercebi-me que coloquei a minha mensagem no tópico errado.

Obrigado
Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Dom 04 Mar 2018, 15:20
m84 escreveu:
Rlopow escreveu:Parabéns @m84. Excelente máquina Thumbs Up

nmfl escreveu:Excelente! Very Happy

Obrigado! Wink

Realmente uma boa aquisição.
Cumpre os habituais requisitos e mais alguns......
Estou a ver que tenho mesmo que me virar para os militares a quartz, pois a funcionalidade está patente e fiável, para uma verdadeira utilização diária.
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1807
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Dom 04 Mar 2018, 16:05
Este Cortébert 671 estilo militar WW2 , tem uma história muito similar ao Hertig , mas está estéticamente melhor e o calibre um "brinco".. mais uma pérola que vou resgatar de uma morte anunciada.. bounce

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 _2018027
Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 _2018028
avatar
Convidado
Convidado

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Dom 04 Mar 2018, 16:31
Um relógio magnífico esse Cortébert @bladerunner68, é disso que eu gosto Exclamation
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Dom 04 Mar 2018, 23:55
Goodstuff escreveu:

Realmente uma boa aquisição.
Cumpre os habituais requisitos e mais alguns......
Estou a ver que tenho mesmo que me virar para os militares a quartz, pois a funcionalidade está patente e fiável, para uma verdadeira utilização diária.

Obrigado!
Há uns quantos modelos muito interessantes a quartz, e alguns até bem caros por sinal! Por exemplo os Ingleses tipo Precista (a original, não a 'nova') e CWC. Tiveram certos modelos com periodos de produção muito curtos que os valorizam muito hoje em dia.
Pessoalmente não acho que por serem a quartzo que tenham menos prestigio etc. A mudança para o quartz foi feita a pedido dos vários governos por ser mais barata (obvio) mas também por uma questão de robustez e manutenção. Tem tudo um propósito...

bladerunner68 escreveu:Este Cortébert 671 estilo militar WW2 , tem uma história muito similar ao Hertig , mas está estéticamente melhor e o calibre um "brinco".. mais uma pérola que vou resgatar de uma morte anunciada.. bounce

Bela peça sim sr! Gostaria de ver melhor esse desenvolver depois Wink
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1807
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Seg 05 Mar 2018, 00:08
Aproveito para partilhar o meu Timex M24 Militar depois de polido, limpo & lubrif.. O vidro tem um pequeno "crack" às 9 horas. Podia trocar, mas vou preservar pois na verdade é uma peça vintage (1968) com o esperado uso & mazelas. Wink

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 M24_0110

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 M24_0210
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Seg 05 Mar 2018, 15:49
bladerunner68 escreveu:Aproveito para partilhar o meu Timex M24 Militar depois de polido, limpo & lubrif.. O vidro tem um pequeno "crack" às 9 horas. Podia trocar, mas vou preservar pois na verdade é uma peça vintage (1968) com o esperado uso & mazelas. Wink

Bom trabalho mais uma vez! Um 'simples' Timex com um aspecto muito porreiro. Que sabemos deste modelo? Em particular o facto de dizer GREAT BRITAIN e de aspecto militar?
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1807
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Seg 05 Mar 2018, 17:30
Obrigado Thumbs Up
Conteúdo patrocinado

Relógios Militares — Sempre às ordens - Página 4 Empty Re: Relógios Militares — Sempre às ordens

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos