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Rolex... bolha?

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ricardo97reis
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Sex 11 maio 2018, 20:49
Sei que pelo título já devem estar a pensar que este vai ser mais um post relacionado com relógios Rolex vintage mas não, este post surge porque já há algum tempo que os preços dos Rolex modernos em Aço têm vindo a subir de maneira bastante acentuada. Posso dar inclusivamente dar o exemplo de no site HQ Milton os Explorer I e II terem tido uma subida de $1000 relativamente há uns meses atrás.
Tenho também reparado em alguns forums internacionais que algumas pessoas dizem que a própria Rolex está a baixar a oferta o que obviamente a faz com que alguns relógios estejam a ter preços mais altos no mercado secundário do que novos. Um exemplo disto foi o GMT Master II Batman.
Também até já ouvi relatos de que alguns revendedores que obrigam os compradores a tirarem os autocolantes que vêm nos relógios para que estes não sejam logo vendidos diretamente no mercado secundário e até alguns revendedores que ficam com os cartões de garantia durante algum tempo para evitar estas vendas rápidas.

Serão apenas rumores? Alguém que saiba se algo do género se passa em Portugal?
Só para dar um exemplo, hoje consegue-se comprar um Rolex Daytona em Ouro-Aço com o movimento da Zenith mais barato do que um Rolex Daytona em Aço. Algo não faz muito sentido...

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Sáb 12 maio 2018, 00:28
Olá @ricardo97reis,

Interessante tópico.
Mas como não sou expert na matéria — nem em Rolex, nem em mercados — o meu comentário será um pouco simples e provavelmente um pouco confuso  Razz .

Regra geral, concordo com o que dizes, e tenho 'sentido' o mesmo, mas não sei dizer porquê. A minha derradeira resposta será 'procura'.

A Rolex é uma máquina de reputação / venda / marketing / venda. Logo, tem sempre uma procura acima da média. Ponto. Mas essa procura não se deve a raridade propriamente dita, pois como todos sabem, a Rolex fabrica milhões de relógios por ano e, talvez, tal como o grandes consórcios de diamantes, 'controla' a saída dos relógios para gerar mais procura. Afinal, quanto menos há no mercado, mais raro e apetecível se torna!
(Porquê tantos talvez? Porque é a minha opinião e não é baseada em qualquer facto em concreto.)

Lembro-me de há vários anos ler algures (não sei se era ou não verdade) que parte da estratégia de marketing da Rolex era ir subindo gradualmente/anualmente o preço dos seus relógios de propósito para criar mais zum-zum, e de certa forma garantir que só algumas carteiras pudessem comprar, o que por sua vez, faz aumentar o desejo do comum mortal, e como tal, aumenta a sua procura, que por sua vez novamente, aumenta o preço no mercado normal e paralelo. Estamos a ver aqui algum padrão?
Depois há também outro aspecto importante que tem a ver com a especulação de mercado (do tipo mercado da bolsa). Ouve-se dizer que vai deixar de se fazer, ou que vai haver alguma mudança,, e correm todos para comprar, e para consequentemente vender mais caro. > Procura = > Preço. Simples.

Se é ou não verdade, isto também está claramente relacionado com outro fenómeno neste universo dos relógios que é o da 'luxurificação' do relógio. Ou seja, a partir do momento em que o relógio deixou de ser uma ferramenta funcional, passa a ser um objecto decorativo e, em certos casos, de luxo. > Luxo = > Caro. Simples.
Outro mundo de conversa por aqui...

Há um antigo artigo bastante interessante na A Blog To Watch que fala um pouco sobre este tema exactamente:
https://www.ablogtowatch.com/rolex-prices-past-60-years-revealing-analysis/

Rolex... bolha? Rolex-Submariner-No-Date-Price-Increase-Chart-1

Entretanto, sobre o exemplo dos Daytona que disseste, é importante não esquecer que os Daytona (vintage ou novos) são, e sempre foram, um bicho à parte dentro da marca. E como tal as 'regras' de mercado tradicionais raramente se aplicam... Iremos poder ver um exemplo disso já este fim de semana no leilão da Philips, Daytona Ultimatum:
https://www.phillips.com/auctions

Rolex... bolha? Daytona

Abraço


Última edição por m84 em Sáb 12 maio 2018, 00:33, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : imagens)
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Sáb 12 maio 2018, 02:30
Boa 'questão'/problemática @ricardo97reis. Thumbs Up

Excelente post @m84!

Resumo o meu comentário ao subject deste tópico em apenas uma palavra/expressão: "mind games"...
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Sáb 12 maio 2018, 15:43
Boas... de facto a Rolex é um mundo àparte e um bom case study de disciplinas como a Psicologia e Sociologia....

Num mundo em que estamos sempre a avaliar,comparar,ponderar sobre a questão do preço/qualidade de qualquer artigo até poderia parecer estranho,mas há respostas para estas questões sobre a Rolex versus custo.

E o que é mais engraçado é que as respostas não são dos especialistas da àrea da relojoaria,ou seja... não são respostas técnicas,mas sim da Psicologia ou Sociologia,entre outras.

Eu também gosto do Submariner enquanto relógio de mergulho que apesar do preço e de o andarem a estragar nos ultimos anos,continua a ser e a ter as caracteristicas que aprecio num relógio de mergulho.

O problema é que sendo guiado mais pela emoção do que pela razão,em termos de preferências,tenho outros à frente...

E no caso da Rolex tinha de ser mesmo emoção,porque pela razão,não vendiam nenhum!

Não estou de forma alguma a criticar quem compra um relógio da Rolex!

Acho que as pessoas num mundo ideal devem poder comprar aquilo que lhes apetecer...

Agora... quando se tenta justificar o preço de um Rolex,seja que modelo for,pela razão... ou seja,dizer que que compra um Rolex e que ele vale cada euro que pedem por ele,em comparação com outros modelos e outras marcas...

Peço desculpa mas acho muito dificil se não mesmo impossivel.

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Sáb 12 maio 2018, 16:37
Mais um exemplo disto é também a diminuição da oferta do Patek Philippe Nautilus 5711, cujo preço de venda em loja anda à volta dos $25K e atualmente no chrono24, preços para o relógio em aço com mostrador azul, não se encontra por menos de $50K. Estranho?

Obviamente que esta estratégia de encurtar a oferta gera uma certa hype pela marca mas será que a Rolex precisa mesmo?

Alguém sabe se esta acumulação de pessoas nas listas de espera também acontece em Portugal?
Nem quero imaginar quando sair o GMT Master II Pepsi!
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Seg 14 maio 2018, 01:30
Este vídeo, que aqui vale acima de tudo pela 'opinião' generalizada, tem mais de 2 anos e note-se também por aí a evolução deste 'paradigma':





+info: https://www.youtube.com/watch?v=WAcQqt4q4ho [Rolex - Is It Worth The asking Price at ADRIQOS Channel]
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Seg 14 maio 2018, 18:53
Parece que andam a ler o dezdez ahah
Boa leitura!

https://www.ablogtowatch.com/why-some-watches-rolex-patek-philippe-impossible-retail/
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Seg 14 maio 2018, 19:35
ricardo97reis escreveu:Parece que andam a ler o dezdez ahah
Boa leitura!

https://www.ablogtowatch.com/why-some-watches-rolex-patek-philippe-impossible-retail/


Parece que sim @ricardo97reis... Thumbs Up
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altc
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Ter 15 maio 2018, 12:01
Primeiro vou dizer o que já disse aqui em tempos e que nem toda a gente concorda: não acho que os Rolex sejam muito caros, claro que custam muito dinheiro (pelo menos, para mim) mas, falando de relógios, que outra marca, pelo mesmo dinheiro , oferece a mesma qualidade, prestígio, retenção de valor e "liquidez" que a Rolex? Nenhuma...

Depois, quanto à escassez de relógios para entrega: não consta que haja falta de Cellini's para entrega, por exemplo. O que faltarão são os modelos mais procurados porque os relógios dos modelos que os AD recebem são, imediatamente, encaminhados para os clientes que estão no topo das listas de espera e que clientes são esses? Não são os clientes particulares que entram pela porta dentro e querem comprar um relógio, são os grey dealers que compram muitos e permitem que os AD cumpram os objetivos de compra que a marca lhes impõe.

Se pensam que não é assim tentem saber quantos relógios exporta Portugal por ano e não falo de componentes, falo de relógios completos e já descontando a fraude do tax free (que existe e toda a gente sabe como se faz) em que não existe uma verdadeira exportação... Ou porque é que é mais fácil encontrar certos modelos novos nos grey dealers que nos AD?

Este é um jogo onde todos participam e ganham e ninguém o quer admitir: o fabricante que escoa a sua produção, os AD que cumprem os objectivos e vendem o stock mesmo que com um pequeno decréscimo na margem, os grey dealers porque é o seu negócio e o consumidor porque consegue o produto que pretende mesmo que ao mesmo preço ou um pouco mais baixo.

Finalmente a Rolex: para além dos relógios, se há coisa que faz bem é promover o seu produto. É uma empresa (quer dizer não é bem uma empresa, juridicamente é mais uma IPSS do que uma empresa tradicional) que fabrica 1 milhão de relógios por ano e cada um que vende, é vendido como uma peça única e cada pessoa que compra um tem a percepção que tem um objecto único feito, não por máquinas a cuspir pedaços de metal à razão de dezenas por minuto mas, por um relojoeiro velhinho, com mãos trémulas e lupa no olho como um sábio eremita perdido numa qualquer montanha suiça rodeado de vaquinhas Milka... Isto é um marketing brilhante e quem o idealizou, e o mantém vivo, é um génio...
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Ter 15 maio 2018, 12:12
Já agora...
Qual o significado de «grey dealers» e «AD»?
Obrigado
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altc
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Ter 15 maio 2018, 15:44
Sansoni7 escreveu:Já agora...
Qual o significado de «grey dealers» e «AD»?
Obrigado

AD - Revendedor autorizado, concede garantia da marca nos produtos vendidos

Grey dealer - Revendedor de produtos originais mas não autorizado pela marca, apenas concede garantias próprias e não garantias da marca
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Ter 15 maio 2018, 18:44
Alguém sabe qual a atual situação das listas de espera em Portugal? Poderia entrar numa loja e trazer no dia qualquer Rolex ou Patek?
Pergunto isto porque não sendo Portugal propriamente um país com rendimentos muito altos não sei se estas situações também acontecem por cá

Cumprimentos
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Ter 15 maio 2018, 23:30
altc escreveu:Primeiro vou dizer o que já disse aqui em tempos e que nem toda a gente concorda: não acho que os Rolex sejam muito caros, claro que custam muito dinheiro (pelo menos, para mim) mas, falando de relógios, que outra marca, pelo mesmo dinheiro , oferece a mesma qualidade, prestígio, retenção de valor e "liquidez" que a Rolex? Nenhuma...

Depois, quanto à escassez de relógios para entrega: não consta que haja falta de Cellini's para entrega, por exemplo. O que faltarão são os modelos mais procurados porque os relógios dos modelos que os AD recebem são, imediatamente, encaminhados para os clientes que estão no topo das listas de espera e que clientes são esses? Não são os clientes particulares que entram pela porta dentro e querem comprar um relógio, são os grey dealers que compram muitos e permitem que os AD cumpram os objetivos de compra que a marca lhes impõe.

Se pensam que não é assim tentem saber quantos relógios exporta Portugal por ano e não falo de componentes, falo de relógios completos e já descontando a fraude do tax free (que existe e toda a gente sabe como se faz) em que não existe uma verdadeira exportação...  Ou porque é que é mais fácil encontrar certos modelos novos nos grey dealers que nos AD?

Este é um jogo onde todos participam e ganham e ninguém o quer admitir: o fabricante que escoa a sua produção, os AD que cumprem os objectivos e vendem o stock mesmo que com um pequeno decréscimo na margem, os grey dealers porque é o seu negócio e o consumidor porque consegue o produto que pretende mesmo que ao mesmo preço ou um pouco mais baixo.

Finalmente a Rolex: para além dos relógios, se há coisa que faz bem é promover o seu produto. É uma empresa (quer dizer não é bem uma empresa, juridicamente é mais uma IPSS do que uma empresa tradicional) que fabrica 1 milhão de relógios por ano e cada um que vende, é vendido como uma peça única e cada pessoa que compra um tem a percepção que tem um objecto único feito, não por máquinas a cuspir pedaços de metal à razão de dezenas por minuto mas, por um relojoeiro velhinho, com mãos trémulas e lupa no olho como um sábio eremita perdido numa qualquer montanha suiça rodeado de vaquinhas Milka... Isto é um marketing brilhante e quem o idealizou, e o mantém vivo, é um génio...

Nem mais @altc,  tá tudo dito!

Gostei especilamente das vaquinhas Milka! lol!

ricardo97reis escreveu:Alguém sabe qual a atual situação das listas de espera em Portugal? Poderia entrar numa loja e trazer no dia qualquer Rolex ou Patek?
Pergunto isto porque não sendo Portugal propriamente um país com rendimentos muito altos não sei se estas situações também acontecem por cá

Cumprimentos


Ricardo, qual é que procuras? Razz
Não tenho qualquer conhecimento de causa, mas julgo, pelo que falas e pela dimensão do nosso país e eventuais compradores, as listas de espera não sejam assim tão grandes. Ou seja, em vez de teres 1000 compradores aà espera, terás 100. Ao mesmo tempo, em vez da marca enviar 500 relógios para esses 1000, se calhar enviará 50 para os 100. não sei, é tudo expeculação.

O que sei, é que estive quase 2 anos (pronto, sempre que me lembrava de ir ver!) até encontrar um Tudor Pelagos preto, em qualquer loja para poder experimentar no puslo. Diziam-me sempre que assim que chegava, saía da loja no mesmo dia.
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Qua 16 maio 2018, 07:46
Obrigado @altc
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Qua 16 maio 2018, 18:13
Boas Very Happy

Eu sou daqueles que não concordo com o argumento que um Submariner vale o que pedem por ele,se estivermos a falar apenas do relógio em si...

Quando o Submariner ainda era uma ferramenta de trabalho válida para o mergulhador,eram caros mas não com a diferença de preços que existem hoje...

A Rolex tornou-se naquilo que o colega altc tão bem descreve,mas o objecto em si é o mesmo de sempre....

Aliás,um pouco à imagem da relojoaria Suiça em geral.... Estavam todos na bancarrota em principios dos anos setenta.

A maioria das marcas e sub marcas eclipsaram-se e sobreviveram algumas através de estragégias de gestão,venda,fusões de grupos,etc....

Ainda bem que sobreviveram porque os tempos mudaram e o vento da relojoaria mecânica voltou a soprar de novo.

Mas voltou diferente....

Deixo aqui uma imagem de um anuncio,dos muitos que inundavam as revistas e jornais....

Reparam em alguma coisa,assim meio estranha? será erro no anuncio? Very Happy


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Qua 16 maio 2018, 18:51
WOW esse anúncio da época @Pedro Pereira, gostei de ver cyclops , obrigado!
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Qui 17 maio 2018, 07:51
O Seiko é mais caro.....! Very Happy
E eu tenho um muito parecido ressuscitado pelo Mestre Girão; vão guardá-lo....mas não troco por nenhum Rolex. Very Happy
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Sex 18 maio 2018, 09:55
Depois de flutuar, mergulhar agora a profundidade no tópico, na Rolex.

Uma pergunta interessante surge ao longo do vídeo, no meio de muitas opiniões e algumas 'experiências' de pulso.
Assim: "A Rolex ainda produz Tool Watches?"




1 - O que acham/pensam vocês da pergunta? Legítima?!
2 - Qual a vossa opinião e resposta, de Sim/Não?



+info: https://www.youtube.com/watch?v=La4monaCQ54 [ROLEX GMT MASTER II - Pepsi & Root Beer - Hands on Review & Rant! by Adrian at Bark and Jack]
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Sex 18 maio 2018, 12:30
Ainda não vi o vídeo mas apesar de perceber o sentido da pergunta acho que não se pode por em causa a qualidade de construção de um Rolex. Cada vez mais são melhor construídos e podem quase ser considerados tanques.
A questão que percebo a que quer chegar é se quem quer um verdadeiro tool watch, como por exemplo um mergulhador, ainda recorre a este tipo de relógios. Acho que não, com o avançar da tecnologia devem existir outros relógios que ofereçam  muito mais fiabilidade e funcionalidades do que um Rolex. 
Os tempos em que eram verdadeiros relógios de trabalho acabou, não pelo facto de não serem bem construídos mas mais pela questão do preço e do que podem oferecer para estes trabalhos. São relógios de luxo e mesmo a própria marca estabelece-se nesse mercado.
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Seg 21 maio 2018, 18:57
Olá a todos!

Bem este tipo de tópica é daqueles que me deixa extremamente motivado a escrever!

O Loureço bem sabe que cada vez que alguem toca no tema Rolex eu anuncio logo a necessidade de um caso de estudo devido à marca colossal de que falamos ehehe.

O posicionamento da Rolex sempre foi excelente, a publicidade bem direcionada, com um target de uma classe social que levaria à criação de um status symbol para as classes sociais abaixo da B.

A consistencia da marca na maneira como comunica e age diante do publico é de louvar, prezam pelo perfecionismo e construiram os alicerces da marca de maneira a que pouca gente nos dias de hoje a consiga denegrir.

Tanto o posicionamente em desportos elitistas como o Golf e o Tennis como o posicionamento nos filmes 007 só vieram associar qualidade e valorizar o produto em si.

Existe tanta coisa para falar...

Da parte comercial, devo dizer que resumidamente não há muito mais a dizer depois da explicação do @altc e @m84!

Cada vez mais a Rolex fecha-se em termos de produção, seguindo a regra simples da oferta/procura.
Daytona's? não temos em Portugal (em AD's)
Explorer's? Não temos em Portugal (em AD's)
Submariner No Date? Não temos em Portugal (em AD's)

O stock muitas vezes é extremamente limitado, é tão limitado que no caso do novo GMT-MASTER II que saiu em BW18 nem estão a aceitar pessoas na lista de espera!

Depois temos o grey market que atualmente em Portugal providencia bastantes Rolex, desde os 5513 "meters first" aos 16520 Patrizzi..
Mas não são propriamente baratos.

Se repararem o esquema aplica-se à maior parte dos relógios "baratos" e mais procurados da marca.
No Date e Date Sub, Explorer e GMT.

O que a Rolex faz é extinguir um modelo, passados anos introduz este mesmo modelo mas em ouro branco (como no caso do GMT "Pepsi"), criando desta forma a necessidade de ter o modelo e aumentando o desejo do modelo muitas vezes não baseado no material (ouro branco) mas no esquema de cores e associação aos antigos agora extintos (1675), depois passados anos a criar a necessidade anunciam o lançamento do novo GMT em aço, e para melhorar ainda mais a situação (piorar para o comprador) ainda impossibilitam o cliente de ter acesso as estes mesmos modelos, aumentando a exclusividade do mesmo e quase que justificando (de maneira ilusória) o preço deste modelo.
(Resumindo, um jogo mental e psicológico que joga com as novas mentes consumistas)

Existe tanto para explicar, e de melhor maneira com certeza! Seria necessário um artigo bem construido e baseado em preços e gráficos!

É ao fim ao cabo a explicação de um jogo muito bem planeado.

Grande abraço a todos,
Diogo
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Ter 22 maio 2018, 08:58
«....um jogo muito bem planeado».
m84
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Ter 22 maio 2018, 10:06
daily.diogocosta escreveu:(Resumindo, um jogo mental e psicológico que joga com as novas mentes consumistas)
É ao fim ao cabo a explicação de um jogo muito bem planeado.

Bem dito @daily.diogocosta!  Thumbs Up
Pedro Pereira
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Ter 22 maio 2018, 18:06
A Rolex faz-me lembrar um pouco a Harley Davidson Laughing

Tenho um amigo que sempre foi um apaixonado pela Harley... E conseguiu concretizar o sonho de comprar uma!

Claro que tive oportunidade de experimentar o ferro!

Não é de todo a melhor moto do mundo,tecnicamente falando e no caso dele e porque estava alterada,nada confortável...

Mas há algo na Harley e ,não me refiro às motos em si,mas em tudo aquilo que gravita em redor das motos,que nos faz bipolarizar a coisa....

Ou ficamos seduzidos por tudo aquilo que a Harley representa e ficamos de certo apanhado por aquele sonho ou nos passa completamente ao lado e até ganhamos uns anti corpos contra a coisa....

Eu sou daqueles que não me deixei impressionar por tudo aquilo e bem tentei,com várias visitas ao stand da Abrunheira,conversas sobre as Harley e até andar numa, meia duzia de vezes.

Não digo isto com orgulho,mas é como tudo.... Uns gostam de umas coisas,outros de outras....

As motos são um bocado como os relógios,no sentido em que se dividem em segmentos de interesse...

Mas independente do gostar ou não,deu para perceber que aquilo de facto não é apenas uma marca que fabrica motos,mas sim e antes,uma gigantesca máquina que fabrica sonhos....







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Ter 22 maio 2018, 18:38
Pedro Pereira escreveu:A Rolex faz-me lembrar um pouco a Harley Davidson Laughing

Ou ficamos seduzidos por tudo aquilo que a Harley representa  e ficamos de certo apanhado por aquele sonho ou nos passa completamente ao lado e até ganhamos uns anti corpos contra a coisa....

Eu sou daqueles que não me deixei impressionar por tudo aquilo...

Não digo isto com orgulho,mas é como tudo....  Uns gostam de umas coisas,outros de outras....

Mas independente do gostar ou não,deu para perceber que aquilo de facto não é apenas uma marca que fabrica motos,mas sim e antes,uma gigantesca máquina que fabrica sonhos....


Bem dito @Pedro Pereira! Thumbs Up
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Ter 22 maio 2018, 19:50
Eu acho que a Rolex soube vender muito bem a qualidade dos seus produtos.

Soube criar uma certa áurea especial em relógios bons, criou uma gigantesca operação de marketing e de status, que muitos procuravam. Não é uma crítica, a marca soube fazê-lo como nenhuma outra, mantendo a identidade do produto.

Creio que nos últimos anos os preços subiram de uma forma pouco compreensível, recordo-me de ver os Submariner a cerca de 4000 euros de PVP há uns 7/8 anos e agora custam quase o dobro. Mas, se se continuam a vender, pois quem está enganado serei eu... Laughing

A marca sabe jogar o jogo da oferta/procura como nenhuma outra, inventou a lista de espera para alguns modelos, criando a ilusão de que eram relógios tremendamente especiais e raros quando, na verdade, isso não será bem assim.

A Rolex fabrica cerca de 1 milhão de relógios por ano.

Ora, pergunto eu, se tem capacidade de fabricar tantos relógios, porque carga de água não existem Daytonas nos expositores por esse mundo fora? Acaso são feitos manualmente por velhos mestres numa encosta suiça? Não. São feitos da mesma forma de qualquer outro modelo da marca - maioritariamente por maquinaria industrial, e se não colocam tais modelos no mercado é porque é propositado, criam as listas de espera, como se fossem Paganis.

Aliás, dá.me ideia que se encomendarmos no mesmo dia um Huayara e um Daytona, vamos receber primeiro o carro do que o relógio.

Sei de tipos que pagaram bem acima do PVP para terem o seu Daytona mais rapidamente...

Mais do que saber fazer excelentes relógios, a Rolex sabe vendê-los. E fá-lo cada vez melhor.

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