DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 12 Jan 2022, 09:48
JPP escreveu:Esse já tenho em PDF, mas ainda não peguei nele ...  Rolling Eyes

Sobre a Watchlab, enviei esta mensagem: 

"Boa noite! Vendem para particulares, ou só a profissionais? É que tenho interesse em adquirir várias ferramentas e, inclusive, gostaria de me deslocar às vossas instalações para levantar em mão, é possível?
Obrigado, cumprimentos, fico a aguardar a V/ resposta"



Responderam-me que: "Bom dia Sr João, Lamentamos mas só trabalhamos com profissionais do ramo. De qualquer modo agradecemos o seu contacto."


Ao que eu respondi:
"Boa noite,
 Agradeço a V/ resposta, mas tenho de referir que não faz nenhum sentido. A quantidade de clientes particulares que poderiam ter, se não vendessem só a profissionais, não é elevada, são pessoas entusiastas, como eu, que compram sensivelmente a mesma coisa que um relojoeiro. Mas, seguramente, aumentariam a vossa faturação de forma significativa. Ou seja, não estamos a falar de queijos, ou de vinhos, ou de roupa, em que toda a população seria potencialmente compradora, estamos a falar de pessoas que têm a relojoaria como hobbie, umas poucas centenas em Portugal, se tanto!
 Assim sendo, terei – eu e tantos como eu – de ir comprar aos sites internacionais. Perde a vossa empresa e perdemos nós, em suma, perdemos todos, perde o País!
 Envio os meus cumprimentos e votos de felicidades para a vossa empresa!"


Enfim, é pena!  Rolling Eyes
Boas amigo @jpp em relação a esta pequena pedra no sapato é muito fácil do amigo @vs dar a volta a estes meninos !!! é só falar com um amigo que tenha uma ourivesaria e ele encomenda e está resolvido o problema ..

Pois é assim que se dá a volta a este tipo de empresas ,,,,, Laughing

VS e thomasferreira98 gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 12 Jan 2022, 10:16
Viva amigo @Nuno GraçaVery Happy

Não me parece que seja solução, pode ser casualmente, mas não por sistema. Se cada vez que eu quiser fazer compras tenho de ir chatear alguém, é mais simples comprar o mesmo no aliexpress, ou em sites europeus, e aguardar que as coisas cheguem a casa. Eles é que perdem! É que estas coisas nós também compramos no mesmo sitio onde eles compram, um pouco mais caro, claro!  Wink

Paulo Rijo e VS gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 12 Jan 2022, 10:23
VS escreveu:Depois de ver os vídeos de um tipo [ ] q é caloiro em Princeton, acho que tenho de comprar uma impressão 3D para matar o vício....

https://www.youtube.com/watch?v=hp8x32Rhqxw

@VS, olha aqui:

https://www.todocoleccion.net/relojes-antiguos-pulsera/lote-relojes-mecanicos-antiguos-tipo-clasico-hombre-mujer-duward-record-exactus-l7~x223108261 

Faz uma oferta, ainda levas a coisa por 20 euros!

Vai vendo o Todocoleccion, tens sempre muitas coisas destas! E é um site muito seguro, compras, fazes a transferência bancária para Espanha, que custa 0,99 euros (pelo menos pela CGD) e recebes a encomenda em 7 ou 8 duas, no máximo! Eu já comprei mais de uma centena e meia de coisas ali, tomara eu que o OLX fosse assim!
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 12 Jan 2022, 10:49
Boa @JPP, desconhecia o site. Mais um para juntar à minha lista onde posso comprar ferro-velho.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 12 Jan 2022, 13:21
Uma nota para os futuros tralheiros e cirurgiões de sucata : a existência da âncora não é nenhum dogma no mecanismo dos relógios, tenho um relógio de bolso que não tem âncora e funciona relativamente bem. O balanço ataca directamente a roda de escape. Isto a propósito da ideias feitas que se vão criando com a literatura webesca.

Francisco Fonseca gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 12 Jan 2022, 13:53
@JPP, realmente o todocoleccion humilham em quantidade/preços o OLX. Isto é uma perdição, já estou a seguir demasiado relógios. Vai-me dar cabo do orçamento para a mercearia. Só é pena a APP Android não dar para salvar pesquisas (como no site do OLX), de resto, maravilha.

JPP gosta desta mensagem

thomasferreira98
thomasferreira98
Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/12/2021
Localização : Oeiras

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 12 Jan 2022, 16:11
@JPP Essa empresa é que fica mesmo a perder. Entretanto encontrei uma espanhola que dá para encomendar e disseram-me que as encomendas chegam num dia ou dois. Tem de se registar mas eles não fazem verificação de se é profissional ou amador.
https://tienda.kirman.com/



E para meu agrado, chegou hoje também a minha encomenda do Ebay. O vendedor diz ser dos anos 30 e sem dúvida o dial é Luxia, embora não conheça a marca. Veio com a coroa partida e o cristal é de plástico e não no melhor estado (ando a procura de um para substituir melhorzinho que este é demasiado grosso). Vamos ver se este é a primeira criação que destruo ou que salvo.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Img_2011
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Img_2010

JPP e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 12 Jan 2022, 16:37
@thomasferreira98, algumas dicas aqui do je: vai ser muito difícil encontrares um vidro que sirva a esse modelo, compra lixa de água 2000 e 5000 que consegues tirar os riscos ao vidro de plástico, no fim dá-lhe um polimento com pasta dos dentes e fica como novo. Se fores limpar o mostrador não uses produtos químicos, uma cotonete com água e já é demais (não passes por cima das letras, isso é tão antigo que desaparece tudo). Qd estás a referir a coroa, deves estar a falar da tige, algures na platina deve ter o número do calibre do relógio, é através desse calibre que consegues comprar outra tige compatível. Se fores desmontar o relógio para olear, como ainda não deves conhecer a 'arquitectura' da coisa, vai tirando fotos do sítio de cada peça que retiras para saber onde a voltar a colocar...

Como é o primeiro relógio, não tenhas grandes expectativas, só a partir é que se aprende. Pensa já em comprar o próximo.

Bom trabalho!

JPP e Francisco Fonseca gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 13 Jan 2022, 09:48
VS escreveu:@JPP, realmente o todocoleccion humilham em quantidade/preços o OLX. Isto é uma perdição, já estou a seguir demasiado relógios. Vai-me dar cabo do orçamento para a mercearia. Só é pena a APP Android não dar para salvar pesquisas (como no site do OLX), de resto, maravilha.

É! Durante uns dois anos eu perdia um tempão todas as manhãs a ver as entradas novas! E gastava um balúrdio! Cheguei a ter mais de 20 compras a aguardar o envio em simultâneo! Era um vício desgraçado! Tive de cancelar os e-mails diários com as entradas novas, a bem da minha sanidade e da minha carteira!

Mas atenção, que também se vê muita coisa a preços estúpidos, altíssimos!

Um aspeto muito positivo é a parte do pagamento. Transferência bancária e aguardar o envio! Como disse em cima, eu fiz, seguramente, mais de 150 compras no Todocoleccion e nunca tive um único problema com os vendedores, todos cumpriram!

VS gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 13 Jan 2022, 09:50
thomasferreira98 escreveu:@JPP Essa empresa é que fica mesmo a perder. Entretanto encontrei uma espanhola que dá para encomendar e disseram-me que as encomendas chegam num dia ou dois. Tem de se registar mas eles não fazem verificação de se é profissional ou amador.
https://tienda.kirman.com/



E para meu agrado, chegou hoje também a minha encomenda do Ebay. O vendedor diz ser dos anos 30 e sem dúvida o dial é Luxia, embora não conheça a marca. Veio com a coroa partida e o cristal é de plástico e não no melhor estado (ando a procura de um para substituir melhorzinho que este é demasiado grosso). Vamos ver se este é a primeira criação que destruo ou que salvo.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Img_2011
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Img_2010

Boa @thomasferreira98! Já anotei!

Agora é enfiar as mãos na massa!  Thumbs Up
thomasferreira98
thomasferreira98
Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/12/2021
Localização : Oeiras

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 13 Jan 2022, 13:49
@VS pois de vidros é complicado. Pelo que medi é 15x24mm com uma ligeira curvatura. A única coisa que não gosto no de plástico é que fica muito sobressaído. Eu encomendei Polywatch para polir, mas não fazia ideia da pasta de dentes.
Para o mostrador devo só passar com rubico e pegwood e talvez um cotonete com álcool? Não sei bem ainda.
E sim, o que se partiu é em inglês chamado de 'winding stem', que tem sem dúvida de ser substituído. Já agora há algum glossário com os nomes das peças em português?
Para olear não vou porque não comprei nenhum óleo, são caros e não sei qual o correto usar por isso não vou comprar antes de ter ideia disso.

Eu vou atualizando o progresso por aqui desta aventura

JPP gosta desta mensagem

thomasferreira98
thomasferreira98
Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/12/2021
Localização : Oeiras

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 13 Jan 2022, 13:49
@JPP Obrigado! Agora só a espera das últimas ferramentas chegarem e vou meter mesmo

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 13 Jan 2022, 15:23
@thomasferreira98, o polywatch é demasiado caro para aquilo que faz, um lixa de 50 cêntimos e pasta de dentes fazem muito melhor trabalho. A nível de nomes em português tens o mesmo problema que eu tenho, a literatura é toda em inglês não faço ideia de metade dos nomes das peças em tuguês. Precisas de saber o calibre do relógio para comprar a 'stem', cada calibre pode ter uma diferente  a maioria dos relógios mal aguenta água no mostrador, quanto mais álcool, se metes álcool em cima dessas letras ricas com o mostrador branco. Se for a ao eBay compras óleo genérico  por menos de 10 euros.

Bom escavacanço.

JPP, Paulo Rijo e thomasferreira98 gostam desta mensagem

thomasferreira98
thomasferreira98
Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/12/2021
Localização : Oeiras

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 13 Jan 2022, 15:51
@VS ok, foi um gasto desnecessário então. Aprende-se errando. Quando ao criar um Index português, parece-me um bom novo tema para este forum? Um só para questões do nome de peças e respostas.
Quando chegar as chaves e lupa vou ver melhor do calibre e desmontar com calma. Tenho de comprar benzina para limpar.
Ok, Ebay que seja de novo, melhor que nada, obrigadão

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 13 Jan 2022, 16:10
@thomasferreira98, não era mal pensado essa do index ou dicionário de termos técnicos. Olha, eu era cliente que não percebo que nada da linguagem relojoeira.

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 13 Jan 2022, 16:15
E perguntais vós, e muito bem : Ó VS, como é que se tira uma foto destas com um telemóvel sem zoom analógico? Fácil, meus caros, inventa-se uma 'objectiva'...isto é, coloca-se a lupa de relojoeiro à frente da lente do telemóvel. Fácil, fácil! Segue um exemplo de uma foto a partir de um telemóvel sucata.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Img_2057

JPP e thomasferreira98 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 16 Jan 2022, 12:54
Mais uma sucatona de dimensão épica ganha num leilão do eBay ( 11,9 € + 8€ portes). Nem sei se tem movimento, siiga, os relógios "são como as caixas de chocolate, nunca se sabe o que vem lá dentro".
Chegue o bicho para o VS operar.


Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Img_2058Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Img_2059
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 16 Jan 2022, 21:47
VS escreveu:Mais uma sucatona de dimensão épica ganha num leilão do eBay ( 11,9 € + 8€ portes). Nem sei se tem movimento, siiga, os relógios "são como as caixas de chocolate, nunca se sabe o que vem lá dentro".
Chegue o bicho para o VS operar.

Pelo aspecto da coisa, isso aponta para um movimento Cattin 66...
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 16 Jan 2022, 21:53
@JVeiga, andei a pesquisar esse Cattin 66 e se fosse esse já não era mau, penso que deve ser pior, um daqueles movimentos que tem 2 platinas, uma que assenta em cima da outra e quem lhe fizer a revisão que se desenmerde a encaixar os pivots todos de uma assentada
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 16 Jan 2022, 22:08
VS escreveu:@JVeiga, andei a pesquisar esse Cattin 66 e se fosse esse já não era mau, penso que deve ser pior, um daqueles movimentos que tem 2 platinas, uma que assenta em cima da outra e quem lhe fizer a revisão que se desenmerde a encaixar os pivots todos de uma assentada

Parece pior do que é... tenho desse tipo de movimentos, R. Lapanouse, e não tive grande stress.  Very Happy

VS gosta desta mensagem

thomasferreira98
thomasferreira98
Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/12/2021
Localização : Oeiras

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 18 Jan 2022, 16:19
Bem finalmente chegaram as chaves para tirar o mostrador. Já tenho todas as ferramentas básicas para começar a mexer.
Do relógio as únicas informações que tenho é que é de uma marca chamada Luxia, supostamente dos anos 30, e que o mecanismo tem escrito 'REF 130'.
Entretanto a mexer já salto um parafuso para nunca ser descoberto, não um dos mais graves mas chato. Se alguém souber de um bom conjunto de parafusos ou de boas fontes para encontrar informação sobre o mecanismo agradecia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Img_2013
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Img_2014
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Img_2012

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 18 Jan 2022, 16:42
@thomasferreira98, isso parece um movimento suíço, mas não encontro nenhuma referencia a REF 130, o que é mau, quer dizer que não deve ser grande espingarda. Não te preocupes com os parafusos, quanto a mim esse relógio não merece investimento, usa-o para aprender. Acho quase impossível conseguires arranjar uma tige (stem) para isso. Além disso, provavelmente vais perder mais peças. No primeiro relógio que esventrei perdi 3 ou 4 peças, faz parte do processo de aprendizagem. Tens a certeza que é REF 130 e não FHF 130?

Já agora, o problema das peças espirrarem tem a ver com a força com que apertamos a pinça, no início apertamos muito pq julgamos que as seguramos melhor, completamente errado, as peças devem ser agarradas com a força mínima necessária para as movimentar, se caírem não vão para longe, se as estiveres a apertar muito saem disparadas sabe-se lá para onde.

thomasferreira98 gosta desta mensagem

thomasferreira98
thomasferreira98
Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/12/2021
Localização : Oeiras

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 18 Jan 2022, 16:45
@VS revendo parece ser FEF 130, assumi REF de referencia, e sim, este veio da Bulgaria, uma coisa barata e gira, pequeno para aprender com cuidado, quando desmontar todo mando para aqui uma lista de peças desaparecidas, vamos ver se mantenho abaixo das 10
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 18 Jan 2022, 16:55
@thomasferreira98, ehehhe, no início acontece a todos isso das peças voadoras e de um gajo andar com o rabo para o ar à procura delas, até aos relojoeiros profissionais isso acontece. É a vida. Vai dando notícias da história desse escavacanço, eu se encontrar alguma coisa sobre esse movimento digo-te. Dá-lhe com alma, isso vai ficar mais preciso que um Rolex...
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 18 Jan 2022, 17:24
@thomasferreira98, isso é um movimento FEF 130, há muitas peças no eBay para isso, nomeadamente tiges. Talvez o consigas por a bombar. Procura no eBay por Watch FHF 130.

O movimento é este:
http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&FEF_130

thomasferreira98 gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 3 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos