DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 29 Nov 2021, 22:06
Há aqui pelo reino algum hobbysta de reparo e restauro de relógios, tipo o Michael do My Retro Watches ?
Comecei a "debulhar" relógios de forma autodidata, faz uns 2 meses, ando viciado em "destruir" movimentos, se houver por aqui alguém que seja pré-rookie (como eu) ou sénior, que se acuse, quero segui-lo para evoluir na arte de empenar balanços e partir pivots (isto é, a ver se parto menos material)

Alguém que também esteja com o bicho no corpo? (nada de relojoeiros, que esses são prós, estou a falar mesmo de tipos que escarafunchem relógios como passatempo)

ALGUÉM?

Obrigado

thomasferreira98 e ji_heivs gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 30 Nov 2021, 12:35
Eu não sou, mas há/houve por cá quem o seja!

Se calhar estragaram o material todo e agora já nem tentam lol!

VS e ji_heivs gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 30 Nov 2021, 15:20
Boas @VS eu posso falar por mim na maior parte deles até tenho medo dos abrir para não riscar as caixas  Laughing

Mas aqui pelo nosso cantinho andam alguns que se aventuram em abrir, trocar mostradores e ponteiros e se calhar em algumas destas aventuras vão também estragando alguns !!! Wink

VS e ji_heivs gostam desta mensagem

thomasferreira98
thomasferreira98
Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/12/2021
Localização : Oeiras

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 02 Jan 2022, 17:39
Eu comecei agora na mesma onda, hobbysta que comprou um relógio estilo tank francês e um conjunto de ferramentas do ebay e agora a espera que chegue tudo para começar a mexer. Um pouco de receio devido à alfandega mas quando chegar de certeza meto aqui.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 02 Jan 2022, 17:47
@thomasferreira98, devias ter comprado no AliExpress, não tenho tido problema algum com a alfândega, já pelo eBay às vezes sai-me a rifa. Um relógio é pouco, precisas de meia-dúzia de movimentos para poder destruir à vontade.

thomasferreira98 gosta desta mensagem

thomasferreira98
thomasferreira98
Mensagens : 19
Data de inscrição : 29/12/2021
Localização : Oeiras

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 02 Jan 2022, 17:49
@VS Na altura não me ocorreu, e só comecei com um porque os preços de frete estão estupidamente altos no eBay. Vou dar uma olhadela no AliExpress para ver se é melhor lá mas se não for é apostar nas feiras e lojas de velharias. Algum concelho para quem esteja a começar?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 02 Jan 2022, 17:58
Os primeiros que comprei foi neste site (compram-se movimentos ou relógios completos à meia-dúzia). Os mais fáceis para começar são os de corda manual sem data, depois os seiko 7009...depois os Citizen/Myota 8200... e depois é quase tudo igual até aos cronógrafos. Ainda tens muitos balanços e pivots para partir. E antes de começares a mexer na massa se não perceberes a teoria que faz rodar os ponteiros não te servirá de muito teres as chaves, lupas e por aí fora.

https://speedtimerkollektion.com

JPP e thomasferreira98 gostam desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 03 Jan 2022, 10:04
@VS, só por curiosidade, tu fizeste algumas "aulas teóricas"? Ou seja, leste alguns livros, viste vídeos explicativos, etc., ou começaste logo a fazer "cirurgias"?

thomasferreira98 gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 03 Jan 2022, 12:07
@nunogoncalves, andei a lamber tudo o que encontrava na net, quer textos quer videos, que explicassem para que servia a âncora, escape, balanço...e por aí fora. Isso antes de partir balanços. Se não soubermos as funções de cada peça ou subsistema podemos montar relógios como quem faz uma escultura de Lego, mas não ficamos a saber fazer troubleshooting. Uma das melhores fontes para aprender é de um relojoeiro Zuca que tem um canal no YouTube, o canal chama-se manual do relojoeiro.

JPP, Nunogoncalves, thomasferreira98 e Francisco Fonseca gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 03 Jan 2022, 19:14
Boas , eu já ando há um tempo a "estripar" alguns , mas consigo o milagre de depois não funcionarem, no entanto já coloquei tres a funcionar , ora bem alem do desempenho de os desmontar e depois de os montar , inclusivé tenho oleos Moebius que comprei, mas deparo-me com uma barreira ainda, que é a limpeza dos mecanismos, as maquinas Elma, são caríssimas, algumas a 100 euros, no Ebay consegue-se usadas por 500 euros, e como Hobby e tambem como pai de familia a ganhar o que sabemos a nivel nacional, lógicamente que não me coloco numa aventura dessas. Tenho alcool iopropílico, , benzina e lavá com pincel á mão, mas acho que não estão ainda limpos , falta-me algum liquido ou segredo que ainda não apanhei.

Nunogoncalves e thomasferreira98 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 03 Jan 2022, 19:27
Paulo Rijo, isso de gastar moebius é crime numa fase de aprendizagem, isso é demasiado caro e se calhar o problema pode estar aí. O moebius pode não ser o adequado ou estares a exagerar na dose. Eu uso um óleo chinês que comprei no AliExpress, para às sucatas de aprendizagem já é bom demais. Elas ficam a gimbrar bem. Eu tbm lavo com benzina e álcool isopropílico, mas tem de ser lavagem peça a peça. Já meti a bombar mais de uma dúzia. Vê lá se não estás a meter óleo a mais nos pinhões das rodas, se tiveres a roda 4, a dos segundos, no centro, vê se não cai óleo sobre a intermédia, a 3. No início tive dois relógios parados pq a 4 colava na 3 e vai lá vai. Óleo a mais só dá problemas.

Nunogoncalves e Francisco Fonseca gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 03 Jan 2022, 19:50
Ok, uma resposta mais concreta, isso sim , já dá se calhar para evoluir por vezes estamos um pouco isolados do resto do mundo, ainda por cima autodidata, o objectivo demora mais, pois não se conversa nem se partilha nada, um pouco parecido com um outro hobby que amo que é o desenho, debater com pessoas não dá , pois a população e amigos não falam destas coisas nem entendem.
 Bem @VS pelos vistos já estou um furo acima, pois com esta conversa se calhar possa "afinar" a metodologia da manutenção dos "meninos".
 Quero deixar bem claro que não é minha intenção substituir o serviço de um profissional. 
 E seria bom trocarmos mais algumas dúvidas  :drinkingcheers:

Nunogoncalves, VS e thomasferreira98 gostam desta mensagem

Nunogoncalves
Nunogoncalves
Mensagens : 681
Data de inscrição : 09/01/2020

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 03 Jan 2022, 20:51
E se quisermos começar a aventurar-nos neste mundo de destruir para ver se conseguimos reconstruir, de que ferramentas mais básicas é que vamos precisar logo de início?
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 03 Jan 2022, 20:59
Eu no que a manutenção de máquinas mecânicas diz respeito estou a milhas, mas o álcool isopropílico não é mais adequado a electrónica?
Quanto ao óleo, acho que para iniciantes ou não deve ser um dos aspectos mais importantes a ter em conta e também dada a quantidade de óleo que cada relógio leva um frasquinho deve durar bastante.

thomasferreira98 gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 04 Jan 2022, 10:06
@Nunogoncalves, a lista é um bocado extensa, mas em traços gerais vou-te dizer o que comprar e onde comprar.

A nível de ferramentas, como é para aprender, não exige grande qualidade de materias, compro quase tudo nesta loja da Alliexpress:
(acho q é um bocadinho mais cara que a maioria, mas é de confiança e as entregas são mais rápidas que o usual)

https://www.aliexpress.com/store/4436018?spm=a2g0s.9042311.0.0.6c75b90aq0WYZ5

Ferramentas :

- chave para abrir relógios
- ferramenta para tirar as molas das asas
- pelo menos 3 chaves de fenda (0.6, 1, 1,4) estas medidas dão para quase tudo, a de 0,6 é obrigatória
- 1 ou duas pinças
- lupas de relojoeiro, x3, x10 dão para quase todas as situaçóes
- ródico
- óleo de relógio
- massa para a corda 
- ferramenta para colocar o óleo
- "movement holder", ferramenta que segura o movimento para se poder trabalhar
- fixadores de ponteiros
- desmagnetizador (para quem compra sucata em feiras tipo feira da ladra  é necessário, os relógios estão juntos a outra tralha, ferros e etc e vêm muitas vezes magnetizados)
- prensa para vidros
- benzina + isopropílico + pinceis para lavar peça a peça


Daquilo que me lembro, é mais ou menos o que tenho e dá para chegar mais ou menos a todo o lado...  Falta muita coisa, mas para aprender chega.

Nunogoncalves, thomasferreira98, Francisco Fonseca e ricardosr gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 04 Jan 2022, 10:08
@Duca749, o álcool isopropílico é ótimo para enxaguar as peças depois de lavadas com benzina, limpa os resíduos bem como dá mais brilho às peças. O único senão é custar o dobro da benzina!

Duca749 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 04 Jan 2022, 10:51
Ena! Estou a gostar muito deste tópico!  Thumbs Up

@VS, obrigado pelas dicas! 

A maior parte do material já tenho/tinha, bem como relógios para estragar! Haja tempo, que é sempre o meu problema!!   Sad

VS e jarbasss gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 04 Jan 2022, 22:02
Do AliExpress agora vem da China e é .ais caro , tenho problemas na alfândega, não sei se é por causa da minha zona com os CTT, a minha última aquisição, resolvi comprar um Vostok para arranjar e veio da Ucrânia ao preço da uva mijona , mas já paguei 9 euros e acreditam que foi para trás?
Reclamei nos CTT , criaram um número de processo e pronto ando assim desde o dia 17 de Novembro , sem relógio , mesmo que peça reembolso no eBay quem me paga o desalfandegamento , até agora ainda não disseram nada.
Fora da união europeia NUNCA mais, e as ferramentas na Europa são caras mesmo as que obviamente tem fabrico chinês

VS e thomasferreira98 gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 04 Jan 2022, 22:05
Mas se calhar agora vamos colocando aqui imagens de alguns estragos que venhamos a fazer o antes e depois.
Tenho tido pouco tempo , 12 horas por dia a trabalhar não é fácil ter tempo livre , mas daqui a uns dias prometo colocar aqui algo

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 06 Jan 2022, 11:08
Agora é encher de água, levar ao congelador e servir no próximo whiskey a quem não gostar de relógios. Com uma roda dentada no bucho é capaz de pensar de forma diferente.

FHF 97 lavado, daqui a pouco é montado como deve ser.
Só tenho o movimento, mas dá para um gajo se entreter.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Img_2051

JPP, Nunogoncalves, thomasferreira98 e Francisco Fonseca gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 06 Jan 2022, 11:19
Boa! Sugestivo!  Cool Very Happy

Mas como lavaste e com quê?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 06 Jan 2022, 11:59
@jpp, estou num sítio sem benzina, foi com álcool etílico, o da farmácia. assim tbm não apanha doenças.... Limpo com um pincel pequeno.

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 06 Jan 2022, 12:12
Já agora, graxa que uso para lubrificar as cordas, até agora impec, os movimentos têm dado o tempo de marcha das especificações, sempre para mais, nunca para menos. Comprada no eBay, site inglês. Esta não parou na alfândega Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Img_2052

JPP e jsabino gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 06 Jan 2022, 14:54
Sucata a bombar. Fica de reserva para qd comprar outra sucatona com FHF97 que esteja com o movimento todo escafiado. Bom trabalho, vs!...

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Img_2053

JPP, thomasferreira98 e jarbasss gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 06 Jan 2022, 17:19
Uma sucata ainda por cima velha, neste caso o FHF97, mas com uma boa limpeza (com álcool medicinal ..). Só ficou nos trinques depois da limpeza das jóias do incabloc. Limpar as jóias do balanço (cima e baixo) é fundamental. Ainda conseguia baixar mais o tempo, mas... já mal vejo o regulador do balanço.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Screen13

JPP e thomasferreira98 gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos