DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 20 Jun 2022, 23:32
o certina de gaja que comprei por 1 euro e meio ficou uma maravilha. foi um dos relógios mais imundos (de óleo empapado) que me passou pelas mãos. Ainda levava uma limpeza com "pegwood" nos buracos das jóias, mas não tenho, fica para a próxima encomenda. O relojoeiro q tratava deste relógio era um verdadeiro artista, inundava o relógio de óleo o que obrigava a mulher a levá.lo a uma revisão de 4 em 4 anos. Tem 4 revisões marcadas na tampa traseira com intervalos de 3 e 4 anos. grande artista! Só chico-espertos.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Img_7610
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Img_7611

Aquiles_PT e Luís Lobo gostam desta mensagem

Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 21 Jun 2022, 20:09
Boas, bem fixe esse certina... O que usas para lubrificar a tije e as engrenagens do "keyless"?desculpa não sei o nome português , óleo ou massa? O tal óleo moebius 8000 que me falaste?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 21 Jun 2022, 20:51
@Luís Lobo, só estou a usar um óleo e uma graxa. Uso a graxa no tambor da corda, corda e "clutch" (tb não sei o nome em português - é onde entra a tige), na tige coloco óleo. Tudo o resto leva óleo 8000. Quer um quer outro compram-se no ebay e são relativamente baratos. Nota: os relógios funcionam sem óleo ou graxa (não de forma óptima e com maior desgaste, mas funcionam) com óleo a mais é q deixam de funcionar! Se algum dia tiveres dúvidas, lava-os e monta-os sem óleo.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Img_2179
Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 21 Jun 2022, 20:59
VS escreveu:@Luís Lobo, só estou a usar um óleo e uma graxa. Uso a graxa no tambor da corda, corda e "clutch" (tb não sei o nome em português - é onde entra a tige), na tige coloco óleo. Tudo o resto leva óleo 8000. Quer um quer outro compram-se no ebay e são relativamente baratos. Nota: os relógios funcionam sem óleo ou graxa (não de forma óptima e com  maior desgaste, mas funcionam) com óleo a mais é q deixam de funcionar! Se algum dia tiveres dúvidas, lava-os e monta-os sem óleo.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Img_2179
Sim eu tenho essa noção, mas nem sem óleo nem com óleo a mais né? Era precisamente essa graxa da anchor que te ia falar. Vou mandar vir óleo e graxa dessa marca... Pra já só mexo em sucata e ainda ontem foi mais uma mola do click com o caraças 😜 voou para terra incerta...

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 21 Jun 2022, 21:08
Isso das molas do click voarem é mato, mas se tiveres outras de relógios avariados são fáceis de moldar para resolver o problema. Uma dica que te dou : aproveita todos os parafusos e molas das sucatas que te passarem pela mão e não pretendas arranjar, dão um jeito do catano qd perdemos um parafuso ou uma mola.

Luís Lobo gosta desta mensagem

Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 21 Jun 2022, 21:20
VS escreveu:Isso das molas do click voarem é mato, mas se tiveres outras de relógios avariados são fáceis de moldar para resolver o problema. Uma dica que te dou : aproveita todos os parafusos e molas das sucatas que te passarem pela mão e não pretendas arranjar, dão um jeito do catano qd perdemos um parafuso ou uma mola.
Nao me atrevo a mexer nas máquinas dos relógios que tenho a funcionar, para já... Já fiz algumas coisas tipo colocar ponteiros no Nobreza que os que trazia estavam partidos ( embora fiquem mal porque estão novos e não condizem nada com o resto do relógio). Troquei o movimento de um seiko de 7s26 para o nhr 35 e coisas desse tipo trocar tijes e coroas. Tenho é um seiko 2002 quartz de 73 que está super seco que custa a rodar a coroa e vou ter de fazer alguma coisa... Tenho de vos mostrar esse relógio...

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 20:44
Aos amadores que estão a começar :  há um tipo no youtube q começou um curso de arranjo de relógios. Vai na lição 7, as atualizações têm sido regulares. Recomendo. Além disso o canal tem um exelente nome (It's About F*****g Time)

[url= It's About F*****g Time]https://www.youtube.com/channel/UCXV8h3I9pnfZuDpg6xEM_8w/videos[/url]

Luís Lobo gosta desta mensagem

Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 22:38
Os óleos é sempre um tema apaixonante entre relojoeiros.
O moebius 8000 era óleo mineral "para todo uso" nos relógios de bolso.
Mas as vezes temos de ter cuidado nos de pulso...porque óleo a mais pode ser pior do que estar seco sem nada.
O movimento de um relógio na sua complexidade dividem-se acho eu em 3x grandes pontos de atrito mecânico entre as peças /  pivots.
- Os de alta rotação como o balanço ( oleo mais fino tipo / quartz )
- A média rotação para os restante pivots do comboio de rodas
- E os pontos de grande atrito mecânico usar massa - Zonas da corda - Tige
- Os pivots da ancora nunca levam qualquer óleo
- As faces dos pontos de contacto dos rubis da ancora com a roda de escape - Linguetes levam um dos óleos mais caros que existe e mais dificil de colocar o Moebius 915 é um Óleo que tem caraterísticas únicas, é uma massa sem contacto mecânico para se segurar no local e um óleo liquido sobre pressão mecanico...agora imaginem isto a 18.000 ou 36.000 por minuto.
.
Acima de tudo mais importante que tudo é a limpeza dos pivots e dos rubis em benzina e com ponta de um palito com ajuda de lupa de 10x
.
Os oléos dos relogios é como nos carros
Temos os minerais linha moebius 8000 que dá para 2 ou 3 anos no maximo dependente da temperatura
e a linha sintetica mais cara 9000 que dá para 5 ou 8 anos
Um kit minimo de Oleos Moebius são uns 3 oleos e uma massa, com 150euros mais ou menos ficamos com 2ml ou 5ml de cada que dá centenas de revisão de relogios
.
Por isso não adianta muito juntar oleo a um relogio "sujo"


Última edição por Aquiles_PT em Qua 22 Jun 2022, 23:00, editado 1 vez(es)

Luís Lobo gosta desta mensagem

Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 22:45
Já não entro na parte do tratamento com epilame porque é algo para ciência de mecânica de fluidos Smile
.
Aqui fica um video porreiro para verem porque se cobra 300 ou 400 euros numa revisão de um rolex para ele ficar no timegrapher com apenas 1s de atraso por mes...
.

VS e Luís Lobo gostam desta mensagem

Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 22:56
Queria só fazer uma advertência - nota de cuidado ao uso de álcool isopropilico - IPA
Apesar de ser um excelente solvente de gordura e de secagem rápida tem 2 problemas:

- Alguns que se compram em lojas simples de ferragens - retrosarias não são suficiente puros e podem ter alguma percentagem de agua, mesmo que seja 1 ou 2 ou 3% no futuro pode fazer corrosão e ferrugem.
- O mais grave é que existe rubis em algumas partes que são colados com uma massa - cola natural chamada shellac que derrete com o IPA.
Portanto o balanço e a ancora nunca podem ser lavadas com IPA
Na duvida se querem zelar pela segurança sem estragar nada, usem apenas
- Benzina da boa
- Alcool dos isqueiros zippo

VS e Luís Lobo gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 23:00
@"Aquiles_PT", No início não colocava óleo nas jóias onde encaixam os pivots da âncora (há mta gente nos fóruns a dizer q não se deve colocar), mas ultimamente tenho colocado, a ver o que sai daqui a uns anos/meses. Como não vendo serviços de relojoaria, o pior q pode ocorrer é ter de fazer umas revisões mais cedo. Nada como experimentar.

Nos relógios antigos não faz sentido colocar os novos óleos sintéticos da moebius, não só pelo preço, mas nalguns surgem problemas técnicos como a elevada amplitude do balanço (pode parecer uma coisa boa, mas amplitude a mais causa mais problemas que soluções). Os relógios vintage foram desenhados tendo em conta os óleos naturais, faz sentido continuar com eles nesses movimentos. Já com os novos, isso é outra conversa.

Para aumentar a longevidade e performance da revisão usa-se fixdrop/epilame, permite diminuir o derrame do óleo por partes que não interessam ao fixá.lo nos sítios onde o pretendemos (como por exemplo nas jóias).

Sim, isto do óleo é como conversar sobre religião ou política, todos os lados têm sempre razão e ao mesmo tempo pouca têm.

Eu uso o método: ler as melhores práticas da net e depois vou alterando consoante os resultados, se funciona de forma suave e com bom tempo está excelente... Daqui a uns tempos é q vejo o real resultado do que ando a fazer.

Aquiles_PT e Luís Lobo gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 23:11
O álcool isopropílico derrete o shellac se metermos as peças de molho, caso seja só usado para enxaguar as peças depois de lavadas com benzina não vem mal ao mundo, fiz isso 'n' vezes e até agora continuam a bater bem, mas sim, como boa prático o balanço e a âncora não deviam ir ao álcool.

Dizem que a gordura deixada pela benzina nas peças acaba por proteger o material... e é bem capaz, passar as peças por 2 ou 3 vezes por benzinas se calhar é melhor que as passar por benzina e no fim por álcool isopropílico

Luís Lobo gosta desta mensagem

Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 23:22
VS sim "No início não colocava óleo nas jóias onde encaixam os pivots da âncora (há mta gente nos fóruns a dizer q não se deve colocar)," esta parte dos pivots da ancora é quase uma discusão religiosa...
Mas a minha opinião pouco sem ser expert é simples.
Um dos maiores desafios dos movimentos dos relogios e de qualquer parte mecanica é o atrito.
Os óleos servem apenas para tentar reduzir o contacto mecânico entre 2 superficies.
Aqui existe várias dificuldades, a posição do relogio estar na horizontal ou vertical afeta os pontos de contacto nos pivots, por isso no timegrapher não mente.
Mas voltando a lubrificar ou não os pivots da ancora é algo complexo, porque nunca nos podemos esquecer que os óleos tem propriedades mecanicas de fluidos completamente diferentes em variação da temperatura por exemplo, e os pivots da ancora são das peças mais mais pequenas num movimento, meteres um oleo que altera a sua lubrificação no inverno ou na praia...é dificil ser algo cientifico.
Nunca nos podemos esquecer que uma lubrificação medida no timegrapher em casa, com ar condicionado nos 22 graus...não vai ser a mesma lubrificaçºao e tempos na praia com 35 ou na islandia com -5....
Talvez este seja um dos motivos porque os grupos de operações especiais prefere os casio ou citizen topo de gama quartz.
Abraço ( acabei de comprar um torno de relojoeiro para fazer pivot burninsh, porque antes de haver boa lubrificação...tenho de ter os pivots lisos lisos...
Quanto custou??? dava para comprar um cronografo vintage...hehehe tive de escolher entre um bom relógio...ou uma boa ferramenta...
.

Luís Lobo gosta desta mensagem

Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 23:26
Só temos estes acabamentos nos pivots em relogios ao nivel dos Patek...
Dá mto mto trabalho manual por isso custam 30.000euros
Mas nós conseguimos fazer em casa, e com 400-500euros consegue-se comprar um torno, o problema é conseguir los completos
.
https://www.awci.com/wp-content/uploads/2015/12/Pivot-Burnishing-Clockmaking-Dec2015.jpg
.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Pivot-Burnishing-Clockmaking-Dec2015

VS e Luís Lobo gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 23:28
os primeiros movimentos em que mexi foram seikos, seguia à risca os documentos técnicos do fabricante sobre os pontos a olear. Se reparares, os tipos indicam sempre para meter óleo nos pivots da âncora.

Vê o doc do 7s26 que é um dos mais populares da seiko

https://seikoserviceusa.com/uploads/datasheets/7S26C_36C.pdf

Luís Lobo gosta desta mensagem

Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 23:33
Tenho visto muitos vídeos e leio alguma coisa também. Sou sincero que só aqui é que descobri que usavam benzina na lavagem dos movimentos...
Tenho visto lavar com prudutos próprios depois passar por água destilada (enxaguar) depois o tal álcool, secar e tá a andar. Máquinas tipo elma... Ou então na de ultrassons com detergente próprio. Agora benzina aprendi com vocês...

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 23:38
@Aquiles_PT, se já compraste o torno estás a caminho da profissionalização. Sim, senhor, ainda te vou encomendar eixos de balanços.
Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 23:42
Eu só mexi em 3x calibres seiko o meu primeiro foi 6119, depois o 6309 e claro os 7s26/36 (7009)
Para mim a serie 7005 - 7009 - 7s26 - 7s36 apesar de ter precisão os movimentos são de acabamentos mto maus...acabados de sair da prensa mecanica...
.
Conheco os guias técnicos que serviram de escola para mim para todos os outros calibres de outras marcas onde meter e que tipo de oleo meter.
.
mas se tiveres timegrapher faz a seguinte experiencia:
sem oleo na ancora mede os tempos a temperatura normal dentro de casa, depois mete o relogio um pouco ao sol e ve a oscilação da diferença
na minha experiencia é que amplitude variava mais com as oscilações de temperatura com oleo na ancora do que não ter...
Mas para ser sincero só experimentei num ETA automatico.
Não é ciencia nenhuma...por isso vale o que vale que é pouco...
Abraço
Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 23:48
VS escreveu:@Aquiles_PT, se já compraste o torno estás a caminho da profissionalização. Sim, senhor, ainda te vou encomendar eixos de balanços.
 achas VS ??? o meu torno de 500euros é apenas para pivot polish ou burnish...
Um verdadeiro torno da Boley completo usado é 1500 ou 2000euros...
E preciso anos para aprender a usar-lo...
Eu estou na recruta...apenas estrago para aprender...
O primeiro pivot que testei polish foi um cauny de 40euros...foi para lixo...parti o pivot
Mãos muito leves mto leves, o desafio de arranjar é a paciência...uma virtude que temos de praticar cada vez mais neste tempos parvos e nesta sociedade que quer tudo pronto...

VS e Luís Lobo gostam desta mensagem

Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 23:51
Aquiles_PT escreveu:
VS escreveu:@Aquiles_PT, se já compraste o torno estás a caminho da profissionalização. Sim, senhor, ainda te vou encomendar eixos de balanços.
 achas VS ??? o meu torno de 500euros é apenas para pivot polish ou burnish...
Um verdadeiro torno da Boley completo usado é 1500 ou 2000euros...
E preciso anos para aprender a usar-lo...
Eu estou na recruta...apenas estrago para aprender...
O primeiro pivot que testei polish foi um cauny de 40euros...foi para lixo...parti o pivot
Mãos muito leves mto leves, o desafio de arranjar é a paciência...uma virtude que temos de praticar cada vez mais neste tempos parvos e nesta sociedade que quer tudo pronto...
@Aquiles_PT chegaste a ver, aquela ferramenta que procuravas, no olx como te falei?
Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 22 Jun 2022, 23:59
Sim mas grande parte das coisas interessantes está vendida, mesmo assim o gajo é um cromo que parece que está a fazer um favor vender...pede preços malucos
anda 3 ou 4 semanas para me enviar fotos detalhadas de perto, porque nas ferramentas deste nivel com ferrugem é para esquecer nem vale a pena comprar...se tiras ferrugem fica imperfeiçoes...
está sempre a inventar desculpas que tem aquilo numa casa que vai lá pouco...
O problema nas ferramentas é sempre o estado e estarem completas com sets
Não adianta comprar um torno de 300euros se depois nao tens as peças todas para trabalhar
E as veze por 1 peça pequena que te nao notaste que falta nas fotos do anuncio...nºao serve para nada...literalmente zero uso...por peças de 2cm...

.
Estamos a falar peças que servem para trabalhar em coisas de 0,2mm ou menos
Até a ferrugem é maior que isso Smile
Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 23 Jun 2022, 00:04
Referia me à cravadeira... Sim normalmente é difícil negociar esse tipo de material à distância. Se vir alguma dou te o toque...
Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 23 Jun 2022, 00:16
Luís Lobo escreveu:Referia me à cravadeira... Sim normalmente é difícil negociar esse tipo de material à distância. Se vir alguma dou te o toque...
Cravadeira completa e boa não encontro...
Há algumas no ebay...mas os preços estão mto inflacionados.
E nas ferramentas é complicado avaliar com apenas 2 ou 3 fotos, porque os vendedores não as sabem testar para descreverem o verdadeiro estado...
É como nos relogios mecanicos no olx que metem...bom estado a funcionar...
Depois ate trabalha com o axe partido ou atrasa 1h por dia....hehehe
Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 23 Jun 2022, 00:21
Aquiles_PT escreveu:
Luís Lobo escreveu:Referia me à cravadeira... Sim normalmente é difícil negociar esse tipo de material à distância. Se vir alguma dou te o toque...
Cravadeira completa e boa não encontro...
Há algumas no ebay...mas os preços estão mto inflacionados.
E nas ferramentas é complicado avaliar com apenas 2 ou 3 fotos, porque os vendedores não as sabem testar para descreverem o verdadeiro estado...
É como nos relogios mecanicos no olx que metem...bom estado a funcionar...
Depois ate trabalha com o axe partido ou atrasa 1h por dia....hehehe
No lote tem lá uma cravadeira. Já a vendeu?
Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 23 Jun 2022, 00:30
Luís Lobo escreveu:
No lote tem lá uma cravadeira. Já a vendeu?
Luis na primeira foto apenas tem as pontas ( os punções ) e estão completamente comidos pela ferrugem, a maquina que está ao lado não é cravadeira é uma maquina para meter vidros de relogios.
Mas hoje em dia há muitas ferramentas boas linha branca que não precisamos de comprar bergeon...
uma maquina para colocar vidros por exemplo consegue-se praticamento o mesmo resultado ser uma imitação ou ser uma topo de gama swiss de 400euros
Quando vamos para mudança de pivots ou mudar rubis já estamos a falar de micro milimetros e a qualidade influencia
.
Se vieres alguma cravadeira manda MP
abraço e ogd
Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 16 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos