DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 18 Fev 2022, 15:25
Andava a usar umas pinças que pareciam tenazes da salada, decidi comprar 3 de precisão, pontas extremamente finas, para endireitar cabelos d balanço. Já assassinei dois relógios, o Fesa, esse Rolex de Viseu, já era. Acho que vou ter de comprar mais um lote ao espanhol, desta vez têm de vir uns 30 ou 40. Isto de endireitar cabelos é mais difícil q morder o cotovelo. Isto deve ser a tarefa mais complicada da relojoaria, só pode.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2106

JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 19 Fev 2022, 12:47
Não era para comprar mais relógios este mês, fui à feira da ladra e lá tive de gastar 15 paus num latino. Não funciona, mas se tudo correr bem, logo trato-lhe da saúde em bloco operatório e dura mais 40 anos.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2107

Duca749 e JPP gostam desta mensagem

pfad
pfad
Mensagens : 211
Data de inscrição : 11/09/2017

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 19 Fev 2022, 12:50
Qual é o material da caixa? Latão?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 19 Fev 2022, 13:28
@pfad, deve ser, mas está plaqueada a ouro. A sujidade é q lhe dá o ar de latão. Uma limpeza e fica a brilhar mais q o sol.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 19 Fev 2022, 13:46
VS escreveu:Não era para comprar mais relógios este mês, fui à feira da ladra e lá tive de gastar 15 paus num latino. Não funciona, mas se tudo correr bem, logo trato-lhe da saúde em bloco operatório e dura mais 40 anos.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2107

Estive com esse na mão, bem cedo, pela manhã!  lol!

Ele estava a pedir 30, deixava-me pelos 20, mas eu passei e depois esqueci de lá voltar para tentar os 10!

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 19 Fev 2022, 15:28
Trabalho finalizado. Mais um com sucesso. 15 paus o relógio, 1,5 euros a bracelete, 16,5 euros um relógio que tem uma máquina é uma categoria! Ainda por cima é um dos movimentos mais bonitos q me passaram pelas mãos.
 
Unitas 6325

O problema do gajo era apenas um: excesso de óleo, estava empapado. Nada que uma limpeza não resolvesse. A bicha estava assim


Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Lixo11

O movimento depois de lavado com benzina e álcool isopropílico. Jóias do incabloc incluídas, o VS não brinca em serviço (fosse tudo difícil como isso). O Filha da mãe é mesmo bonito, é acobreado.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Lavado10

O Janota ficou assim, já a brilhar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Final10

Bom trabalho VS!... agora vou mamar um mar de cerveja q isto dos relógios dá-me sede. E já agora, passear o relógio novo que não chegou a 20 paus. Categoria.

Tempus fugit, Duca749, JPP, Nuno Graça e c0mpu73r gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 19 Fev 2022, 15:32
Alguns entretantos do processo de limpeza do Latino
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Covete10


Duvido que um relojoeiro se dê a este trabalho de lavar as jóis do incabloc. Só as consigo tirar com uma lupa 20XHobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Joias10

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 19 Fev 2022, 15:36
Boa @VS, mais um, parabéns! E esse, para além de uma marca que eu gosto bastante, tem uma caixa deliciosa, agora é que se vê bem! Por alguma razão me atraiu na feira! E esse movimento é também o do meu "Projeto Delvina" ... sei lá quando lhe vou voltar a pegar!  Rolling Eyes Wink

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 19 Fev 2022, 19:43
Mais uma ferramenta q aconselho a todos os q querem partir movimentos : um soprador (não sei qual o nome técnico disto, mas soprador parece-me bem). Mal um gajo abre um relógio, os pelos e o pó parece que são atraídos pela parte de dentro do vidro. Solução, este "bufador". Não recomendo resolver a coisa com sopro "bucal", fica pior, o lixo fica ainda por cima empasta com a humidade libertada. Esta coisa custa uns 3 ou 4€ no AliExpress e vale cada cêntimo.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2109

JPP e Nuno Graça gostam desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 19 Fev 2022, 23:08
pfad escreveu:Qual é o material da caixa? Latão?
Boas @pfad é plaque de ouro !!!  Laughing
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 20 Fev 2022, 15:45
Truque básico para não arranhar as tampas de rosca ao abrir/fechar : colocar um plástico (de preferência duplo) sobre a tampa e usar a chave.

Com estas chaves dos chineses, se não se usar protecção, corre-se o risco de riscar a tampa toda, bem como os pontos onde encaixa a chave. Fica a dica aos q chegaram agora.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2110

Duca749, JPP, Nuno Graça e c0mpu73r gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 09:24
Boa dica, esta do plástico!  Thumbs Up

Nunca uso, mas vou passar a usar, já risquei algumas tampas e quero ver se não risco mais!!

VS gosta desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 09:29
Muito bom VS!! Obrigado pela partilha!! Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up

VS gosta desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 19:08
Boas , Tenho andado ausente, pois tenho trabalhado 12 horas e práticamente uns meses sem folgas , é o que faz trabalhar na m#"»da da segurança, adiante , como estive agora já com um tempinho este fim de semana , consegui restaurar um pouco um relógio de bolso do final do sec XIX , com 20 euros de portes incluídos no Ebay e sem funcionar

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2213Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2214Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2215
 Estado quando chegou há uns meses
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 19:13
Durante o processoHobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2216Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2217Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2218

JPP e VS gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 19:15
Depois polir a caixa , vidro e limpar mostrador Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2219Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2220Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2221

JPP e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 19:18
@Paulo Rijo, boa! Um dos primeiros que arranjei tb foi de bolso. As peças são maiores, é mais fácil um gajo manusear as peças.
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 19:29
E por fim o resultado e já a Funcionar Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2222Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2223Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Img_2224

 Coloquei argola nova e tirei com luz artificial, mas ao sol ainda mais brilhante. Penso que lhe consegui dár outra vez alguma dignidade e merece, estes movimentos no Ebay existem aos milhares mas já notei que por talvez serem feitos na época em ateliers e montados á mão existem milhares de variações, pois num movimento anterior igual, faltavam uns pormenores inclusivé o balanço e simplesmente as furações não são iguais, se por acaso tiver algum movimento solto a funcionar e fizer "batota" de querer trocar com uma caixa de um outro que esteja escavavado , não dá, existe um micro milimetro que faz logo a diferença o que se torna frustante.  Com ferramenta especifica talvez se consiga adaptar , mas para nós como hobbystas é impensável.
 Espero não ter maçado, mas só se consegue colocar três fotos de cada vez e queria fazer um resumo rápido do que fiz.

m84, JPP, Nuno Graça e VS gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 19:33
VS escreveu:@Paulo Rijo, boa! Um dos primeiros que arranjei tb foi de bolso. As peças são maiores, é mais fácil um gajo manusear as peças.
 Já agora ,obrigado pelas dicas de onde comprar vidros, na Rua da Assunção e pelo programa Watch accuracy meter, já não vinha há algum tempo e tive de me actualizar.

 A considerar, vou mesmo dizer grande apoio aqui á malta curiosa

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 19:36
@Paulo Rijo, ficou impecável. Parabéns. Continua, que assim conseguimos motivar-nos uns aos outros. 👍

JPP gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 20:21
Muito bom o resultado final! 👍👍

Paulo Rijo gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 20:43
Muito bom @Paulo Rijo, parabéns!!  Thumbs Up

Foste comprar o vidro à tal loja na Rua da Assunção? A que horas foste? Quero ver se lá dou um salto, mas como da outra vez apanhei aquilo fechado ...
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 21 Fev 2022, 21:07
Outra vez @JPP? Amanhã passo lá, não vá o homem ter batido a bota, ele já estava velhote. Depois te digo.

JPP gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 22 Fev 2022, 09:28
VS escreveu:Outra vez @JPP? Amanhã passo lá, não vá o homem ter batido a bota, ele já estava velhote. Depois te digo.

Não @VS, depois daquela vez ainda não consegui lá voltar. Mas como quando fui já passava das 15:00 e ele não estava, queria ter uma ideia da hora mais provável para o apanhar!  Wink Ele não terá um número de telefone com o qual seja possível combinar uma ida sem o risco de batermos com o nariz na porta? Se lá vais, podias perguntar isso, era uma boa! Obrigado!  Thumbs Up

Paulo Rijo gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 22 Fev 2022, 17:18
@jpp não cheguei a ir lá, mas o  número que tem na net é 213423549, a coisa chama-se SIRA. É experimentar.

JPP gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 9 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos