DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 22 Fev 2022, 17:21
um dos relógios q mais pica me deu em desfazer e montar novamente. Um gajo parece q está a fazer a a operação a um grilo, ainda por cima tem complicações e automático. Uma boa máquina, ETA 2551.  Depois de trabalhar nisto, um relógio de pulso normal parece um despertador da reguladora.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_3510Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_3511

Duca749, JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

BELMONDO
BELMONDO
Mensagens : 132
Data de inscrição : 15/11/2021
Idade : 64

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 22 Fev 2022, 18:09
VS escreveu:um dos relógios q mais pica me deu em desfazer e montar novamente. Um gajo parece q está a fazer a a operação a um grilo, ainda por cima tem complicações e automático. Uma boa máquina, ETA 2551.  Depois de trabalhar nisto, um relógio de pulso normal parece um despertador da reguladora.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_3510Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_3511
Nanorelojoaria! Smile

VS gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 22 Fev 2022, 21:03
@VS para esses é preciso ter uma mão firme não?

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 22 Fev 2022, 21:35
@duca749, para estes anões (nunca me tinha passado pela mão um tão pequeno), já é preciso ter desgraçado alguns para ter um bocadinho de experiência, mas principalmente ter pinças de precisão e chaves de fenda em bom estado. Com as pinças q tinha antigamente não conseguia ter feito este. Respondendo à tua pergunta : neste caso em particular, acho que vale mais o tipo de ferramentas que temos do que a firmeza na mão.

Duca749, JPP e Paulo Rijo gostam desta mensagem

filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 821
Data de inscrição : 11/11/2017

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 22 Fev 2022, 22:40

VSum dos relógios q mais pica me deu em desfazer e montar novamente. Um gajo parece q está a fazer a a operação a um grilo, ainda por cima tem complicações e automático. Uma boa máquina, ETA 2551.  Depois de trabalhar nisto, um relógio de pulso normal parece um despertador da reguladora.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_3510Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_3511

Que lentes usas para mexer bem nisso?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 22 Fev 2022, 23:15
@filipe cunha, uso as mesmas lentes que nos outros :10X para montar a coisa, 20X para olear as jóias. Bem, isto são lupas de chineses, na volta não correspondem aos valores que dizem.

filipe cunha e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 22 Fev 2022, 23:44
VS escreveu:@jpp não cheguei a ir lá, mas o  número que tem na net é 213423549, a coisa chama-se SIRA. É experimentar.

Obrigado @VS, está registado! Tinha procurado na net e não tinha encontrado!  Thumbs Up
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 22 Fev 2022, 23:53
VS escreveu:@filipe cunha, uso as mesmas lentes que nos outros :10X para montar a coisa, 20X para olear as jóias. Bem, isto são lupas de chineses, na volta não correspondem aos valores que dizem.

E já agora, que tipo de lupas usas?

Eu tenho estas, parecem-me muito práticas e uso para várias coisas, mas para trabalhos mais "cainininhos" devem ser insuficientes!

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2858

Também tenho estes, maior aumento, mas pouco práticos:

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Zsculo11
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 23 Fev 2022, 00:20
Ena @JPP, isso já são lentes à pró! Eu uso daquelas dos chineses q se usam só num olho e são do mais rasca que há, devem ter custado menos de 1€ cada, 100% plástico, até a própria lente. Agora, como me tenho safado nas "reparações", vou comprar umas de alumínio, já mereço uma coisita de jeito, mas vou continuar nestas de um só olho.

filipe cunha e JPP gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 23 Fev 2022, 08:40
VS escreveu:Ena @JPP, isso já são lentes à pró! Eu uso daquelas dos chineses q se usam só num olho e são do mais rasca que há, devem ter custado menos de 1€ cada, 100% plástico, até a própria lente. Agora, como me tenho safado nas "reparações", vou comprar umas de alumínio, já mereço uma coisita de jeito, mas vou continuar nestas de um só olho.

Mas consegues trabalhar com ela num só olho, presa entre a sombrancelha e a bochecha? Também tenho dessas, sempre à mão, para coisas mais rápidas, mas não a aguento sem a ajuda da mão!  Wink

Olha que as primeiras custaram-me 20 e tal euros e adoro, dão um conforto enorme em certas atividades, não só nos relógios! E as segundas acho que me custaram uns 10 euros!
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 23 Fev 2022, 09:21
Bom dia pessoal, uns tempos afastado destas lides por motivos profissionais, a ver se consigo "repescar" alguns dos muitos assuntos...

Primeiro,  @JPP, espero que já estejas completamente restabelecido do bicho e que não tenhas sequelas, é o mais importante, um grande abraço.

Depois, relativamente a esta questão, tens de arranjar uma coisa destas para prender as lunetasHobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Image

JPP gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 23 Fev 2022, 09:28
@JPP, @JVeiga, como não tinha esse gancho que enrola à volta da cabeça, arranjei um processo mais fácil de colocar e retirar a lupa e muito confortável : fui ao Chinês e comprei uns óculos de leitura (3,5€) onde encaixa a lupa, retirei-lhe as lentes e colei-a ao aro com super-cola. Ficou assim. Super-confortável e rápido para por e tirar. Quando não tenho as ferramentas adequadas invento-as.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2112

JPP e Nuno Graça gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 23 Fev 2022, 09:28
Bem "revindo" João @JVeiga! Obrigado, sim, já passou, não foi nada e sequelas também acho que não tenho!  Wink

Eu tenho uma luneta com uma armação dessas, mas confesso que quase me esqueço, pois ou é uma coisa rápida e uso a luneta sem a armação, ou então uso um dos outros!  Wink
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 23 Fev 2022, 09:29
VS escreveu:@JPP, @JVeiga, como não tinha esse gancho que enrola à volta da cabeça, arranjei um processo mais fácil de colocar e retirar a lupa e muito confortável : fui ao Chinês e comprei uns óculos de leitura (3,5€) onde encaixa a lupa, retirei-lhe as lentes e colei-a ao aro com super-cola. Ficou assim. Super-confortável e rápido para por e tirar. Quando não tenho as ferramentas adequadas invento-as.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2112

Boa @VS, sem dúvida!  Very Happy

VS gosta desta mensagem

JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 23 Fev 2022, 09:32
VS escreveu:@JPP, @JVeiga, como não tinha esse gancho que enrola à volta da cabeça, arranjei um processo mais fácil de colocar e retirar a lupa e muito confortável : fui ao Chinês e comprei uns óculos de leitura (3,5€) onde encaixa a lupa, retirei-lhe as lentes e colei-a ao aro com super-cola. Ficou assim. Super-confortável e rápido para por e tirar. Quando não tenho as ferramentas adequadas invento-as.

@VS... muito bom, é que é precisamente o que eu faço, mas no caso em apreço, como já uso dioptrias para o perto, fica colado mesmo por cima da lente... maravilha  Thumbs Up  

O desenrasca do tuga é mesmo assim...  Laughing Laughing Laughing

JPP e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 26 Fev 2022, 11:47
Mais material para entender a história das maquinetas com rodas dentadas. Dar substância teórica ao hobby. Já
tenho material para 15 dias. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2114Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2115

Duca749, JPP, SquareWatch e c0mpu73r gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 26 Fev 2022, 17:46
Relógio de água. Este é fácil de fazer. Para andar mais certo é meter-lhe água da Evian

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2116

JPP e c0mpu73r gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 27 Fev 2022, 17:02
Hoje trago o meu ultimo "afago" sobre um relógio Vostok que estáva uma lástima, pareçe que a coisa vai, mas para já , e como gosto da parte gráfica aqui vai 
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2226Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2227Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2228
 Quilos de lixo, mas olhando para ele e esse bezel diferente , vi alguma potencialidade, não sei se éra um bezel original e nem quero saber , pois troquei tambem o mostrador que tinha em casa , de quando fiz alguns "mods" de Vostoks, e antes destas regras do imposto fora da união europeia.

 Mas parecia um objecto a precisar de uma mão amiga.

VS gosta desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 27 Fev 2022, 17:05
mais algumas coisas de antes
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2229Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2230
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 27 Fev 2022, 17:07
Durante o processoHobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2231Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2232Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2233

JPP e VS gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 27 Fev 2022, 17:12
Pormenores não puderam escapar , os rubis não são fáceis de colocar, mas com tanta sujidade não trabalhava e tambem a roda de escape está com os dentes um pouco gastos , e troquei por outro meio mecanismo das "sucatas" que servem para isso mesmo SmileHobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2234Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2235Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2236

VS gosta desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 27 Fev 2022, 17:29
e resultado final
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2237Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2238Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Img_2239
No final pintei o ponteiro em verde, o original estava com tinta lascada e foi com intenção de o melhorar um pouco... e a haver com este novo mostrador, agora é avaliar o funcionamento dele, vamos vêr, só estes dias dirão se o trabalho ficou bem feito .

JPP, Nuno Graça, c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 27 Fev 2022, 18:12
@Paulo Rijo, possa, tu estás a ficar craque! Sim senhor, e o pormenor dos 3 óleos, tu estás mesmo profissional. Bom trabalho!
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 27 Fev 2022, 18:16
VS escreveu:@Paulo Rijo, possa, tu estás a ficar craque! Sim senhor, e o pormenor dos 3 óleos, tu estás mesmo profissional. Bom trabalho!
 Nada disso VR, apenas se vai aprendendo um pouco tambem com os videos na net, depois como disseste há uns tópicos que estarão espalhados aqui , com prática vai-se lá, e criamos o carisma para a coisa . bem ele ainda está a funcionar, passaram três-quartos do dia , tambem ainda o estou a descobrir .

VS gosta desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 27 Fev 2022, 18:22
Paulo Rijo escreveu:
VS escreveu:@Paulo Rijo, possa, tu estás a ficar craque! Sim senhor, e o pormenor dos 3 óleos, tu estás mesmo profissional. Bom trabalho!
 Nada disso VR, apenas se vai aprendendo um pouco tambem com os videos na net, depois como disseste há uns tópicos que estarão espalhados aqui , com prática vai-se lá, e criamos o carisma para a coisa . bem ele ainda está a funcionar, passaram três-quartos do dia , tambem ainda o estou a descobrir .
 Um pormenor o 9010 estou a colocar no balanço e Ancora , o D5 para a roda central e onde está a corda , pois essas andam mais devagar , o 8000 restante e ainda tenho o 8300 que é tipo espesso para a corda em si , basta perceber um pouco esta divisão e depois é a "bombar", mas se colocares só o 8000 por exemplo dá para tudo , mas assim fica mais completo e este relogio estava mesmo negligenciado. 
 O que puder saber , partilho aqui com a malta.

JPP e VS gostam desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 10 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos